Grandes Nomes da CIência

Biografias de cientistas conhecidos ou não tão conhecidos assim. Curiosidades e fatos sobre suas pesquisas, inclusive gente anônima que fez ciência e não recebeu os devidos créditos. Mais »

Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

O mundo não é tão bizarro quanto fazem parecer. Mentiras e enganações para ludibriar as pessoas, lindamente desmontados, de forma a trazer à luz a desonestidade para tentar lhe fazer parar de pensar e simplesmente aceitar o que querem que você pense. Mais »

Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

O Dilúvio desmascarado

diluvio1.jpgUma das histórias mais absurdas do Velho Testamento com certeza é a que relata o dilúvio e a Arca de Noé. Um besteirol sem limites, digno das mais profundas fantasias de uma psique desvairada da natureza humana. E o mais incrível é saber que existe gente tão ignorante que afirma por A + B que aquele monte de bobagens ocorreu tal como descrito no Gênesis.

Aqui analisaremos os absurdos científicos, geográficos e históricos. Calce seu pé de pato e venha conosco, pois tudo começa em Gênesis cap. 6

1. Quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas,
2. os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas, e escolheram esposas entre elas.
3. O Senhor então disse: “Meu espírito não permanecerá para sempre no homem, porque todo ele é carne, e a duração de sua vida será de cento e vinte anos.”
4. Naquele tempo viviam gigantes na terra, como também daí por diante, quando os filhos de Deus se uniam às filhas dos homens e elas geravam filhos. Estes são os heróis, tão afamados nos tempos antigos.
5. O Senhor viu que a maldade dos homens era grande na terra, e que todos os pensamentos de seu coração estavam continuamente voltados para o mal.
6. O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor.
7. E disse: “Exterminarei da superfície da terra o homem que criei, e com ele os animais, os répteis e as aves dos céus, porque eu me arrependo de os haver criado.

Primeiramente, não eram todos filhos de Deus? Ou apareceu mais pessoas do nada? Estranho isso, posto que Deus (supostamente) criara tudo e todos. E estes “Filhos de Deus” apaixonam-se pelas filhas dos homens. Curioso. Então, deve-se admitir que são semi-deuses, certo? Isso é evidenciado no versículo 4, quando se diz que viviam gigantes sobre a terra. Mas, a religião judaica não é monoteísta? 😯

No versículo 6, acontece algo desconcertante: Deus se arrepende!! Muito curioso mesmo, já que em Números 23:19 diz: Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?.

A melhor enganação argumentação para isso, seria que Deus depois de ter se arrependido por ter criado os homens, seria imune ao arrependimento. Só que isso não se sustenta, tomando por base a atemporalidade de Deus. Isto é, Deus estaria (supostamente) fora das barreiras do tempo-espaço. E olhe que eu nem questionei o porque do arrependimento, já que Deus deveria saber de antemão o que ia acontecer por ele ser onisciente… 😉

Observando o versículo 7, ficamos numa outra dúvida: Se foi o homem a causa do arrependimento de deus, por que aniquilar os animais também? Deus não poderia ter exterminado só o Homem? Afinal, Javé é onipotente, não?

Muito bem, agora vamos examinar como a gloriosa Arca foi feita, descrita Gênesis, cap. 6

14. Faze para ti uma arca de madeira resinosa: dividi-la-ás em compartimentos e a untarás de betume por dentro e por fora.
15. E eis como a farás: seu comprimento será de trezentos côvados, sua largura de cinqüenta côvados, e sua altura de trinta.
16. Farás no cimo da arca uma abertura com a dimensão dum côvado. Porás a porta da arca a um lado, e construirás três andares de compartimentos.
17. Eis que vou fazer cair o dilúvio sobre a terra, uma inundação que exterminará todo ser que tenha sopro de vida debaixo do céu. Tudo que está sobre a terra morrerá.
18. Mas farei aliança contigo: entrarás na arca com teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.
19. De tudo o que vive, de cada espécie de animais, farás entrar na arca dois, macho e fêmea, para que vivam contigo.
20. De cada espécie de aves, e de cada espécie de quadrúpedes, e de cada espécie de animais que se arrastam sobre a terra, entrará um casal contigo, para que lhes possas conservar a vida.

Caso você não saiba, o côvado é uma antiga medida de distância; equivalente a mais ou menos dezoito polegadas (45,72 centímetros). Assim, temos uma arca com as seguintes medidas:

Comprimento: 300 x 45,72 = 137,16 metros
Largura: 50 x 45,72 = 22,86 metros
Altura: 30 x 45,72 = 13,76 metros

Gostaram? Mas o melhor é saber que só havia duas saídas. Uma porta lateral (citada no vers. 16) e uma janelinha (!) no topo com um côvado de dimensão, ou seja, 45,72cm. Uma arca meio abafada, não acham?

Para efeito de comparação, aqui estão as dimensões do Contratorpedeiro Pará:

Deslocamento (toneladas): 3.320-padrão / 3.585-plena carga
Dimensões (metros): 126,3 x 13,5 x 7,3 (sonar) / 4,4 (quilha)
Velocidade (nós): 27,5

Se considerarmos que a Arca tinha um formato estilo “caixa de sapato”, fácil é calcular o volume que ela ocupa para qualquer aluno do Ensino Fundamental. Basta multiplicar as dimensões. 137,16 x 22,86 x 13,76 = cerca de 43.144,17 m³. Parece muito? Mas, não é. Leve em conta que todos as espécies de animais estavam lá. Deveria haver um lugar para a comida, não só dos animais, mas para a família de Noé também, afinal se eles matassem um carneiro, estariam descumprindo as ordens de Deus. Outro detalhe importante é que haviam animais carnívoros. Como impedir que os leões atacassem as zebras? Como impedir que as raposas comessem os coelhos? E os gaviões, águias, abutres (estes últimos só se alimentam de carniça) etc? Para os herbívoros seria mais fácil? Fazem idéia do quanto os elefantes comem por dia?

