Santíssima Trindade Desmascarada

Um dos pontos mais fundamentais que constroem as diferenças doutrinárias entre todas as vertentes cristãs é o trinitarismo, a doutrina da Santíssima Trindade. Discussões acaloradas surgem entre cristãos trinitarianos e os unitarianos. Os trinitarianos dizem que a Santíssima Trindade não pode ser derrubada pela Ciência com suas provas e pesquisas, pela História dos Concílios com seus registros e evidências e muito menos com o exame racional do tema. É uma questão de fé, um dogma, algo que, como sempre, devemos acreditar porque nos mandaram acreditar. Mas temos a questão teológica do tema, onde podemos muito bem analisar a única fonte que eles não podem ignorar: A BÍBLIA!

Aqui veremos e analisaremos se a Santíssima Trindade é fundamentação biblicamente. E tudo começa com…

A única base histórica da existência da Santíssima Trindade, que realmente é composta por 3 personagens: Tertuliano (inventou), Atanásio (defendeu) e Constantino (decretou). Vamos deixar os fatos históricos de lado, pois os mesmos já são de conhecimento mais do que suficiente para tudo. Existem estudos claros e transparentes com base exclusivamente nas escrituras e os mesmos deixam nitidamente esclarecidos a inexistência de uma Trindade na Divindade.

Mas o que é a Santíssima Trindade?

Credita-se a Tertuliano a criação do princípio da Santíssima Trindade. Este princípio agrega 3 substâncias em uma única essência. Assim, segundo Tertuliano, teríamos o Pai, o Filho e o Espírito Santo. É um dogma confuso, pois o Pai não é o Filho, que não é o Espírito Santo, que não é o Pai. Mas todos eles são Deus. Eles não se fundem em uma coisa só, são 3 coisas em separado, mas formando uma única unidade. Isso é tão confuso que o próprio Santo Agostinho não entendeu nada, mas resolveu ser mais rei que a realeza saindo pela tangente, dizendo que somos pequenos demais para compreender isso. São Patrício usava o trevo para ensinar o conceito da Santíssima trindade (quando não estava ajudando a perseguir os pagãos da Irlanda).

Vamos deixar que Atanásio, o poderoso bispo de Alexandria e o imperador Constantino, o Grande, de lado. Não nos interessa do ponto de vista teológico. Vamos ver quais são as bases para que Quintus Septimius Florens Tertullianus, mais conhecido como Tertuliano — nascido no ano do Senhor dele de 160 e falecido no ano 250 (datas aproximadas) –, se baseou para propor esta doutrina.

Temos primeiro que entender quem é quem.

Deus – Deus é Deus. Ninguém sabe quem é Deus; só se "sabe" que ele está lá, imutável, eterno e para sempre. Deus criou tudo e manda e desmanda em tudo e tem pleno e total conhecimento do que foi, do que é e do que será (estou falando de conceitos, pois se formos analisar a Bíblia, veremos que não é bem assim).

Jesus – Jesus é o filho de Deus, que João Evangelista chamou de "verbo feito carne". Deus resolveu que a Humanidade estava problemática demais por causa dos pecados. Assim, enviou Jesus para nos salvar, morrendo por isso. É uma espécie de sacrifício humano, o que não faz sentido de nenhuma forma, já que um deus se matar para salvar os outros é fora de propósito. Se fosse, ele não teria ressuscitado, o que configura que não foi um sacrifício mesmo. Jesus, então, veio para fazer uns milagres para atestar sua autoridade e espalhar a Boa Nova (em grego: evangelion). Aliás, um deus se matando é algo muito esquisito.

Espírito Santo – A rigor, o Espírito Santo não é muita coisa, não exerce ação nenhuma por si só, não é tido como personagem, não tem decisão própria, não tem fala própria, não tem poder próprio e simplesmente não é mencionado como uma figura à parte. Mesmo que levássemos em conta que Deus e Jesus existem mediante o relato bíblico, o Espírito Santo não tem maior ação do que o cajado de Moisés.

João 17:3 – E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Muitos debates têm sido travados e todos afirmam ter base bíblica para defender suas ideias. Uns entendem que a divindade é composta por três Deuses (o Deus-Pai, o Deus-Filho e o Deus-Espírito Santo) que são autônomos, mas que agem em cooperação. Outros afirmam que há apenas um Deus que se manifesta de três formas diferentes, mas é o mesmo ser, uma única pessoa. Há ainda quem defenda que há um só Deus composto por três pessoas divinas, co-iguais, co-eternas, co-substanciais, a Santíssima Trindade. Existem o s que refutam tudo isso, mas como eles não acreditam na Santíssima Trindade, não faz sentido mencionar suas teologias.

A crença de 3 personas divinas é a mais comum, sendo adotada pela Igreja Católica Apostólica Romana, a ICAR, e pela maioria das igrejas protestantes. Para eles, Deus não é um ser pessoal, ou seja, Deus não é uma pessoa, mas três pessoas. Não são 3 deuses, nem uma só pessoa, mas um Deus Composto, um Deus-Tríplice, ou Deus-Triúno. Complicado? Sim, pois é. Na interpretação dos trinitarianos este ensino é um mistério! Por que um mistério? Como tais ensinos carecem de uma base mais sólida e contêm contradições internas de difícil conciliação, seus defensores também ensinam que há um grande mistério por trás destes fatos e que ao ser humano não é dado compreender os mistérios de Deus. Resumindo, Apelo à Ignorância.

"A Santíssima Trindade é um Mistério para ser aceito, não para ser compreendido", foi a voz de muitos sacerdotes ao longo da Idade Média e que continua ressoando no século XXI.

Diante de tais interpretações questionáveis, muitos acabam aceitando a "doutrina do mistério" e acreditando que sua salvação não depende do pleno conhecimento de Deus, já que o mesmo é um mistério não revelado. Jesus afirmou que a vida eterna depende do conhecimento do único Deus verdadeiro e de Jesus Cristo, o enviado de Deus (conforme João 17:3). Entretanto, em nenhum lugar na Bíblia é revelado o nome do Espírito Santo, pois ele é o próprio πνευμα de Deus, ou seja, um princípio espiritual que (segundo os estoicos) seria a causa da vida, o que será explicado abaixo.

Existem várias concepções da Trindade. Parte dos trinitarianos creem em três pessoas divinas co-iguais e co-eternas, outros admitem diferentes níveis hierárquicos e de natureza entre Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo. Independente da crença, todos dizem ter razões bíblicas para acreditar que existem realmente três pessoas divinas e que esses três seres representariam um único Deus. Desse modo, tentam livrar-se da acusação de politeísmo.

Pois bem, tendo somente a Bíblia como critério de avaliação, consideraremos essas afirmações: Para serem co-iguais, as três diferentes personas da Trindade deveriam possuir idêntica autoridade e plena igualdade de poder. As Escrituras Sagradas são muito claras quanto ao fato de que Deus, o Pai, é evidentemente superior ao Filho. Jesus refere-se a Deus como o "Altíssimo" em Lucas 6:35.

Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.

Isto é, aquele que ocupa a posição mais elevada, que está isolado em nível máximo, numa condição inatingível por qualquer outro ser. Assim, não há como Jesus estar à direita de Deus, pois ele seria altíssimo também, mas ele nunca afirma tal coisa. Jesus diz explicitamente em João 13:16:

Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.

Em João 14:28, Jesus diz:

Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.

Jesus afirma categoricamente em João 13:16:

Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.

Deus, que enviou Jesus (Seu Filho) é, portanto, obviamente, maior do que Ele, que, repetidas vezes, como em João 5:37:

O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma.

Também o espírito Consolador é inferior ao Pai, uma vez que também seria enviado por Ele, segundo informa Jesus em João 14:26:

Mas o Consolador, o espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

O Consolador (em grego, parákletos) seria o Espírito Santo e uma terceira entidade, certo? Mas quem diabos é este tal de consolador-parákletos? Lendo os versículos 16 e 17 do capítulo 14 do Evangelho Segundo João, vemos Jesus afirmando:

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

Mas Jesus não disse que era "O Caminho, A Verdade e A Vida?" (João 14:6). Se o Espírito Santo fosse realmente uma terceira e distinta pessoa divina, nada poderia justificar sua omissão e ausência em textos bíblicos como estes:

I Coríntios 8:6 – Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

Quando Paulo define o único Deus, ele omite qualquer referência ao Espírito Santo. Quando Jesus, no Evangelho de Marcos, menciona aqueles que poderiam conhecer a data de sua volta, omite qualquer referência ao espírito Santo. Observem:

Marcos 13:32 – Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai.

João 16:32 Eis que vem a hora e já é chegada, em que sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só; contudo, não estou só, porque o Pai está comigo.

As principais menções usadas para justificar o dogma da Santíssima Trindade está no Evangelho Segundo João. O de Marcos é pá-pum! Jesus cai de para-quedas, faz uns milagres, vai pro pau-de-arara, é enterrado, ressuscita, dá tchau a todos e vai embora. João gastou bem o seu grego com seu texto (e ficou muito bom, por sinal… literariamente falando).

Se o Espírito Santo fosse uma 3ª pessoa divina, não poderia "Ele" fazer companhia para Jesus em lugar do Pai? Contudo, Jesus nem sequer o mencionou nessa ocasião. Jesus Cristo nunca é chamado "Deus Filho" no relato bíblico. No máximo "Filho do Homem" (e esse "Homem" não é Deus, pois Deus não é homem, conforme Números 23:19, onde vocês terão uma surpresinha que não comentarei).

Tudo que Jesus fez e disse foi realizado por ordem e permissão do Pai, a quem ele (Jesus) mesmo se referia como "Meu Deus", como aconteceu no jardim de Getsêmani, onde ele diz: "Afasta de mim este cálice, não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres" (conforme Mateus 26:39, Marcos 14:36 e Lucas 22:42). No Evangelho segundo João, Jesus ainda afirma:

João 5:19 – o Filho nada pode fazer de si mesmo

Essa ideia se repete no versículo 30. "Eu nada posso fazer de mim mesmo." O mesmo pensamento aparece em João 5:17, 19, 30, 36; 8:28, 29; 9:4; 10:25, 32, 37; 14:10,11, 31; 17:4. João registra 14 vezes em seu Evangelho, que as obras de Jesus não foram feitas por ele próprio, mas realizadas pelo poder de seu Pai. Jesus diz que até as palavras que proferia não eram suas próprias em:

João 12:49 – Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar.

Esse pensamento é novamente expresso em João 7:16-18; 8:28, 29, 38; 12:49, 50; 14:24,31; 16:15. João 9 vezes retrata Jesus revelando que as palavras que proferia eram de Seu Pai!

João 12:44: "Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou."

Há problemas aqui. Ao que parece, ter nascido do ventre de uma mortal limitou os poderes de Jesus, segundo oque João dá a entender. Levando isso em conta, Jesus não seria uma figura divina e sim um semi-deus. Não que uma figura divina tenha pleno poder, como vemos em outras mitologias, mas o Cristianismo diz que Jesus é uno com seu Pai e todo mundo quer porque quer que Jesus tenha todos os poderes; então, ficou-se decidido que ele deveria ter os mesmos poderes, e ponto final! Mas, embaraçosamente, Jesus nega isso. Ele não tem vontade própria, não tem autoridade própria e não tem poder próprio. Em Mateus 17:20, Jesus diz aos seus discípulos que se eles tivessem a fé do tamanho de um grão de mostarda, nada seria impossível para eles. Assim, a conclusão óbvia que se chega é que para se fazer milagres não é preciso ser filho de Deus. Basta ter fé. Logo, é lógico supor que a Força de Jesus não vem de midichlorians e sim de sua fé no únco deus: o deus de Israel, Jeová. (lembrando que Jesus era judeu, nasceu judeu, viveu como judeu e morreu como  e sendo judeu)

No tocante ao Espírito Santo, se ele fosse uma 3ª e distinta pessoa divina, o Pai não seria "O" Pai! Ou seria? ;-)

Mateus 1:18 – Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo espírito Santo.

Mateus 1:20 – Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do espírito Santo.

Lucas 1:35 – Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.

