Vaticano aceita evolução, mas não se desculpa com Darwin

Essa é pra calar a boca dos crentóides: O Vaticano disse nesta terça-feira (16/09) que a Teoria da Evolução é compatível com a Bíblia, mas não planeja um pedido de desculpas póstumo a Charles Darwin pela fria recepção dada a ele há 150 anos. Podemos resumir isso no fato que a ICAR não é como as bestas acéfalas que fecham os olhos para o óbvio: a Teoria da Evolução é fato, queiram os criaBURRIcionistas ou não.

Obviamente, alegarão que a ICAR é o anti-cristo, o papa Chico Bento XVI fede, tem cara de mamão e sendo a ICAR possuidora ed um histórico maníaco-homicida, não deveria ser levada a sério. Bem, até que eu concordo com eles, mas não importa. Isso não fará com que a Evolução deixe de existir.

O arcebispo Gianfranco Ravasi, o ministro da Cultura do Vaticano, deu a declaração durante o anúncio de uma conferência de cientistas, teólogos e filósofos (uma péssima mistura de profissionais) que acontecerá em Roma em março de 2009, marcando os 150 anos da publicação da obra “A Origem das Espécies” de Charles Darwin.

Algumas igrejas cristãs (principalmente, as mais toscas) são há muito tempo hostis a Darwin, pois sua teoria conflitava com a acepção bíblica da criação. Tudo bem que os religiosos nunca explicaram o fato do morcego ser ave apenas na Bíblia ou o porque de não existirem cobras falantes, dragões e unicórnios.

Ainda nesta semana, um importante membro da Igreja anglicana, Malcom Brown, disse que a instituição devia desculpas a Darwin pela maneira com que suas idéias foram recebidas na Inglaterra. Caso não saibam, a Igreja Anglicana é uma tradicional opositora à ICAR desde a época que Henrique VIII ficou puto pelo fato do papa não ter permitido que ele se divorciasse para casar com Ana Bolena (para depois ordenar a decaptação esta última).

O papa Pio XII descreveu a Evolução como uma abordagem válida do desenvolvimento humano em 1950 e o papa João Paulo II reiterou o fato em 1996. Mas, o arcebispo Ravasi disse que o Vaticano não tinha a intenção de se desculpar por sua visão negativa anterior.

“Talvez devêssemos abandonar a idéia de emitir pedidos de desculpas como se a história fosse um tribunal que está eternamente em sessão”, disse, acrescentando que as teorias de Darwin “nunca foram condenadas pela Igreja Católica e nem seu livro havia sido banido”.

A Igreja Católica, ao contrário das ridículas seitas neopentecostais, interpreta a acepção do Gênesis como uma alegoria para a maneira na qual Deus criou o mundo. Isto é, o poderoso Omni³ até criou o mundo e o Universo (segundo a ICAR), mas não foi EXATAMENTE como descrito na Bíblia.

Outros cristãos, na maioria os protestantes nos Estados Unidos, lêem o Gênesis literalmente e protestam contra o fato de a Evolução ser ensinada em aulas de biologia em colégios públicos e perseguem perfidamente ateus, céticos e membros de outras religiões. Não liguem, lá é um país livre…

Sarah Palin, a candidata à Vice-presidência pelo Partido Republicano, disse em 2006 que apoiava que o criaBURRIcionismo e a Teoria da Evolução fossem ensinados nas escolas, mas como boa política de duas caras (eu sei, isso é pleonasmo) afirmou subseqüentemente que o criacionismo não deveria necessariamente ser parte do curso. É aguardar pra ver.


Fonte: UOL Notícias

138 comentários em “Vaticano aceita evolução, mas não se desculpa com Darwin

  1. Estranho que eu ouvi dizer que o conceito de interpretação bíblica para explicar o Genesis, falando dele apenas como uma metáfora surgiu no protestantismo, eles interpretavam tanto que desbravaram os Estados Unidos matando tudo quanto é índio em vontade de deus

    as mesmas interpretações levaram ao conceito de superioridade da raça ariana e ao surgimento da Ku Klux Klan e o nazismo =D

      1. Depende da linha seguida. Até onde eu sei (e posso estar errada), algumas denominações descendentes ou influenciadas pela igreja luterana (menonitas, batistas, etc) crêem na livre interpretação das escrituras, porque apesar de a bíblia ser a palavra do Omni Tripla Ação, foi escrita por humanos.

        Ou seja: a bíblia não é assim tão exatamente a palavra de deus, mas se alguma passagem for contra o que queremos que seja, podemos interpretá-la livremente e fazer com que ela diga o que queremos que diga. :twisted:

        1. De fato. Um dos motivos de Lutero é que a Bíblia deveria ser levada inteiramente ao pé da letra. Mas, ele se interessou principalmente no NT.

          Com as diferentes vertentes do Cristianismo, apareceram diferentes Bíblias, como a Nova Tradução da linguagem de Hoje, que mudou muita coisa, para nãoficar patente as bizarrices tais como dragões e unicórnios.

        2. Os Adventistas, por exemplo, aceitam a interpretação da Ellen G. White a respeito da bíblia. Outras seitas protestantes possuem vários livros com interpretações próprias de trechos polêmicos da biblia, como os TJ e suas publicações da Torre de Vigia.

        3. @Fabiane,
          Concordo plenamente dona Fabiana o homem pode interpretar da forma que quiser, mas a realidade é uma só e alem do mais temos livre escolha.
          Uma fez vi em um lago agua não apropriada para consumo eu particolarmente não bebi mas eu não sei os outro que foram depois.
          O bom do ser humano é auto suficiencia podemos tudo
          tenho um amigo que na campanha politica distribuia agua pro povo carente ele tem um carro pipa quando foi um dia ele ouviu na tv que descobriram que em matri tem agua ele ficou alucinado de alegria e quer tocar seu carro pipa em um foguete pipa só assim vai poder concorrer a proximas eleições com mais recursos, ta vendo podemos tudo. Bração procê olha um feliz natal tambem e lembranças a Nilolau o bom velhinho

          1. @icaro, Ufa. Custei a entender o que o Icaro disse. Essa ausência de vírgulas e pontos finais me deixou sem fôlego. Na verdade ainda estou na dúvida se o que entendi é o que ele quis dizer, mas nem importa. Foi interessante saber que somos auto-suficientes (seria fotossíntese?), e que podemos tudo (o exemplo do carro pipa foi rejubilante :roll: ). Bração procê tumbem, e um feliz solstício de verão.

    1. @ZzXx,
      Muitos malucos matam gente todo dia dizendo que é em nome de deus
      ainda bem que esse deus se escreve com letras minuscolas o nome dele verdadeiro é mamon ele tem matado muita gente e vai matar muito mais, mas fica tranquilo que não eternamente não! esperimente ver alguem passando mal em uma fila de um banco, será que o caixa vai sair de sua posoção para ajudar a tal pessoa, isso é muito improvavel, mamon é mal.

  2. Aff, estou prevendo mais algumas décadas xaropes na evolução intelectual dos religiosos:
    Muita gente crente-não-praticante acredita nisso de que “talvez o genesis seja mesmo uma fábula moral, isto é bem lógico” então elas passaram pro próximo estágio de semi-ignorância: o big bang.
    O Big Bang não é completamente explicável pela ciência, e eles tomam isso como argumento da ignorância para sustentar que “deus” é uma energia mágica que criou o universo no big-bang.
    Muitos desses pessoal new age neo-hinduistas acredita nisso, eles fugiram das besteiras do cristianismo para as “novidades” de outra religião “não tão repressora”. Misturam tudo para tirar “o melhor” do moralismo e filosofias.

    Cristãos, muçulmanos e judeus eventualmente chegarão neste estágio: eles tem o Antigo Testamento em comum, um dia eles vão se mancar que “a criação” bíblica era possívelmente uma lenda que se tornou uma fábula moralista sobre ambição e traição. (usem o dicionário para ver a diferença entre mito, lenda e fábula.)

    E ainda tem aqueles que acham que deuses eram ets, que aliens se enquadram no que esses deuses folclóricos de muitas culturas praticavam.
    Pra esses só os livros avançados de história os ajudam, pois estes “deuses” já estão devidamente desmascarados pelos historiadores, arqueólogos e antropólogos.