Vamos examinar agora o critério para encher a Arca coma bicharada. Está muito bem descrito em Gênesis cap. 7

1. O Senhor disse a Noé: “Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque te reconheci justo diante dos meus olhos, entre os de tua geração.
2. De todos os animais puros tomarás sete casais, machos e fêmeas, e de todos animais impuros tomarás um casal, macho e fêmea;
3. das aves do céu igualmente sete casais, machos e fêmeas, para que se conserve viva a raça sobre a face de toda a terra.
4. dentro de sete dias farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres que eu fiz.”
5. Noé fez tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado.
6. Noé tinha seiscentos anos quando veio o dilúvio sobre a terra.
7. Para escapar à inundação, entrou na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.
8. Dos animais puros e impuros, das aves e de tudo que se arrasta sobre a terra,
9. entraram na arca de Noé, um casal macho e fêmea, como o Senhor tinha ordenado a Noé.

O versículo 9 contradiz o versículo 2. Afinal, no vers. 2, Deus estipula sete casais de animais puros. Mas, o vers. 9 diz somente um casal. Conseguem imaginar tanto bicho assim junto? E numa caixa de sapato com apenas uma janelinha de menos de 46 cm no teto. Javé não pensou muito no conforto de seus passageiros. Parece a administração dos trens urbanos.

Agora, vamos nos ater ao período e eventos durante a chuvarada, descritos ainda no cap.7.

17. O dilúvio caiu sobre a terra durante quarenta dias. As águas incharam e levantaram a arca, que foi elevada acima da terra.
18. As águas inundaram tudo com violência, e cobriram toda a terra, e a arca flutuava na superfície das águas.
19. As águas engrossaram prodigiosamente sobre a terra, e cobriram todos os altos montes que existem debaixo dos céus;
20. e elevaram-se quinze côvados acima dos montes que cobriam.
21. Todas as criaturas que se moviam na terra foram exterminadas: aves, animais domésticos, feras selvagens e tudo o que se arrasta na terra, e todos os homens.
22. Tudo o que respira e tem um sopro de vida sobre a terra pereceu.
23. Assim foram exterminados todos os seres que se encontravam sobre a face da terra, desde os homens até os quadrúpedes, tanto os répteis como as aves dos céus, tudo foi exterminado da terra. Só Noé ficou e o que se encontrava com ele na arca.
24. As águas cobriram a terra pelo espaço de cento e cinqüenta dias.

Bom, vamos analisar melhor alguns pontos do que foi dito.

Primeiramente, vamos imaginar a seguinte cena: Noé, família e bicharada numa arca feita de madeira, impermeabilizada com betume (de onde ele tirou tanto betume?). Bom, as emanações dos gases hidrocarbonetos (que são inflamáveis) deveriam ter empesteado o ambiente (lembrem-se que só havia uma janelinha). Imagino que para alimentar os animais, deveriam usar lamparinas (não tinha como entrar luz, pois o aguaceiro não parava e, como dito antes, só havia uma janelinha.

Portanto, uma dessas duas coisas deveriam ter acontecido:

1) Todo mundo teria se asfixiado.
2) A Arca explodiria por causa da inflamação dos vapores combustíveis com uma mísera vela.

Agora, vamos imaginar uma cena pós chuvarada: Tudo alagado, nada vivo sobre a superfície da Terra. Corpos de animais e pessoas boiando (inclusive mulheres, velhos e crianças). A ação das bactérias e fungos iria causar o apodrecimento e o mau cheiro tomaria conta do mundo todo. Enquanto isso, Noé e família pouco se importavam, pois eles eram os únicos justos e Javé estava feliz com eles. Imagino o quão ruins eram aquelas criancinhas de colo…

Mas, e os fatores climáticos? De onde veio aquele aguaceiro? Bom, primeiro, vamos aprender sobre nuvens.

As nuvens são classificadas com base em dois critérios: aparência e altitude.

Com base na aparência, distinguem-se três tipos: cirrus, cumulus e stratus. Cirrus são nuvens fibrosas, altas, brancas e finas. Stratus são camadas que cobrem grande parte ou todo o céu. Cumulus são massas individuais globulares de nuvens, com aparência de domos salientes. Qualquer nuvem reflete uma destas formas básicas ou é combinação delas.

Com base na altitude, as nuvens mais comum na troposfera são agrupadas em quatro famílias: Nuvens altas, médias, baixas e nuvens com desenvolvimento vertical. As nuvens das três primeiras famílias são produzidas por levantamento brando sobre áreas extensas. Estas nuvens se espalham lateralmente e são chamadas estratiformes. Nuvens com desenvolvimento vertical geralmente cobrem pequenas áreas e são associadas com levantamento bem mais vigoroso. São chamadas nuvens cumuliformes. Nuvens altas normalmente tem bases acima de 6000 m; nuvens médias geralmente tem base entre 2000 a 6000 m ; nuvens baixas tem base até 2000 m. Estes números não são fixos. Há variações sazonais e latitudinais. Em altas latitudes ou durante o inverno em latitudes médias as nuvens altas são geralmente encontradas em altitudes menores.

Devido às baixas temperaturas e pequenas quantidades de vapor d’água em altas altitudes, todas as nuvens altas são finas e formadas de cristais de gelo. Como há mais vapor d’água disponível em altitudes mais baixas, as nuvens médias e baixas são mais densas.

