Os nuvens brilhantes que pairam sobre o negrume da terra

Eu gosto de nuvens. De todos os tipos! Como simples vapor d’água condensado em altitudes superiores podem ser fantásticas? Assumindo diferentes formas, é claro. Elas nunca são as mesmas, nunca parecem iguais, mesmo quando estão enquadradas no mesmo tipo. O vento, a umidade, o fluxo de ar ascendente, o ângulo da luz que bate nelas… tudo faz com que cada nuvem seja mágica, única.

Uma das nuvens que eu mais gosto são as nuvens noctilucentes. São nuvens interessantes, pois enquanto está de noite aqui em baixo, ainda é dia lá em cima por efeitos de geometria e óptica.

Eu já falei sobre elas antes. Nuvens noctilucentes têm este nome por causa de seu brilho característico, refletindo os raios do Sol que já desceu no horizonte e não está mais visível a nós, mas por causa da curvatura da Terra e da refração na atmosfera. Os raios mudam de direção e iluminam as nuvens, fazendo-as cintilar e ter um aspecto digno dos livros de fantasia, em reinos mágicos, orquestrados pelo poder dos Antigos, tudo isso à grande altitude que essas nuvens alcançam.

As nuvens noctilucentes são as nuvens mais altas conhecidas e consideradas parte das nuvens mesosféricas polares e atraem a atenção de vários fotógrafos. Um deles é Peter Simmering, que tirou a seguinte foto à beira de um pequeno lago ao norte de Zwolle, Holanda, com silhuetas de árvores compondo o cenário.


Clica aê!

É uma foto belíssima. Mostra que mesmo adorando as modernas tecnologias e todas as bobagens clichezísticas que derivam daí, paramos para apreciar coisas belas da natureza, ainda que usando as modernas tecnologias cheias de todas as bobagens clichezísticas. Não pudemos ir na Holanda (eu não pude) e ver isso pessoalmente, mas pelo menos fico satisfeito de poder apreciar a quilômetros de distância, mesmo que sob a forma de pixels.

Continua bela assim mesmo!


Fonte: APOD

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s