    Mas isso pode demorar muito ainda… :neutral:

  3. Sou completamente a favor do cepticismo, mas não posso aceitar que alguém que se diz céptico aceite o mito da teoria da evolução como facto e o mito da criação como fábula.
    Mais especificamente, micro evolução, ou adaptação das espécies ao meio ambiente, é um facto provado. Macro evolução, ou seja a evolução conforme o seu conceito popular, não é nem de longe nem de perto um facto.
    Macro evolução e criação são assim duas teorias improvadas, improváveis e até prova em contrário, nomeadamente o elo perdido entre as espécies ou o dia do julgamento, qualquer céptico olha para estas duas “teorias” como possibilidades mas não como certezas.
    O que vejo aqui é outra coisa. “crentóides”, “bestas acéfalas”, “criaBURRIcionismo”, “toscas”… Nem aos que acham que a fotografia lhes rouba a alma se dedicam tais elogios, quanto mais aos que apenas depositam a fé numa crença que não é a nossa. Quanto menos razão se tem mais agressivo se é, independentemente de que lado estão.
    Um zelota da evolução não é um céptico.

    1. Sou completamente a favor do cepticismo

      Mais um lusitano… Será o Sabino disfarçado?

      mas não posso aceitar que alguém que se diz céptico aceite o mito da teoria da evolução como facto e o mito da criação como fábula.

      O que vc aceita ou não é irrelevante. E sim, a Evolução é fato, queira vc ou não.

      Mais especificamente, micro evolução, ou adaptação das espécies ao meio ambiente, é um facto provado.

      Não, bebê. O nome disso não é microevolução e sim lamarckismo. Vai estudar, garotinho.

      Macro evolução, ou seja a evolução conforme o seu conceito popular, não é nem de longe nem de perto um facto.

      Conceito popular? Primeiro, vc devia estudar não o conceito popular e sim o científico. O termo “Macroevolução” é usada em referência a qualquer mudança evolutiva a nível de espécie ou acima dela. Significa a divisão de uma espécie em duas, e isso já foi provado nas espécies em anel, filhote. Vai estudar [2]

      Macro evolução e criação são assim duas teorias improvadas, improváveis e até prova em contrário, nomeadamente o elo perdido entre as espécies ou o dia do julgamento, qualquer céptico olha para estas duas “teorias” como possibilidades mas não como certezas.

      Como eu mostrei acima, vc só falou merda. A Evolução é provada em toos os níveis, cético de meia pataca.

      O que vejo aqui é outra coisa. “crentóides”, “bestas acéfalas”, “criaBURRIcionismo”, “toscas”… Nem aos que acham que a fotografia lhes rouba a alma se dedicam tais elogios

      Exato. Os elogios como “analfabetos científicos”, “fujões da escola”, “céticos de meia pataca”, “inquiridores lixões” etc eu reservo para pessoas que vêm aqui falar merda, sem saber o mínimo de biologia e se acha no direito de questionar qualquer coisa. Como no seu caso.

      quanto mais aos que apenas depositam a fé numa crença que não é a nossa. Quanto menos razão se tem mais agressivo se é, independentemente de que lado estão.

      Não vi ninguémn mostrando evidências que estamos errados. Só sapateios como o seu, lindinha.

      Um zelota da evolução não é um céptico.

      Um ignorante científico tb não é.

      1. Ai, ai, ai, o Sabino foi desmoralizado pela própria ICAR suja. E agora
        Sabininho? Não tem mais coragem de defender suas bobagens, né não?
        Por isso mandou o secretário, não é mesmo? O mundinho no qual você
        está preso é mesmo uma droga, não é? Tadinho. Acorda Sabino
        Papai Noel não existe, sabia?

    2. Já perceberam que todo religioso que vem aqui e finge entender de evolução acaba falando de lamarkismo?

    3. caramba, Razor, mas tu eh burro pra caramba hein?

      mais um agnóstico querendo pagar de superior a todos os outros, e agnósticos as vezes superam até cristãos, deixa eu ver se eu entendi, se eu sou cético quer dizer que não acredito em NADA!? AuhaaUHAuhaauhsuHauh

      ser cético é acreditar apenas naquilo que foi comprovado, usando de evidências, axiomas, descobertas novas ou antigas etc.
      e a existencia de nenhum deusinho já foi comprovada, e nem precisa, pois os acontecimentos do mundo não condizem com nenhuma religião existente, qual é a lógica de um deus ONICIENTE e ONISCIENTE que nos dá o livre arbítrio? ele não saberia de tudo que aconteceria caso nos desse? mas isso eh apenas um exemplo…

      a ciência se prova por si mesma, e não precisa de fé, burrice, ignorancia ou dízimos para continuar a existir e influenciar sua vida, e caso ache a teoria da evolução tão errada assim, ou você é criacionista, ou apenas um jumento que não faz a menor idéia do que está falando (que dá no mesmo pra falar a verdade)

  4. Até os cabeças duras do Vaticano estão considerando a Teoria da Evolução das Espécies…

    Aposto que é assinante dessas revistas pseudo-científicas… :mrgreen:

  5. Ai ai!
    E agora eles vao ter que reeducar todos os católicos dizendo que “A Teoria da Evolução é compatível com a Bíblia” depois de 150 anos pregando fortemente o contrario de forma ate preconceituosa.

    Não é incrivel como a igreja católica sempre se adpta aos tempos para não sumir de vez.

  6. […]crêem na livre interpretação das escrituras, porque apesar de a bíblia ser a palavra do Omni Tripla Ação, foi escrita por humanos.

    Da mesma forma, eu acredito que os seis dias da criação não foram exatamente “dias”, mas “eras”: seis eras de criação…

    Seria essa minha forma de pensar uma maneira de contextualizar a evolução na concepção criacionista?

    Estou aberto a críticas…

    1. Quando eu era batista, eu interpretava tudo como sendo alegórico, ou justificava o mito com a desculpa de que naquela época não havia tecnologia ou método científico suficientemente bons. Da mesma forma que eu achava que o calendário usado pelo pessoal da Idade do Bronze devia influenciar na contagem dos anos e fazer com que houvessem Matusaléns.

      Mas tem tanta bobagem no livro sagrado que simplesmente não dá pra levar adiante, achar que era o zeitgeist da época, ou justificar que “tadinhos, eles eram ignorantes naqueles tempos”. Chega uma hora que, se você lê e estuda de fato o que está escrito e tem inteligência e senso crítico, vai perder a fé com toda a certeza, ou pelo menos vai invalidar a bíblia sem invalidar a idéia de deus.

      1. Tenho fé na ciência, tenho fé em Deus.

        Acredito que cientistas são falíveis
        e a interpretação bíblica pode ser
        manipulada para se adequar a
        interesses próprios.

        Eu tenho “inteligência e senso crítico”,
        e nem por isso estou perdendo minha Fé.

        1. Eu não tenho fé nem na Ciência nem na Religião.

          Em termos de Ciência, fatos são pesados e analisados. Enquanto permanecerem no campo das idéias, são apenas chamadas de hipóteses. Quando examinamos em confrontação com toda e qualquer impossibilidade que venha refutar a proposição, e a hipótese ganha o status de Teoria Científica.

          Ciência se baseia em fatos e evidências e não em fé, que é apenas acreditar em algo sem provas.

    2. Renato,

      quais são os parâmetros para interpretar a bíblia, saber o que é literal ou não?

      Nada no texto original diz que os dias da criação são na verdade eras.

      1. Renato, quais são os parâmetros para interpretar a bíblia, saber o que é literal ou não? Nada no texto original diz que os dias da criação são na verdade eras.

        Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite. (Salmos 90 : 4)

        Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. (II Pedro 3 : 8)

        Servem esses parâmetros?

        1. A meu ver, nao.

          Versiculos nao provam nada por si mesmos.

          Damos preferencias a provas solidas, bem-fundamentadas, com evidencias, registros documentais, comprovaveis, analisaveis, etc.

          Afinal, papel aceita tudo, e nao se sabe a autoria desses versiculos e nem existem mais os originais, e ainda por cima, ficaram sujeitos à Igreja para serem alterados a bel-prazer por durante mais de mil anos.

          Logo, nao aceitamos estes parametros.

          1. @Abbadon,

            Conhecia uma pessoa que vostava de coisas solida porque dava sencação de realidade ai teve sede e foi beber agua, o amigo muito materialista e no estado solido gritou toe bebe gelo!!!

        2. Renato,

          não faça como as ovelhinhas que citam textos bíblicos a esmo para se desviarem do assunto.

          Eu perguntei “quais são os parâmetros para interpretar a bíblia, saber o que é literal ou não?”

          Você não respondeu.

          Eu afirmei que “nada no texto original (ou seja, no livro de Gênesis) diz que os dias da criação são na verdade eras.”

          Você não refutou.

          Qual é o problema?