TIPOS BÁSICOS DE NUVENS
FAMÍLIA DE NUVENS E ALTURA TIPO DE NUVEM CARACTERÍSTICAS
Nuvens altas
(acima de
6000 m)
Cirrus (Ci) Nuvens finas, delicadas, fibrosas, formadas de cristais de gelo.
Cirrocumulus (Cc) Nuvens finas, brancas, de cristais de gelo, na forma de ondas ou massas globulares em linhas. É a menos comum das nuvens altas.
Cirrostratus (Cs) Camada fina de nuvens brancas de cristais de gelo que podem dar ao céu um aspecto leitoso. As vezes produz halos em torno do sol ou da Lua.
Nuvens médias
(2000 – 6000 m)
Altocumulus
(Ac)
Nuvens brancas a cinzas constituídas de glóbulos separados ou ondas.
Altostratus (As) Camada uniforme branca ou cinza, que pode produzir precipitação muito leve.
Nuvens baixas
(abaixo de
2000 m)
Stratocumulus (Sc) Nuvens cinzas em rolos ou formas globulares, que formam uma camada.
Stratus (St) Camada baixa, uniforme, cinza, parecida com nevoeiro, mas não baseada sobre o solo. Pode produzir chuvisco.
Nimbostratus (Ns) Camada amorfa de nuvens cinza escuro. Uma das mais associadas à precipitação.
Nuvens com desenvolvimento vertical Cumulus (Cu) Nuvens densas, com contornos salientes, ondulados e bases freqüentemente planas, com extensão vertical pequena ou moderada. Podem ocorrer isoladamente ou dispostas próximas umas das outras.
Cumulonimbus
(Cb)
Nuvens altas, algumas vezes espalhadas no topo de modo a formar uma “bigorna”. Associadas com chuvas fortes, raios, granizo e tornados.
Observação: Nimbostratus e Cumulonimbus são as nuvens responsáveis pela maior parte da precipitação.

Fonte: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap6/cap6-2-2.html

Bom, segundo Gênesis 7:20, o nível das águas chegou a quase 7 metros (15 côvados x 45,72cm) dos picos mais altos. Considerando que o Everest tem cerca de 8.844 metros, as águas chegaram a 8.851 metros. É muita água! E mais um detalhe: As chuvas viriam de um lugar ACIMA das nuvens. Curioso hein? Ou seja, as nuvens estariam chovendo debaixo d’água. Claro que sempre há aqueles que defendem a idéia das fontes do paraíso. Uma idéia absurda. Mesmo porque, não há vapor d’água a determinada altura. E mesmo que houvesse, o frio transformaria a água em granizo. Então, as pessoas e animais não morreriam afogadas, mas de traumatismo craniano dado o tamanho das pedras de gelo. 😀

E ainda há alguns crédulos que alegam uma analogia estúpida de uma torneira imersa num balde. Muito conveniente… Ainda mais pelo fato desses indivíduos esquecerem que a água NÃO BROTA da torneira. Ela vem de um reservatório que fica em lugar alto. Mais alto que o referido balde. Assim, defender esta besteirona é, ou estupidez cavalar ou mau-caratismo intelectual. Você escolhe. 😛

Para cada 10 metros que um mergulhador desce no mar, a pressão (em atmosferas) sofre um acréscimo de uma unidade. Se ele descer a 20m, estará sob uma pressão de 3 atm (1 atm da pressão ao nível do mar, mais 2 atm porque ele desceu 20m). Com 8.851m, a pressão no que seria originalmente o nível do mar sofreria um acréscimo de mais de 880 atm !!! 😯

Sob essa pressão, nada existiria sobre a Terra. Nenhuma pintura rupestre, fóssil ou mesmo as Pirâmides do Egito!! Mas, elas estão lá. E , mais engraçado, não há nenhum relatos dos povos sobre tal acontecimento.

Não tem? Tem sim! 😉

Chama-se Epopéia do Gilgamesh. Foi dele que o Gênesis foi grandemente copiado. Afinal, o Gilgamesh é o escrito mais antigo que se tem notícia. Para baixar o texto do Gilgamesh, clique AQUI.

Bom, o resto do relato do Gênesis descreve as peripécias de Noé e Cia Ltda.

O dilúvio não passa de CBD (Conversa pra Boi Dormir). Uma cópia descarada de escritos mais antigos, travestido aos interesses dos judeus em explicar como Deus gosta de matar tudo e todos quando não seguem exatamente o que ele manda. E pior: Ainda insistem no chamado “livre-arbítrio”.

Para terminar, só nos resta algumas perguntas.

1. No meio daquelas pessoas todas, APENAS Noé e família prestavam?
2. Bebês, velhos, pessoas doentes e deficientes físicos mereciam o aniquilamento?
3. Mesma pergunta para animais e plantas.
4. De onde veio aquele aguaceiro? e Para onde ele foi? (favor responder sem violar as Leis da Termodinâmica)
5. Como o planeta resistiu a enormes pressões e forças?
6. Por que ninguém mais viu o ocorrido?
7. Se é apenas um conto alegórico, como é que há gente que atesta que é tudo verdade? Baseado em que, elas falam isso?
8. Será que Noé não demonstrou compaixão por aqueles que foram mortos? Ele era de boa índole, não era?
9. Se Deus é tão poderoso, por que não fez as pessoas más ficarem boas? Onde está o perdão e a misericórdia divina?
10. Se Deus é onisciente, por que ele permitiu que a maldade se alastrasse? Por que ele não impediu antes?

Perguntas, perguntas e mais perguntas… Todas elas sem resposta.

Afinal, não se justifica o injustificável, nem se explica o inexplicável…

Enquanto isso, Noé e família descarregam tudo. Mantimentos, roupas e animais. E eles fazem isso cercados pelos cadáveres de pessoas, animais e plantas que foram mortos pelo dilúvio enviado pelo misericordioso Deus…

Para saber mais: Os Anjos: Para que servem?

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

  • Pirata Espacial

    “De onde veio tanta água? Estude sobre a teoria das hidroplacas, foi encontrado há uma profundidade entre 9 e 12 Km de profundidade uma camada de água em todos os lugares do planeta, profundidade essa que não deveria existir nenhuma água devido à inexistência de porosidade nas rochas que impede qualquer infiltração de água.”

    Deixa eu adivinhar! Você é fã do “Professor” Afonso????

    “Portanto o tempo para se formar um fóssil é de 24 a 36 horas. Essa teoria de que os fósseis demoraram milhões de anos para serem formados não tem nem embasamento científico, pois o animal se decompõe se demorar mais do que isso.”

    Tirou essa informação da onde? Do orifício traseiro com palitinho???!!!!

    “Noé não precisaria pegar animais adultos, pegaria filhotes que seriam mais fáceis de alimentar…
    …Haveria necessidade de pouca alimentação dos animais, poucos resíduos biológicos e um processo lento de desenvolvimento biológico”

    Você tem filhos???? Até quem tem um cachorro sabe o quanto filhotes comem pra cacete e fazem mais “cagadas” que um adulto!!!!…

    “Se quiser mais informações e provas científicas de que o dilúvio existiu, vai no Youtube e digite “Adauto Lourenço”,”

    No coments!!!!!……..

