O caso da universidade que odeia Ciência mas adora bola de plástico

Nada como a idiotice generalizada. Ela é manifestada de diversas maneiras, de diversas formas. Não que o mundo tivesse que fazer sentido. Como disse o Tom Clancy, a ficção precisa fazer sentido, a realidade, não. Só que alguns abusam do direito de serem idiotas. Um exemplo é o perfil do pessoal de Astronomia da USP. Daí o divulgador científico vai ajudar, o que acontece? Os bundões ficaram boladinhos. Mas do que o André está falando? Tem mesmo que fazer estas aberturas assim?

Ter, não tenho, mas o blog é meu. Clique para continuar lendo. Ou não.

Tudo começou quando o perfil @AstroUSP no Twitter. Ele me solta este twit.

//platform.twitter.com/widgets.js

Eu ainda comentei.

//platform.twitter.com/widgets.js

Claro que um perfil com a Bio Divulgação em Astronomia, IAG/USP, São Paulo, Brasil. Prof. Jorge Melendez. Astronomy outreach at Univ. São Paulo, ia, no mínimo, perguntar o por quê, certo? Bem, o que aconteceu foi…

 

Pois é. Um perfil de divulgação científica, ligada a uma instituição acadêmica que ignora o principal da Ciência: o questionamento, a contraposição, o desafio intelectual, a exigência de provas e evidências. Não, não é assim. A arrogância do estagiário, provavelmente vido dos confins do departamento de comunicação social, não aceita isso. Academia é apara eles nunca serem questionados. Bem o pessoal parece que não gostou e isso devido a…

Mas o que é esta tranqueira e qual o seu problema?

A empresa Holleyweb faz estas geringonças. de pRástico. Vendem como uma excelente ideia pro pessoal se divertir, jogar futebol (!) descer rolando colinas (!!) e ficar à beira-mar, ignorando pequenos detalhes como Física, trocas de calor e/ou simplesmente, marés. Será legal o manezão nessa bolha de pRástico na beira da praia de Copacabana e na primeira ressaca ir parar na Avenida Atlântica. Se bobear, vai rolando por uma das transversais e parar na N. Sª de Copacabana, tomando uma porrada de um lotação.

Se você conhece o Rio de Janeiro, sabe que isso não é exagero de minha parte.


Não pergunte!

No caso do casulão, devemos lembrar que a “tenda” (eu sei) é inflada. Ela absorverá calor, mas não deixará escapar calor. Parabéns, uma bela estufa. Você estará respirando um ar que não estará sendo renovado e daí terá acúmulo de gás carbônico. Não que CO2 seja venenoso. Não é, mas você estará consumindo oxigênio e acabará passando dessa para melhor por asfixia. Parabéns, Evil Darwin dará pulinhos de alegria.

Me impressionou o perfil do Departamento de Astronomia não saber Física de Ensino Médio. Mas, HEY, é da USP. Duhhh! É Federau. Eles sabem mais que eu, você e todos os físicos do mundo.

Se você quiser testar, ótimo, verá um lindo céu sem estrelas, já que a imensa poluiao das cidades impedirá. Leve pro campo. Um dos lugares mais legais para ver o céu é o deserto de Atacama; por isso o ALMA, o complexo de telescópios, fica lá. vai lá, infle sua tenda de pRástico e divirta-se com o céu noturno. Será a última coisa que você verá, mas quem sabe não compensa?

Brasil: o país que até o divulgador científico das universidades odeia Ciência.

4 comentários em “O caso da universidade que odeia Ciência mas adora bola de plástico

  1. Quando vi isso achei que estavam exagerando, que era de acrílico (ou algo semelhante).
    Mas inflável? Não tem como não ver problemas!

  2. Eu vi essa treta no Twitter e não acreditei.
    O que me parece é que esse perfil do Twitter Astronomia USP foi feito por um sobrinho do professor.
    Não é possível que esse Professor Dr. Jorge Melendez ache essa estufa uma boa ideia.

  3. Uma dupla camada com o ar comprimido preso entre elas resolveria o problema de ir dormir e não acordar mais, claro se deixassem algumas entradas de ar, mas estragaria a transparência.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s