Os detalhes escondidos na Capela Sistina

Todo mundo que visitou a magnífica Capela Sistina fica embevecido com as pinturas lá. A capela foi uma encomenda do Papa Sisto IV, em 1471, contratando vários artistas para decorá-la, como Sandro Botticelli e Pietro Perugino. Em 1508, Rafael Sanzio foi convidado para pintar afrescos, mas ele viu que seria uma trabalheira e empurrou a bola para Miquelângelo Buonarroti, que não era pintor, mas escultor. Miquelângelo relutou, mas acabou aceitando, e demorou um bocado para pintar tudo, muitas vezes ficando quase de cabeça para baixo em andaimes de madeira, a uma altura de cerca de 13 metros, e isso no século XVI, o que era praticamente suicídio. Mike não morreu e sua obra está para a posteridade até hoje.

Milhões de turistas se encantam com as maravilhas da Capela Sistina de Michelangelo, mas essas pessoas têm um problema: é muito difícil discernir características, sutilezas e os menores detalhes. Para tanto, você poderá adquirir a sua própria Capela Sistina, não a construção, mas um livro.

A Capela Sistina é uma enorme obra composta de três grossos volumes, publicada pela Callaway Arts and Entertainment e pela italiana Scripta Maneant, dedicada aos detalhes mais impressionantes numa escala 1:1. Não, não é uma ampliação. É o que você realmente feria se estivesse flutuando no teto da capela, por exemplo, para ver a cara de Deus boladão enquanto cria Adão.

Claro, não tem todos os detalhes de todas as pinturas, mas coloque a mão no bom senso e fique na realidade que isso seria impossível, não é, mesmo?

Assim como Miquelângelo, dois fotógrafos subiram em andaimes bem altos para fotografar com excelentes máquinas fotográficas. Toda noite, a estrutura de andaimes eram montada para os fotógrafos trabalharem, para serem desmontadas antes do amanhecer para que o lugar recebesse os turistas. Foram várias noites num total de 5 anos trabalhando no silêncio da Capela, produzindo 270.000 imagens de alta resolução.

A obra foi impressa em italiano e inglês e limitado a apenas 1999 cópias por ordem do Vaticano, que já sinalizou que não haverá reimpressões. Esta preciosidade – que começou a ser vendida em 2020 – tem 60,96 x 43,18cm, encerrando 822 páginas maravilhosas, que apresentam precisão de cores e fidelidade de impressão de última geração, a um salgadinho (mas não imerecido) valor de US$ 22.000,00.

Abaixo, o vídeo a respeito.

Um comentário em “Os detalhes escondidos na Capela Sistina

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s