1000 pedradas no céu noturno

Pelo Sistema Solar circulam um monte de pedregulhos. Quando o pedregulho vem tranquilo pelo Espaço, ele se chama “asteroide”. Mas se adentra a atmosfera da Terra, recebe o nome de “meteoro”, e depois que cai, a rocha lá formada recebe o nome de meteorito, a não ser que você seja um descendente de dinossauro, porque aí iria dizer “ANJO SURDO DO CARALHO!”

No vídeo a seguir, mais de mil meteoros passam pelo céu noturno a partir de abril de 2019, por 372 noites seguidas em frames individuais. Obviamente, foram fotografados em noites claras, por meio de um observatório automatizado de campo amplo na zona rural de New South Wales, Austrália.

Os quadros seguem a progressão anual completa das constelações através do amplo campo de visão visto na latitude 33 graus S. Obviamente, as fotos foram processadas digitalmente de forma consistente e, portanto, mostram variações reais nas condições locais do céu.

Só espero que um pobre dinossaurinho não tenha enfartado com o susto ao ver o vídeo.

4 comentários em “1000 pedradas no céu noturno

    1. Falhou…
      Bom, sobre o que ia perguntar: muitas pessoas confundem a diferença entre as rochas (acham que são pedras e outras coisas) vagantes no espaço, e o senhor colocou algumas definições; mas, aqueles asteroides os quais possuem aquela “calda” de poeira gasosa (por exemplo, aos 00:27) são considerados cometas, pelo fato de terem efetuado uma rota elíptica no Sol e derretido o gelo do núcleo, ou essas as nomenclaturas são pouco relevantes e a minha afirmação está errada?
      Obrigado.

      1. Você entende que isso que foi registrado foram meteoros que passaram pela atmosfera e se desintegraram formando a tal “cauda”, né? Não é um cometa ou teriam percebido (astrônomos costumam ser um pouco espertos)

        1. Entendo. Eu pesquisei melhor e compreendi a diferença. Agradeço a informação (amantes do saber costumam ser um pouco espertos e perguntam coisas, por mais tolas que elas possam parecer).

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s