        3. Acredito que cientistas são falíveis e a interpretação bíblica pode ser manipulada para se adequar a interesses próprios.

          Como você ainda não nos explicou os critérios para identificar quando a interpretação das passagens bíblicas deve ser literal e quando não deve, a sua frase acima foi um belo tiro no pé. Sabino vai acabar ganhado seu padawan logo logo…

  7. A teoria evolucionista é tão obvia que pra não entender só sendo um crente burro mesmo.

    E o livro “Origem das especies”,explica a origem das especies….especies….Os crentes burros acham que esse livro deva explicar a origem da vida na terra,no universo,” de onde veio a 1º celula”…ohhhhhhhh crentaiada burra,quer resposta pra tudo….então?? deus fez,de preferencia o meu e voce que se foda!!

    É preciso gritar no ouvido da crentaiada…………..Origem das??? especies,especies,especies,especies,especies,especies,especies,especies,
    especies,especies,especies,especies,especies,especies,……..

    E quanto ao que o Papa acha ou deixa de achar,é irrelevante,só interessa para os crentes doidos católicos e afins…..

    Viva Darwin,a pedra no sapato dos criaBURRIcionistas ….!!! Viva.!!!

    1. ”de onde veio a 1º celula”

      Renato M, pelo que eu vi, você domina muito
      bem o conteúdo do livro “Origem das espécies”.

      Você pode explicar para mim, nas suas palavras,
      de onde veio a primeira célula?

        1. Renato, existe aquela teoria (já discutida por mim e pelo edmilson, no tópico sobre alma), da aglutnação de moléculas orgânicas, e blá blá, blá.

          Aconselho, da uma lida nos últimos comentários, lá você pode achar alguma resposta.

          (fica cansativo dar ctrl c + v, aqui)

      1. :grin: :grin: De novo?? Leu o que escrevi??

        Origem da 1º celula?? na terra?? e eu lá vou saber,e o livro de darwin nem tenta explicar isso,alias nem dá.hahaha :grin: :grin:

        Vamos lá,o livro fala da origem das ??????primeiras celulas?? do universo??

        Não Lombardi,a resposta certa é??………

        especies,especies,especies,especies,especies,especies,especies,especies,
        especies,especies,especies,especies,especies,especies,……..

        No mais é só.
        Renato o Herege.!

        1. here is new reply comment:
          :grin: :grin: De novo?? Leu o que escrevi?? Origem da 1º celula?? na terra?? e eu lá vou saber,e o livro de darwin nem tenta explicar isso,alias nem dá.hahaha :grin: :grin: Vamos lá,o livro fala da origem das ??????primeiras celulas?? do universo?? Não Lombardi,a resposta certa é??……… especies,especies,especies,especies,especies,especies,especies,especies, especies,especies,especies,especies,especies,especies,…….. No mais é só. Renato o Herege.!

          Eita animalzinho… Eu sei que o livro trata da origem das espécies…

          Só pedi pra você me explicar a origem da primeira célula! Difícil eim?!

          Aloprado acéfalo que não sabe argumentar.

          1. Renato, modere a linguagem. Lembre-se: Você é cristão e tem que amar todo mundo e oferecer o outro lado. :mrgreen:

        2. Olha a boca menino,papai do céu castiga hein? hahaha :lol: :lol:

          Aloprado não,bem humorado….

          Ninguém sabe a “origem da 1º célula” não seja infantil,o Darwin descobriu uma peça num grande quebra cabeça,e só.
          O livro de darwin não é tratado como algo santo e imutavel,tanto que
          hoje existe o “neodarwinismo”=”O neodarwinismo, também conhecido como a Teoria sintética da evolução, foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomando como ponto de partida as noções de Darwin.”..

          Ou seja,Darwin começou um processo e hoje damos continuidade a esse processo……

          Origem da 1º celula? Voce sabe? As condições de vida na terra ha bilhões de anos atras era tão adversas que duvido que alguem posso explicar com clareza essa pergunta.

          Agora se voce vier com “viu? nao pode explicar a origem da 1º celula,entao….deus existe!,não sei explicar tudo de tudo? deus existe.
          Se seu deus habita nas lacunas da ciencia (e sempre haverá lacunas) só posso lamentar.

          No mais,Viva o Darwin e dane-se a igreja,principalmente os cristãos,que acham que tudo gira em torno deles.

          :mrgreen: Ficarei sem dormi essa noite pelo seu comentário..estou em prantos… :sad:

          Hahahaha

      2. renato, renato, renato você e tão ignorante! faz essas perguntas por que sabe que nem a ciência ainda não tem essa resposta, pois isso requer muito estudo e paciencia da humanidade, não e tão simples como abrir sua espada (biblia) e dizer : olha aqui ta deus, eu li que ele existe ta aqui nesse livro, ohhh que maravilhoso… se você realmente soubesse o que esta falando não ficaria recitando salmos de sua bíblia. Daria uma explicação ao menos plausivel para as besteiras de genesis. A tá mais deus crio o homem e depois arrancou-lhe a costela e fez a mulher né esqueci não existe evolução :twisted: :twisted:

    2. @Renato M,
      Não tenho palavras pra você
      creio que é muito inteligente
      acho té fora d serie, não se fabrica mais!
      Te deixo o meu abraço

  8. REGENSBURG, Alemanha – O Papa Bento XVI disse nesta terça-feira (16/09) diante de milhares de pessoas em Regensburg, na Alemanha, que a teoria da evolução é irracional, que o ateísmo moderno nasce do medo de Deus e que o ódio e o fanatismo destroem a Sua imagem.

    As declarações do Papa foram feitas a uma multidão calculada em 250 mil pessoas pelos organizadores do evento. Os fiéis se reuniram nos arredores de Regensburg para assistir à missa celebrada por Bento XVI, na cidade em cuja universidade ele deu aulas de Teologia. O Papa acusou parte dos cientistas de se empenhar em demonstrar que Deus é “inútil” para o homem.

    – – –
    Mais em:
    http://www.montfort.org.br/index.php?secao=imprensa&subsecao=igreja&artigo=20060912a&lang=bra
    – – –

    Enquanto o ministro da Cultura do Vaticano, Gianfranco Ravasi, diz que a ICAR aceita a evolução (mesmo que não peça desculpas), o próprio pontífice vai na contramão e, como já era de se esperar, demoniza a ciência e seu fruto proibido, a teoria da evolução. Se observarem no site da MontFort, verão que a data e hora são de algo que aconteceu há menos de hora atrás (16/09/2008 às 15:51h).

    Alguém aí está mentindo, não?

    1. A explicação é simples:
      Acontece que o ministro da cultura já evoluiu e se tornou um macaco ereto, enquanto que o pontífice não evoluiu e continua sendo apenas uma ameba anaeróbica…

  9. Renato, modere a linguagem. Lembre-se: Você é cristão e tem que amar todo mundo e oferecer o outro lado.

    Ah droga! É verdade André! Você tem razão…
    Mas eu não vou oferecer nada!

  10. André reply on sexta-feira, 19 de setembro de 2008 14:26:
    Seu deus fez o mundo durante 6 mil anos? Tem certeza?

    Não, só quis demonstrar que os textos que citei sugerem a hipótese que nem sempre a interpretação literal da Bíblia é a mais adequada. :roll:

  11. Eu te explico se você me explicar de onde veio seu deus… E sem usar termos como Eterno e suas variantes

    Está fugindo? Não sabe?
    Não consegue definir eternidade?
    O que veio antes do Big Bang?
    E antes ainda?
    Existem outros universos?

    Responde!

    ____________________

    Renato, não faça como as ovelhinhas que citam textos bíblicos a esmo para se desviarem do assunto. Eu perguntei “quais são os parâmetros para interpretar a bíblia, saber o que é literal ou não?” Você não respondeu. Eu afirmei que “nada no texto original (ou seja, no livro de Gênesis) diz que os dias da criação são na verdade eras.” Você não refutou. Qual é o problema?

    O meu problema? Meu problema é que eu não sei! Tá feliz?
    Não consegui achar todas as respostas nem p/ mim, quanto mais pra vc!

    ____________________

    Acredito que cientistas são falíveis e a interpretação bíblica pode ser manipulada para se adequar a interesses próprios. Como você ainda não nos explicou os critérios para identificar quando a interpretação das passagens bíblicas deve ser literal e quando não deve, a sua frase acima foi um belo tiro no pé. Sabino vai acabar ganhado seu padawan logo logo… (não! não! Isso não!)

