O trânsito da Lua com pistas liberadas

Eu gosto de ficar olhando para o céu. Quando não há uma nuvens, e eu posso ver as pequenas estrelas em quantidade brilhando tenuemente, posto que a iluminação urbana impede que o brilho das outras seja visto também. Não vejo uma coisa daqui: o Solar Dynamics Observatory, um observatório em órbita dinâmica que fica de olho no Sol. O SDO vigia o Imperador do Sistema Solar. Ele nos traz muitas imagens, mas por uma simples ocorrência de geometria e óptica, acontece da órbita da Lua passar na frente das câmeras e aí, o que é captado é isso:

http://c.brightcove.com/services/viewer/federated_f9?isVid=1&isUI=1

O movimento da Lua em arco é por causa dos movimentos das órbitas da Lua, da Terra e do SDO combinados. Chamamos isso de "trânsito". Quando a órbita da Lua cruza com o Sol, tendo como ponto de referência a superfície da Terra, damos o nome de Eclipse. Abaixo, um diagrama esquemático representando isso:


Clica com carinho que cresce.

é algo simples, mas magnífico. Nossos antepassados no máximo viram apenas a sombra da Lua, muitas vezes pensando que algum dragões devorara o Sol ou o Apocalipse estava ali, para punir a todos. É apenas o movimento de astros celestes.

Mas mesmo um movimento simples pode esconder muitas belezas.É saber como procurar.


Fonte: Astrônomo Mau

3 comentários em “O trânsito da Lua com pistas liberadas

  1. Agora fiquei curioso, O tempo total desse “eclipse” foi de umas duas horas porém o Sol ficou praticamente estático o tempo todo. Fora uma ejeção de material ao final, ele nem se mexeu. Pq o vídeo não registrou a rotação do Sol?

      1. @André, Sim, sim, eu entendi isso. O que estranhei é que o Sol não se moveu. Veja, as manchas estão no mesmo lugar durante todo o video. Pelo que achei (wikipédia), o período de rotação do Sol é de 26 dias + ou -, O que deve ser muito rápido e deveria aparecer no video. Acho!

        A não ser que o movimento da Terra, Sol e SDO juntos faça esse efeito, mas mesmo assim é muito parado!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s