A ausência de terminologia bíblica apropriada impede a aceitação da doutrina da Santíssima Trindade. Alguns exemplos de expressões-chave ausentes da Bíblia, mas encontradas apenas nos credos: "Deus Filho", "Deus espírito", "Deus triúno", "Filho eterno", "Co-igual", "Co-eterno", "triunidade divina", "Trindade", "substância" (divina) e "essência" (divina). Repetindo: não há NENHUMA menção a estes termos na Bíblia, e se elas existem, vieram de documentos paralelos, epístolas, cartas, correspondências , encíclicas etc. O nome para isso é "extrapolações".

Nisso, pode-se notar que os redatores da Bíblia (lembrando que Mateus não escreveu o Evangelho Segundo Mateus, Marcos não escreveu "Marcos" e João não escreveu "João". Quem escreveu? Ninguém sabe. Lucas entrevistou pessoas, mediante relatos terciários. Lucas não conheceu nenhuma testemunha ocular), mesmo sendo "inspirados por Deus", vieram com seus relatos evangélicos que não pareciam ter sequer aventado uma ideia trinitariana. Eles até poderiam aceitar Jesus como sendo um deus (substantivo) e não Deus (nome próprio. Ou chame de Javé, mesmo).

Mateus, Marcos e João eram judeus e deveriam ter escrito em hebraico, mas o idioma original do relato evangélico é o grego, e a estilística de João é impecável, o mais bem escrito de todos os 4 evangelhos. Quem escreveu? Ninguém sabe e duvido muito se algum dia alguém descubra. Mesmo que esses 3 fossem os discípulos de Jesus, eles deveriam ter enraizado um monoteísmo irredutível. Sendo judeus veriam Jesus como o Messias, o líder militar que libertaria os judeus do julgo romano, reinando como príncipe da linhagem de Davi, coisa que isso jamais seria possível, já que Jesus não cumpriu nenhuma das profecias messiânicas. (ver, o Messias Desmascarado) e isso começa a embaralhar tudo, a confusão é muito grande. Quem é Deus, afinal?

Nos séculos 1 e 2, já havia debates se Jesus era "O" Deus ou se era mais um deus. Algumas vertentes diziam que o deus Javé era ruim, e que Jesus veio corrigir isso. Outros diziam que o deus Javé adotou Jesus, que era um mortal comum e Javé o fez, na hora de seu nascimento, uma figura divina que nem o próprio Javé. Outros dizem que Jesus É Jeová e ponto final. E tudo isso tendo por base um livro bem mal escrito em sua totalidade, com suas contradições e frases confusas.

Com isso, acabamos tentando fugir desse embaraço, para cair em um outro criado involuntariamente pelos próprios trinitarianos: Quem é o Espírito Santo? A verdade é que ele não é ninguém e sim uma força, um poder, uma parte de Deus.

Jesus chegou às partes de Cesaréia de Filipe e começou a perguntar a todos os discípulos o que as pessoas falavam dele. Bem, enquanto o pessoal dizia que ele era João Batista (o que denota total desconhecimento que o mesmo batizara jesus), Elias etc. Nisso, Pedro disse "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mateus 16:16).

Filho, e não Deus. Não uma divindade. E Jesus não o corrigiu, pelo contrário (ver versículos subsequentes).

Nisso, há vários textos bíblicos em que forçosamente a "Trindade" deveria ter sido mencionada, caso fosse uma doutrina verdadeira: A oração-modelo, ensinada por Jesus, não menciona a Trindade, nem dois de seus supostos componentes ("Deus-Filho" e "Deus-Espírito"), como destinatários de nossas mensagens de comunhão com o Poder Supremo.

Mateus 6:9-13 – Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!

Quem ora unicamente ao Pai e pede que o atenda em nome de Jesus, como seu mediador, é porque, na prática, não crê na doutrina da Trindade. Quando Jesus foi transfigurado diante de Pedro, Tiago e João, e Moisés e Elias vieram ter com ele, não seria mais lógico que o Pai e o Espírito viessem confortá-lo? Por que apenas Deus se manifestou?

Marcos 9:7-8 – este é o Meu Filho amado, a ele ouvi.

Jesus descreve o Pai como o único e verdadeiro Deus ele não deveria ter incluído também o "Deus Filho" e o "Deus espírito", isto é, a Trindade?

João 17:1-3 – Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Avaliando atentamente, a doutrina da Trindade subsiste ao crivo das Escrituras Sagradas? Se, um dia todos nós estaremos diante de Deus e a sua direita está seu filho, esse Deus que exige adoração. Ou está na hora de você rever suas crenças? A Bíblia é a palavra de Deus. O veículo através do qual Deus se comunica e inspira os homens através de Seus ditos, Seus costumes e Seus mandamentos. Estariam os trinitarianos, portanto, incorrendo na transgressão do primeiro mandamento?

"Não terás outros deuses diante de Mim"

Mas ainda fica a dúvida "Quem é o Espírito Santo?" Vamos analisar agora qual é o meio que Deus usa para transmitir os dons espirituais:

Atos 2:38 – Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do espírito Santo.

Atos 10:45 – E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo."

O Espírito Santo é o espírito de:

I Coríntios 2:11 – Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o espírito DE Deus.

O Espírito Santo procede de:

João 15:26- 27 – Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.

Vamos observar como Jesus fez para transmitir o Espírito Santo aos discípulos:

João 20:22 – E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

Em outras palavras, o Espírito Santo procede de Deus (João 15:26-27). Por ser filho de Deus (o Pai), Jesus possui a mesma essência do Pai, sendo assim, possui o mesmo espírito do Pai. E é através do espírito de Deus que Jesus convence os cristãos do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8), habita nos cristãos (Gálatas 4:6) e está presente em todos os lugares ao mesmo tempo (Salmos 139:1-10). Bom, uma das tentativas de refutação é aquela famosa frase em

João 10:30 – Eu o Pai somos um.

Ele não diz "Eu, o Pai e o Espírito Santo somos um". Eu tenho que concordar com quem defende que a Trindade é um mistério e de difícil compreensão. Eu digo que ela não faz o menor sentido! É muito difícil entender algo que segundo a Bíblia não existe, uma vez que Jesus afirma claramente que ele e o Pai são um. E não que ele, o Pai e o Espírito Santo são um, como afirmam os trinitarianos. Assi, temos 1 + 1 = 3 personagens.

A falha principal, portanto, da teologia cristã trinitariana não é a existência de Jesus. Sua falha reside numa teologia onde o Espírito Santo não é apresentado sob nenhuma forma que se possa sustentar como uma terceira entidade. Em outras palavras: Não há como defender a existência de uma personagem se esta personagem nunca é apresentada isolada das demais e com características próprias.

Então, péssimos debatedores se debatem como peixe na areia do deserto e apresentam como "provas" Gênesis 1:26 e seu famoso "Deus disse a Seu Filho: FAÇAMOS o homem à Nossa imagem" Uma clara tolice, já que o verbo: "FAÇAMOS", é um verbo coortativo. O coortativo é o volitivo da primeira pessoa. Pode expressar a manifestação da vontade da pessoa que fala, ou um apelo à vontade de outra pessoa com quem ela se identifica ou associa., conforme Fundamentos para exegese do Antigo testamento: manual de sintaxe hebraica, de Carlos Osvaldo Cardoso Pinto. Mas eu nem preciso muito disso. Eu preciso é ler o original em hebraico.

Vamos ver o primeiro versículo de toda a Bíblia (com o hebraico transliterado abaixo, para facilitar a vida de todos, principalmente a minha, pois escrever com alfabeto hebraico é muito chato):

Gênesis 1: 1 — No princípio criou Deus os céus e a terra.

Bereshit 1:1 — Bereshit bara Elohim et hashamayim ve’et ha’arets.

Elohim é plural de Eloha, que significa Deus. Então temos um plural aqui, vários deuses atuando, certo? Errado, o verbo bara está no singular (fonte). Vamos para Gênesis 1: 26

Gênesis 1:26 — E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

Mais uma vez aparece Elohim, que o HTML Bible diz:

"Deuses" no sentido comum, mas especificamente utilizado (no plural, assim, especialmente com o artigo) do Deus supremo, ocasionalmente, aplicado por meio de deferência para com os magistrados, e por vezes, como um superlativo.

Podemos, então, dizer que "Elohim" é plural majestático no relato, apesar dos antigos hebreus terem passado pelo politeísmo, mas isso é outra história. Alegar que o "façamos" indica que era porque Deus e Jesus estavam criando mundo junto é totalmente despropositado. Eu poderia, por exemplo, dizer que Deus e sua companheira estavam criando tudo. Ou que Javé e Dagon estavam disputando quem criava mais maravilhas. Posso alegar até que era Ilúvatar e Melkor. Posso falar qualquer coisa.

Então, partimos para mais uma alegação para a sustentação da Santíssima: O Comma Iohannevm (ou Comma Johanneum, Parêntese Joanino ou Cláusula Joanina). Este é o nome latino que se dá a um possível acréscimo ao sétimo versículo de I João 5. Ele compreenderia:

1 João 5:7-8 — Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.

Assim, estaria aí a prova que há 3 entidades trabalhando em uníssono. Mas, curiosamente, a doutrina católica aceita o dogma da Santíssima Trindade. Entretanto, a versão Ave Maria diz:

1 João 5:7-8 — Portanto, são três os que dão testemunho: O Espírito, a água e o sangue, e os três estão de acordo entre si.

Podemos ver as duas versões, lado-a-lado, no site Bíblia Online. Por que a ICAR retiraria o trecho de algo que testifica sua liturgia? A única resposta satisfatória é que ele não foi retirado e sim incluído. Senão, vejamos:

Muitas traduções que NÃO incluem o Comma Iohannevm:

  • Todas as traduções da Bíblia utilizadas pelos católicos.
  • Todas as traduções da Bíblia utilizadas pelos cristãos ortodoxos.
  • Todas as traduções da Bíblia utilizadas pelos mórmons.
  • A tradução para o alemão do Novo Testamento realizada por Lutero, que foi baseada no "Textus Receptus", segunda edição de Erasmo, que ainda não o tinha incluído.
  • Todas as traduções da Bíblia utilizadas pelas Testemunhas de Jeová.

As traduções que incluem:

  • Versão do Rei Jaime (King James Version – KJV).
  • João Ferreira de Almeida (que na prática é uma tradução da KJV).
  • Todas as traduções feitas a partir do "Textus Receptus", após a terceira edição de Erasmo em 1522, quando ele foi incluído.

Em  I João 4:12-13 é dito

Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.

Em grego:

θεον ουδεις πωποτε τεθεαται εαν αγαπωμεν αλληλους ο θεος εν ημιν μενει και η αγαπη αυτου τετελειωμενη εστιν εν ημιν εν τουτω γινωσκομεν οτι εν αυτω μενομεν και αυτος εν ημιν οτι εκ του πνευματος αυτου δεδωκεν ημιν

Sendo que temos πνευμα, que significa "sopro divino", o poder de Deus (fonte). Se você clicou no link para a strong, verá que ele não so se refere a Deus, como aos demônios também.

Para finalizar, temos a citação de Mateus 28:19, que diz:

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

O livro “O Judaísmo e as Origens do Cristianismo”, de David Flusser, afirma que houve inserção da fórmula trinitariana em Mateus 28:19.

De acordo com todos os manuscrito de Mateus que foram preservados, o Jesus ressuscitado ordenou aos seus discípulos batizar todas as nações “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. A fórmula trinitária franca, aqui, é de fato notável, mas já mostrado que a ordem para batizar e a formula trinitária faltam em todas as citações da passagem de Mateus nos escritos de Eusébio anteriores ao Concilio de Nicéia. O texto de Eusébio de Mateus 28:19-20 antes de Nicéia era o seguinte: “Ide e tornai as nações discípulas em meu nome, ensinando-as a observar tudo o que vos ordenei.” Parece que Eusébio encontrou essa forma do texto nos oráculos da famosa biblioteca cristã em Cesaréia. Esse texto mais curto está completo e coerente. Seu sentido é claro e tem seus méritos óbvios: diz que Jesus ressuscitado ordenou que seus discípulos instruíssem todas as nações em seu nome, o que significa que os discípulos deveriam ensinar a doutrina de seu mestre, depois de sua morte, tal como a receberam dele.

A Santíssima Trindade é um sério erro teológico, sem nenhuma fundamentação bíblica. Só um esforço para dar sentidos que não existem a textos que falam algo diverso do que querem propor. Se isso fosse tão claro assim, todas as vertentes cristãs a adotariam, mas isso não aconteceu. A ICAR e outras igrejas ainda a venerarão, eles ainda terão o rito trinitariano como verdade absoluta, pois verdades absolutas só existem nas igrejas, que não dependem de fatores como análise criteriosa e bom senso.

