Hoje, pega num tijolo. Amanhã, uma cirurgia

Cirurgias com auxílio de robôs não são novidade, mas veículos automotivos também não são, nem por isso a indústria automobilística para de melhorar os veículos. No caso de tecnologia médica, pesquisadores estão desenvolvendo estudos para avaliar como a estimulação elétrica pode ajudar os usuários a controlar robôs, de forma a auxiliar cirurgiões a estabilizar seus movimentos durante procedimentos assistidos por robôs. A pesquisa foi divertida, praticamente eletrocutando voluntários.

Ok, não foi bem assim, mas quase isso. O que foi que fizeram , mesmo?

O dr. Hangue Park é professor-assistente do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade do Texas. Ele e seus colaboradores resolveram testar como o uso de estímulos elétricos (aka BZZZZZZZZZZZZZZZZT) nas pontas dos dedos podem ajudar os usuários a controlar como uma mão robótica pode segurar um bloco de madeira. Tem algo a ver com robôs cirúrgicos? Não, mas um dos requisitos é sensibilidade, pois não?

O usuário usa uma luva, com a qual controla uma garra robótica com base nos movimentos do usuário. Os pesquisadores solicitaram, então, a cobaia, digo, ao voluntário que controlasse a garra robótica para que ela segurasse suavemente os dois lados de um bloco de madeira por 5 segundos, o mais levemente possível.

A luva foi projetada para proporcionar uma leve estimulação elétrica nas pontas dos dedos do usuário, com frequência crescente à medida que o usuário se aproxima de tocar a superfície do bloco, isto é, quanto mais forte eles “seguravam” a peçla, o sistema devolvia uma sensação tátil sob a forma de choque elétrico. A força aplicada foi medida usando sensores conectados ao bloco.

Ok, não é bem o ideal, mas já é alguma coisa em termos de feedback tátil. Vamos ao videozinho?

A pesquisa foi publicada no periódico Scientific Reports.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s