  • Silvio Soares da Silveira

    Huahuahuahuahuahuahuahuahua!!!
    Putz!
    Tive um treco aqui.

  • NestorBendo

    Essa doeu até em mim….

    Latada seca medonha no meio do quengo!

  • Gui

    “Existem pelo mundo inteiro mais de 250 relatos sobre um dilúvio onde os relatos contém os mesmos elementos básicos”

    Assumindo o relato do dilúvio em Gênesis como verdadeiro, temos que toda a humanidade remanescente consistia em 8 pessoas da mesma família: Noé, seus três filhos e respectivas esposas. Ainda que cada casal fosse p um canto, o incesto entre parentes de primeiro grau seria inevitável p repopular a Terra, o que não se sustentaria à longo prazo visto que de acordo com a Genética tal tipo de relação favorece a transmissão de doenças degenerativas congênitas graves.

    Mas aceitemos a hipótese criacionista de q até aquele momento o DNA humano não estava tão degradado de forma que o incesto não produzia qualquer efeito negativo. Os casais deveriam se reproduzir, multiplicar e seus descendentes dispersarem partindo do Oriente Médio, com a Europa, Oceania e Américas sendo as últimas regiões a serem ocupadas. E tudo isso num espaço de algumas centenas de anos, mesmo considerando as presentes condições de saúde e meios de transporte da época.

    O padrão de migração e ocupação também deveria se refletir no registro arqueológico de todas as civilizações, que deveria bater com as datas dos eventos de Gênesis. A cronologia de desenvolvimento de todas as civilizações também deveria ser coincidente com a do Dilúvio.

    Ou temos a alternativa mais simples e plausível: de que foi algo comum na história q povos iniciassem seu desenvolvimento ocupando as margens de grandes corpos d’ água como rios e lagos, e que em algum momento, enfrentaram uma enchente mais catastrófica. Some com o fato de que as populações à época eram muito mais isoladas entre si e tem se a noção que a enchente cobriu o mundo todo.

    “Formação continental: Naquela época existia apenas um único continente (Pangea) e um único oceano (Pantalassa), isso tanto criacionistas como evolucionistas concordam, não existiam montanhas mais altas do que 3 mil metros, elas se formaram com a separação rápida dos continentes e sua abrupta freagem onde se formaram as cordilheiras e seus posicionamentos batem com a direção dos continentes e sua inércia”

    Você sabe que para ocorrer tal separação repentina a velocidade de separação das placas tectônicas deveria ser imensamente maior do que é atualmente, o que geraria megaterremotos, não?
    http://rationalwiki.org/wiki/Noah%27s_Ark#Creationist_response:_Supercontinent

    “Ele só precisaria levar o tipo básico e as variações surgiriam novamente depois”

    Um momento: segundo vocês a ideia de macroevolução, isto é, que organismos vão sofrendo mutações em seus materiais genéticos e a acumulação das mudanças vai gerando novas espécies ao longo de milhões de anos, é balela. Mas alguns poucos tipos de animais gerarem rapidamente toda a atual diversidade em apenas alguns milhares de ano é plausível?

    Outras questões:

    – Se toda planta foi erradicada no Dilúvio, como os animais herbívoros sobreviveram logo depois de desembarcarem da arca? E o argumento das sementes sobreviverem submersas não se sustenta.
    http://rationalwiki.org/wiki/Plants_and_the_global_flood

    – E o q dizer dos parasitas?
    http://rationalwiki.org/wiki/Parasites_during_the_global_flood

  • NestorBendo

    Dr. André, você teria por aí vídeos dessas duas ocasiões? Seria EXTRAORDINÁRIO assistir isso!

    Pryderi respondeu:

    Isso foi na era pré-smartphone. Ninguém filmava as coisas.

    NestorBendo respondeu:

    Pois é… 12 anos… E eu D-U-V-I-DÊ-Ó-DÓ que eles mesmos tivessem os cojones para manter a gravação de algo assim.

    NestorBendo respondeu:

    Oportunidade de ouro, Dr. André: Eberlin vai vir para uma palestra sobre DI na UFC, em novembro. Já estou vendo dois camaradas para fazer frente.

    Se tiver alguma pergunta cabeluda para nos ajudar, agradeço de antemão.

    Já sugeri gravarem tudo desta vez.

    Pryderi respondeu:

    Pergunta pra ele: é verdade que formaldeído se polimeriza sozinho se transformando num trímero chamado paraformaldeído, demonstrando que estruturas simples se transformam em estruturas cada vez mais complexas sem precisar de um deus criador?

  • Sidnei Silva

    O dilúvio ocorrreu em 2072 a.c., durante o médio imperio egípcio, e eles continuaram na terra. A bíblia é uma mintar uma atrás da outra.

  • Luan Henrique DiCaprio Martins

    Okay já que é a existência de Deus que está em pauta e você mesmo está sugerindo esse contexto,vamos levar em conta a concreta existência de Deus.O salário do pecado é a morte.Quem pecou foi o ser humano.Deus avisou em Gênesis que quando o ser humano comesse do fruto proibido,certamente morreria.Regras são regras.O homem deu autoridade ao diabo ao submeter-se às suas palavras.Mas o comando ainda era de Deus.A regra era a morte.Noé era correto,logo poderia ser o que não receberia a punição,afinal,como eu já disse-a regra é a morte.
    Caso queira contestar alguma coisa
    a)Quem deu o contexto foi você
    b)Se for contestar com alguma coisa quero argumentos concretos dentro desse contexto,a menos que queira continuar o debate
    c)Não quero treta,vim parar aqui pesquisando os dois lados,quero respeito assim como estou te dando
    d)Não adianta fazer textão com palavras complicadas,seja objetivo por favor
    e)Se responder te agradeço,você está me ajudando bastante

    Pryderi respondeu:

    Okay já que é a existência de Deus que está em pauta e você mesmo está sugerindo esse contexto,vamos levar em conta a concreta existência de Deus

    Posso escolher o deus que eu quiser, então?