Ela é apenas um rito, uma tradição, um dogma a ser imposto. Só isso, nada mais.

117 comentários em “Santíssima Trindade Desmascarada

    1. @Breno Bernardes, É verdade. Inclusive, atualmente eu tenho percebido os TJ como a organização com mais “acertos” em sua doutrina (em relação à interpretação escritural…) do que qualquer outra religião por aí.

      Curtir

        1. @André, Olá André! Você é o moderador do site, certo?

          Desculpe amigo, não são muitas as que tenho conhecimento, principalmente se incluirmos as já consideradas extintas. Apesar de eu ter confiança de conhecer ao menos as mais populares de meu tempo e região.

          Se me permite a pergunta, por que tens em seu site um enfoque majoritário sobre a religião cristã? Existem tantos deuses…

          Curtir

          1. Porque vc é analfabeto, preguiçoso ou ambos e não leu todos os meus artigos ainda.

            Outra coisa que eu sou do site tb: carrasco. Não tolero trolls.

            Curtir

  1. Muito engana-se André.
    Li centenas de seus artigos e certamente já encontrei entre eles notícias sobre religiões não-cristãs, desde maluquices de muçulmanos sem noção, culto a carga, ateus-de-fim-de-semana e até gente que fuma cérebro de urubu e mata albinos pra fazer poções. Muito interessantes com certeza!
    Isso tudo entre primorosas divulgações científicas, escrito com objetividade, fontes fidedignas, e sem contar a acidez e escárnio à estupidez humana que lhe é característica e que todos (bem.. todos -1) adoram.

    De qualquer maneira, constatei que as refutações religiosas específicas (ao contrário das genéricas, que servem para qualquer deus) são em sua maioria destinadas à fé cristã. Se discordas, não sabes o que escreves, pois acredito que todos aqui podem testemunhar este fato.

    Você não precisa se dar ao trabalho de refutar (especificamente) Zeus, Quetzacoatl ou Maomé para os brasileirosl, certo? (não que não fosse possível.) Porque? Por que o povo daqui olharia o texto e diria: “E eu com isso? Nunca acreditei nessa baboseira mesmo.”

    Este é o seu público-alvo, este é o pessoal que acessa o seu site, esta é a população do Brasil e é sobre isso que o povo quer aprender (bem.. alguns).

    É claro que existem várias outras religiões, e são diversas!
    O ponto que quero chegar, é que elas não são matéria de refutações constantes no site, pois não possuem números significantes em seu público-alvo. E não há nada errado nisso, só não entendo a sua negação em aceitar o fato.

    Curtir

    1. Li centenas de seus artigos e certamente já encontrei entre eles notícias sobre religiões não-cristãs, desde maluquices de muçulmanos sem noção, culto a carga, ateus-de-fim-de-semana e até gente que fuma cérebro de urubu e mata albinos pra fazer poções. Muito interessantes com certeza!

      Então, fim de papo.

      De qualquer maneira, constatei que as refutações religiosas específicas (ao contrário das genéricas, que servem para qualquer deus) são em sua maioria destinadas à fé cristã.

      Siiiiiiiiiiiiiim, pois o Dilúvio veio com o Cristianismo, bem como a Fundação Cacique Cobra Coral etc.

      Este é o seu público-alvo, este é o pessoal que acessa o seu site, esta é a população do Brasil e é sobre isso que o povo quer aprender (bem.. alguns).

      Vc está muito enganado, filho.

      O ponto que quero chegar, é que elas não são matéria de refutações constantes no site, pois não possuem números significantes em seu público-alvo.

      Ah, sim. Pois eu nunca falei de muçulmanos, sharia, bruxarias africanas, hindus usando pirâmides para controlar o trânsito etc.

      E não há nada errado nisso, só não entendo a sua negação em aceitar o fato.

      Porque vc falou algo que não é verdade.

      Curtir

  2. Muito bom o post, André. É pra deixar muito TJ dando pulinhos de alegria. Mas eu queria que você me dissesse o que é que eu vou dizer lá em casa quando me perguntarem sobre estes versículos que falam sobre a pessoalidade do Espírito Santo:

    Chamando para o ministério:
    “E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” (Atos 13:2). Quem disse mesmo, hein?

    Ensinando:
    “Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias…” (Atos 15:28).

    Escolhendo Bispos:
    “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” (Atos 20:28).

    Ele resgatou com seu sangue? Quem? Deus? Mas não foi Jesus que resgatou a Igreja? Então o texto que dizer que Jesus é Deus?
    Vamos começar só com estes três versículos.

    Curtir

    1. PNEUMA = Espírito/Sopro/Vontade de Deus.

      Isso aparece em Lucas, mas não nas palavras proferidas pelo próprio Jesus. Resumindo: Lucas quer saber mais de Deus que o próprio Deus?

      Curtir

    2. boa tarde Saulo! quanto ao testo de atos 20:28 há traduções que mesmo feitas por trinitarianos rezam de outra forma:
      A Bíblia de Jerusalém,:“nele o Espírito Santo vos constituiu guardiães, para apascentardes a Igreja de Deus, que ele adquiriu para sipelo sangue do seu próprio Filho”.
      Assim também a versão da CNBB: “o Espírito Santo os constituiu como guardiães, para apascentarem a Igreja de Deus, que ele adquiriu para si com o sangue do seu próprio Filho”. Outra versão protestante, logo, feita por trinitarianos, NTLH : “o Espírito Santo entregou aos seus cuidados, como pastores da Igreja de Deus, que ele comprou por meio do sangue do seu próprio Filho.”.

      Curtir

  3. PNEUMA = Espírito/Sopro/Vontade de Deus.
    “Isso aparece em Lucas, mas não nas palavras proferidas pelo próprio Jesus. Resumindo: Lucas quer saber mais de Deus que o próprio Deus?”

    Aí fica difícil, André. Você não pode usar somente os textos que te interessam. Ou você aceita a argumentação de todos os versículos ou você não aceita nenhum. Se vamos analisar os textos, vamos partir do pressuposto de que todos não inerrantes. O debate aqui não é sobre a confiabilidade da Palavra, mas sobre a defesa da Trindade. Não fuja dos princípios.

    Bom, vamos aos argumentos:
    Será que realmente Lucas quer saber mais que o próprio Deus. Tem certeza André do que você está dizendo?

    1º: A palavra Grega Pneuma, segundo Strong, significa:
    pneuma:

    1) terceira pessoa da trindade, o Santo Espírito, co-igual, coeterno com o Pai e o Filho
    1a) algumas vezes mencionado de um modo que enfatiza sua personalidade e caráter (o Santo Espírito)
    1b) algumas vezes mencionado de um modo que enfatiza seu trabalho e poder (o Espírito da Verdade).

    2) o espírito, o princípio vital pelo qual o corpo é animado;
    2a) espírito racional, o poder pelo qual o ser humano sente, pensa, decide;
    2b) alma
    3) um espírito, simples essência, destituída de tudo ou de pelo menos todo elemento material, e possuído do poder de conhecimento, desejo, decisão e ação;
    3a) espírito que dá vida;
    3b) alma humana que partiu do corpo;
    3c) um espírito superior ao homem, contudo inferior a Deus, i.e., um anjo;
    3c1) demônios, ou maus espíritos, que pensava-se habitavam em corpos humanos;
    3c2) a natureza espiritual de Cristo, superior ao maior dos anjos e igual a Deus, a natureza divina de Cristo;
    4) a disposição ou influência que preenche e governa a alma de alguém
    4a) a fonte eficiente de todo poder, afeição, emoção, desejo, etc.;
    5) um movimento de ar (um sopro suave);
    5a) do vento; daí, o vento em si mesmo;
    5b) respiração pelo nariz ou pela boca.
    Pode significar Espírito, Vento, respiração e até os próprios demônios, o contexto é que vai decidir seu emprego correto.

    2º Pneuma nunca é mencionado como uma força despersonalizada; ou seja, está sempre dando o sentido ao texto. (Espírito de Deus, Espírito de Cristo, espírito do homem, espírito imundo, etc..).

    3º Lucas não quer saber mais que Paulo, nem João, nem Pedro, muito menos que Jesus, pois o próprio Cristo faz uso da Palavra Pneuma para se referir ao Espírito Santo, como os demais escritores:

    “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
    E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
    E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Rm. 8:9-11).

    Ou Paulo fez a maior lambança com a palavra Pneuma, ou de fato ele compreendia que tanto o Espírito de Deus, como o Espírito de Cristo eram o mesmo Espírito Santo. Ele nos diz que Deus habita em nós, Cristo habita em nós, e que o Espírito habita em nós. É muito claro o ensino da Trindade aqui. (Quando ele mistura as expressões Espírito de Deus e Espírito de Cristo, ele quer dizer a mesma coisa).

    Deixe-me explicar melhor. Os unicistas de modo geral, creem que o homem tem o seu espírito que volta para Deus no momento de sua morte e, que este espírito de fato é a alma humana, sua personalidade, enfim, a própria essência do homem, que se apresentará diante de Deus para ser julgada. Até aí tudo bem. Dizem também que Deus também tem um Espírito, ou seja, seu poder, sua personalidade, como sendo a emanação do próprio Deus, ou como dizem os judeus, a força dinâmica de D’us, mas nunca sendo uma Pessoa distinta, com vontades, ações e modo de agir independentes do Pai e do Filho. O ensinamento Bíblico é diametralmente oposto a essa heresia, pois como o Espírito Santo seria somente o poder de Deus, se Rm. 15.19 diz:

    “Por força de sinais e prodígios, pelo Poder (dunamei) do Espirito Santo, de maneira que desde Jerusalém e circunvizinhanças até ao Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo.”
    Como Ele é o poder de Deus, se ele manifesta o seu próprio poder?
    Simples assim.

    Paulo também nos diz:
    “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.” (1Co. 12:4-6).
    O que as Escrituras nos ensinam aqui é que existem diferentes modos de ações entre o Pai, o filho e Espírito Santo, ou seja, eles trabalham de maneira independente.

    Agora vamos ao que o Senhor Jesus diz sobre o Espírito Santo:
    “Mas, quando vier aquele Espírito (Pneuma) da verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” (Jo. 16:13).
    Mais adiante, Jesus usa outro termo, mais específico, para se referir ao Espírito, Paracleto, que significa, segundo Strong:

    paracletos:

    1) chamado, convocado a estar do lado de alguém, convocado a ajudar alguém;
    1a) alguém que pleiteia a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado;
    1b) pessoa que pleiteia a causa de outro com alguém, intercessor;
    1b1) de Cristo em sua exaltação à mão direita de Deus, súplica a Deus, o Pai, pelo perdão de nossos pecados;
    1c) no sentido mais amplo, ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro,
    1c1) do Santo Espírito, destinado a tomar o lugar de Cristo com os apóstolos (depois de sua ascensão ao Pai), a conduzi-los a um conhecimento mais profundo da verdade evangélica, a dar-lhes a força divina necessária para capacitá-los a sofrer tentações e perseguições como representantes do reino divino.
    No grego antigo, Paracleto era alguém constituído legalmente, para representar uma pessoa, como se fosse ela mesma. O consolador viria como se fosse o próprio Cristo. Ao passo que Jesus declara que iria para o pai e deixaria o consolador, ele disse que estaria com eles até a consumação dos séculos.
    Você pode até não acreditar em Deus, em Jesus ou no Espírito Santo, mas se você está usando as Escrituras, (crendo nela ou não), para basear seus argumentos, você tem que aceitar que este ensino é muito bem embasado em várias passagens de maneira inequívoca. Perceba também que eu não estou usando os versículos mais comuns para defender o meu argumento, mas passagens menos usadas nos debates teológicos, justamente para mostrar que o ensino da Trindade é unânime na Bíblia Sagrada.
    Ah! Eu nem sequer precisei lançar mão dos argumentos de Concílios e da Patrística, porque a doutrina da Trindade já estava bem explícita muito antes dos grandes Concílios apenas colocarem com Dogma algo que já era muito bem estabelecido.

