Papa sem algo melhor para falar diz que Inteligência Artificial deve servir à humanidade

O Papa, no uso de suas atribuições (e quando não está sendo explicado que ele não representa os católicos e lhe mandam ler a Bíblia), adora palpitar sobre tudo. Acho enfadonho, mas vá lá. Hoje estamos num Slow News Day. A questão agora é que ele disse que a Inteligência Artificial deveria servir à Humanidade.

Eu não vou entrar na discussão do significado desse “servir”. O Ronaldo fez isso e eu fiquei com preguiça. Motivo? É irrelevante em toda a sua essência.

Entendam, não tenho nada contra o Papa. Acho que ele é um cara legal. O problema é que estes pronunciamentos são vazios. Existem 2 bilhões de cristãos no mundo; desses 1,3 bilhões são católicos (incluindo os “católicos não-praticantes” no Brasil). Desses tem pessoas muito ricas, mais ou menos e completamente fodidas, vivendo na Fossa Das Marianas abaixo da linha da miséria. Ninguém desses se importa com Inteligência Artificial. Ninguém se importa com robôs.

Este côro tipo Elon Musk e Bill Gates BUÁÁÁÁ, A IA VAI SER UM PROBLEMAAAAAAAAAAA são apenas vozes vazias. Não precisa nem ser a Turma do Busão. O dia-a-dia ninguém, em todos os espectros, se importa. Só uns e outros deslumbrados e autores de blogs de tecnologia.

O Papa disse isso. AHAM, E DAÍ, MEU PHYLHO?

Quem comprou um Alexa não está preocupado com os males da IA. Quem está passando fome, tem, acho eu, outras preocupações. Não faz diferença, é irrelevante e sequer deveria ser manchete de jornal; mas por gerar buzz por ser o Papa (se o Papa falar que limpa a bunda com papel higiênico Primavera, gera buzz também), os jornais publicam, mas como valor de notícia e informação é nulo.

Mas enquanto se diz frases inúteis e sem utilidade prática na vida de bilhões de pessoas, se dá aquela ignoradinha gostosa nos problemas reais das pessoas. E é por isso que a praga do evangelho da Prosperidade ganha mais adepto e as Universais da vida ganham mais seguidores.

O que é mais importante na sua vida? Um robô da Boston Dynamics subir escada ou aquela pilha de boletos que você tem pra pagar?

3 comentários em “Papa sem algo melhor para falar diz que Inteligência Artificial deve servir à humanidade

  1. O papa lidera uma instituição cultural que tem influência sobre bilhões de pessoas (diretamente, com os fiéis) e indiretamente (através da cultura, instituições, e governos). Você pode não ligar pra opinião do Papa, mas independente disso a opinião dele importa bastante pro resto mundo. (Já ouviu falar em teoria do caos?)
    O que apenas se confirma com o autor que ficou revoltado o suficiente pra criar esse post e divulgar a visão do papa, ou seja isso além de tudo é uma contradição perfomatica, já que ele te influenciou o suficiente a ponto de te fazer divulgar a ideia dele.

    1. Vai na primeira igreja e pergunta o que o pessoal acha do que o Papa falou sobre inteligência artificial. Volta aqui e me diz o que te responderam

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s