18 de junho, Dia do Químico

De todas as profissões, apenas uma pode ser tida como a mãe de todas elas de forma inegável. Você jamais construiria uma casa sem saber que carbonato de cálcio calcinado pode ser misturado com sulfato de cálcio semi-hidratado, usando dióxido de silício finamente dividido sob a forma de cristais pequenos, através de água como agente homogeneizador, cuja mistura passa a hidratar-se e dar liga. Você jamais usaria um computador se o silício não tivesse propriedades de metais e não-metais. Você jamais usaria uma tinta, desde as PVC até a guache, sem que compostos cromóforos e auxocromos que interagem mediante a absorção e reflexão de luz. Você jamais seria pedreiro, técnico de informática ou pintor de parede se não fosse por um químico.

Hoje é dia 18 de junho. Abrace seu químico favorito.

De todas as profissões, os químicos são os mais necessários e os mais vilipendiados. Desde declarações abertas de como odeiam a química – pois é comum odiar algo que não se tem neurônios suficiente para entender – até ridiculamente tolas relações como ligando o trabalho laboratorial a explosões. Só um rematado imbecil (99% da população) acha que fazemos as coisas sem o mínimo de cuidado e segurança.

Somos nós que cuidamos da sua alimentação, desde o estudo de fertilizantes até sistemas de conservação e embalagem. Somos nós que medicamos seus filhos, pois mesmo o melhor farmacêutico tem que estar sob a supervisão de um químico. Somos nós que promovemos revoluções industriais, pois nenhuma máquina a vapor poderia ser feita se alguém não estudasse as ligas metálicas e suas propriedades físicas e químicas. Somos nós que dizemos do que é feito a estrela de sua predileção até o que tem naquela poça de água suja. Somos nós dizemos aos engenheiros quais os materiais podem ser usados e como analisar seus constituintes durante a fabricação. Somos nós que dizemos aos biólogos porque a fotossíntese precisa da clorofila e porque timina se liga com a adenina, mas não com a citosina. Somos nós que fazemos seu mundo melhor, mas os imbecis ignoram nossos alertas de poluição e temos que criar algum meio de analisar, identificar e conter agentes poluentes. E se alguns de nós caem no lado negro e produzem armas químicas e biológicas, somos nós mesmos que corremos para criar medidas defensivas e antídotos.

E se você sai com seu terninho vincado, usando seu smartphone, entra em seu carro importado movido a combustíveis que variam desde biodiesel até gasolina, passando por álcool ou gás natural, usando camisa de seda e com o envolvente aroma do mais caro dos perfumes, saiba que há um químico com jaleco amarrotado e manchado, e a calça toda furada de ácido, que ostenta um leve sorriso, pois este químico sabe que se não fosse por ele, o playboy e a socialite estariam vivendo em cavernas, comendo carne crua, desdentados, perdendo quase todos os seus filhos e com uma expectativa de vida de 25 anos, tendo muita sorte. É no silêncio de nossos laboratórios, com o suave zumbido de agitadores magnéticos e o tilintar de vidro contra vidro que construímos tudo oque se vê pela janela, e se alguém acha pouco, que tente fazer sem nem precisar fritar um ovo, que apenas é um processo térmico de desnaturação de proteínas.

Feliz Dia do Químico a todos.

31 comentários em “18 de junho, Dia do Químico

  1. Concordo com quase tudo no texto, apesar de não ser Químico. Mas na minha opinião a profissão mais antiga, da qual se originaram as outras, é ser ladrão.
    Antes de tudo tínhamos que roubar a comida de outros animais para sobreviver, e só depois é que pudemos nos assentar para poder cozinhar alguma coisa.

  2. Belo texto, com certeza, muita gente não pensa de onde sai, praticamente, tudo que vemos construído a nossa volta!
    Feliz dia do Químico, André! Parabéns a todos estes fabulosos profissionais!

  3. Puxa, creio que essa data é mais importante para o André, do que o dia do seu nascimento. O cara fala com uma propriedade que chega a ser visceral !!! Imagino o dia em que os professores de química resolverem fazer greve… o André estará lá na frente com faixas, cara pintada, defendendo a classe e jogando na PM bombas de sulfeto de hidrogênio e trans-2-buteno-1-tiol !! Brincadeiras à parte… creio que toda formação acadêmica tem seu valor – até mesmo os filósofos – Parabéns pela data, André!!!

    1. o dia em que os professores de química resolverem fazer greve… o André estará lá na frente com faixas, cara pintada, defendendo a classe e jogando na PM bombas de sulfeto de hidrogênio e trans-2-buteno-1-tiol

      Muito pelo contrário. Estarei em sala de aula, fazendo o que melhor sei fazer. Qdo eu era professor do Estado e aquela merda vivia em greve, eu me dei ao luxo de dar aula numa pracinha em frente, bem na caixa de areia.

      Sim, tenho muita história pra contar.

