Papa sem algo melhor para falar diz que Inteligência Artificial deve servir à humanidade

O Papa, no uso de suas atribuições (e quando não está sendo explicado que ele não representa os católicos e lhe mandam ler a Bíblia), adora palpitar sobre tudo. Acho enfadonho, mas vá lá. Hoje estamos num Slow News Day. A questão agora é que ele disse que a Inteligência Artificial deveria servir à Humanidade.

Eu não vou entrar na discussão do significado desse “servir”. O Ronaldo fez isso e eu fiquei com preguiça. Motivo? É irrelevante em toda a sua essência.

Entendam, não tenho nada contra o Papa. Acho que ele é um cara legal. O problema é que estes pronunciamentos são vazios. Existem 2 bilhões de cristãos no mundo; desses 1,3 bilhões são católicos (incluindo os “católicos não-praticantes” no Brasil). Desses tem pessoas muito ricas, mais ou menos e completamente fodidas, vivendo na Fossa Das Marianas abaixo da linha da miséria. Ninguém desses se importa com Inteligência Artificial. Ninguém se importa com robôs.

Este côro tipo Elon Musk e Bill Gates BUÁÁÁÁ, A IA VAI SER UM PROBLEMAAAAAAAAAAA são apenas vozes vazias. Não precisa nem ser a Turma do Busão. O dia-a-dia ninguém, em todos os espectros, se importa. Só uns e outros deslumbrados e autores de blogs de tecnologia.

O Papa disse isso. AHAM, E DAÍ, MEU PHYLHO?

Quem comprou um Alexa não está preocupado com os males da IA. Quem está passando fome, tem, acho eu, outras preocupações. Não faz diferença, é irrelevante e sequer deveria ser manchete de jornal; mas por gerar buzz por ser o Papa (se o Papa falar que limpa a bunda com papel higiênico Primavera, gera buzz também), os jornais publicam, mas como valor de notícia e informação é nulo.

Mas enquanto se diz frases inúteis e sem utilidade prática na vida de bilhões de pessoas, se dá aquela ignoradinha gostosa nos problemas reais das pessoas. E é por isso que a praga do evangelho da Prosperidade ganha mais adepto e as Universais da vida ganham mais seguidores.

O que é mais importante na sua vida? Um robô da Boston Dynamics subir escada ou aquela pilha de boletos que você tem pra pagar?

Um comentário em “Papa sem algo melhor para falar diz que Inteligência Artificial deve servir à humanidade

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s