    Curtir

    1. Aí fica difícil, André. Você não pode usar somente os textos que te interessam.

      Não que eu tenha feito isso, mas é isso que vocês fazem.

      Ou você aceita a argumentação de todos os versículos ou você não aceita nenhum.

      Larga de ser cara-de-pau. O que interessa nesse caso é o relato evangélico, onde mostra que Jesus não disse que o Espírito Santo era uma terceira entidade. Pouco importa o que Lucas escreveu em Atos. Ou então eu poderei usar evangelhos apócrifos e dizer que havia árvores caminhantes. Ah, não! Vou falar que devemos amar os outros como a nós mesmos, pois Deus manda matar homossexuais. Lindo isso, né?

      Se vamos analisar os textos, vamos partir do pressuposto de que todos não inerrantes.

      Então, tá. Onde Jesus fez o sermão da montanha? Quantas pessoas foram até o túmulo no sábado? Quando ele nasceu mesmo? Bem, levando em conta que a Bíblia é inerrante, Jesus jamais poderia ser o Messias. Que tal?

      O debate aqui não é sobre a confiabilidade da Palavra, mas sobre a defesa da Trindade. Não fuja dos princípios.

      O princípio segundo o qual O Carpinteiro Hippie teria exposto, mas não fez. Repito: Lucas quer saber mais de divindade que Jesus?

      º: A palavra Grega Pneuma, segundo Strong, significa:
      pneuma:

      1) terceira pessoa da trindade, o Santo Espírito, co-igual, coeterno com o Pai e o Filho

      HTML Bible não coloca assim, nessa ordem. Vc pegou alguma variante desse AQUI.

      Curiosamente, este sentido não é dado nos outros evangelhos. Mas, claro, a Bíblia é inerrante.

      2º Pneuma nunca é mencionado como uma força despersonalizada; ou seja, está sempre dando o sentido ao texto. (Espírito de Deus, Espírito de Cristo, espírito do homem, espírito imundo, etc..).

      E também nunca é mencionado como uma terceira entidade. Obrigado por você mesmo dar os exemplos de “espírito de Deus”, “espírito de Jesus” etc. :D

      Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

      ESPÍRITO-DE-DEUS. Obrigado, não é uma 3ª entidade. Thank you.

      Ou Paulo fez a maior lambança com a palavra Pneuma, ou de fato ele compreendia que tanto o Espírito de Deus, como o Espírito de Cristo eram o mesmo Espírito Santo.

      Obrigado. Não é 3ª entidade.

      Deixe-me explicar melhor.

      Chega, Saulo. Vc dá voltas e prova exatamente o que o meu texto propõe: mostrar que o Espírito Santo não é uma 3ª entidade e, portanto, não existe essa esteira de Santíssima Trindade.

      Curtir

      1. @André, Tá bom André, já entendi. Qualquer argumentação minha aqui será infrutífera.Nenhum argumento meu aqui será aceito. Tenho certeza que este artigo demandou muito do seu tempo e pesquisa.E não serei eu que irei estragá-lo.

        Curtir

        1. @SAULO NOGUEIRA, Eu não desmereço nenhum livro – tento reter o que é bom em todos – mas fico com uma frase atribuída a Einstein: “…a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas…” e nesta bíblia, realmente, não há nada que corrobore o ensinamento da santíssima trindade, que é mais uma invencionice (assim como muitas outras “doutrinas”) de “teólogos” para se fazerem dominadores.
          Se existir 3 deuses em um, como você afirma, então, todo o antigo testamento tem que ser descartado, pois, lá descreve deus como UMA UNIDADE. Ou o seu “deus” não é o mesmo “deus” dos judeus?

          Curtir

          1. @ouvidor,
            “…é mais uma invencionice (assim como muitas outras “doutrinas”) de “teólogos” para se fazerem dominadores.”

            Dominar? Dominar o quê com a Doutrina da Trindade. Se a Doutrina não fosse bem embasada, qual o problema de nós evangélicos em rejeitá-la. Por que procuraríamos chifre em cabeça de cavalo, se é muito mais fácil, crer num Deus único? Não aceitamos várias doutrinas que são aceitas pela ICAR, como chamar Maria de “Mãe de Deus”, veneração de santos e relíquias, purgatório, etc. Se a Trindade não tivesse base Bíblica, a rejeitaríamos, como qualquer outra confissão contrária a fé cristã.
            Não guardamos o Sábado, por exemplo, que em algumas concepções seria muito mais grave do que crer na Trindade.

            “Se existir 3 deuses em um, como você afirma, então, todo o antigo testamento tem que ser descartado, pois, lá descreve deus como UMA UNIDADE. Ou o seu “deus” não é o mesmo “deus” dos judeus?”

            Você já ouviu falar sobre revelação progressiva? E a Trindade de forma nenhuma derruba a UNIDADE de Deus. E não são 3 deuses em um. Mas um único Deus, formado por três Pessoas distintas, ou conforme Atanásio dizia, que Cristo era homoousios com o Pai, ou sejam eram da mesma essência.

            Curtir

          2. Se a Trindade não tivesse base Bíblica, a rejeitaríamos, como qualquer outra confissão contrária a fé cristã.

            Eu provei que não tem.

            Não guardamos o Sábado, por exemplo, que em algumas concepções seria muito mais grave do que crer na Trindade.

            Entendemos. Vocês escolhem no que querem seguir. Bem, pelo menos há a vantagem de não sair matando indiscriminadamente.

            E a Trindade de forma nenhuma derruba a UNIDADE de Deus.

            COmo bom democrata, acho que vc tem o direito de acreditar no que quiser.

            Mas um único Deus, formado por três Pessoas distintas, ou conforme Atanásio dizia, que Cristo era homoousios com o Pai, ou sejam eram da mesma essência

            Vocês SEMPRE resvalam nisso. E o Espírito de Deus? Entenda: o que derruba a trindade não é Jesus e sim que o Espírito Santo não é uma terceira entidade.

            Pergunta: Quando Jesus disse que a Deus entregava o espírito, ele estava falando consigo mesmo?

            a) Sim — Uma entidade, um só deus. (Deus estava tirando férias na Terra?)

            b) Não — Duas entidades. Dois deuses. E não me interessa o que o maluco do Atanásio disse ou eu usarei os marcionitas que disseram que havia o deus judaico, ruim pra cacete e Jesus. Por que eu devo aceitar mais Atanásio do que os marcionitas?

            Curtir

          3. @SAULO NOGUEIRA, “..Se a Trindade não tivesse base Bíblica, a rejeitaríamos, como qualquer outra confissão contrária a fé cristã…”

            Acredito, Saulo, que você deve começar a rejeitar tal doutrina. Tomo emprestado os argumentos do André na resposta dele.

            “..Não guardamos o Sábado, por exemplo, que em algumas concepções seria muito mais grave do que crer na Trindade…”

            Hmmm…Os adventistas diriam assim:
            “Não acreditamos na Santíssima Trindade, por exemplo, que em algumas concepções seria muito mais grave do que crer no Sábado.”

            E olha que os adventistas já tem ingresso VIP para morar no céu.

            Curtir

          4. @SAULO NOGUEIRA, Também poderia acrescentar:

            Os Judeus diriam o seguinte:
            “Não acreditamos na Santíssima Trindade, por exemplo, que em algumas concepções seria muito mais grave do que crer no Sábado.”

            E eles são muito mais velhos nesse negócio de religião, não acha?

            Curtir

    2. Os textos que citaste apresentam o espírito santo mais como um instrumento, ou seja algo impessoal, do que uma pessoa em si! De fato, a bíblia personifica o espírito santo como o faz entre outras coisas inanimadas..faz-se uso de personificação e prosopopeia que é um recurso de linguagem.

      Curtir

  4. “Eu provei que não tem.”

    Não, você usou os versículos que você quis, não aceitou os meus e saiu contando vitória. Nós não começamos nem a debater ainda.

    “Entendemos. Vocês escolhem no que querem seguir. Bem, pelo menos há a vantagem de não sair matando indiscriminadamente.”

    Qual o problema de guardar o Sábado, adorar imagens, adorar anjos, celebrar as festas judaicas, não comer carne de porco? O que a gente perderia com isso? Abrimos mão, André de coisas muito mais “difíceis”, como não ter uma penca de mulheres, além de cobiçar outras dezenas nas ruas, aceitar umas propinas, roubar, mentir, adulterar, entre outras coisas, que para nós homens seria muito mais “vantajoso” de manipular nas Escrituras.

    “Como bom democrata, acho que vc tem o direito de acreditar no que quiser.”
    A recíproca é verdadeira.

    “Pergunta: Quando Jesus disse que a Deus entregava o espírito, ele estava falando consigo mesmo?”

    André, Deus e Jesus são unos em essência, mas de personalidades distintas. Entenda da seguinte maneira: Jesus é a manifestação visível do Deus invisível, Ele é Deus Conosco, a encarnação de Deus. Pelo fato de Deus ser Espírito, era necessário que houvesse a encarnação para se cumprir aquilo que estava predeterminado desde a fundação do mundo. Jesus tinha limitações, chorava, ria, sentia fome, fazia cocô, xixi, entendeu? Era em tudo semelhante a nós. Este era o preço. Conforme Fp. 2.15-8:

    “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
    que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
    mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens.
    E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

    Mas como você mesmo disse o problema não é tanto com Jesus, mas com o Espírito Santo. Vamos analisar mais a questão da importância do Espírito.
    No seu artigo, você diz que Jesus faz pouca referência ao Espírito, e nos momentos mais cruciais, Cristo faz referência somente de si próprio e de Deus. Aqui tenho que concordar plenamente contigo. Se você fizer uma análise das Cartas Paulinas e as demais Epístolas do Novo Testamento, verá que há menções inequívocas acerca do Espírito Santo, referências quase inexistentes nos quatro evangelhos. Mas há uma razão pra isso. A descida do Espírito Santo, em Atos 2, prefigurava o início de uma nova era para a recém criada Igreja Cristã. Até então a figura da Terceira Pessoa da Trindade, ainda era obscura, fato comprovado pela falta de referências claras diretas no Antigo Testamento (mas elas estão lá). Pelo fato da Revelação ser progressiva, Jesus faz poucas referências ao Espírito, pois seus discípulos ainda não podiam suportar toda a verdade, conforme texto de Jo 16.12:

    “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.”

    Muitas das coisas que Jesus ensinou aos seus discípulos, eles só foram entender muito tempo depois, quando algumas coisas profetizadas começaram a se cumprir, como o próprio estabelecimento da Igreja.

    Curtir

    1. Não, você usou os versículos que você quis, não aceitou os meus e saiu contando vitória. Nós não começamos nem a debater ainda.

      Eu quero um versículo provando que o Espírito Santo é uma terceira entidade. “Sopro Divino”/”Espírito de Deus” é tanto terceira entidade como “mau humor do André” e “Mau Hálito do Silas Malafaia”.

      Qual o problema de guardar o Sábado, adorar imagens, adorar anjos, celebrar as festas judaicas, não comer carne de porco?

      Nenhum. Nestas mesmas leis estão inclusas matar homossexuais e garotas que foram estupradas mas não gritaram alto, também. Ou segue todas as leis ou não segue nenhuma. Tá parecendo que nem o Brasil do “Nah, esta lei não pegou”.

      Abrimos mão, André de coisas muito mais “difíceis”, como não ter uma penca de mulheres, além de cobiçar outras dezenas nas ruas

      Então, vc se acha melhor que mórmons por algumas derivações deles aceitarem poligmia? Eu creio que mais difícil é desobedecer uma lei divina que manda matar crianças e rasgar barrigas de grávidas. Bem, é fácil para mim que não acredito em ordens divinas. Para quem segue fielmente um deus, deve ser duro ter que desapontá-lo em não seguir tais ordens.

      aceitar umas propinas, roubar, mentir, adulterar, entre outras coisas, que para nós homens seria muito mais “vantajoso” de manipular nas Escritura

      As escrituras mandam sim, roubar, matar, dilapidar, estuprar etc. Não finja que o Levítico e o Deuteronômio não existem.

      André, Deus e Jesus são unos em essência

      Marcos 10:18 — E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.

      Jesus confirma que não é Deus. De qualquer forma, vc continua no erro de tentar desviar o foco: nunca falei de Jesus ou Deus. Eu critiquei o Espírito Santo como 3ª entidade independente. Estou esperando.

