USGS produz Mapa Geológico de Marte

Depois que Pedro Álvarez Cabral, fidalgo português que estudou na escola de Sagres (que sabemos nunca ter existido), chegou à Ilha de Vera Cruz, o rei, D. Manuel, o Venturoso (que título ridículo, Jisuis!), mandou organizar uma outra esquadra (já que Cabral fatalmente tirou da reta, pois de navegação e briga de galo não entendia nada) para dar uma fofocada por aqui. O sortudo foi Gaspar de Lemos, que veio pra cá na Primeira Expedição Exploradora, que durou entre 1501 e 1502.

Expedições assim eram para fazer reconhecimento do local, cartografar e descobrir as riquezas pelo lado de acá! Os caras eram macho bagarái, pois sequer tinham ideia do que iriam encontrar e o tipo de terreno.

Hoje, no século XXI, algum explorador que vá para Marte não precisará ter (muito) medo, pois nossa Ciência já é capaz de cartografar e fazer levantamentos geológicos de outros planetas, e é isso que foi feito para com o planeta vermelho!

Esta maravilha aí de cima é o mapa geológico global de Marte. É a representação mais completa da superfície do planeta-guerreiro, e reúne observações e descobertas científicas de quatro sondas espaciais que estão volitando em sua órbita, como mandou Pai Newton. Tudo isso, graças a dados coletados por mais de 16 anos!

A tara que o pessoal hoje em dia tem por Marte é justificável. É o único planeta semelhante à Terra que está (ainda que na rabeira) do Goldlock Zone, também chamada de Zona Habitável. Por isso, e porque uma hora a gente vai ter que ralar peito daqui, cientistas procuram entender Marte ao máximo. Agora, o pessoal do U.S. Geological Survey (USGS) uso os dados morfológico, topográfico, espectral, termofísico, de radar, e outras observações para a integração, análise e interpretação para se fazer o mapeamento geológico do vermelhudo. E sim, temos videozinho fofo:

O mapa de Marte confirma trabalhos anteriores que sugerem Marte tinha sido geologicamente ativo até os dias atuais. Desde a década de 1960 o pessoal do USGS produz mapas planetários, chegando a da apoio ao Programa Apollo, e esta maravilha mostrando os segredinhos do Planeta Vermelho pode ser baixado AQUI. Divirtam-se!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s