Sumérios ensinam como fazer cerveja. Prove você também

Cerveja é uma coisa que une nações. Ninguém fez amigos ao marcar com um pessoal para beber água mineral juntos. Cerveja está presente desde que começaram as civilizações, talvez até antes. Você sabe, Egípcios faziam cerveja; aliás, a mais antiga cervejaria do mundo foi encontrada lá. Os Babilônios tinham cerveja, os Hititas faziam cerveja, judeus faziam cerveja. Todo mundo fazia cerveja, inclusive o pessoal de Java na era pré-islâmica. Romanos faziam, mas não eram muito chegados na cerveja, mas o pessoal que ficava entre os dois rios (em grego: Mesopotâmia) adorava o suco de cevada.

Já pensou se você pudesse ter um saborzinho dessas antigas cervejas? Bem, você pode.

Para sua sorte, os sumérios ouviram o seu pedido milhares de anos no futuro e deixaram uma receitinha para você. Ele se chama Hino a Ninkasi, e não sabemos quando foi propriamente composto, mas temos tábuas de argila (no total de três, sendo que duas delas não se sabe o paradeiro) datam de cerca de 1800 A.E.C.. Este hino foi composto em homenagem a Ninkasi, e é a mais antiga receita de cerveja que se tem notícia que temos disponível.

“Ninkasi” significa “aquela que enche a boca”. Ela é a filha do deus poderosão Enki, e apesar de ser uma deusa menor, é tão esperta que embebedou Enki, pegou todos os seus segredos (de fabricação de cerveja a magia) e entregou pros humanos. Deve-se ter em mente que muita coisa dessa receita não se sabe direito, pois faz menção a um certo “bapir”, que especulam que seja um pão que não tenha consumido todo o fermento. Não apenas isso, trechos da tábua de argila estão perdidas, não se sabendo oque estava escrito.

Algumas pessoas reproduziram esta receita, em parte adaptando-a. Em 1989, a Cervejaria Anchor produziu uma edição limitada da Cerveja Ninkasi,  mediante a receita descrita no hino, mas sendo justo: algumas partes simplesmente inventaram.

O canal no Tubo Tasting History se propõe a fazer muitas receitas antigas, MUITO antigas, e tem um vídeo só sobre o Hino a Ninkasi.

Ative as legendas, porque tem legenda em português disponível. Quem sabe você tenta fazer em casa?

CHUPA, CRISTIANISMO!

3 comentários em “Sumérios ensinam como fazer cerveja. Prove você também

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s