    O salário do pecado é a morte.

    Jesus morreu. Deve ter sido por causa da blasfêmia dele na cruz.

    Quem pecou foi o ser humano.Deus avisou em Gênesis que quando o ser humano comesse do fruto proibido,certamente morreria

    Adão não morreu senão 900 anos depois, de acordo com o mito bíblico.

    Regras são regras

    A mesma regra que diz que os filhos não herdariam os pecados dos pais, e que Jesus lavou os pecados de todo mundo quando morreu na cruz. Logo, nada mais de pecado original. 😀

    O homem deu autoridade ao diabo ao submeter-se às suas palavras.

    O Diabo não é aquele ser que seu deus é tão fraco que não consegue se livrar dele?

    Mas o comando ainda era de Deus.

    Então quer dizer que o Diabo é bom? Ele pune os maus, não pune?

    A regra era a morte.

    Os filhos não herdariam os pecados dos pais.

    Noé era correto,logo poderia ser o que não receberia a punição,afinal,como eu já disse-a regra é a morte.

    Mas os filhos não herdam os pecados dos pais

    NestorBendo respondeu:

    a) Estamos ainda dentro do contexto em questão, vide (b). Se caímos em paradoxos ridículos que não deveriam existir, não é culpa minha. Eu apenas ligo o lé com o cré, coisa que certas pessoas não fazem.

    b) Liste pra mim quantos bebês de colo pecaram, para se justificar que morram no Dilúvio.

    Não havendo pecado, a morte é punição desproporcional e injusta. Qualquer tentativa de fuga aniquila Ezequiel 18:20. Sai dessa.

    c) Não xinguei ninguém de nada. Jeová é um personagem, assim como o Griffith/Femto de Berserk; Jeová é um filho da puta assassino, assim como Griffith.

    d) Não é culpa minha se não estudam e não sabem usar:

    d.1) O Google;
    d.2) Um dicionário.

    e) Meus serviços a seu serviço. Passe no caixa quando sair.

    Gui respondeu:

    Vejamos:

    – Havia um casal que antes de comer do fruto não sabia diferenciar entre bem e mal, muito menos das tretas celestiais. Então como eles seriam capazes de adequadamente pesar suas escolhas?

    – Tem se uma fonte perigo facilmente acessível e junto a ela o sujeito que é o inimigo público número 1 e sabidamente tentará sabotar tudo. Aliás, como raios ele foi parar num lugar q era supostamente só p os humanos?

    – E por fim: se a morte só veio a existir devido à transgressão de Adão e Eva, como que a ameaça teria algum efeito?

  • Luan Henrique DiCaprio Martins

    “Eu quero que haja Deus, sem ele nada existe”. Ok, me dê uma prova que tudo precisa de um deus para ser criado.

    Então crie alguma coisa

    Claro, que isso implica em “Se nada pode existir sem ter sido criado por alguém, então, alguém criou Deus”

    qualquer teoria sobre o início envolve uma coisa bem básica-tem que ter um início.Big Bang(ou “que haja luz”,se preferir) você nem pode usar pois se encaixa com a Bíblia.Tem uma teoria melhor?

    Pryderi respondeu:

    Então crie alguma coisa

    Serve uma religião?

    Claro, que isso implica em “Se nada pode existir sem ter sido criado por alguém, então, alguém criou Deus”

    Pois é.

    qualquer teoria sobre o início envolve uma coisa bem básica-tem que ter um início.

    Ou não. Vai que o universo é cíclico?

    Big Bang(ou “que haja luz”,se preferir) você nem pode usar pois se encaixa com a Bíblia.Tem uma teoria melhor?

    Bumba, o Deus Congolês, vomitou e deu origem à existência.

  • Li. E?
    “o qual tinha duas pontas; e as duas pontas eram altas, mas uma era mais alta do que a outra;”

    As duas torres tinham o mesmo tamanho

    Luan Henrique DiCaprio Martins respondeu:

    Que?

    https://uploads.disquscdn.com/images/1abc06a9bb2f23eff05c27aa5e6f2eb9d8856d859f8e5f28ff2a72487eaf1940.jpg

    Pryderi respondeu:

    Perspectiva mandou um abraço

    https://i.ytimg.com/vi/sPLvdKuea5M/maxresdefault.jpg

  • Não.Deus não criou uma religião

    Claro que não. Religiosos que inventaram esse lance de existir um deus.

    Jesus foi morto por religiosos.

    Depois, religiosos mataram em nome do Jesus que inventaram.

    Crie algo material daí você pode usar esse argumento.

    Todos os dias cientistas produzem elementos novos nos laboratórios. Peça pro seu deus fazer algo legal, como restaurar o México do terremoto. Seu Jesus disse que o que vc pedisse, ele faria

    Não tem como.Tudo tem que ter um início.

    Como seu deus, por exemplo.

    Antes de refutar vai lá brigar com a física,porque eu não preciso responder o que já foi respondido

    A própria Física defende a possibilidade de universo cíclico. Mas quem mal estudou ensino médio não sabe disso.

    Legal fera.Bumba tem um livro com mais de 200 anos cujas palavras nunca puderam ser comprovadamente refutadas

    Eu cansei de refutá-las aqui. Poir exemplo: dilúvio. 😀

    deu técnicas científicas que só foram “descobertas” séculos depois(além de descrever acontecimentos históricos posteriores ao livro)?

    Técnicas científicas? Boa. Quais? Aço? Não, aço não. Escrita? Não, escrita, não. Concreto? Também não. Laser? Não. Cirurgia? Nope. Anestesia, Química, Microbiologia? Não, nada disso.

    Aviso: antes de vc citar aquelas besteiras que são figurinhas fáceis, toma aqui as refutações: https://ceticismo.net/religiao/grandes-mentiras-religiosas/a-ciencia-confirma-a-biblia-que-antecipou-a-ciencia/

  • Novo testamento e velho testamento têm contextos diferentes justamente por causa de Cristo

    Não foi o que seu próprio Jesus disse.

