Descobertas tatuagens escondidas no Homem do Gelo

Otzi é um cara para lá de legal. Ou era, já que morreu faz um bocado de tempo. Pessoal adora cavucar as entranhas dele, ainda mais depois que encontraram bactérias. O mistério do Homem do Gelo vai sendo aos poucos desvendado. Já faz um tempo que encontraram algo muito interessante nele: tatuagens. Não que ele tenha sido de alguma banda heavy metal. Na época dele não tinha essas coisas. As tatuagens tinham outros fins, a maioria deles, religiosos. O que é interessante é que estas podem ser as tatuagens mais velhas que se tem notícia.

O dr. Marco Samadelli é pesquisador no Instituto de Múmias e do Homem de Gelo da EURAC (European Academy of Bozen/Bolzano). Junto com seu pessoal, Samadelli resolveu examinar mais detidamente as tatuagens de Otzi. Com o auxílio de uma técnica fotográfica não-invasiva, Samadelli conseguiu registrar todas as tatuagens no Homem do Gelo. O por que deste nome? Vem, eu linkei pro artigo principal, não linkei?

Apesar de ter sido examinado várias vezes, a cada revisão aparece uma coisa nova. Por exemplo, até agora várias tatuagens tinha sido vistas em Otzi, mas há uma no tórax que passou desapercebida, e com a nova técnica fotográfica do dr. Marcão é que pôde ser vista.

Esta tatuagem é muito difícil distinguir a olho nu, porque sua pele escureceu muito ao longo do tempo, como você pôde ver pelas fotos. As primeiras tatuagens percebidas em Otzi foram percebidas logo no momento de sua descoberta, em 1991.

Samadelli fotografou o corpo do picolé de múmia de vários ângulos diferentes, utilizando um procedimento multi-espectral, que cobriu toda a gama de comprimentos de onda do infravermelho ao ultravioleta. Isto permitiu aos pesquisadores conseguir ver tatuagens nas camadas mais profundas da pele e que já não estavam reconhecíveis a olho nu. As 61 marcas na pele descobertos no corpo de Otzi consistem em linhas de 0,7 a 4 centímetros de comprimento, na sua maioria, organizados em grupos de dois, três ou quatro linhas paralelas, e também incluem duas cruzes.

A descoberta foi publicada no periódico Journal of Cultural Heritage e se você quiser saber mais sobre Otzi, que tal ir no site dedicado a ele?

Um comentário em “Descobertas tatuagens escondidas no Homem do Gelo

  1. Uma até parece uma cruz rsrsrsrsrs Otzi sempre nos surpreendendo! E aquela história que ele era gay?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s