Animais se amarram numa fruta colorida


Tem uma fruta vermelha nesta foto

Plantas passam por processo de Evoução por Seleção Natural também. Todo mundo sabe disso (exceto os que acham que isso é absurdo, apesar de acreditarem em cobras falantes). Como todo ser vivo, plantas têm mecanismos para continuar a se alastrar pelo planeta. Para tanto, precisa dispersar sementes. As mais bem sucedidas arrumaram um modo bem eficiente: alguém comer suas sementes e “descomê-las” pelo caminho. Mas como comer essas sementes? As mais bem sucedidas entre as mais bem sucedidas arrumaram um embrulho todo especial: frutos. E qualquer embaladgem precisa ser atrativa aos seus consumidores. Por isso que as de cores mais fortes conseguem atrair mais animais frugívoros.

Essa ideia é bem amarrada e explica muita coisa. Mas ela só se sustentaria se os outros animais enxergassem da mesma maneira que nós, o que sabemos não ser o caso. Então, por que diabos os frutos são tão coloridos do jeito que são?

Seres humanos possuem células receptoras nos olhos que distinguem 3 cores: azul, vermelho e verde. Mas a maioria dos outros mamíferos tem apenas dois tipos de células cone e pássaros têm quatro. Corujas conseguem ver em infra-vermelho e nem vou falar de insetos, em que muitos deles conseguem enxergar em ultra-violeta. Ou seja, as frutas não aparecem da mesma forma para todos os animais.

O dr. Omer Nevo é um ecologista evolucionário que estuda a comunicação química entre plantas e animais no Departamento de Ecologia Evolucionária da Universidade de Ulm na Alemanha. Nevo e seu pessoal ficaram bastante tempo coletando dados de reflectância em frutos maduros e folhas de 97 espécies de plantas em Uganda e Madagascar.

Em outras palavras, ele usou tecnologia de ponta para ter certeza qual era a cor dos frutos e folhas. Parece besteira? Mas não é. Com os dados ele passou a saber o espectro de cor que a planta absorve, refletindo as demais cores, o que seria a “cor aparente”, mas que depende da visão de cada um, pois mesmo pessoas não enxergam da mesma maneira, e nem vou mencionar daltônicos.

O que Nevo descobriu foi que aquelas frutas que são comidas principalmente por mamíferos (macacos, na maioria) têm maior refletância na parte verde do espectro, enquanto frutas dispersas por pássaros refletem mais no vermelho. Talvez isso signifique que os pássaros precisam mais da visão, enquanto que a macacada podemos dar uma apalpada no fruto para saber se está maduro ou não.


Nunca digam que meu blog não é democrático e não respeita preferências

Não apenas isso, a cor vermelha se sobressai mais entre o verde da folhagem, e quem está em constante movimento (voo, no caso) percebe melhor, enquanto que eu posso simplesmente parar e dar uma olhada numa árvore para saber se tem uns frutinhos legais e se estão maduros.

Mas calma! Não basta só a cor. Outras propriedades organolépticas (que estimulam os sentidos) estão presentes, como o olfato e sabor. Claro, algumas lindas frutinhas vermelhinhas são lindas e maravilhosas e… venenosas. Mas isso não é problema da planta, e sim de quem vai comer as frutinhas. Os animais que aprenderam que não é legal comer a referida frutinha de Satã acabaram vivendo mais e gerando mais descendentes do que aquela besta que foi lá comer a bendita fruta apesar dos avisos. Deve ter sido coisa daquela cobra falante de novo!

O que a pesquisa de Nevo acabou por demonstrar é que a cor dos frutos é apenas um traço da imensa complexidade que são os frutos, por causa de outro sistema complexo: as pressões seletivas. . Se interessou? Sabia que saber mais sobre cor de frutos aguçaria sua curiosidade. Bem, a pesquisa foi publicada no periódico Scientific Reports. Sim, está aberto e de graça. Boa leitura!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s