Todo mundo ama a Wikipédia. Foi uma das melhores ideias surgidas e, com isso, atraiu uma miríade de pessoas de diferentes tipos. O problema é que atraiu um monte de gente idiota e se formos para a Wikipédia Lusófona, então temos guerras de ego mais intensa que os 300 saindo na porrada nas Termópilas (detalhe totalmente avesso ao texto:? não havia apenas 300 lá. Só os espartanos somavam este número.Pode ignorar este parênteses).
Quando um bando de idiotas resolvem criar uma petição online para reclamar da Wikipédia, pois ela não tem o devido apreço por medicina holística, terapias alternativas e outras bobagens deste tipo, o próprio CEO da Wikipédia chegou lá e deu um esporro no pessoal. Eu fiz joinha!
O problema primordial é que a Internet trouxe muita coisa boa, além de muitas soluções para problemas que não existiam antes da invenção da Internet. Um dos maiores cânceres que a Internet inventou foi a Petição Online. Petição Online é que nem abaixo-assinado. É mais ou menos assim: você faz um abaixo-assinado pedindo pro prefeito não derrubar uma via expressa, não mudar a cor e o número dos ônibus de uma hora pra outra e não fazer da sua cidade o inferno que se tornou o Rio de Janeiro para quem tem carro. Então, o tosco arruma um monte de manés que nem você que assinam seu abaixo-assinado, pleiteando um pouco de normalidade na cidade. encaminha-se ao prefeito, ele sequer o usa como papel higiênico (preferiu doar para a Venezuela) e tudo fica por isso mesmo.
Petição Online é a mesma coisa. Você clica num botão é é como se os céus se abrissem e o Arcanjo Gabriel viesse lhe cumprimentar em pessoa pelo cara maneiríssimo que você se formou. Você paga de engajado, joga uma conversa mole numa garota do DCE e se bobear, sai à rua pedindo a cabeça de políticos, para depois se candidatar a um cargo público e ficar abraçando os mesmos políticos que você xingou e esbravejou um dia (sim, Lindberg,estou olhando para você).
O Change.org é um daqueles locais onde você pode fingir que e algo mais relevante do que nasce no ralo do meu banheiro. Lá, postaram uma petição com um pedido direto para a Wikipédia:
A Wikipédia é amplamente utilizada e confiável. Infelizmente, grande parte das informações relacionadas com abordagens de curas holísticas são tendenciosas, enganosas, desatualizadas ou simplesmente erradas. Por cinco anos, repetidos esforços para corrigir esta desinformação foram bloqueadas e a organização Wikipédia não abordou estas questões. Como resultado, as pessoas que estão interessadas nos benefícios da Medicina Energética, Energia Psicológica e abordagens específicas, como a Técnica de Libertação Emocional, Terapia do Campo de Pensamento e a Técnica de Acupressão Tapas, voltam-se para suas páginas, confiam no que leem, e não procuram receber ajuda dessas abordagens, cujas pesquisas, de fato, já provaram ser de grande benefício para muitos. Isto tem sérias implicações, pois as pessoas continuam a sofrer com problemas físicos e emocionais que poderiam muito bem ser aliviadas por essas abordagens.
O próprio fundador da Wikipédia, Jimmy Wales emitiu uma resposta, mais ácida que ácido perclórico, procurando primeiro a linha da cintura e dando um imenso soco um palmo abaixo.
Não, você tem que estar de sacanagem comigo! Cada pessoa que assinou a petição precisa voltar a verificar suas premissas e pensar mais sobre o que significa ser honesto, factual, verdadeira. As políticas da Wikipédia em todo este tipo de coisa são extremamente corretas e acuradas. Se você pode começar seu trabalho publicando em revistas científicas respeitáveis ??- isto é, se você puder produzir provas por meio de experimentos científicos replicáveis??, então Wikipédia vai cobri-lo de forma adequada.
O que não vamos fazer é fingir que a obra de charlatões lunáticos é o equivalente a um "verdadeiro discurso científico". Não é.
A Wikipédia não é o sonho de qualquer pesquisa, mas ajuda a dar orientações e definições ótimas a um primeiro momento (exceto a lusófona); mas isso não implica em zonear aquilo com um monte de pseudociência dessas loucuras naturebas de terapias holísticas que só servem para tirar dinheiro dos otários.
E, claro, os fanáticos defensores dessas imbecilidades ficam irritados quando alguém fala o óbvio: que essas terapias, como bem falou Wales, não passa de charlatanismo.

A Desciclopédia fala disso como ninguém.
http://desciclopedia.org/wiki/Medicina_Alternativa
CurtirCurtir
Fui ler o que era a tal Técnica de Libertação Emocional…trata-se de uma acupuntura que você mesmo pode fazer sem o uso de agulhas, mas com os próprios dedos. Que coisa mais retardada alguém gastar a própria energia de fato (cal) achando que vai “desbloquear canais energéticos do corpo”. Ia pesquisar sobre as demais citadas, mas essa aí já bastou pra brotar um ovo de taenia no cérebro.
CurtirCurtir
O mal das pessoas é não possuir pensamento crítico, e sair acreditando em tudo que pseudoprofissionais dizem. E é justamente essas pessoas que perpetuam as pseudociências. Até meu lixo é mais útil que isso, já que pode ser reciclado. Lamento mimezentos, mas é a realidade.
Deixo aqui grandiosas alvíssaras ao Jimmy Wales.
…Sobre as petições on-line? E Preciso comentar? Pfff
CurtirCurtir
O mal das pessoas é não possuir pensamento crítico, e sair acreditando em tudo que pseudoprofissionais dizem. E é justamente essas pessoas que perpetuam as pseudociências. Até meu lixo é mais útil que isso, já que pode ser reciclado. Lamento mimezentos, mas é a realidade.
Deixo aqui grandiosas alvíssaras ao Jimmy Wales.
…Sobre as petições on-line? Pfff…
CurtirCurtir
Wikipedia, the free encyclopedia. Acho que entenderam o “free” de outra maneira.
CurtirCurtir