    A resposta é que eu não sei! Pronto confesso! Estou engatinhando ainda…
    Não consigo responder tudo, simplesmente porque eu ainda não sei. Quando levei a primeira lavada do André eu percebi que algo estava de errado. Ele me fez entender que não basta se auto proclamar “envangélico”. Eu era apenas mais um. Então percebi que precisava estudar mais…

    Só que eu tenho na mão uma Bíblia, alguns autores envangélicos e um monte de conceitos científicos que eu tento conciliar com minha fé… Eu dou tiros no pé? Sim, Eu não sou perfeito, eu erro… Mas tudo que eu quero é aprender, teorizar, entender… E vocês estão me ajudando a fazer isso… Eu preciso de céticos, preciso de críticos, preciso de dialética, eu preciso de pessoas que me façam refletir!

    Vcs acham que eu gosto de passar vergonha? Claro que não! Eu até estou correndo o risco de ir p/ o Pérolas! (meu Deus!) Faço isso pq eu não quero ser mais um alienado sem opinião própria…

    E tem outra coisa, parece que só tem eu de crente aqui que se interessa por ciência! Pô! Bom, tem o Sabino, mas… deixa quieto.

    Se eu estou errado? Seu eu vou perder minha fé? Só o tempo irá dizer…

        1. Renato, não leve pro lado pessoal cara.

          Claro que você não tem respostas pra tudo. Ninguém tem.

          A própria ICAR possui várias correntes internas, algumas favoráveis a Teoria da Evolução das Espécies, outras não.

          Ao menos não disseram que tens nome de Papa (pronto, virou fixação isso agora. Acho que vou ter que me tratar) :mrgreen:

      1. Me veio a mente a cena do Sabino falando com o Renato:

        – Eo sow u seo pai, ó gajo!

        NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Maldita imaginação que não me deixa parar de rir. Raios!

    1. Vamos lá.

      eu acredito em deus (ouço vozes dizendo: “porra Mirtes, você me dá vergonha”)?

      Mas questiono a criação à partir do barro.

      entre outrsa coisas, questiono o seguinte:

      SUPONDO, que a criação a partir do barro esteja correta, pergunto:

      Se Eva teve só 3 filhos e filhos HOMENS, da onde vireram os outros seres humanos? Eva cometeu incesto (sem contar o adultério) com seus filhos, que fizeram o mesmo, e foram fazendo, de geração em geração, até “povoar” o planeta?

      então Deus, autorizava o incesto? Isso era permitido, pra ajudar a propagação da humanidade? Se era permitido, então as leis de deus, são mutáveis e ele “da seu jeitinho”, conforme a ocasião? Ele não é então onipresente, nem onisciente,ele é adaptável, e mutável?

      Outra questão: Se caim, foi banido, COM quem ele se casou, e POR QUE ele construiu uma cidade já que não havia mais ninguém na terra?

      Fico grata, em ser esclarecida.

        1. eu conheço o mito de Lilith!!

          engraçado que admitir a existência dela, seria admitir que Deus errou, desde o começo da criação da humanidade, pois se ele é oni-blá-blá-blá, então ele SABERIA, que criar a Lilith, terminaria em merda, então partiria logo, pra Eva, correto?

          Então, mesmo sendo oni-trá-lá-lá, POR QUE, ele fez a cagada? Apostou no livre-arbítrio da Lilith? No charme irresitível de Adão? Teve perguiça de tirar a costela na hora? Não consultou os universitários?

          Além do mais, enveredar pelo mito de Lilith, abre portas, pra questionar os mitos do primeiro vampiro, a raça das trevas, etc, etc.

          Além do mais POR QUE não citam (até onde eu sei), esse mito, no gênesis cristâo? seria pelos motivos acima mencinados?

      1. Realmente Mirtes,
        seus questionamentos são pertinentes…

        Mas quer saber de uma coisa?
        Eu também faço essas perguntas desde criança, e até agora nada!
        Ninguém me respondeu algo esclarecedor…

        Mas eu não desisti, ou melhor, não desisto!
        Estou atrás das respostas… E se eu não encontra-las, pelo menos
        mantive minha cabeça ocupada no que se diz respeito a teologia…

        1. Renato K., por isso que até agora, a hipótese da criação, a partir da aglutinação das moléculas, me parece a mais coerente.

          Embora essa hipótese, não explique COMO, essas moléculas, desenvolveram vida, e deixaram de ser meras substâncias agregadas, para se tornarem organismos.

          Espero ansiosamente, por essa resposta.

        2. Renato,

          tanto os judeus quanto os católicos possuem outras fontes consideradas sagradas além das escrituras. É a tradição oral. Embora não aceita pelos protestantes, ela explica esse questionamento com relação à mulher de Caim, como o André citou.

    2. Não leve tão a sério as gracinhas cara, agente é assim mesmo. Já é um bom começo você admitir que não sabe a resposta pra tudo, a maioria dos religiosos não tem coragem de dar a outra face (desculpe não resisti ao trocadilho). O que gostaria que tivesse em mente é que como você não tem a resposta pra tudo os cientistas também não têm, mas não ter a resposta não significa necessariamente que a única resposta restante é deus, muitas coisas que antes eram consideradas milagres ou explicáveis apenas por deus hoje são facilmente compreensíveis. (o céu azul, o arco-íris, doenças, reações químicas, leis física e por ai vai)

      E meus comprimentos, os religiosos não costumam debater conosco por muito tempo, geralmente eles não conseguem refutar nada e nos mandam para o inferno e nunca mais acessam o blog.

  12. A mulher de caim a EvaII, que segundo o “luzitano” era irmão ou prima de Caim?, nunca ví tanta besteira. Mas o pior são os religiosos não enxergarem que a ciência anda anos luz na frente da bíblia, aí quando não tem mais explicação ficam criando essas histórias de sentido figurado. A bíblia é literal o que está lá é o que queriam dizer mesmo, eram ignorantes e não havia inspiração divina alguma.
    Se fosse o contrário diriam algo que ainda não sabemos, que seria a grande evidência da divindade.
    Não vamos falar do Renato K, vamos aguardar ele voltar, senão é pecado.

  13. Além do mais, enveredar pelo mito de Lilith, abre portas, pra questionar os mitos do primeiro vampiro, a raça das trevas, etc, etc.

    Mirtes, jogas Vampiro: a Máscara?

    1. Ei, gente! Vamos começar uma campanha: VAMOS VISITAR O SABINO!!!!

      Assim, ele deixa de ter 2 visitas diárias. Vamos lá e com direito a réplicas para deixar o Luso muito feliz :-D

  14. Se ele vai ficar feliz eu não sei, e não me importo, mas para que ele pense antes de dizer tanta besteira talvez.

    1. O Sabino vive reclamando que censuram ele. Agora ele tem que nos aguentar sem censurar um comentário. Tiro Print de todos que posto. :evil:

      Falando nisso tô indo lá agora. Alguém quer carona? :twisted:

        1. Falando nisso tô indo lá agora. Alguém quer carona?

          Bruno, tava me referindo ao blog do Sabino, não a Portugal, mas acho que você não é muito bom com comentários irônicos… da próxima vez coloco [ironia] e [/ironia] pra deixar as coisas mais claras. :twisted:

          E não, não vou lavar você a jato. Sou hetero :grin:

  15. Senhores por favor alguem pode me informar o endereço do blog do Sabino to afim de rir e nunca mais vi um comentario dele…

      1. Ninguem vai me lavar nao em :evil:

        Eu so digitei uma techa errado e vcs estão me [ironia] cricificando [/ironia] :cool:

  16. Caro André, parabéns pelo site vou passar a lê-lo com muita atenção, não fosse os seus ataques diria (fico à espera sua resposta nem sempre dignificante) pueris e seria mesmo obrigatório. Ao que interessa um dos mais famosos e ilustres cientistas portugueses (Carvalho Fernandes), por acaso católico, disse com razão há uns anos atrás que obviamente que nós (humanos) eramos o resultado da evolução biologica e sendo evolução eramos resultado da criação (de um ser superior Deus)… O jornalista ao pensar que havia uma certa dose de contradição perguntou como um cientista acredita em Deus … e ele respondeu: primeiro não há evolução sem criação o que é obvio mas também falacioso ao nível do raciocinio portanto vou-lhe dar a prova científica da minha fé: “as hipoteses matemáticas de eu estar a falar consigo são tão infímas que o facto de estarmos aqui os dois não tem explicação matemática”, se pensarmos então na circunstância de estarmos aqui os dois rodeados de 30 ou 40 pessoas na assistência então o número entra na escala do absurdo elevado a potencia de 40, portanto pelo absurdo dessa hipotese … se não há explicação cientifica então é obvio a explicação é divina …..