    Deus não disse em momento algum que seria instantânea a morte de Adão

    Também nunca disse que seriam imortais. “Com certeza morrerás”. Depois de 900 anos é moleza.

    Vem com essa de Jesus levou o pecado na cruz,vem.Não vou nem responder porque é meio óbvio,né?

    Não vai responder porque não pode. Tá no Evangelho. FIM! Agora, vc é paulisnista e não cristão, aí é problema seu.

    O diabo foi expulso do céu.Ele estava no Eden para ter sua pior punição:submeter-se a alguém criado por Deus,ou seja-o homem.

    ,b>Não está escrito isso na Bíblia. Está escrito A SERPENTE ERA O MAIS ASTUTO DOS ANIMAIS. Em momento algum disse que era o diabo. Essa baboseira de Lúcifer sendo expulso do Céu está no livro apocrifo de Enoch:? Vamos aceitar livros apócrifos, agor Diz que sim que voume divertir muito citando umas passagens maravilhosas, como Jesus matando pessoas indiscriminadamente.

    O diabo odeia o ser humano,justamente por isso.

    Não tá na Bíblia.

    Deus é o pai de Jesus,o diabo é o piazinho invejoso que quer o que Jesus tem.

    O Diabo foi morto pelo Homem? Não. Jesus foi. O Diabo foi destruído por Deus?: Não, porque seu deus não pode. Deus vagabundo esse. O Diabo pune os maus. Deus matou os filhos de Jó. Diabo —> Melhor que Deus

    Ele odeia o ser humano.Ele pune os maus porque são os que fugiram do propósito original e que deram essa legalidade ao diabo.

    Se deram legalidade ao Diabo, era pro Diabo recompensá-los.

    Crentes não sacam mesmo de Lógica. 😀

    Você é salvo pelo sangue de Jesus,ou seja,o preço foi pago por ele.

    Mateus disse que é pelas obras. Vou acreditar num apóstolo e seguidor direto de Jesus ou num esquizofrênico?

    Use o que quiser mas palvras complicadas não fazem parecer inteligente,é só uma dica

    Você nem isso tenta.

  • Johnny

    A partir do versículo 20 é explicado que os chifres representam os reis da Média e da Pérsia, e que o bode peludo é o rei da Grécia.
    Aprenda a ler a porcaria do seu livro.

  • NestorBendo

    Okay,começando de cima-Novo testamento e velho testamento têm contextos diferentes justamente por causa de Cristo

    Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
    Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
    Mateus 5:17,18

    Jesus não fala UMA VÍRGULA sobre contexto. Mal aew.

    Agora respondendo ao Nestor-
    a)Estou dizendo que você está sugerindo um contexto onde Deus existe sendo lá o que você atribui a ele,bom ou ruim,você não contestaria a existência,apenas ações.

    E eu estou dizendo que isso é justamente o que derruba a premissa de que Jeová exista. Ela tem que ser falsa, porque a conclusão contradiz uma besteirinha chamada REALIDADE. Vá no seu pai, o Google, e pesquise para si a definição de um par de bobagens:

    – Prova por Redução ao Absurdo;
    – Paradoxo.

    b)Você é salvo pelo sangue de Jesus,ou seja,o preço foi pago por ele.O pecado gera consequências,e elas não tinham uma fuga antigamente,digamos assim.

    Existem tantas formas de responder essa besteira que tenho até dificuldade em achar por onde começar:

    1) Que pecados, se eu não era nascido?

    2) Isso depõe contra a atemporalidade de Jeová, já que no Antigo Testamento ele aniquilava geral, e no Novo ele tem um update para uma versão hiponga.

    3) Salvo de quê? Do inexistente inferno?

    https://ceticismo.net/religiao/inferno-desmascarado/

    4) Salvar uma pessoa de algo que o próprio Jeová criou o transforma num mafioso. Mafiosos cobram proteção ao populacho para que ELES MESMOS não detonem com a vizinhança. O mesmo fazem seus seres mitológicos.

    5) Se o preço foi pago, podemos pecar à vontade, todos ganharemos asinhas.

    Melhor eu não continuar, pra não virar um megaoverkill.

    c)Foi apenas um aviso,antes que você fizesse como a maioria das pessoas faz em qualquer discussão e tentam ofender.

    A gente só se ofende com o que permitimos que nos ofenda.

    d)Use o que quiser mas palvras complicadas não fazem parecer inteligente,é só uma dica

    Na verdade, escrever mal e porcamente como você escreve é que faz parecer tapado, nisso você até que tem razão.

    Respondendo ao Gui-
    -Deus deu UMA ÚNICA FREAKING ORDEM:NÃO COMAM DESSE FRUTO.
    -Deus nunca disse que era apenas para humanos.Havia a serpente,e foi ela quem convenceu.
    -Não era uma ameaça, mas uma advertência baseada na onisciência divina, pois Deus já sabia que a morte entraria na humanidade através do pecado.

    Não era mais fácil o quadrúpede do Jeová NÃO COLOCAR a porra da árvore ali? Ainda estaríamos no paraíso!

    Aí, só pra completar, veja o que diz Odin:

    A curiosidade é o que diferencia o homem superior do medíocre – dizia ele a Loki, tentando instruí-lo. – Na verdade, há apenas duas classes de homens: os despertos e os adormecidos; os primeiros são aqueles que já acordaram do sono bruto da indiferença, no qual os outros ainda estão miseravelmente imersos. Um sono imbecilizante, que os faz crer que a vida se resume à meia dúzia de funções orgânicas, exceto a mais nobre: a de usar os seus próprios cérebros para criar algo de belo, que os tome felizes como um deus. E isto – arrematou Odin – somente alguém dotado de curiosidade pode fazer, ou seja, alguém desperto.

    Trecho do fala de Odin, tentando instruir Loki, na história “O rapto de Idun e as maçãs da juventude”.

    Se Odin tivesse tido a ideia de colocar tal árvore no Éden, ele jamais nos puniria por comermos de seus frutos. Ele ficaria genuinamente feliz com isso e até nos ajudaria a nos desenvolvermos enquanto seres superiores, posso apostar.