      Ele é Deus Conosco, a encarnação de Deus

      Se Deus encarnou, não estava no céu. Jesus não falou com ninguém ou estava falando com o Capeta, mesmo. Como dificilmente o Capeta estaria no Céu (apesar de Jó discordar dessa parte), Jesus ficou esquizofrênico.

      Jesus tinha limitações, chorava, ria, sentia fome, fazia cocô, xixi, entendeu?

      HAHAHAHAHHA Primeiro crente que me diz que Jesus ia no banheiro HAHAHAHHAHA Essa é digna de nota (aliás, nunca soube por que os evangélicos me xingavam quando eu perguntava isso, mas como isso não tem nad a ver com o artigo, prossigamos)

      Se você fizer uma análise das Cartas Paulinas e as demais Epístolas do Novo Testamento, verá que há menções inequívocas acerca do Espírito Santo

      E da misoginia de Saulão de Tarso (o que é discutível também, por causa de ele saudar algumas mulheres que chefiavam igrejas, mostrando problemas de redação por copistas). Se eu considerar que as epístolas paulinas defendem o Espírito Santo como 3ª entidade (cujo idioma original também NÃO conclui isso), devo ter que Jesus teria aceitado tal coisa (o que não acontece), da mesma forma que Jesus era misógino e homofófico, oque é um disparate frente às muitas mulheres com as quais ele dialoga ao longo dos textos.

      Mencionar o Espírito Santo não é reconhecê-lo como 3ª entidade.

      A descida do Espírito Santo, em Atos 2

      E do fogo fazedor de churrasco no livro de Isaías também? O fogo é uma entidade independente?

      Jesus faz poucas referências ao Espírito, pois seus discípulos ainda não podiam suportar toda a verdade, conforme texto de Jo 16.12: “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.”

      Eisegese. Você está indo além do texto, coisa que a própria Biblia proíbe.

      Jesus faz poucas referências ao Espírito, pois seus discípulos ainda não podiam suportar toda a verdade, conforme texto de Jo 16.12:

      “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

      Eu ainda farei um teto com as profecias furadas de Jesus. Aguarde.

      Curtir

      1. @André
        Eu ainda farei um teto com as profecias furadas de Jesus. Aguarde.
        Não seria um texto? Se for teto mesmo, é tapar o sol com a peneira… :twisted:
        Salve John Oldman!!!

        Curtir

      2. @André, “Nenhum. Nestas mesmas leis estão inclusas matar homossexuais e garotas que foram estupradas mas não gritaram alto, também. Ou segue todas as leis ou não segue nenhuma. Tá parecendo que nem o Brasil do “Nah, esta lei não pegou”.
        “Eu creio que mais difícil é desobedecer uma lei divina que manda matar crianças e rasgar barrigas de grávidas. Bem, é fácil para mim que não acredito em ordens divinas. Para quem segue fielmente um deus, deve ser duro ter que desapontá-lo em não seguir tais ordens.”

        Você já ouviu falar de Leis Cerimoniais, Leis de restrições alimentares, leis civis? Não quero levar o debate pra esse lado, mas entendendo um pouco sobre isso, você saberia quais leis vigoram para os cristãos e quais foram abolidas na cruz. Leia At.15.

        “As escrituras mandam sim, roubar, matar, dilapidar, estuprar etc. Não finja que o Levítico e o Deuteronômio não existem.”

        Roubar ou levar os espólios de guerra? Matar ou vencer uma guerra? Estuprar nunca vi. Rasgar ventre de grávidas, leia o texto de novo. Levítico e Deuteronômio existem sim, porém leia o livro de Gálatas e você entenderá muito bem as coisas que são sombras e rituais transitórios e temporários. Vide circuncisão.

        “HAHAHAHAHHA Primeiro crente que me diz que Jesus ia no banheiro HAHAHAHHAHA Essa é digna de nota (aliás, nunca soube por que os evangélicos me xingavam quando eu perguntava isso, mas como isso não tem nada a ver com o artigo, prossigamos)”

        Imaginei direitinho sua cara André, rindo disso…HAHAHAHA….

        “Se eu considerar que as epístolas paulinas defendem o Espírito Santo como 3ª entidade (cujo idioma original também NÃO conclui isso), devo ter que Jesus teria aceitado tal coisa (o que não acontece), da mesma forma que Jesus era misógino e homofófico, oque é um disparate frente às muitas mulheres com as quais ele dialoga ao longo dos textos.”

        Paulo não era misógino, muito menos homofóbico, meu amigo. Paulo não odiava mulheres, só não aceitava que elas liderassem as Igrejas cristãs primitivas, nem que fossem responsáveis pelo ensinamento nas igrejas. Homofobia que eu saiba, são pessoas doentes que odeiam homossexuais, a ponto de espancarem ou os matarem devido a sua condição. Não conheço nenhum cristão em sã consciência que faça isso. Jesus não nos ensinou a agredir ninguém.

        “Mencionar o Espírito Santo não é reconhecê-lo como 3ª entidade.”

        Mas não é só menção. Quando o Espírito Santo é mencionado por Paulo, ele nunca o mostra como uma força despersonalizada, pelo contrário, sempre atribuindo a Ele personalidade, escolha, ensinamentos, segundos os versículos que eu mencionei lá em cima, mas você não aceitou. Refute estes versículos onde mostra o Espírito agindo de forma independente do Pai. Eu apresentei sim os textos que reforçam a minha argumentação, mas só porque foi Lucas que falou, não pode.

        “Eisegese. Você está indo além do texto, coisa que a própria Bíblia proíbe.”

        Claro que não. O texto fala exatamente disso.

        “Eu ainda farei um texto com as profecias furadas de Jesus. Aguarde.”

        Estou ansioso…

        Curtir

        1. Você já ouviu falar de Leis Cerimoniais, Leis de restrições alimentares, leis civis?>

          Já. Lei é lei. Tem que seguir. E seu Jesus disse que não veio aboli-las, apesar de não lavar as mãos antes de comer, trabalhar no sábado etc. Se essas leis não eram mais para ter validade, por que ele não as invalidou? Aliás, pq ele ou o pai ou seja lá quem for as criou? Não, isso não importa. As leis estão lá. Vc já apedrejou alguém por usar tecidos de fios difrentes?

          Não quero levar o debate pra esse lado, mas entendendo um pouco sobre isso, você saberia quais leis vigoram para os cristãos e quais foram abolidas na cruz. Leia At.15.

          Atos não foi escrito por Jesus. Fim.

          Roubar ou levar os espólios de guerra? Matar ou vencer uma guerra?

          Então, vc acha certo o que Slobodan Milosevic fez? Que tal os abusos em Abu Graib? Em guerra vale tudo, certo? E que guerra era essa? Uma hebreuzada INVADINDO uma terra que não era deles (ok, sabemos que essas guerras JAMAIS existiram. Estamos apenas seguindo o fraudulento texto bíblico). Esagar criancinhas em penhascos tudo bem, né? E rasgar barroga de mulheres grávidas? Por MUITO menos, um bando de psicóticos foi julgado por crimes de guerra.

          Estuprar nunca vi. Rasgar ventre de grávidas, leia o texto de novo. Levítico e Deuteronômio existem sim, porém leia o livro de Gálatas e você entenderá muito bem as coisas que são sombras e rituais transitórios e temporários. Vide circuncisão.

          Gálatas não foi escrito por Jesus e muito menos Jav´pe. Jesus disse que não veio abolir lei nenhuma.

          Paulo não era misógino, muito menos homofóbico, meu amigo. Paulo não odiava mulheres, só não aceitava que elas liderassem as Igrejas cristãs primitivas, nem que fossem responsáveis pelo ensinamento nas igrejas.

          Aí vemos o lixo que é o tecto bíblico, onde elke saúda duas mulheres que eram chefes de igrejas. ;)

          Homofobia que eu saiba, são pessoas doentes que odeiam homossexuais, a ponto de espancarem ou os matarem devido a sua condição. Não conheço nenhum cristão em sã consciência que faça isso. Jesus não nos ensinou a agredir ninguém.

          http://noticias.gospelprime.com.br/pastor-incentiva-pais-a-espancarem-filhos-que-parecam-gay-e-causa-polemica/

          http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/06/evangelicos-agridem-pastor-confundido-com-ativista-gay.html

          http://oglobo.globo.com/pais/evangelicos-fazem-ato-contra-aborto-a-uniao-homoafetiva-8600472

          E eu nem vou citar a igreja de Westboro, que nem mesmo crentes levam a sério.

          Mas não é só menção. Quando o Espírito Santo é mencionado por Paulo, ele nunca o mostra como uma força despersonalizada, pelo contrário, sempre atribuindo a Ele personalidade, escolha, ensinamentos, segundos os versículos que eu mencionei lá em cima, mas você não aceitou.

          Sorry, eu me prendo no texto evangélico. Afinal, Saulo não conviveu com Jesus. Era apenas um epilético maníaco depressivo.

          Refute estes versículos onde mostra o Espírito agindo de forma independente do Pai. Eu apresentei sim os textos que reforçam a minha argumentação, mas só porque foi Lucas que falou, não pode.

          Mateus, Marcos e João (exceto o parágrafo fraudulento da cláusula joanina) discordam.

          Claro que não. O texto fala exatamente disso.

          Ahan.

          Curtir

          1. @André, Acho que deu, né André.
            Você faz um artigo pra refutar a Trindade, baseado em alguns versículos da Bíblia, mas não aceita outros versículos da própria Bíblia no debate. É insensato e desonesto da sua parte. Você está preparando outro artigo sobre as “profecias furadas de Jesus”, vai usar qual texto, o Corão? Ou o evangelho segundo o Espiritismo. Se for usar o texto Bíblico na sua argumentação, você também terá que aceitar o texto Bíblico na refutação. Percebeu o monte de falácia que você cometeu. Desviou todos os meus argumentos, introduzindo questões nada a ver com o texto, várias vezes cometeu o erro de falácia ad hominen contra Paulo e contra Lucas, sem de fato refutar suas alegações. Como você mesmo disse, Jesus não escreveu nem Atos nem Gálatas, aliás, ele não escreveu nada, mas inspirou seu discípulos a escreverem. Se você não aceita isso, como pode julgar aquilo que é certo ou não nos versículos usados por você?

            Curtir

          2. Você faz um artigo pra refutar a Trindade, baseado em alguns versículos da Bíblia, mas não aceita outros versículos da própria Bíblia no debate.

            Os versículkos citados por mim vem (em tese) das próprias palavras dos evangelistas, que convieram mais perto de Jesus, segundo a tradição. Sei lá, acho que seu deus particular deve saber mais se há uma terceira entidade mágica, digo, divina do que o esquizofrênico do seu xará.

            Você está preparando outro artigo sobre as “profecias furadas de Jesus”, vai usar qual texto, o Corão? Ou o evangelho segundo o Espiritismo.

            Eu até poderia usar o Alcorão, já que seu Jesus é mencionado lá. Curiosamente, vocês não aceitam os versículos malvadinhos da Bíblia, como seu deusão mandando matar homossexuais, adúlteros e criancinhas ainda no ventre da mãe.

            Percebeu o monte de falácia que você cometeu. Desviou todos os meus argumentos, introduzindo questões nada a ver com o texto, várias vezes cometeu o erro de falácia ad hominen contra Paulo e contra Lucas,

            Falácia ad hominem é contra o argumentador, não as fontes. Por exemplo, não é falácia ad hominem dizer que Moisés era um maníaco psicoppata (supondo que ele existiu, o que sabemos bem não ser o caso). Eu disse que Lucas era um historiador porco e PROVEI. Isso não é ad hominem, filhote.

            E sim, Saulo tinha visões. A mesma visão que maomé teve. Então maomé estava certo. Portanto, Jesus não era Deus, já que Maomé está certíssimo. Jim Jones e david Koresh tb não podem ser criticados ou será ad hominem. Que fofo que vc é, Saulo. (<– este sarcasmo pode ser considerado ad hominem também?)

            Como você mesmo disse, Jesus não escreveu nem Atos nem Gálatas, aliás, ele não escreveu nada, mas inspirou seu discípulos a escreverem.

            Ahn… estão temos textos contraditórios… Mas, vem cá, Mateus não tinha convivido com ele? E Marcos? Pô, nenhum chegou e perguntou “pô Jesus, então você é deus?”. A, desculpe, o próprio Jesus disse que não era. :mrgreen:

            Se você não aceita isso, como pode julgar aquilo que é certo ou não nos versículos usados por você?

