Um cometa que nos visita, mesmo estando longe

Eu adoro cometas. Aquele astro lá, dando altos rolês pela galáxia enquanto todo mundo fica nas suas órbitas elípticas. Não que cometas não tenham órbitas elípticas, mas é muito mais maneiro você passar por vários planetas, alguns sistemas solares, talvez galáxias? Não, aí já é querer demais. A trajetória do cometa C/2018Y1 foi descoberta em 20 de dezembro de 2018 pelo astrônomo amador japonês Masayuki Iwamoto, e, por isso, é chamado Cometa Iwamoto, mas segundo indícios, ele foi observado no ano 648 EC. Em 6 de fevereiro de 2019, o cometa Iwamoto cometa atingiu o seu ponto mais próximo do Sol, entre a Terra e Marte, e no dia 13 desse mês, chegou o mais próximo da Terra, passando bem na frente de uma galáxia espiral com aproximadamente o mesmo brilho: a galáxia NGC 2903.

O vídeo a seguir é um time lapse que condensa quase três horas em cerca de dez segundos, cujas imagens foram capturadas na Suíça, a uma distância de, aproximadamente, 10 minutos-luz (cerca de 1,799×108 km), enquanto a galáxia espiral NGC 2903 está a, aproximadamente, de 30 milhões de anos-luz de distância (cerca de 9,461×1019 km).

Cometas são sempre legais. Eu estava aqui escolhendo o que postar no blog. Entre notícias malucas (“se você tratar bem o seu cachorro, ele terá personalidade diferente daquele que é maltratado”) e outras em o menor sentido (como pegar vento solar e aproveitar o hidrogênio e sintetizar áqgua na Lua), vi este víeo e achei MUITO LEGAL! Poderia ter um artigo maior e melhor, mas de vez em quando é legal apenas olhar pro mundo lá fora, mesmo quando se é pela tela do computador ou celular, já que a poluição nem sempre colabora.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s