      1. @André, Tudo bem, você é o cara !!! Mas uma curiosidade… mesmo com a greve tinha aluno pra você ensinar? Pois se comentarem que a escola está em greve lá em Volta Redonda, os alunos aí no Rio já se mandam pra praia e nem passam perto da escola. Aliás, isso é em todo país, não só no Rio. Pois é, vc tem muita história, vamos aguardar o seu livro… “Prospecção Educacional”, gostou do título?

      2. @André disse: Muito pelo contrário. Estarei em sala de aula, fazendo o que melhor sei fazer. Qdo eu era professor do Estado e aquela merda vivia em greve, eu me dei ao luxo de dar aula numa pracinha em frente, bem na caixa de areia.

        Tem o meu respeito!

        Essa idéia do livro é muito boa. Será que “sai”? Eu compro.

  4. Parabéns ao André e a todos os químicos,e uma homenagem especial aos que foram os precursores dessa espetacular ciência: Lavoisier,Mendeleev,Boyle,Gay-Lussac,Pasteur,Marie Curie e outros que não me lembro agora.

  5. Todos professores de Química que eu tive eram ótimos profissionais e excelentes pessoas. Na verdade, na época, o professor que lecionava para minha turma era como um segundo pai para mim e meus colegas. :grin:

  6. Além dos parabéns gostaria de agradecer pelo conteúdo incrível que você proporciona a todos aqui no Ceticismo.

  7. Parabéns a todos os Químicos e Químicas deste Universo!

    (vamos agradar, vocês viram tudo que eles podem fazer com nossos remédios, comidas, brinquedos e etc., quem tiver virgens envie para eles caso resolvam ficar nervosos e boicotar a sociedade judaico-cristã-ocidental e a sua também)

    Um pouco menos brincalhão (mas sempre sério): acho que há a tríade de suma importância, sendo que cada parte desta ao meu ver contribuiu igualmente à construção de tudo o que foi dito acima, completa pela Física e pela Matemática. Na verdade acho que isso é implícito pra todos que lêem e compreendem este site e estou chovendo no molhado, mas…

  8. Parabéns André e a todos os parceiros químicos daqui. ;-) A vida é feita de Química, o que me lembra que tem mulheres que acreditam quando as cabeleireiras dizem que vão usar um produto “sem química” nos cabelos. Exceção honrosa para as colegas deste blog.

      1. @André,

        A feitura de uma pintura rupestre por exemplo, se aproveita da química. Embora seu produtor não necessite de conhecimentos avançados em química para realizar suas obras. Sem as Artes para expressarmos e propagar ideias, a química ficaria estagnada à natureza. As Artes dão forma para todas as ideias. Pinturas, literatura, matemática, músicas, danças, etc. As Artes são materializações humanas das quais têm gênese no termo grego “techné”, de onde provem o que conhecemos como Artes. Sem as Artes para manufaturar o que pensamos. Teríamos o que? ;-)

        1. O produtor sabe química, mas do jeito dele. Antes de termos as artes para propagar ideias tínhamos a tradição oral. Agora, se vc acha que dizer como fritar um ovo é uma ação artística, então temos outro ponto a ser discutido.

    1. @Smoke One, Eu fico imaginando qual seria o propósito de alguém se, no dia das Artes, comentar que, sem a química, não haveria a arte para expressar e propagar idéias.

      1. @Deimos,
        O propósito não é pernicioso, se é que tu imaginou isso.
        Apenas discordei do André, quando li que a Química pode ser tida com a mãe de todas as profissões. A meu ver, discordar é saudável. Abre debates, angariando assim, mais conhecimento. Não estou tentando impor nada por aqui. Apenas expressei meu ponto de vista acerca do que foi falado. ;-)

        1. @Smoke One, É, talvez o André tenha sido um pouco comedido ao fazer tal afirmação. Que tal esta: se não fosse a química, não haveria nem sequer vida e, por conseguinte, nem arte para expressar alguma coisa.

          1. @Deimos,
            A existência dos elementos químicos para a ocorrência da vida é inegável. Mas a discordância partiu acerca da premissa “… pode ser tida como a mãe de todas as profissões…”. ;-)

          2. @Smoke One, É exatamente esta premissa que eu me referi como comedida. Entendo que você deve ter alguma grande admiração pela arte, mas não existe arte sem vida. Até porque a arte está nos olhos de quem vê e, estes olhos (bioquímica), devem pertencer a algum ser vivo capaz de interpretar e atribuir (bioquímica gerando atividade cérebral) algum valor de arte àquilo que ele considera como arte e, sem química, não há vida (a química precede a biologia). Não há como estabelecer um ponto de partida intermediário (a tal premissa) que determine que a arte tenha alguma precedência qualquer por sobre a química no que se refere a ter alguma coisa por se expressar e propagar idéias como você afirmou no seu primeiro comentário. Na realidade, a discordância entre química e arte é que não parece ter muito lógica. Para piorar a situação, ainda temos a matemática e a física envolvidas nos processos químicos. Então, estabelecer-se alguma precedência para arte torna-se uma realidade ainda mais distante.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s