Normalmente, vídeos em time lapse registram paisagens, estrelas etc. Claro, filtros são usados além de sistemas que mantenham a câmera alinhada (e sim, um photoshopzinho básico ou um lightroom fazem parte da receita). Mas e que tal registrar o Sol, nosso amigo Sol, como estrela que é, perto do jeito que está? foi o que o astrofotógrafo Göran Strand fez.
Strand fez o vídeo a seguir na Suécia, usando um telescópio solar que trouxe maravilhosos detalhes da superfície da estrela de nossos sistema, com direito a manchas solares e filamentos. Para fins de comparação, aqueles pontinhos que na verdade são as manchas solares são do mesmo tamanho da Terra, e alguns ate maiores!
Strand teve que planejar o time lapse com com muita antecedência, registrando as imagens em 8 de junho, último, em Östersund. Lá, o Sol nasce bem para o Nordeste (às 4 da manhã!), fazendo um caminho longo em todo o céu, e se põe no noroeste às 22:30. São 18 horas de puro espetáculo, registrado por Goran.
É deste Sol que nossa vida depende. É de sua imensa energia, capaz de vaporizar todos nós, que podemos viver e registrar sua maligna maravilha, capaz de aniquilar qualquer coisa que chegue muito perto dele.
Dá até ve3rgonha saber que eu não tenho os equipamentos e, pior ainda, a habilidade para registrar estas imagens. Só me cabe admirar e aplaudir o trabalho.