            Já expliquei, não vou falar de novo. Choramingar não funciona comigo.

            Curtir

        2. “Não conheço nenhum cristão em sã consciência que faça isso. Jesus não nos ensinou a agredir ninguém.”

          Vale ressaltar também que somos cristãos fundamentalistas, e em todas as religiões existem os fundamentalistas, mas nem todos fundamentalistas possuem grupos terroristas. O cristianismo por sua vez não possui um grupo terrorista organizado, ações terroristas particulares podem ocorrer, grupos organizados, mas elas não representam a religião.

          Curtir

  5. “Hmmm…Os adventistas diriam assim: “Não acreditamos na Santíssima Trindade, por exemplo, que em algumas concepções seria muito mais grave do que crer no Sábado.”

    Os adventistas não tem problemas com a Trindade.

    “Os Judeus diriam o seguinte:
    “Não acreditamos na Santíssima Trindade, por exemplo, que em algumas concepções seria muito mais grave do que crer no Sábado.”
    “E eles são muito mais velhos nesse negócio de religião, não acha?”

    Os Judeus não estão de tudo errados, só estão desatualizados.

    Curtir

    1. @SAULO NOGUEIRA, Os adventistas tem sérios problemas com a trindade…eu sei muito bem disso, já estive no meio deles por 7 anos. Mas leia isto aqui, vai enriquecer seu conhecimento:

      http://www.adventistas-bereanos.com.br/maio2004/ellengwhite.htm e

      http://seguidoresdapalavra.wordpress.com/mentiras-reveladas/neto-de-ellen-white-revela-mentiras-pro-trindade/

      Os Judeus estão desatualizados por acreditarem em UM deus (desde que eles inventaram esse deus)? Os cristão se apoderaram do deus deles e o reformularam, inventando uma nova religião. Os cristãos deveriam, simplesmente, jogar fora o velho testamento e assumirem que criaram uma religião nova com dogmas próprios, pronto, seria muito mais bonito.

      Curtir

      1. @ouvidor, Concordo plenamente.
        O problema é que depois de 2.000 anos ninguém mais lembra quem era o pai da criança.
        É muito feio esse negócio de ficar sequestrando a religião alheia, cristãos. Não façam mais isso, viu?

        Mas como o André já citou, não é possível convencer um crente de coisa alguma, a vontade de acreditar é MUITO mais forte que qualquer evidência.

        Curtir

      2. @ouvidor, Só para complementar seu comentário, os Judeus reformularam as características de Javé, mas eles não ‘inventaram’ Javé (Yahweh), pois essa entidade já existia antes em outras culturas.

        Para os curiosos recomendo a leitura do dicionário de divindades e demônios na bíblia, ele é bastante completo. http://books.google.com.br/books/about/Dictionary_of_deities_and_demons_in_the.html?id=yCkRz5pfxz0C – em inglês, só lamento, não sei se tem em português.

        Existem várias hipóteses em relação ao surgimento da entidade “Yahweh”, mas uma coisa é certa: não foram os judeus que a inventaram.

        O povo de Israel cultuava outros deuses além de Yahweh antes da instituição do monoteísmo, e não foi fácil para os percursores desse movimento convencer as pessoas a pararem de cultuar os outros deuses, vide a própria bíblia como testemunho.

        Mas as religiões precisam se ‘atualizar’ né? De certo era isso que os Judeus falavam também.
        Com isso, vemos que os Judeus também não são inocentes do crime de sequestrar a religião alheia, assim como seus precursores também não devem o ser, e eu aposto que essa corrente não termina tão logo.

        Curtir

        1. @PianoCat, Não creio que seja uma questão de se apropriar do deus ou religião alheia. No passado as comunidades eram bem pequenas e adquirir cultura nada mais era que ete contato com outra comunidade. É até natural que com o tempo o que era da própria comunidade se misture com o que veio de fora e acabe parecendo pertencer aquela comunidade. É como a lenda do lobisomem, tem em todo lugar, provavelmente por que se difundiu e não se sabe o local de origem. No final “foi por aqui mesmo”!

          Em tempo: o correto é precursores. Percussor, percussionista é tocador de pandeiro!

          Curtir

          1. @JCFerranti, Pensar que quando um povo incorpora elementos culturais de outra população eles estão de fato se apropriando ou roubando a cultura alheia é absurdo. Ninguém pode se apoderar de um conceito ou uma ideia (a não ser que tenha a patente, hehehe)

            Quando eu digo ‘sequestraram X religião’ foi com intenção de mencionar que a cultura X já existia e foi aprendida com outro povo.

            Digo essas coisas pois muita gente não sabe que Deus (é, aquele da bíblia) é Yahweh, e que Yahweh, a não muito tempo atrás, não passava de um deusinho qualquer do deserto canaanita. Até que, em um belo e fatídico dia, um rei Judeu acordou de mau-humor, resolveu mandar pra vala os fiéis que cultuavam qualquer outro deus e promoveu o sortudo do Yahweh a motherfucker ultimate omni-GOD.
            E como justificativa pra essa mudança repentina, escreveu num pedaço de papel de pão um documento chamado de segunda-lei (deuteronômio), inventou um monte de história pra boi dormir, enfiou o documento atrás de uma pedra de um templo e disse que era uma revelação divina.

            E sobre o caso do percursor/percussor: se a minha intenção fosse dizer que haviam judeus pagodeiros, eu teria dito percussores, só que não foi isso que eu disse, tolinho :lol:
            prestenção!!

            Curtir

          2. @PianoCat, Pessoalmente, não gosto desse pensamento de que alguém acordou de mal humor e decretou algo contra a tradição, principalmente algo tão profundo quanto religião. Veja o caso do pai de Tutancamon: ele criou um monoteísmo no Egito antigo que durou no máximo até o fim do seu reinado. Depois volta a prevalecer o politeísmo. Algumas coisas são mais fortes que crises de humor.
            PS.: Continua errado: é Precursor: que anuncia, que prenuncia…. :lol:

            Curtir

      3. @ouvidor, “Os Judeus estão desatualizados por acreditarem em UM deus (desde que eles inventaram esse deus)? Os cristão se apoderaram do deus deles e o reformularam, inventando uma nova religião. Os cristãos deveriam, simplesmente, jogar fora o velho testamento e assumirem que criaram uma religião nova com dogmas próprios, pronto, seria muito mais bonito.”

        O cristianismo é uma confirmação daquilo que foi profetizado no A.T. A nova Aliança, profetizada pelos santos Profetas, se cumpriu literalmente com o advento do cristianismo. É uma reformulação, baseada não mais em Leis transitórias, que cumpriram seu papel na idade do bronze, mas um novo pacto, onde a Graça entrava em vigor trazendo uma interpretação mais prática de uma vivência mais voltada para o lado espiritual. O próprio Moisés e os profetas disseram que a Lei era temporária, os sacrifícios seriam extintos, os mandamentos seriam não mais escritos em pedras, mas no coração dos homens. O próprio Templo já não existe mais, confirmando o que foi predito que chegaria o tempo em que nós mesmos “seríamos a morada do Altíssimo”. Nós não podemos rasgar os A.T., porque ele revela os grandes feitos de Deus ao seu povo Israel, nos revela o grande cuidado desse mesmo Deus para com a nação escolhida e acima de tudo, serve com um referencial para entendermos os propósitos divinos pela história.

        Curtir

  6. @JCFerranti sério mesmo? E a parte que eu disse que Josias, em mão própria, escreveu o deuteronômio num papel de pão, você comprou? Você achou esse pensamento pessoalmente agradável?
    obs.: Precursor – PRE/CURSO o que percorre anteriormente determinado curso, pioneiro.

    Curtir

    1. @PianoCat, como assim comprei a ideia. Apenas disse que a evolução da sociedade foi orgânica e não forçada por uma pessoa. Além disso, são interpretações. Religiosos interpretam de outra forma correto?

      Curtir

      1. @JCFerranti, É claro que ele não apenas acordou de mau-humor…
        Ao iniciar um monoteísmo em uma cultura politeísta a motivação de seus editores foi a intenção política de unir os hebreus na fé em apenas um deus.
        Um deus que desse esperança e confiança a população em meio a todas as desgraças que aconteciam, que os fizessem acreditar que todas as intempéries, ataques de povos vizinhos e diásporas ocorreram conforme profecias anunciadas, e no final tudo daria certo, pois foi previsto nas escrituras que o povo judeu é o povo vitorioso e abençoado escolhido por Javé, e a terra de Israel é de sua propriedade por usucapião divino.

        Atualmente agente pode comprovar no noticiário todos os dias como essa história ainda está se desenrolando.
        Se a pedra no sapato do cristianismo são 2.000 anos de espera pelo retorno do salvador (que disse que vinha logo mais, em breve, desta geração não passa) os judeus então já devem estar quase com a sola furada por conta do pedregulho.

        Curtir

    1. @ouvidor, “Atualmente agente pode comprovar no noticiário todos os dias como essa história ainda está se desenrolando.”

      Esse agente seria o James Bond?Ou seria o velho e bom Agente 86?Putz,entreguei minha idade.

      Curtir

      1. @Ale, o Agente 86 é o melhor candidato para esta conversa. But….let’s in the lap of the gods!
        Vamos aguardar a visita do PRECURSOR Chicão pra ver se resolvemos esta parada.
        Sou da época da 89, portanto sou muito mais novo que você, ALE.

        Curtir

  7. André, muito bom o artigo.Mas sobre aquelas passagens onde se diz que o que blasfemar contra o espírito de porco santo não iria ser perdoado?
    Mateus 12:31-32 “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.”
    Jesus estaria admitindo uma terceira entidade?

    Curtir

  8. Caro Andre Carvalho sinto em lhe informar que estas errado em gênero numero e grau…
    se não ha referencia plural na biblia me explique GN 1,26; me explique MT 28, MC 16, JO 17 e tanto outros…
    Não seja incredulo mais homem de Fé.

    Curtir

    1. O que esperar de alguém que se recusa a ler um punhado de linhas de texto? Argumentar exatamente o que o texto refuta!

      Parabéns, você é a cara do Brasil: analfabeto funcional e orgulhoso disso!

      Curtir

  9. A bíblia usa um termo pluralista, mas não quer dizer que seja uma trindade. NÓS quer dizer mais de UM e não TRÊS. Pode ser 3,4,5,….mas não é afirmado que seja 3 e nem a trindade.

    Curtir

    1. Ela usa um “plural majestático”, mas eu convenciono chamar de “remendo porco feito pelo estagiário”. Considerando que o texto é adaptado de um poema sumério, o Enuma Elish, e que os sumérios eram politeístas, deu no que deu.

      Curtir

  10. A Santíssima Trindade (ST) não é exclusividade do Cristianismo, pois muita outras religiões bem mais anteriores ao mesmo já tinham sua própria ST.
    Na Cabala Judaica (Kether, Chekmah e Binah); no Hinduísmo (Brama, Vixnu e Shiva); no Egito (Osíris, Ísis e Hórus); no Budismo (Buda, Darma e Sanga); nos Caldeus (Anu, Ea e Bel); na Mitologia Escandinavea (Odim, Freva e Thor) e a Tríade Maldita (Ziz, Leviatã e Behemoth).
    Assim nasceu a ST Cristã que provavelmente é só mais uma cópia de muitos mitos de outras religiões que a Biblia (Judaísmo e Cristianismo) copiou/incorporou.

    Curtir

    1. Falando sério. Da onde tiraram essas idéias mirabolantes?
      Muitos dos conceitos judaicos foram moldados tendo como base outros mitos daquela região, que correspondia ao que hoje é o Iraque. Isso inclui uma forte influência da tradição suméria, que possui paralelos impressionantes com os mitos judaicos. Podemos fazer tal paralelo com o ritual do Batismo, muito mais antigo do que pensamos que seja.

      O rito é proveniente da cidade suméria de Eridu, “do deus das águas Ea, ‘Deus da Casa das Águas’, cujo símbolo é o décimo signo do zodíaco, Capricórnio (animal composto com partes dianteiras de cabra e corpo de peixe), que é o signo no qual o sol entra no solstício de inverno para renascer.