    Jeová nos quer burrinhos, Odin nos quer inteligentes, para que possamos ser felizes, alcançar a divindade e lutar ao seu lado no Ragnarok.

    Odin >>> Jeová.

  • Os mesmos religiosos que inventaram a faculdade,que possibilita a seus “queridinhos” as pesquisas suuuuperprodutivas.

    Sim, religiosos… ÁRABES

    As universidades católicas eram para produzir gente capaz de debater (coisa que vocês desaprenderam).

    Depois do que,meu caro?Ou ele morreu ou ele não existiu.

    De novo: JESUS QUE VOCÊS INVENTARAM.

    rrado.O ser humano não consegue criar nada

    Como não? Até deus inventaram? 😀

    apenas descobrir o que sempre esteve ali.

    Você não sabia que existem elementos químicos UQE NÃO EXISTEM NA NATUREZA e são produzios em laboratórios de físicas de partíclas?

    Não, claro que não.

    Vai querer brigar com isso também ou já ficou claro?

    Vc não sabe nem da sua religião vai querer debater sobre Física de PArtículas?

    Deus usa o que é necessário no momento certo.

    O momento certo pode apenas ser um acontecimento fortuito que vcs atribuem a Deus. POr exem´plo, seu Jesus diz que o que vc pedir a ele, ele vo-lo fará. Que tal vc pedir para a onda de destruição do furacão Irma desapareça, fazendo com que tudo volte ao que era antges? Tipo, é o que eu esperaria de um cristão bom e puro, seguidor de um deus bom e justo que disse que faz tudo oque lhe pedirem com fé.

    Ou seja, se vc não pedir, não é bom. Se pedir e não acontecer nada, Jesus viu, mas não se importou (mentiu), Jesus interviu, mas Deus não quis fazer (não é bom e nem justo), Jesus interveio, Deus tentou fazer, mas não pôde (não tem poder), ou Jesus e Deus nada mais são que uma simples diarreia mental).

    Vira crente e vai lá ser missionário então.

    Não tenho problemas mentais para virar crente.

    Não percebe que a sua ideia de universo cíclico dá no mesmo que a Eternidade?

    Ué? Claro que sim! Se seu deus sempre existiu, sem que ninguém tenha criado-o, então o Universo pode muito bem sempre ter existido sem ninguém tê-lo criado da mesma forma. Obrigado por se refutar. 😀

    Qualquer explicação para o universo está atualmente fora da compreensão humana.

    O que não implica que seu deus tenha criado-o. Obrigado por se refutar pela segunda vez.

    Ou você aceita que Deus é eterno ou você aceita que o universo é eterno.Os dois exigem fé.

    EXATAMENTE. Vc não pode afirmar que seu deus existe. Vc QUER que ele exista. Terceira autorrefutação. Já pode pedir música.

    Olha só contra quem você está argumentando:Um estudante do 1º ano do ensino médio,que nem precisa de faculdade ou pesquisadores pra me defender.

    E por isso só fala merda. Eu, como bom professor, estou gastando meu tempo ensinando. Você, como qualquer aluno burraldo, tosco, bronco e ignorante, se recusa a aprender. Mas eu me esforço. É divertido. Mesmo porque, estou preocupado em quem está lendo esta troca de comentários, para que aprenda. Você é caso perdido e só serve de exemplo.

    Até uim péssimo exemplo é um exemplo.

    Só estou usando aquilo que eu sei e que deduzi

    Não tenho a menor dúvida quanto a isso.

    e tenho o único objetivo de entender o que é que os ateus ainda não perceberam pra acreditar em Deus.

    Eu não sei ateus, já que não sou um. Eu, de minha parte, só estou pedindo uma prova que seu deus existe em detrimento dos outros. A única coisa que eu vi até agora foi “olhe essa florzinha. Deus existe”

    Tá bom pra você Sir acadêmico avançado dono de site de ceticismo?

    Tá ótimo. Vai me provar que o Dilkúvio é mais que uma historinha mal escrita agora?

    Beleza quero provas concretas.

    Já dei.

    E vai discutir com engenheiros navais que já analisaram e aprovaram a estrutura da arca.

    Site do CREA, por gentileza.

    Claro que site crente não sabe. Publicações científicas, saca?

    Deus fez uma cirurgia perfeita para retirar a costela de Adão.

    HAHSAUHSAUHSUHUSASHUSAHUSAHUSAHUSAHUSHUSHAUHAU

    NÃO,A PÉRA! VOCÊ FALOU SÉRIO? HAHAHUSAHUSAHUSAHUSAHUASHUAHUAHAHAHAHA

    Deus fez outro ser humano a partir de Adão.Não é isso que a ciência já fez e ainda tenta fazer?

    Meu amiguinho, NEM JUDEUS levam a história de Adão ao pé da letra.

    Além de processos cirúrgicos,conclusões e mais um exército de criacionistas que salvaram sua vida nos vestibulares

    Olha, que eu saiba,… não.

    e que você finge que não existiram pra basear seus argumentos

    Você tá delirando, cara. Não tá falando coisa com coisa

    NestorBendo respondeu:

    O senhor está procurando por essa aqui, Dr. André?

    http://www.31stcenturyfun.com/content/uploads/images/October2016/bender20.jpg

  • Eu disse contexto não sentido.Jesus explicou os mandamentos,deu um novo contexto,mesmo sem sequer tocar no sentido

    Não, não deu nenhum novo sentido, pelo simples motivo que Mandamentos são 613. Os Dez PRONUNCIAMENTOS de qualquer forma continuam os mesmos. Nada de olhr pra mulher dos outros e nada de passar o cerol nos inimigos.

    E apedrejar homossexuais ainda tá valendo e matar gente que faz previsões também.

    o que foi que eu disse?Deus não disse em momento algum que seria instantâneo

    “Certamente morrerás, daqui a 384 milhões de anos”

    Tá, cara. Vou fingir que confcordo contigo.

    e para quem deveria viver para sempre 900 anos é pouco,sabe?