    1. Sabino faz escola…

      Caro André, parabéns pelo site vou passar a lê-lo com muita atenção

      Por 500 dólares, envio uma foto minha autografada. Cartão de crédito internacional, por favor.

      não fosse os seus ataques diria (fico à espera sua resposta nem sempre dignificante) pueris e seria mesmo obrigatório.

      Diferente da sua religião escrota, não obrigo ninguém a vir aqui. E se você não gosta das pérolas que atiro aos porcos, Alt+F4 resolve muitos problemas.

      Opa, lá foi outra pérola. hehehe

      Ao que interessa um dos mais famosos e ilustres cientistas portugueses (Carvalho Fernandes)

      Famoso QUEM? Qual é a área deste zé ruela? Vai jogar uma falácia tão básica de apelo à autoridade? Diz a verdade, é a primeira vez que vc vem aqui, né?

      por acaso católico

      Só por acaso mesmo alguém é religioso.

      disse com razão há uns anos atrás que obviamente que nós (humanos) eramos o resultado da evolução biologica e sendo evolução eramos resultado da criação (de um ser superior Deus)…

      Deixa eu adivinhar: E este deus criaor é o da Igreja Chatólica, certo?

      O jornalista (…)

      Era o Sabino?

      (…) ao pensar que havia uma certa dose de contradição perguntou como um cientista acredita em Deus …

      Crente é tão burro que inventa as histórias mais babacas. O que tem de contraditório um cientista ser católico, ó pá?

      e ele respondeu: primeiro não há evolução sem criação o que é obvio mas também falacioso ao nível do raciocinio portanto vou-lhe dar a prova científica da minha fé:

      Ele vai provar que deus existe? Ohhhhhhhhh

      “as hipoteses matemáticas de eu estar a falar consigo são tão infímas que o facto de estarmos aqui os dois não tem explicação matemática”

      A entrevista foi agendada? então, não são ínfimas. Manda ele estudar Estatística.

      se pensarmos então na circunstância de estarmos aqui os dois rodeados de 30 ou 40 pessoas na assistência então o número entra na escala do absurdo elevado a potencia de 40

      Pelo visto, ele não sabe o que é um fatorial.

      portanto pelo absurdo dessa hipotese … se não há explicação cientifica então é obvio a explicação é divina …..

      Sem criação, não há evolução. Pára algo criar alguma coisa, este “algo” tem que aparecer. Logo, deus foi criado. HAHAHAHAHAHHA

      Vamos ver, em BILHÕES de galáxias, que contém BILHÕES de estrelas, qual a probabilidade de ter vida em um reles planetinha?

      Vai estudar, Luso.

    2. Caramba, vejam se não é Carvalho Fernandes, o GRANDE cientista português.

      “não há evolução sem criação” então há existência sem criação (origem)? de onde seu deus surgiu?

      (contagem regressiva para a resposta “ele sempre existiu!!”)

      1. Essa é a pergunta se do “nada” nada pode vir então de onde vem Deus??!!
        Os que acreditam numa entidade superior (deus ou deuses) “resolvem” a questão pela fé e os que não acreditam resolvem pela ciência??! Então pergunto aos dois Andé e ZlXx de onde vem o BIG BANG ?!??! É que se do nada nada pode vir então o BIG BANG veio de algum sítio ?!??!?! Se veio de algum sítio então algo existia antes e como existia, quem o criou?

        Fico à espera da contagem regressiva para a resposta “o big bang sempre existiu”!!! :)

        O belo de se serem cepticos é que duvidam de tudo mas curiososamente acreditam no duvidar…Não me digam que substituiram a Fé numa entidade superior pela Fé da dúvida … que em si é uma crença como outra qualquer… ;)

        1. Essa é a pergunta se do “nada” nada pode vir então de onde vem Deus??!!
          Os que acreditam numa entidade superior (deus ou deuses) “resolvem” a questão pela fé e os que não acreditam resolvem pela ciência?

          Obrigado por fugir da pergunta, evidenciando desespero e desprepoaro.

          Então pergunto aos dois Andé e ZlXx de onde vem o BIG BANG ?

          De lugar nenhum. Big Bang não é um objeto.

          É que se do nada nada pode vir então o BIG BANG veio de algum sítio ?

          Vai fugir da pergunta sobre a origem do seu deus de novo? Big Bang não é um objeto, meu pobre ignorante.

          Se veio de algum sítio então algo existia antes e como existia, quem o criou?

          Ninguém.

          Fico à espera da contagem regressiva para a resposta “o big bang sempre existiu”!!! :)

          Vai esperar sentado.

          O belo de se serem cepticos é que duvidam de tudo mas curiososamente acreditam no duvidar…

          Hã?

          Não me digam que substituiram a Fé numa entidade superior pela Fé da dúvida …

          Eu tenho fé que um dia vai aparecer um crente com meio neurônio aqui.

          Vai me dizer agora quem criou o seu deus?

  17. Essa é a pergunta se do “nada” nada pode vir então de onde vem Deus??!!
    Os que acreditam numa entidade superior (deus ou deuses) “resolvem” a questão pela fé e os que não acreditam resolvem pela ciência?

    Obrigado por fugir da pergunta, evidenciando desespero e desprepoaro.

    Não eu coloquei uma pergunta à qual André não me respondeste se do nada nada pode vir de onde vimos de quê ou de quem?! Fico à espera …

    Então pergunto aos dois Andé e ZlXx de onde vem o BIG BANG ?

    De lugar nenhum. Big Bang não é um objeto.

    Mas Deus também não é … logo quando dizes que Deus não existe por não vem de lugar nenhum eu também poderia dizer o mesmo do BIG BANG … Não me parece…

    É que se do nada nada pode vir então o BIG BANG veio de algum sítio ?

    Vai fugir da pergunta sobre a origem do seu deus de novo? Big Bang não é um objeto, meu pobre ignorante.

    Nem Deus é um objecto meu rico néscio…. Vais explicar de onde veio o Bing Bang ou não … Continuas numa fuga para a frente …. (tens a hipotese de não responder é o meu Alt + F4)

    Se veio de algum sítio então algo existia antes e como existia, quem o criou?

    Ninguém.

    OHHHHH então é a mesma justificação de quem acredita em Deus, ninguém o criou … aconteceu ?!

    Fico à espera da contagem regressiva para a resposta “o big bang sempre existiu”!!!

    Vai esperar sentado.

    Sentadinho ….

    O belo de se serem cepticos é que duvidam de tudo mas curiososamente acreditam no duvidar…

    Hã?

    Não percebeste??!! Ok, não te peço ou aconselho que voltes à escola é que sabes o meu cepticismo na tua inteligência começa a aumentar em passos largos …

    Não me digam que substituiram a Fé numa entidade superior pela Fé da dúvida …

    Eu tenho fé que um dia vai aparecer um crente com meio neurônio aqui.

    Lamento informar-te que não existe a possibilidade científica de existir meio neurónio …. mas a Fé não tem explicação portanto acho bem que continues no teu caminho….

    Vai me dizer agora quem criou o seu deus?

    O meu Deus não é um objecto … não foi criado ….

    PS. A lógica das tuas respostas é ciclica … rompe com o sistema….

    PS2. Acredito em Deus, apenas por necessidade de explicar a minha existência, mas não tenho Fé … que paradoxo!!!! Não creio que o meu Deus seja melhor que o dos outros e abomino todas as instituições que foram criadas e subsistem à custa dos crentes em Deus (Igreja Católica, Muculmana, pseudo-igrejas como há aí no Brasil que exploram 10% do dinheiro dos seus fieis, etc, etc,).. RESUMO: Acredito em Deus e não acredito em Religião.

    Abraço, fico à espera da tua resposta …

    1. […]abomino todas as instituições que foram criadas e subsistem à custa dos crentes em Deus (Igreja Católica, Muculmana, pseudo-igrejas como há aí no Brasil que exploram 10% do dinheiro dos seus fieis, etc, etc,).. RESUMO: Acredito em Deus e não acredito em Religião.

      “Tuga”, pelo que entendi, seu cristianismo é capenga…
      Como vc pode ter Fé, sem dar o dízimo? Vc cumpre pela
      metade os mandamentos sagrados?