      No período helênico, Ea era chamado Oannes que em grego é Ioannes, em latim Johannes, em hebraico Yohanan, em inglês John e em português João. Vários autores, sugerem que os arquétipos João e Jesus nunca existiram,
      mas se tratava somente de uma história de um deus-água e um deus-sol.

      No Budismo também encontramos paralelos. Buda (que também não existiu), depois de debater os conceitos hindus com vários sábios e monges errantes, chega ao rio Nairanjana e se depara com 5 mendicantes em jejum. Depois de ter estado com eles, Buda se banhou no tal rio e partiu sozinho para a Árvore da Iluminação. Como deve ser lembrado por todos, segundo os evangelhos, Jesus também, meio milênio depois de Buda, inquiriu também os sábios de sua região e teve sua jornada solitária de iluminação após a visita ao rio Jordão e ser banhado nele.

      O “Batismo” de Jesus aos 30 anos, no Rio Jordão, (por João Baptista), é só uma pseudoepigrafia onde se tenta fingir que a personagem “Jesus Cristo” existiu.

      Pseudoepigrafia é o uso de uma identidade mais famosa para embasar a autoria de um novo texto, isso é um fenômeno relativamente comum na Bíblia.

      João Batista foi criado segundo as profecias de Malaquias (III,1,5, 18 e IV, 2, 5) e de Isaías (XL, 1,10, 27, 31 e XLI, 1).

      A anunciação e o nascimento do precursor,
      João Batista, foi copiado do Antigo Testamento (Strauss, obr. cit. vol. II pag. 43).

      A natureza simbólica de Cristo provém também de João Batista, que o apresenta como um cordeiro que assume os pecados do mundo e afirma que Jesus, vindo depois dele, existia já antes dele (João, I, 29, 26, 15, 30). profecias de Malaquias (III,1,5, 18 e IV, 2, 5) e de Isaías (XL, 1,10, 27, 31 e XLI, 1).

      As mensagens cifradas da Bíblia, repletas de figuras de linguagem, realmente dão margem a diversas e absurdas interpretações, junto as que já conhecemos.
      Sempre há espaço para novas soluções sobrenaturais, como envolver um dos mais
      famosos autores de milagres de todos os tempos.

      Curtir

  11. Parabéns amigo André Carvalho, pela brilhante esplnação que fizestes aqui. concordo com você, e sou também antitrinitariano, acredito conforme a bíblia diz: João 17:3 – E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste; I Coríntios 8:6 – Todavia, para nós há um só Deus, o
    Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor,
    Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele. Deus lhe abençoe grandemente, e que continue mostrando a verdade, mesmo para os que estão de olhos abertos, porém contudo, sego para as coisas espirituais.

    Curtir

  12. A partir de todo esse estudo e explanação, caso a base seja feita sobre Jesus = Hórus, há de convir que é um monte de subjetividade que não leva a nada. O homem é perito em tornar tudo difícil e misterioso para exploração do outro homem. A bíblia já teve o seu tempo. Devemos retornar a nossa sabedoria e saber abandonar práticas que nos levam a incapacidade de pensar por nós mesmos. Deus não existe. Jesus é uma cópia e a pomba do espírito santo caga em nossas cabeças e nos deixam doentes.

    Curtir

  13. filho, a inúmeros versos da Bíblia, em que o ESPÍRITO SANTO realiza ações , tem opinião Própria porque escolhe dois discípulos para uma missão, ELE Dar os dons espirituais como Quer, então ELE Tem vontade Própria, ELE Geme, então Se entristece… isso é sinal de que você ( quem escreveu) ou leu A Bíblia errada ou não entendeu nada do que leu…

    1 João 5 : 7 – Porque são Três os que testificam no Céu: O Pai, A Palavra E O Espírito Santo; e esses Três são UM. ( Bíblia Almeida RC 95)

    ta ai a prova que vc disse que não tinha, vc falou que não tinha nenhuma passagem, ops achei uma…. e tem outas…. vc só refutou no texto com base no seu erroneo ponto de vista, assim só incorporou conceitos que fortalecem quando distorcidos sua opinião, porém Esse Verso prova que o tempo que vc gastou para escrever esse post foi um desperdício e uma blasfemia. quanto as outras trindades, esse foi um artifício do adversário para pegar desprevenidos homens de pouca fé e conhecimento, se vcs largarem de ignorancia, estudem o simbolismo presente nas antigas religioes e verão que todos os simbolos remetem a lúcifer. só pra finalizar, paulo diz que o salário do pecado é a morte, e que todos pecaram e por isso destituídos estão da Glória de DEUS. o simbolismo metafórico na Tenda da congregação remete a Cristo Jesus e o Cordeiro Pascal ao Seu Sacrifício, se vc ler Isaías vc vai ver porque DEUS envia Cristo, porque todo pegado tem que ser pago com sangue, DEUS É JUSTIÇA , como disse o salmista, ELE não podia simplesmente passar a mão na cabeça do povo. leiam, estudem e peçam perdão, pq foi uma grande blasfemia a de vcs.

    Curtir

    1. isso é sinal de que você ( quem escreveu) ou leu A Bíblia errada ou não entendeu nada do que leu…

      Um de nós colocou as fundamentações, o outro apenas repete doutrinação católica.

      1 João 5 : 7 –

      Comma Iohanneum já refutada no texto. Por que a ICAR retiraria o trecho de algo que testifica sua liturgia? Você n]ão respondeu isso.

      ta ai a prova que vc disse que não tinha, vc falou que não tinha nenhuma passagem, ops achei uma…. e tem outas….

      As que eu também refutei?

      vc só refutou no texto com base no seu erroneo ponto de vista

      Que você não consegue refuta, simplesmente ficando na base do “não aceito seu ponto de vista. O Espírito Santo existe, amém, você vai pro Inferno”.

      Vocês são patéticos

      assim só incorporou conceitos que fortalecem quando distorcidos sua opinião, porém Esse Verso prova que o tempo que vc gastou para escrever esse post foi um desperdício e uma blasfemia.

      Mais mimimi.

      quanto as outras trindades, esse foi um artifício do adversário para pegar desprevenidos homens de pouca fé e conhecimento

      O Adversário criado por seu deus incompetente? Sim, porque seu deus cria o Diabo. Dá poderes ao Diabo, tem onisciência para saber o que o Diabo fez, faz ou fará e não faz nada para impedir. POr quê? Para saber o que a Humanidade fará? Mas esse deuzinho não é onisciente? Histórias em Quadfrinho são melhor escritas do que esta porcaria.

      se vcs largarem de ignorancia, estudem o simbolismo presente nas antigas religioes e verão que todos os simbolos remetem a lúcifer.

      É isso o que diz a sua Bíblia? Sim, porque estamos discutindo sobre os erros, besteiras e enganos dela.

      só pra finalizar, paulo diz que o salário do pecado é a morte, e que todos pecaram e por isso destituídos estão da Glória de DEUS.

      Seu Jesus diz para compreender as pessoas, perdoar 70 vezes 7, entrar em acordo com seu adversário e que xingar os outros faz com que você seja condenado.

      Ah, sim. Em Mateus cap. 6 ele diz que quem reza vãs repetições, de pé em igrejas, é hipócrita. :D

      Afinal, seu deus é Jesus ou Paulo?

      o simbolismo metafórico na Tenda da congregação remete a Cristo Jesus e o Cordeiro Pascal ao Seu Sacrifício

      Péra. Você citou Paulo. Paulo diz que não é para ir além do texto. Ou seja, nada de interpretação. Assim você me confunde. Você só quer seguir algumas partes da Bíblia ou ela toda?

      se vc ler Isaías vc vai ver porque DEUS envia Cristo, porque todo pegado tem que ser pago com sangue, DEUS É JUSTIÇA , como disse o salmista

      Não foi o que seu Jesus disse. Me ameaçar com atos de um deus que eu não acredito é tão perda de tempo quanto eu te ameaçar que os poderes do Unicórnio Rosa Invisível.

      ELE não podia simplesmente passar a mão na cabeça do povo.

      1) POr que não podia? Você quer dizer ao seu deus o que ele pode e o que não pode fazer? Eu sabia que a arrogãncia cristã era imensa, mas não pensei que chegava a tanto.

      Mentira, não só pensei como é isso que os cristãozoides falam. “Deus tem que fazer isso, Deus não pode fazer aquilo. e isso por que que não queroooooooooo”

      Eu já falei que vocês são patéticos.

      leiam, estudem e peçam perdão, pq foi uma grande blasfemia a de vcs.

      Caguei pra você, sua religião e seu deus. Quer ver ele vir me pegar. Anda, manda ele me pegar. Diz assim “PEGA, REX… digo… PEGA, DEUS! ANDA, PEGA! PEGA!”

      Seus espírito de porco santo continua não existindo na Bíblia. Aceita que dói menos

      Curtir

  14. Nunca houve nem nunca haverá algo mais completamente idiota e absurdo que o dogma da Santíssima Trindade.

    Espírito Santo pode ser: “Espírito Santo” que pode significar duas, três, ou 2947 coisas.

    Espírito Santo no cristianismo – Uma parte da Santíssima Trindade, além de ser o 3° e 4° movimentos do sinal da cruz.

    Arael é um anjo claramente ligado aos pássaros, à trindade suprema cristã e a surtos psiquiátricos. Sua forma é o Espírito Santo, retratado na forma de um pássaro da raça dos pombos, dominado pelo Papa e acusado constantemente de possuir uma
    mira telescópica na cloaca. Biblicamente, o Espírito Santo sempre está associado a coisas grandes, boas e divinas. Evangelionamente” ele é uma facção religio$a, a fonte dos problemas psiquiátricos. Toda vez que seu “espírito” toca uma pessoa, ela começa a ficar maluca.

    Cristo, de acordo com a doutrina trinitária é a segunda pessoa da Santíssima Trindade, com o Pai sendo a primeira e o Espírito Santo a terceira. Cada uma dessas pessoas é Deus. Cristo é seu próprio pai e seu próprio filho. O Espírito Santo não é nem pai nem filho, mas ambos. O filho foi gerado pelo pai, mas já existia antes de ser gerado, exatamente o mesmo antes e depois. Cristo é tão velho quanto seu pai e o pai é tão jovem quanto seu filho. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, mas já era igual a eles antes de proceder, ou seja, antes de existir, mas mesmo assim ele tem a mesma idade que os outros dois. Deste modo, se afirma que o Pai é Deus, que o Filho é Deus e que o Espírito Santo é Deus e que esses três deuses fazem um só deus. De acordo com a tabela de multiplicação celestial, um é três e três vezes um é um, e de acordo com a regra de subtração do céu, se diminuir dois de três, sobram três. A regra da adição também é estranha: se somamos dois a um temos apenas um. Cada um é igual a si mesmo e aos outros dois.

    Curtir

  15. Top! Exatamente! O novo testamento é apenas doutrinação católica, inclusive os católicos baniram o que eles chamam de “antigo testamento”, porém o homem não tem autoridade para banir algo de Yahweh.
    O antigo testamento é o real, nele se lê fatos e história. O “Antigo” se lê os mandamentos e palavras ditas por Yahweh, no novo, não passa de um livreto exautando homens que eram apóstolos de outro homem, tremenda babaquice….

