Um paradoxal eclipse que ilumina nossos corações

Eclipses sempre foram mágicos, misteriosos e assustadores. Antigos chineses acreditaram que o Grande Dragão devorava o Sol. Possivelmente, Glaurung, aquele grandessíssimo FDP. Outros achavam que era obra de Satã, Nosso Senhor, enquanto outros não achavam nada, pois sua expectativa de vida não era lá grande coisa. Os EUA estavam radiantes com isso. Não é para menos, já que a última vez que um eclipse solar de costa a costa foi em 1918.


Não, não é o eclipse de 2017. Este aqui foi filmado em 2015

Os americanos ficaram pulando que nem criancinha doida para abrir os presentes de Papai Noel. Quem pode culpá-los? Eu mesmo queria ter ido ver o eclipse, mas o Brasil não está em condições de sediar esses eventos tão importantes. (à esquerda, notícia do Topeka State Journal: 8 de junho de 1918

É um evento incrível, intrigante. Tudo uma questão de geometria e Física de Ensino Médio. É excitante saber que a “simples” matéria do colégio é capaz de mostrar como fazer este tipo de previsão. A parte desesperadora é que os alunos não sabem nem tabuada. Melhor deixar isso para lá.

Mas você queria ver o eclipse total e não pôde viajar? Não se preocupe, em 12 de agosto de 2045, você poderá presenciar um eclipse solar total nos estados de Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Vai juntando 100 reais por mês, que até lá você terá o dinheiro para a passagem de ônibus.

Para finalizar, faço minhas as palavras de Frank Reynolds, direto de Nova York para a ABC, noticiando o eclipse de 26 de fevereiro de 1979

Um comentário em “Um paradoxal eclipse que ilumina nossos corações

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s