O deus visto pelo Senhor dos Telescópios

O Telescópio Espacial James Webb é um digno sucessor do Hubble. Apesar de eu ter desistido de postar sobre ele por parecer obra de igreja, as belíssimas imagens valem cada centavo, ainda mais que não saiu do meu dinheiro de impostos e os EUA não tem SUS< então é melhor gastar com Espaço, que tem mais retorno e benefícios.

Agora, o James Webb apontou seus espelhos pentelhosametricamente perfeitos para examinar Júpiter, o Grandão, e a imagem é maravilinda!

As duas imagens obtidas vêm da Near-Infrared Camera (NIRCam) ou Câmera de Infra-Vermelho Próximo. São três filtros infravermelhos especializados que mostram detalhes do objeto observado. Como a luz infravermelha é invisível ao olho humano, a luz foi mapeada no espectro visível e processada por software, combinando várias imagens, para termos…

Isso:


Tá pequeno que nem seu saldo bancário?
Clica
AQUI que ficará maior que os seus boletos

Nessa imagem de Júpiter, composta por várias imagens tiradas pelo Webb, as auroras se estendem a altas altitudes acima dos pólos norte e sul do Planeta Deus. As auroras brilham em um filtro mapeado para cores mais vermelhas, que também destaca a luz refletida de nuvens mais baixas e neblinas superiores. Um filtro diferente, mapeado para amarelos e verdes, mostra neblinas girando em torno dos pólos norte e sul. Um terceiro filtro, mapeado para azuis, mostra a luz refletida de uma nuvem principal mais profunda.

A Grande Mancha Vermelha, uma famosa tempestade tão grande que poderia engolir a Terra, aparece branca nessas vistas, assim como outras nuvens, porque refletem muita luz solar.

Uma visão magnífica, estonteante, fabulosa e misteriosa. Os mesmos atributos do Vice-Rei do Sistema Solar

Um comentário em “O deus visto pelo Senhor dos Telescópios

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s