Ciência com o pires na mão… De novo!

Ciência, no Brasil, é uma ópera-bufa. A forma como políticos e a própria sociedade enxergam a ciência mostra o quanto o brasileiro a odeia. Corta-se verba da ciência, reclamam aqui e ali. Se cortarem assistencialismos à igrejas, acontecerá uma hecatombe.

Aí, os pesquisadores descobriram um modo de burlar a falta de verbas: estender a canequinha e pedir diretamente às pessoas.

Mas não acham que estão exagerando, não?

Em 2013, eu relatei o caso da pesquisa da Marcela Uliano, que estudava o mexilhão dourado.. Agora é a vez da Suzana Herculano-Houzel, uma das principais neurocientistas do Brasil, que está umiuldimenti pedindo sua colaboração. Ela podia estar matando, ela podia estar roubando. Ela podia até mesmo estar criando treta do o Não Salvo. MAS NÃO! Ela está pedindo sua colaboração.

AVISO

Parem de ler por aqui. Vocês não vão gostar do que verão a seguir.

A Suzana Herculano-Houzel já tinha dito que fazia ciência em condições miseráveis. Chegou até a pensar em fechar seu laboratório e sair do Brasil. Temendo ficar sem verbas, montou um crowdfunding no kicante para arrecadar 100 mil reais.

Cada valor doado, recebe uma "prenda", uma forma de incentivo e… olha, isso já está errado por vários motivos.

Não é o caso de eu achar que ela não deva ter dinheiro para pesquisa. Não é o caso de achar que as pessoas poderiam ajudar. Mas acho que estão contando muito com a população para resolver um problema que não é dela. Eu já pago muitos impostos, se eu doar poderei descontar no Imposto de Renda? Não, claro que não. Há outros pesquisadores que estão apelando pro modo "ajuda aí, tio", e isso já está meio que passando dos limites.

Sim, 20 reais faz falta. Se você não acha, peça para cada familiar seu me dar.

Ei, mas você colocou um botão pra doação do Paypal, seu impógri… seu hipopó… seu irôcri… Ah, você aí!

Sim, mas eu não coloquei mensagens fatalistas, apocalípticas ou mesmo emocionais "salvem a ciência, me deem dinheiro".

Me perguntaram por que eu não colocava um Patreon. Simples o motivo.

Se o Patreon visa que você seja financiado por pessoas que lhe pagam mensalmente, é de esperar que você possa dar algo a essas pessoas. O conteúdo já é corrente e todo mundo tem acesso sem pagar. Por que alguém me daria dinheiro mensalmente?  Mais justo é eu dar algo em troca, uma caneta, uma camiseta, caneca, acesso a material exclusivo, foto minha pelado etc.

No caso do Kicante supra citado, eu ganho se der 20 reais um… banner pro Facebook? Se eu doar 50 reais, ganho um e-mail da Suzana. Bem, estou endividado, já tinha ganho um e-mail dela antes. :) Doando 200 merréis eu ganho uma cópia do artigo científico dela autografado.

Sério, Suzana? Sério mesmo? Troque de assessoria, que se depender desses idiotas, você não irá muito longe. Não me leve a mal! Eu respeito o seu trabalho, adoro sua pesquisa, amo sua ciência (você também é linda, mas como disse daquela vez, não quero marido vindo me encher de porrada). Mas acho que faltou um pouco mais de sensibilidade ao se referir na hora de solicitar ajuda da população e não simplesmente tacando "salve a ciência brasileira". Desculpe, mas eu não posso me responsabilizar por isso. É o mesmo que pedir para contribuírem com o meu salário e escrever "SALVEM A EDUCAÇÃO DO BRASIL"

Acho, sinceramente, que o Governo está muito interessado em ciência. Pelo menos em ter ciência que é um ótimo negócio atochar a população com mais impostos. Escrever coisas como "Vamos mostrar ao governo brasileiro como valorizamos a pesquisa científica brasileira" pode soar maravilhosamente bem no Kickante, mas pro governo será um alívio, pois ELE não precisará mais se preocupar em financiar coisa alguma, pois "UAU! O povo nos mostrou como eles valorizam a pesquisa científica. Eles que banquem então".

Em nenhum momento, claro, eu direi para as pessoas não contribuírem , muito menos direi "Olha, eu não vou contribuir, tá?". Você simplesmente pode dar de ombros e dizer "ok, valeu. Beijo na irmã", e nem pensar mais nisso. Acho que quem pode, tem que doar, mesmo. Quem acredita nesse trabalho, e puder dispor da grana, acho que podia muito bem doar. O que me fica com gosto amargo é o tom, e eu acho que você não é essa pessoa alarmista e de teor apocalítico como se o povo não ajudar, você pegará uma muda de roupa e se mudará pro Texas para ensinar Evolução. Isso não é uma revolução. Doação para pesquisas já existe desde o tempo de Alexandre da Macedônia.

A você aí, que estiver lendo. Se puder contribui9r com um dinheirinho, faça-o. mas não esqueça de cobrar o seu político favorito que tome atitude para que tal coisa não aconteça. Nós já sustentamos muitos vagabundos, e eles não nos dão nada em troca, só nos roubando cada vez mais através de impostos e taxas escorchantes. Acho que está na hora de cobrar isso. Ou, pelo menos, uma dedução nos impostos para cada real que eu doar para coisas que são em última análise obrigação do Governo.

Um comentário em “Ciência com o pires na mão… De novo!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.