    Então, vc está me dizendo que todos os animais e plantas criados vivem para sempre? 😀

    Como você acha que Cristo levaria os pecados se ele nem havia pago preço?pagando fiado por acaso?

    Quem criou a religião não fui eu. Só aponto as maluquices. De qualquer forma, os filhos não herdarão os pecados dos pais. Tá na sua bíblia.

    “Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e os seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos”.

    Isso é o APOCALIPSE, seu ignorante. O FIM DOS TEMPOS. Não o início, seu analfabeto funcional!

    Exato.Jesus foi morto PELOS HOMENS.

    Jesus é Deus. Homens matam Deus. Homens ===> Mais poderosos que Deus. 😀

    Havia um preço que precisava ser pago pra impedir que o tal do “massacre” que você tanto critica não acontecesse de novo.

    Não tá escrito isso na Bíblia.

    Deus já venceu o diabo.

    Venceu tanto que ele continua aí até hoje.

    A guerra existe para saber de que lado você está.

    <b<Deus não é onisciente?

    Deus sabe o dia e a hora do julgamento.

    Então sabe quem está do lado de quem desde o início.

    NÃO, PÉRA! Se ele tivesse aniquilado o Diabo, ninguém seguiria o Diabo. Se alguém segue o Diabo, é porque Deus quer que sigam o Diabo. Sendo assim, quem segue o Diabo (e Deus já sabia disso antes da pessoa nascer), é por vontade divina, seguindo seu plano magstral.

    E quem matou os filhos de Jó foi quem mesmo senhor especialista em Bíblia?

    Deus. Afinal, Satã pediu permissão e Deus concedeu. Se eu chegar pra você e disser: “posso matar seus filhos estrangulados?” e vc tem um fuzil carregado na mão e permite, quem matou? Eu ou quem podia impedir e não fez nada? E se eu disser: “Posso matar toda a sua família?” e vc disser “Pode, mas não aquele ali no canto”. Quem fez as escolhas?

    Se eu te dei a legalidade pra refutar minha opinião vindo ao seu site pra debater contra 3 ateus que pra responder precisei pesquisar uma coisa ou outra,você deveria me recompensar.

    Estou lhe recompensando com cultura e pensamento crítuico, mas vc é burro demais para entender.

    A fé sem obras é morta e sem fé é impossível agradar a Deus.

    O Evangelho diz outra coisa. Você quer discutir com Jesus? Ah, esqueci. Você não é cristão. É paulinista.

    Você gostaria que seu cachorro fingisse que você não existe?

    Você bateria horrivelmente no seu cão, aleijando-o e deixando-o à míngua, matando seus filhotes na frente dele só porque ele passou por você sem abanar o rabo?

    E eu lá preciso de linguagem culta pra refutar opinião em um debate informal?

    Precisa.

    Minhas notas em gramática já estão muito bem,obrigado.Além disso,eu não falei com você

    Eu respondo o quanto eu quiser. Caso não saiba, eu sou o dono do site. E olhe que sou mais justo que seu deus. Nunca fui na sua casa destruir tudo o que vc tem ou matar a sua família afogada só porque vc me contrariou.

    André >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Deus.

  • Gui

    O fato de não ter sido especificado que a morte não seria instantânea não muda em nada. Se a morte não existia até o momento, a advertência de que morreriam caso comessem o fruto perde todo o sentido. Aliás, não tem como ser dissuadido de fazer algo se a consequência desse não existe, logo não havendo nenhum referencial com que se pudesse ponderar a ação.

  • Fernando Aragão

    “Não. O mais antigo é o de Jó. O Dilúvio veio beeeeeeeeeeem depois e foi tascado no Gêneses de qualquer jeito.”

    Até ter lido este parágrafo, eu achava que o texto mais antigo da Bíblia era a canção de vitória de Débora sobre os filisteus – segunto a Superinteressante de janeiro/2015, escrito em 1100 a.C., e originalmente fazendo alusão à última pequena fuga de judeus do Egito (um dos muitos fatos que teria dado origem à lenda do Êxodo), e à independência de Israel do domínio egípcio… De qualquer modo, a Wikipédia afirma que o Livro de Jó é “o primeiro dos livros poéticos do Antigo Testamento”. Confesso que fiquei meio confuso agora.

    De qualquer forma, é bom lhe rever aqui e, como sempre, adoro suas respostas (Hehehehe!). Só acho uma pena eu não ter conseguido lhe seguir…

    Pryderi respondeu:

    “Segundo superinteressante”

    HAHUSHUSAHUASHASHAHAHAHAHAUHSHUSAHUASHAHAHAHAHAHAHAHHAA

    De qualquer modo, a Wikipédia afirma

    HAHAHAHAHUSAUSHAUHSUAHSUAHSAHAHAHSUAHSUHUSAHUSAHUSHAUHSUAHUAHAHA
    HAHAHAHAHAHAHAHUASHUSAHUSAHSAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAUAHSUSAHUAHAHAHAHHA
    HAHAHAHAHAHA COF… COF… COF… AAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHAHAHAHAHAHAHAH
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

  • Cara, vc é cético ou mentiroso?

    Já sabemos aonde vai dar.

    Não vou perder tempo

    Ah, mas vai. Vai porque dedinhos de crentes coçam. Não vai rebater o artgio, só bvem besteira, mas que vai perder tempo, vai, sim.

    ma vale mencionar somente duas situaçoes na quais vc comete um erro ridículo

    Ok.

    1) os vs 2 e 9 não se contradizem; os animais “puros” são claramente destinados para o sacrifício

    Especulação. O texto não diz isso.

    2) ninguém se asfixiaria pq a arca tinha uma “abertura ao redor”, o q vc não percebeu pelo visto

    Npoe. A B´[iblia diz que só tinha uma janelinha de 45cm de lado. Representações artisticas não valem. Vale o que diz o texto biblico. Alegar que tinha o formato de um transatlântico ou um porta-aviões não muda o texto.

    Existe, inclusive, um estudo científico publicado – nem vou perder tempo mencionando ele aqui

    Não vai porque não tem nenhum, ou estaria esfregando este estudo na minha cara. Claro, no máximo é algum livro proselitista. Só isso.