Pesquisa mostra quantos aliens podem ficar fofocando a nossa vida

Eu já contei (há anos!) sobre o Paradoxo de Fermi. Afinal, com tanto espaço no Espaço, por que nenhum nos visita? Eu diria que é porque eles sabem que no planeta Terra tem tudo que não presta, principalmente brasileiros e ninguém merece sair de algum sistema planetário longínquo para chegar aqui e ser passado pra trás por algum brasileiro metido a esperto.

Claro, vem aquela xaropada da Equação de Drake etc e tal, mas agora o pessoal, por pura falta do que fazer, criou um novo método para estimar a probabilidade de vida surgir além da Terra, criando os parâmetros totalmente novos, estimando muito otimisticamente que deve haver pelo menos 36 civilizações avançadas capazes de transmitir sinais de comunicação aqui mesmo na Via Láctea. Vocês sabem o que isso significa?

A rigor, nada. Mas pessoal fica com a bunda coçando se não ficarem perpetuando este lenga-lenga. Um deles é o dr. Christopher Conselice, professor de Astrofísica da Faculdade de Ciências da Universidade do Xerife de Nottingham. Como todo bom astrofísico, é ótimo pra fazer contas, mas qualquer coisa além disso é uma total negação. Pior que astrofísicos, só astrobiólogos, aqueles cientistas que estudam algo que não sabem se existe

Na verdade, a pesquisa dele é apenas um palpite de alguém torcendo para que algo aconteça. Lindo e maravilhoso, mas a estrela mais próxima, fora o nosso Sol, está a cinco anos-luz de distância. A luz demora 5 anos para sair de lá e chegar até aqui, com o problema que nada é mais rápido que a luz, exceto a velocidade com que minha paciência chega a ser quando eu vejo este tipo de pesquisa.

Sendo assim, pode ser até que tenha algum ser vivo. Pode ser que tenha algum ser vivo que tenha desenvolvido inteligência. Pode ser que tenha algum ser vivo que possa er criado ferramentas. Pode ser que algum ser vivo tenha sido capaz de desenvolver ferramentas de observação astronômica. Pode ser… mas é muito “pode ser”. A única resposta para isso é “e pode ser que não. So what?”

Eu sei, alguns de vocês precisam dar sentido às suas vidas acreditando que existem aliens mais inteligentes que nós, principalmente quando vemos um bando de boçais cismando ir pra rua no meio de uma academia. Sim, eu sei que muitos de vocês citam a frade de Carl Sagan que se somos a única forma de vida no Universo, então, o próprio Universo é um tremendo desperdício de espaço. Mas o próprio Carl Sagan disse que alguma civilização tinha que ser a primeira a desenvolver inteligência. Por que não a nossa?

Ainda assim, você pode ler o trabalho do Conselice no periódico The Astrophysical Journal.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s