      1. Não sei o que é capenga … mas o meu catolicismo vem da minha educação (Se tivesse nascido em Marrocos era muculmano) a crença em Deus e essa é que importa vem da minha convicção num ser superior e a minha convicção vem na minha racionalização de que é vazia a existência humana sem Deus (aqui os auto considerados iluminados cientificos consideram isso uma fraqueza, respeito a opinião não a forma como o fazem). Depois eu dei-me ao trabalho de procurar essa história do dízimo que alguns usam para enriquecer à custa de outros e vê lá tu bem descobri que é uma breve passagem do Velho Testamento, o mesmo que esses teoricos dizem que Cristo libertou .. mais nos 10 Mandamentos (os quais eu tento cumprir na integra … ler os 10 mandamentos para o sex xxi do espanhol fernando savater) nenhum diz dá 10% do teu ordenado ao Edir Macedo ou como raio esse vigarista se chama.

        1. Tuga, tem um pequeno detalhe: os mandamentos ou leis mosaicas somam-se em 613. Os 10 que vc se refere são apenas pronunciamentos.

          vai estudar, garoto.

        2. @ André

          Os 613 mandamentos estão na Tora e eu não sou judeu… vai apreender para poderes contestar ..

          @ Renato Continuo sem saber o que é capenga .. mas se calhar sou ..~

          @ Mirtes Tens razão e nem estou à procura de converter ninguém só acho ofensivo o tom de algumas respostas … pior que os criaburristas só mesmo pseudo iluminados.

          1. Os 613 mandamentos estão na Tora e eu não sou judeu… vai apreender para poderes contestar ..

            E seu Jesus disse que não veio abolir nenhuma lei. Mesmo porque, o Messias veio para os judeus, filhote. Vai estudar, molequinho.

        3. Para ti André: Paulo de Tarso … Vai estudar, bobinho…

          Mas cá está, continuas a partir do pressuposto que eu sigo alguma religião (se procurasses compreender o que digo ao invés de criticar por criticar há muito já tinhas entendido que eu não pratico nenhuma religião, sou católico por educação como poderia ser ortodoxo, judeu, muculmano, etc) a única diferença é que eu acredito em Deus e tu não … eu respeito a tua opinião procura respeitar a minha …

          1. Para ti André: Paulo de Tarso … Vai estudar, bobinho…

            Ué? Seu deus é Jesus ou Saulo de Tarso? Saulo de Tarso nem conheceu Jesus, ora.

            Mas cá está, continuas a partir do pressuposto que eu sigo alguma religião (se procurasses compreender o que digo ao invés de criticar por criticar há muito já tinhas entendido que eu não pratico nenhuma religião, sou católico por educação como poderia ser ortodoxo, judeu, muculmano, etc)

            Como coisa que isso me impressione.

            a única diferença é que eu acredito em Deus e tu não …

            Você acredita em Ganesh? Shiva? Ormuz Mazda? Quetzalcoatl? Odin? Zeus? Hades? Júpiter? Andraste? Thor? Hanubis? Hã… de qual deus vc tá se referindo?

            eu respeito a tua opinião procura respeitar a minha …

            Faça um formulário em triplicata, registre em cartório, com recomnhecimento de firma por autenticidade, encaminhe ao setor de Protocolo do Cet.net e aguarde a decisão.

        4. Pior que pseudo iluminados são as discuções de quem se acha mais certo que o outro… Vamos ver até onde isso tudo vai chegar. A sim, pode chegar num exemplo digno de compreenção madura e coerente, de um verdadeiro iluminado. Boa sorte em sua cruzada Tuga!

    2. Não eu coloquei uma pergunta à qual André não me respondeste se do nada nada pode vir de onde vimos de quê ou de quem?

      Vc perguntou o Big Bang. Não nós. De onde nós viemos? Somos apenas massa e interação de partículas. De onde elas vieram? Hummmm, matéria como conhecemos neste universo começou a partir da expansão do Universo. Ainda não está claro de onde ela veio. Usar a fórmula “deus criou” é apenas apelo à ignorância “não sabemos de onde viemos, então deus criou”. Não é prova de nada.

      Mas Deus também não é … logo quando dizes que Deus não existe por não vem de lugar nenhum eu também poderia dizer o mesmo do BIG BANG … Não me parece…

      Deus não é um objeto? É o que? Big Bang é um EVENTO, meu pobre analfabeto funcional. Deusd é um evento tb? pensei que era o criador consciente de alguma coisa.

      Nem Deus é um objecto meu rico néscio….

      Bem, se vc quer apenas dizer que seu deus não passa de uma reles imaginação, concordo plenamente.

      Vais explicar de onde veio o Bing Bang ou não … Continuas numa fuga para a frente …. (tens a hipotese de não responder é o meu Alt + F4)

      Que tal o choque entre duas branas? Claro que aí vc vai me perguntar de oinde vieram as branas. Eu dou uma explicação, e vc perguntará a origem. Mas, note que eu perguntei primeiro de onde veio o seu deus? E vc ainda não respondeu.

      OHHHHH então é a mesma justificação de quem acredita em Deus, ninguém o criou … aconteceu ?!

      Ué. Se deus pode aparecer sem ninguém te-lo feito, o mesmo pode ter acontecido com o Universo. Comno todo bom lusitano criaBURRIcionista.

      BANG!!!

      AI MEO PÉ, JISUIS!!!!!

      Sentadinho ….

      Ui! A santa preferiu sentar.

      Não percebeste??!! Ok, não te peço ou aconselho que voltes à escola é que sabes o meu cepticismo na tua inteligência começa a aumentar em passos largos

      Ele acha que tá falando coisa com coisa. Tudo isso por não poder dizer de onde veio o deusinho dele…

      Lamento informar-te que não existe a possibilidade científica de existir meio neurónio

      E nem crente que pensa.

      mas a Fé não tem explicação portanto acho bem que continues no teu caminho….

      Tem explicação sim: a vontade de querer acreditar em algo por vontade própria, evidenciando incapacidade cognitiva.

      O meu Deus não é um objecto … não foi criado ….

      Tem como provar?

      PS. A lógica das tuas respostas é ciclica … rompe com o sistema….

      Melhor que as suas que são ilógicas.

      PS2. Acredito em Deus, apenas por necessidade de explicar a minha existência, mas não tenho Fé … que paradoxo!

      Claro que não. Vc acredita em algo sem provas, mas não tem fé. Ok!

      Não creio que o meu Deus seja melhor que o dos outros e abomino todas as instituições que foram criadas e subsistem à custa dos crentes em Deus

      Ahan. Sei.

      RESUMO: Acredito em Deus e não acredito em Religião.

      Como coisa que eu me importo.

    3. para quem tem preguiça de ler eu fiz uma versão resumida do post do Tuga:

      “Deus não eh um objeto;
      Volta pra escola;
      Não tenho fé porém acredito em algo sem provas”

      resumindo: deus e Big Bang não são provados!! WOOT!! isso eh alguma idiotice? jah ouviu falar de Edwin Hubble? sabe a diferença entre a cor violeta e vermelha? sabe como são calculadas velocidade e distância? pode falar o quanto quiser, jah eh comprovado que o Universo vem de um único ponto, coloquei o verbo no presente, pois ele continua em expansão… seria deus que fez todos os astros vierem do mesmo lugar no espaço? NAH!! não condiz com o que está na bíblia, deve ser mentira. boo hoo :cool:

      1. Meus Caros, fica dificil dialogar assim quando contnuam a não responder e a deturpar as minhas afirmações quando não as alteram completamente. Deve ser um problema de falta de entendimento do Português acredito …

        Para o ZZXX:

        1. O Big Bang é uma verdade científica .. desafio-te a encontrares no meu texto uma afirmação em que eu ponha em causa este facto.
        2. A Biblia está carregada do que chamas de mentiras, eu diria alegorias mas isso talvez seja demais para compreender dado o teu conhecimento da língua de Camões ou Rodrigo Octávio Filho … mas esperando que o teus espanhos seja melhor deixo António Machado:

        Aprende a dudar y acabarás dudando de tu propia duda; de este modo premia Dios al escéptico y al creyente

        1. A história de Jesus e seus doze machos deve ser alegoria tb. Já a jumenta de Balaão é mais verossímel. Afinal, com tanto burro que posta comentário aqui, não me admira uma jumenta falar.

          Monteiro Lobato não faria melhor

        2. Tuguinha, faça como eu: fale apenas p/ quem quer ouvir…
          O pessoal aqui não dá mole, vão te refutar até a morte!

