As idiotas programações de TV com um objetivo verdadeiro

Eu pus artigo sobre jornaleiros idiotas chamando leigos para dar palpites sobre coronavírus, pandemias, quarentenas etc. quando chamam especialistas, é apenas para seguir a máxima “tragédia vende”, sendo que informação fica em último lugar. Mas quem disse que veículos de informação servem para dar informação? Sim, eu sei que é chocante, mas veículos de informação não existem para informar, mas para vender seus produtos. Mas eu queria salientar outras coisas, que até caberiam no artigo anterior, mas eu tive um bom motivo*.

A verdade é que eu não entendo por que as pessoas reclamam tanto dos jornais e de canais como History Channel com seus programas de aliens, National Geographic e seus programas de compras de quinquilharias e Discovery com pseudoCUmentários. Há um motivo pra isso, mas as pessoas se recusam a aceitar. O motivo é: essas pessoas são burras com arroubos intelectualoides e não conseguem perceber que TV é para entretenimento, não para educação. Quem quer se informar ou se educar deveria procurar uma escola ou biblioteca.

Vamos explicar isso melhor. Tomemos um documentário sobre Segunda Guerra. É necessário fazer reuniões, definir pauta, planos de custo, escrever roteiro, contratar equipes (plural), organizar viagens, recolher testemunhos, fazer pesquisa, entrevistar etc. É preciso uma grande logística, mesmo que seja para entrevistar alguém. Depois é preciso separar o material, editar, ver o que pode e o que não poderá ser aproveitado, gravação, regravação, horas de espera, alimentação, transporte, uma logística infernal para uma série de, digamos, 3 episódios. às vezes só um programa de uma hora e meia. É um gasto insano! A Disney jamais poderia fazer um Vingadores Ultimato por ano.  Ela intercala com produções mais baratas que irão vender e manter o caixa rodando.

Para produzir um Alienígenas Whatever é moleza. Basta umas fotos de arquivo, umas filmagens que basta mandar dois idiotas no local, filmar por meia hora e voltar. Depois se resolve tudo no estúdio, e hora de estúdio é infinitamente mais barato que externas. Discovery, History e NatGeo (que é da Disney) jamais poderiam colocar programação zero bala 12 horas por dia (estou considerando reprises de outros programas. Um Aliens Whatever é baixo custo e… tem retorno. Nem que seja pro pessoal ver, rir e depois ver outra sandice.

Sim, eu sei que é chocante. Mas TV é para entretenimento, é para as pessoas quererem se divertir. Sim, eu sei que você se diverte vendo programas educacionais, m,as você é minoria. Só você não sustenta um canal, e se eles optaram por ter este programa, é porque dá mais lucro que o modelo antigo. Sim, pois é. Canais de TV, jornais e revistas não são veículos de informação. Ou são, mas eles não existem para informar. Existem para dar lucro aos seus investidores e você não é investidor. Você apenas paga por uma TV por assinatura, a empresa que comercializa a assinatura tem que empurrar um monte de canal tranqueira, pois é isso que vai baratear os custos dela, ou teríamos que assinar nos moldes de antigamente o ESPN, sob um custo altíssimo. Por isso, antigamente, só quem era rico tinha canal por assinatura. Hoje, todo mundo tem.

Então veio a Netflix, com séries de qualidade sobre diferentes produções com uma mensalidade (que acham caro) de cerca de 30 reais em média. Resultado: Netflix vive no vermelho. Já o Amazon Prime cobra só 9,90, mas aí é do Bezos, que pode muito bem “perder” dinheiro usando outro modelo de negócios, oferecendo canal de  streaming, ofertas na Amazon BR, Amazon Music básica sem anúncios etc. Não sustentamos esses canais.

Indo pelo lado da BBC – que também têm uns programas toscos, mas não como o History Channel –, fica fácil quando se é uma emissora esttal, num país que cobra imposto para poder ver TV aberta (não é tão aberta assim, mas disperso-me). Maior grana, sem necessidade de ter que apresentar lucro é muito diferente, certo?

Então, lembre-se: quer programação de qualidade? Faça a sua. Eu já postei excelentes canais no YouTube que você pode assistir de graça. Eu ainda farei uma atualização. Divirta-se e não gaste dinheiro com o que não gosta. Se é pra dar dinheiro pro que você não gosta, dê o dinheiro pra mim, então.


*O motivo é ter mais um artigo para vocês também acessarem e me darem maior audiência.

Um comentário em “As idiotas programações de TV com um objetivo verdadeiro

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s