        3. @ André

          Só mesmo uma pessoa como tu pode deturpar tanto um comentário mas de qualquer forma deixo um trecho de um texto que tu tão bem conheces e que parece-me indicar muito do nível cultural que procuras imprimir no teu site … ou será sítio

          Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo…

          Cumprimentos do outro lado do Oceano

        4. Tug, o que você espra receber, vindo aqui criticar uma escolha pessoas dos autores do site, em não acreditar em Deus?

          Se Deus é imortal e eterno, ele existia antes da humanidade e irá existir depois, portanto mesmo não sendo comprovada cientificamente a hipótese da existência dele, a criação e evolução não depende da crença da humanidade, além do mais, mesmo um ateu, ou cético é capaz de praticar os preceitos dos 10 mandamentos (ou pronunciamentos, como queiram os moderadores do tópico), e só pelo fato de exercerem o livre arbítrio e escolherem não acreditar, eles não seriam considrados filhos, por deus?

          (ok, eu SEI da posição dos moderadores do site, to fazendo esas pergunts pra alguém que acerdita em deus)

          então, por que essa briga toda e ese blá blá blá todo, sobre big bang, deus, e trá- lá – lá?

        5. Renato Kistner, sobre o seu último comentário:

          Essa é a diferença entre nós e os religiosos, agente refuta, usamos fontes e provas quando voces apenas negam sem refutar nada.

  18. Todo aquele que se opoe a Cristo é tambem um anti Cristo
    Salomão esta certo quando diz vaidade de vaidade e quandoa idade chega e o homem fica gaga é que vamos ver até a onde vai a soberba humana, tudo que faz traz efeitos colaterais, inclusive sua aparente descrença vamos ver na hora das dificuldades por que ele chama, será que ai meu homem?
    Por outro lado com relação ao que o papa prega, ele é mais mariano do que cristão se é que se pode torcer para dois times. A propria blibia deles diz que ninguem vai ao pai se não for por Jesus mas ele insistem em chegar a Deus por Maria. e por outro lado maria esta morta e Jesus vivo pois este ressuscitou e clamar por quem está morta é pratica espirita, o Cristianismo é uma coisa, o espiritismo outra e o budismo tambem outra cada um com sua pratica, eu acretido que temos que fazer uma escolha e não ficar em cima dos muros religiosos como sempre foi o costume romano.

    1. @Icaro leal, Todo aquele que se opoe a Cristo é tambem um anti Cristo

      Qualquer um com um pouco de lucidez se opõe a Cristo. Eu inclusive.

      Salomão esta certo quando diz vaidade de vaidade e quandoa idade chega e o homem fica gaga é que vamos ver até a onde vai a soberba humana, tudo que faz traz efeitos colaterais, inclusive sua aparente descrença vamos ver na hora das dificuldades por que ele chama, será que ai meu homem?

      Geralmente a frase é “Puta que pariu, vira! Viraaaaaaaaaa!

      Os poucos que clamaram por seu deus morreram sem resposta… pela gritaria que ouço nas igrejas cristãs, ele deve ser meio surdo. Além disso, quem foi que, segundo a mitologia cristã, morreu clamando: “Pai, porque me abandonaste?”

      A propria blibia deles diz que ninguem vai ao pai se não for por Jesus mas ele insistem em chegar a Deus por Maria.

      Mas Jesus e Deus não são a mesma pessoa? Ou não? :cool:

      e por outro lado maria esta morta e Jesus vivo pois este ressuscitou

      Crente é engraçado mesmo. Basta um túmulo vazio e eles chegam à brilhante conclusão que o morto ressuscitou…

      e clamar por quem está morta é pratica espirita, o Cristianismo é uma coisa, o espiritismo outra e o budismo tambem outra cada um com sua pratica, eu acretido que temos que fazer uma escolha e não ficar em cima dos muros religiosos como sempre foi o costume romano.

      É mesmo? Deixa eu adivinhar, você é protestante certo? Já leu o que Paulo fala sobre ordem nos cultos? Sobre não falar línguas que ninguém entenda? Os próprios apóstolos usaram a sorte para escolher quem seria o sucessor de Judas, o traidor…

      Essas religiões cristãs são uma bagunça. É melhor desistir e vir pro lado ateu da força… :cool:

      1. @AmadeusXIII,
        vei sei que tu não tem a menor noção do que fala mas mrsmo assim é lega trocar ideias. um forte abraço fica tranquilo que todo esse qestionamento é proprio Deus que vai te responde guarda meu e-mail para me falar quano chegar o dia. Ele, O GRANDE EU SOU gosta de gente assim como você e não dos marias vão com as outras. a exe mplo é o diamante que é a pedra mais dura pois são esta que dão mais brilho na lapidação, e em nome de Jesus que tu jaá esteja sendo lapidado pelo ESPIRITO SANTO, AMEM.
        Eu sou imagem e semelhança do Deus e não macaco mas ta ai o livre arbítrio que se acha a imagem e semelhança do macaco não tem problema tem muita gente por ai fazendo macaquisses .

        1. @icaro, vei sei que tu não tem a menor noção do que fala

          Quer testar meu conhecimento bíblico? Acessa a comunidade do Cet no Orkut e vamos conversar. Terei prazer em nocautear mais um cristão com meu vasto conhecimento. Pra falar a verdade, se eu acreditasse em vidas passadas, poderia jurar que já fui um leão há tempos atrás…

          O GRANDE EU SOU gosta de gente assim como você

          Gosta nada. De acordo com seu Jesus mitológico, eu vou ser assassinado pelo seu deus, junto com mais um monte de gente…Seu deus é um deusinho assassino, chegado em sangue. E quem o adora também é.

          Que o Mario te abençõe

          1. @AmadeusXIII Ipuaçu SC,

            Velho não é o jesuzinho que vai te dar a mão não
            quando tuas forças de desprezarem e teus conhecimento te enganaren
            é O LEÂO DA TRIBO DE JUDA que vai te da a mão É JESUS

        2. @icaro,
          Icaro…desculpe mas voce falou uma grande tolice….Só os crentes mais ignorantes acham que o homem evoluiu do macaco, isso sempre foi a desculpa dos mais tapados que não tem a minima capacidade de entender a evolução… E se voce foi feito a semelhança de seu deus tribal, sádico, injusto e imaginário, esse deus é então bem humano…a pergunta do André é muito pertinente

          1. @Marcello, Vei olha a tua contradição
            E se voce foi feito a semelhança de seu deus tribal, sádico, injusto e imaginário, esse deus é então bem humano; se ele é injusto, tribail, sádico é porque você acredita nele dai deixa de ser imaginario certo?
            mais adiante você fala: esse deus é então bem humano
            O que vejo é uma insatisfação com Deus e isso por falta de comunicação vei
            mas podemos tentar movamente, vamos lá,
            *

            Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

            “Pai nosso que estás nos céus”

            Esta oração é diferente dos padrões, da maneira de oração dos judeus da época e também de muitas religiões de hoje em dia. Esta oração é breve, simples, franca e penetra nosso ser e atinge seu verdadeiro objetivo, que é alcançar a Deus. As dezoito petições feitas três vezes ao dia nas orações dos judeus piedosos, eram dez vezes mais longas.

            “Pai nosso” Jesus nestas primeira palavras, nos ensina a reverenciarmos e reconhecermos a grandeza do Deus com quem estamos falando. Sempre que oramos sabemos que Deus está acima de tudo, nos céus e na terra. Que não somos nada perante sua Estatura. Se Deus considera toda a humanidade como uma gota num balde, como seria apenas um de nós para suas vistas?

            “que estás nos céus” esta expressão sempre nos lembra:

            a) da Onipresença de Deus na vasta amplidão dos lugares celestiais. (Salmos 11:4).

            b) do poder e da Majestade de Deus, na forma de domínio sobre toda criação. (II Crônicas 20:6; Lucas 9:43).

            c) da Onipotência de Deus. (Ezequiel 1:24).

            d) da Onisciência de Deus, porque daquele lugar tão elevado, Ele vê tudo o que acontece em todos os lugares, em todas as partes da criação. (Salmos 11:4).

            “santificado seja o teu nome”

            Deus é santo, puro e, quando nos achegamos a Ele, devemos reconhecer a soberania do nome que está acima de todo nome. (Filipenses 2:9) Por isso, nos curvamos diante Dele deixando todo nosso ego, orgulho, sabendo que Ele conhece nossos corações e se agrada quando nos santificamos para ir à sua presença. No começo dessa oração, Jesus deixa claro que a necessidade básica do homem e obrigação do pecador é reconhecer Deus acima de tudo, como provedor de todas as coisas.

            santificado significa: seja venerado ou honrado. Jesus ressalta a santidade de Deus, porque Ele habita no mais santo lugar. (Isaias 57:15).

            É bom lembrar não só aos pecadores, mas também aos cristãos que o nome de Deus equivale à pessoa de Deus, aquilo que Ele é e faz. É por este motivo, que jamais devemos tomar o nome de Deus em vão. Com certeza não é a melhor atitude.

            *

            6:10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu

            “Venha o teu reino” Jesus queria estabelecer seu reino literal sobre a terra, o que seria a manifestação de Deus no mundo. Devemos em nossas orações, ter o desejo de ver esse reino se manifestar em nossa vida, ter o deseja de estar em breve neste reino. O profeta Isaías nos fala um pouco desse reino no Cap. 65:17 à 25.

            “seja feita a tua vontade”. É entregar nossa vida em total confiança a Deus. Deus se agrada quando andamos de acordo com os propósitos Dele para nossas vidas. Ele só quer nosso bem. Orando e lendo a sua Palavra, a Bíblia, nós conhecemos sua vontade e podemos aplicá-la em nossas vidas. Que pai iria quer o mal para seu filho?

            “assim na terra como no céu” É o desejo de todas coisas que ocorrem no céu, acontecerem também na terra. No céu está o exemplo perfeito de tudo, o padrão mais elevado do que precisa ser feito.

            Até aqui Jesus tratou das necessidades espirituais do homem. Isso Ele deixa claro também em Mateus 6 :33, onde nos ensina a buscar seu reino e sua justiça em primeiro lugar.

            *

            6:11 o pão nosso de cada dia nos dá hoje

            “o pão nosso de cada dia” Aqui Cristo passa a nos ensinar acerca das nossas necessidades físicas ou materiais (alma e corpo), da qual Ele próprio conhecia, pois se fez carne entre os homens. (João 1:14).

            Jesus nos ensina a orar pela nossa alimentação, aquilo que necessitamos para nossa subsistência, para que não pereçamos.

            “nos dá hoje”, esta expressão: também ensina que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, devemos pedir apenas o necessário. Deus sabe do amanhã e suprirá nossa necessidade.

            *

            6:12 “e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores”.

            O perdão de Deus é condicional. E podemos notar isto nos versos 14 e 15 que mostra isso.

            *

            6:14-15 “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas”.

            Cristo nos ensina que não podemos guardar rancor, ira em nossos corações em relação às outras pessoas. Jesus quer que vivamos em paz, no que depender de nós, com nossos semelhantes. O cristão deve perdoar, mesmo antes de a pessoa pedir perdão para que Deus perdoe nossos pecados, e, caso a pessoa não peça perdão, não mais nos diz respeito, pois é a Deus quem ela prestará contas. Se fizermos desta maneira, podemos esperar pela misericórdia de Deus.

            *

            6:13 “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”

            “Não nos deixes cair em tentação, mas livrar-nos do mal” Devemos pedir a Deus que em todas as circunstâncias de nossa vida, nós não caiamos nas tentações. O mundo que vivemos é cheio de males e tribulações. Mas se perseverarmos em oração e vigiarmos, estaremos sempre nos santificando e purificando cada vez mais e poderemos evitar muitas conseqüências ruins para nossa vida e estaremos sempre usufruindo das bênçãos de Deus

          2. Esta oração é diferente dos padrões, da maneira de oração dos judeus da época e também de muitas religiões de hoje em dia.

            Pq não foi inventada pelos judeus e sim pelo pessoal de Constantino.

            Próximo!

  19. Meu amigo te agradeço por respostar
    Quando se fala em lucidez me faz lembrar da palavra luz e a outra acidez eu também já fui assim e nem por isso Deus deixou de existir. Quanto a gritos vejo nos estádio de futebol muita britaria por causa de uma bola e 22 jogadores correndo pelo campo e uma multidão pagando fortuna para semi analfabetos e que mão tem na a oferecer a humanidade a não ser a afronta de mostrar que uma partida de futebol é mais importante do que a educação, saúde entre tantas outras a ponto dos profissionais receber um salário de proletário comparado aos dos promotores de uma cultura inútil , embora não é só o futebol tem muita outra brasileirisses.
    Creio que castro Alves, Rui Barbosa e muito outro Brasileiro que já se foram ficariam encantado com a cultura dos tempos atuais. Tais com creu ente outras que são acolhidas por essa massa que passa no projeto to futuro embora seja muito duro ter que caminhar afirma o velho Zé Ramalho.
    Embora os chamados ateus ou atóis, isso não importa são filhos culturais de Charles Drawin e toda cria é obediente ao seu criador. Quero dizer que cego não enxergar e guiando outro é um serio problema e o grande problema da humanidade é não enxergar e nem querer enxergar.
    E para finalizar lembro-me de um cego espiritual e por isso era homicida, chamado Saulo quando ele partiu para damasco cheio de ódio porque em no0me de Jesus o demônios caiam por terra as pessoas ema curada, os drogados era também libertos e toda sorte de endemoniados elam liberto ao som do nome de Jesus Cristo e até os próprios demônios reconhecia a grandeza de Jesus, mas Saulo morrendo de raiva porque Deus libertava as pessoas ficava mais rancoroso pronto para matar mais cristão, foi ai que Jesus perguntou Saulo , Saulo porque me persegues? E Saulo tremendo de medo quem é senhor? Eu sou Jesus a quem tu persegues!
    E Jesus já tinha dito o mundo não vos odeia, mas me odeia por que suas obras são más.
    Deus abençoe a todo que ler estas palavras
    Um abraço a todos, aguardo respostas cartas mil e quanto ao papa esse e pop são palavras de Rita Lee e a preocupação de Roma é aglomerar gente a sua volta.

        1. @AmadeusXIII Ipuaçu SC,
          A biblia é essa espada veja passagem bíblica de Hebreus 4:12

          Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
          A palavra de Deus é pura e verdadeira e pode transformar o coração do homem por mais incrédulo que ele seja.

          1. @icaro, E desde quando era possível comprar uma bíblia no primeiro século sua besta? É cada um que aparece por aqui.

            Me explica aí porque JC diria pros seus seguidores comprarem uma bíblia? Vai estudar o processo que levou a escolha dos livros que a compõem crentinho.

          2. @icaro, Não é não. A bíblia a conhecemos hoje só foi montada séculos depois. Estudar que é bom nada né?

      1. @André,
        vei o que Jesus falou é que por causa do amor verdadeiro que muitos não querem aceitar é que vai haver discordia entre as familias, veja só coheco gente que vivia nas drogas e a familia não dizia nada mas no dia em conheceu Jesus e foi liberto, dai a familia ficou braba. Na verdade a raiva de muita pessoas contra Jesus é porque ele liberta e livra do mal e como o amor do mundo é hipócrita eles não querem nem saber de gente convertida perfere ver seus familiares no mal. Era a raiva do farizeu ver os milagres de Jesus

  20. O vei qual o diferença do homem ter vindo do macaco ou dos atois
    um faz maquaquisse e o ou o que faz a gente nem ver. olha na verdade agente veio do de londres daquele relojão big qualquer coisa do tamanho a nossa criatividade somos latino das ilhas malvinas
    valeu meu caro amigo

        1. @Renato Kistner,
          serve ne vei toda cera serve o que vale é a intenção e se não servir para fazer asas vai servir para lubrificar o ouvido ou quem sabe a ciencia descobre uma grande utilidade pra esta cera. Falar nisso a musica de renatinho o russo será ou cerá só imaginação cerá que é tudo isso em vão cerá ou será que vamos conseguir vencer? é triste mas foi triste o fim de meu amigo tudo talvez por causa da cerá imaginaria que o impedia de ouvir a palavra de Deus mas até que ele desejou mas não do fundo do coração ele coxeava entre dois pensamentos. falo isso com tristeza não desejo o mal para ninguem mas as pessoa é quem escolhe seus caminhos!
          Mas valeu mesmo te desejo felicidades um abração!!!

          1. @icaro, Letra da Música Jesus Negão do Hermes e Renato:

            EU conheci um cara
            Que se chama Jesus
            Por expor as suas idéias
            Enforcaram-no na cruz
            Jesus Negão
            Amigo éééé

  21. André e demais mantenedores do blog.

    Tomo a liberdade de postar o link para esta noticia:
    http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=844002&tit=Criacionismo-tema-para-Ciencias-ou-Religiao

    O cidadão é criacionista mas defende que o criacionismo não deve ser equiparado a ciencia e ensinado como tal.
    Fora as velhas papagaiadas de tentar justificar a biblia, ele foi bem sensato, o que surpreende num criacionista!!

    Se voces já viram, desconsiderem.

    Obrigado.

  22. Nem perco mais meu tempo com crente. Sabino? Esse Sabino é frutinha, froxinho perto de outros crentoloides que existem por ai. Alias, ele é portugues, vai levar portugues a sério?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s