    Curtir

      1. Só uma coisa acertou, que a Trindade não existe mesmo, não, mas não saber que Cristo ao mesmo tempo que era homem, era Deus encarnado, tá de brincadeira. kkkkk

        Curtir

          1. Será que Cristo tinha que chegar e falar que era Deus? Ele veio dar é exemplo como Filho do homem, e morrer como homem, como Filho de Deus, porque assim passou a ser chamado, Lucas 1:32 e 35, mas ele sendo um Espírito na carne ele era e é Deus, o Verbo Criador de Gênesis 1:3 / João 1:3, mas que se fez carne. Resumindo, Cristo tem duas naturezas, uma humana e a outra Divina, 1João 5:20, “Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna, e único, a respeito dos ídolos ( deuses ), 1 João 5:21. E outra, meu caro, Cristo ele não veio falar que era Deus, mas, sendo Deus, considerou que o ser igual a Deus era coisa que não devia apegar-se. Filipenses 2:6. Agora, como é que Jesus Cristo, não é Deus, sendo em forma de Deus, será que Deus teria mentido quanto a formação de deuses lá em Isaías 43:10, quando o mesmo falou que nem um deus antes dele havia se formado, e que nenhum depois dele outro haveria. Jesus Cristo é Deus. Só os analfabetos bíblico para não entender, até quando o mesmo diz lá em João 2:19-21, “Derribai este templo e em três dias eu ( Deus ) YHWH levantarei”, isso sem contar que o Apóstolo João ainda confirma que o que Cristo falava estava se tratando do templo de seu corpo, que ele sendo um Espírito Eterno na carne em que veio habitar era quem ia ressuscitar a sua natureza humana. Pois está aí, o que se trata do Pai e do Filho, e muitos séculos se passaram, e que o mundo ainda vivem batendo cabeça com isso, Pai ( Espírito, João 4:24 ), Filho ( Natureza humana, nascido de uma mulher, Gálatas, 4:4, gerado pelo Espírito Santo, Mateus 1:20 / 1 João 5:1, quem é Pai, já que Pai é aquele quem gera. Jesus Cristo é Deus, que se fez homem, para quem João Batista veio preparar-lhe o caminho, assim como está lá em Isaías 40:3, profeticamente, é quem veio se manifestar em carne, assim como está pelo Original-Grego, 1 Timóteo 3:16, ” DEUS SE MANIFESTOU EM CARNE” que nada mais é que o Espírito Divino de Cristo que se fez carne, João 1:14, isto é, fazendo-se semelhante aos homens, Filipenses 2:7, e que achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de Cruz, Filipenses 2:8.

            Curtir

          2. Será que Cristo tinha que chegar e falar que era Deus?

            Sim.

            Ele veio dar é exemplo como Filho do homem, e morrer como homem, como Filho de Deus, porque assim passou a ser chamado

            Em nenhuma parte é dito que esse “Homem” é Deus.

            mas ele sendo um Espírito na carne ele era e é Deus, o Verbo Criador

            Em nenhum momento Jesus diz isso.

            Resumindo, Cristo tem duas naturezas, uma humana e a outra Divina

            Em nenhum momento Jesus diz isso.

            “Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna, e único, a respeito dos ídolos ( deuses ) 1 João 5:21.

            “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém”

            É para NÃO SEGUIR os ídolos, seu trapaceiro. Ou é burro e apenas copiou ou colou? Burro ou trapaceiro?

            E outra, meu caro, Cristo ele não veio falar que era Deus, mas, sendo Deus, considerou que o ser igual a Deus era coisa que não devia apegar-se

            Entendi. Ele era Deus mas fez de tudo para dizer que não era Deus. Quem sabe que ele era Deus? Ninguém, apenas inventaram.

            Agora, como é que Jesus Cristo, não é Deus, sendo em forma de Deus, será que Deus teria mentido quanto a formação de deuses lá em Isaías 43:10

            Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

            O Servo é.. tcharaaaaaaan: ISAÍAS. Nenhjuma menção a Jesus. Seu cópia e cola só faz vergonha.

            quando o mesmo falou que nem um deus antes dele havia se formado, e que nenhum depois dele outro haveria

            Sim, o que prova uqe Jesus NÃO É Deus, pois ele mesmo diz isso. :D

            Jesus Cristo é Deus.

            Jesus dizsse que não.

            Só os analfabetos bíblico para não entender, até quando o mesmo diz lá em João 2:19-21, “Derribai este templo e em três dias eu ( Deus ) YHWH levantarei”

            Segundo João Ferreira de Almeida:

            Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo.

            Jesus estava falando da Crucifixão, seu ignorante. Em NENHUM momento ele fala que é Deus ou Yahweh

            isso sem contar que o Apóstolo João ainda confirma que o que Cristo falava estava se tratando do templo de seu corpo

            ,b>Bem, foda-se o que João disse. Quero saber o que JESUS disse. Afinal, vc é cristão ou paulinista?

            que ele sendo um Espírito Eterno na carne em que veio habitar era quem ia ressuscitar a sua natureza humana

            Jesus não disse isso.

            Pois está aí, o que se trata do Pai e do Filho, e muitos séculos se passaram, e que o mundo ainda vivem batendo cabeça com isso

            Ainda está lá na Bíblia que Jesus disse que não é boim. Bom é o pai, QUE NÃO É ELE..

            Curtir

          3. Ok, se Jesus Cristo não é Deus, para quem Tomé se dirigiu dizendo: Senhor meu e Deus meu, João 20:28, isso sabendo que Tomé era Judeu, e que não foi repreendido? E por através disso, Cristo precisou falar que era Deus? Ah não ser que você é contra a Divindade de Cristo, porque aí é você com teu raciocínio humano.

            Curtir

          4. Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:17

            Aqui, claramente Jesus diz que vai para Deus, o deus DELE e o deus DOS OUTROS. Jesus não diz que é deus. Se Tomé disse, é problema de Tomé.

            Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20:31

            Jesus é FILHO de Deus. Não é Deus. Fim da linha.

            Curtir

          5. É um tal de dizer que Cristo não disse isso, não disse aquilo, só vendo mesmo, você sabe o que é uma interpretação bíblica, você sabe, ou não sabe?
            Meu querido, quando se fala que Cristo é Deus, não está se tratando de um homem em si, natureza humana, não, meu colega, até porque Deus não é homem, Números 23:19, e nem para mentir Deus é homem, até porque Deus é Santo é não pode mentir, e Cristo até mesmo como homem não mentiu.
            Agora, para que te serve uma Bíblia, só para distorcê-la e dizer que indo pelo teu raciocínio é que está certo?
            Se Jesus Cristo não é Deus encarnado, para quem João Batista teria vindo lhe preparar o caminho, assim como diz lá em Isaías 40:3, para quantos seres Divinos, então teria vindo João Batista preparar o caminho? ou vai pensar também igual aos trinitarianos e os TJs quanto a respeito de João 3:16-17, como se Deus tivesse enviado um outro Espírito Divino, além dele se tratando da Divindade contradizendo Efésios 4:4, onde lá diz que há um só Espírito resumindo Romanos 8:9? Vamos ler mais as escrituras, meu camarada, e parar de traduzir a Bíblia a seu modo carnal que não cola.
            Pois deixo aqui um versículo para a sua meditação, 1 Coríntios 2:14. Até mais!

            Curtir

          6. É um tal de dizer que Cristo não disse isso, não disse aquilo, só vendo mesmo, você sabe o que é uma interpretação bíblica, você sabe, ou não sabe?

            Eu sei que a Bíblia diz para não ir além do texto e que não pode alterar um til ou jota. Diga: você não quer seguir a Bíblia, né?

            Meu querido, quando se fala que Cristo é Deus, não está se tratando de um homem em si, natureza humana, não, meu colega, até porque Deus não é homem

            Então Jesus não é Deus.

            e nem para mentir Deus é homem, até porque Deus é Santo é não pode mentir, e Cristo até mesmo como homem não mentiu.

            <b.Jesus disse que não era Deus. Jesus não pode mentir. Deus disse que não é Jesus. Deus não pode mentir.

            Obrigado: Jesus não é Deus.

            Agora, para que te serve uma Bíblia, só para distorcê-la e dizer que indo pelo teu raciocínio é que está certo?

            ,b>Quem está distorcendo não sou eu. Você que está dizendo que ela fala uma coisa que não traz escrito.

            Se Jesus Cristo não é Deus encarnado, para quem João Batista teria vindo lhe preparar o caminho, assim como diz lá em Isaías 40:3

            POis é. Isaías estava falando de Jeová. Não Jesus. Vc não pode ir além do texto e dizer que é Jesus quando O PRÓPRIO JESUS falou que ele não é Deus.

            para quantos seres Divinos, então teria vindo João Batista preparar o caminho?

            <b.Jeová, ué. Não Jesus.

            E João era um maluco que andava seminu, não diferente dos doidos que estão em quaisquer praças de grandes cidades.

            ou vai pensar também igual aos trinitarianos e os TJs quanto a respeito de João 3:16-17, como se Deus tivesse enviado um outro Espírito Divino, além dele se tratando da Divindade contradizendo Efésios 4:4

            Paulo veio muito depois e Efésios, de acordo com Rudolf Bultman, Bart Ehrman, J P Meier, Geza Vermes, Karen Armstrong entre MUITOS OUTROS é pseudoepigráfico, OU SEJA, Não foi escrto por Paulo. Vc quer saber mais que os evangelistas? Porque Paulo veio 50 anos DEPOIS do ocorrido, sem saber de porra nenhuma.

            onde lá diz que há um só Espírito resumindo Romanos 8:9? Vamos ler mais as escrituras, meu camarada, e parar de traduzir a Bíblia a seu modo carnal que não cola.
            Pois deixo aqui um versículo para a sua meditação, 1 Coríntios 2:14. Até mais!

            Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Lucas 18:19

            E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Marcos 10:18

            E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Mateus 19:17

            Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; Atos 2:22

            Meu Pai é maior que eu. João 14:28

            Meu Pai é maior que todos. João 10:29

            Jesus era esquizofrênico? Ele só fala de Deus como sendo outra pessoa. Ele até blasfema questionando porque Deus o abandonou no meuio da crucifixão.

            Dizer “Ah, Isaías diz que Deus vem” e alegar que estava fazendo de Jesus é alterar o texto. Não pode alterar o texto ou vai pro Fogo de Geena.

            Curtir

  16. Que Bíblia você está lendo, cara? Que, se aquilo que Jesus Cristo disse lá em João 2:19, não passou ser uma confirmação que João deu no verso 21, está sabendo muito de Português, hein! Kkkkkk

    Não está dizendo que Jesus é Deus. Ressurreição por ressurreição, Lázaro tb teve a sua

    Jesus Cristo falando da ressurreição e João ainda vai e confirma quanto a respeito de Cristo ele sendo Deus que iria ressuscitar o templo de seu corpo

    Lázaro deve ser um Deus também.

    que nada mais é que a sua natureza humana

    Indo além do texto. Não pode fazer isso.

    pra um demente como você

    Jesus disse que vc não pode ofender os adversários. Mas se vc não sabe nem ler o que está escrito, tendo que inventar, não me surpreende.

    vir querer distorcer os fatos, tem que voltar pra escola mesmo, porque te chamar de burro é muito pouco. Kkkkk

    Mateus cap. 5 diz que isso que vc está fazendo é se candidatar ao fogo de Geena. E não, não estou alterando o texto. Estou citando TEXTUALMENTE. Vc que está invetando significado que NÃO ESTÁ LÁ.

    Volta para a escola, que é o melhor que você faz, ô burrão!

    Melhor comprar um filtro solar. Vai precisar.

    E apaga essa heresia que você escreveu que ainda dar tempo.

    Ora pro seu deus que ela suma. Jesus dsse que o que vc pedir, Deus atenderia. XD

    Curtir

  17. Meu chapa, eu mesmo também podia usar muito bem esses mesmos versículos que você mesmo citou e te confundir

    Podia, mas é desonesto e quis esconder achando que eu nunca li a Bíblia.

    mostrando que por esses versículos Jesus Cristo também era um homem

    Sim, homem. Mas não Deus. Vai espernear até quando para tentar provar que Jesus era deus, quando ele mesmo negou?

    Agora, se o mesmo não crer também na preexistência de Cristo, julgando eu pela leitura dos teus comentários, Cristo deixou de ser um Espírito Divino

    Não tá nos Evangelhos. Não pode ir além do texto.

    assim que o mesmo se manifestou em carne, 1 Timóteo 3:16

    Timóteo não é evangelho. Não diz o que o próprio Jesus falou. Não serve.

    ou esse Espírito que ele era, nasceu e morreu como Espírito e eu não tô sabendo

    É simples. Jesus nasceu uma pessoa, entrou na porrada, morreu como uma pessoa. Ressuscitou como Lázaro e fim.

    Ou Lázaro é Deus, também?

    E agora como era que você mesmo ia explicar isso para uma pessoa, se alguém chegasse em você e lhe pedisse uma explicação quanto a respeito da preexistência de Cristo?

    Olha como é simples:

    – Ei, Jesus, vc é Deus?
    – Sou.

    Infelizmente, Jesus não fala isso.

    Ou Cristo teria vindo embolando lá de cima como um homem e ter deixado de ser Espírito também lá em cima, pois o que eu vejo de vocês é isso quanto a respeito da pessoa de Cristo, pregando um Cristo totalmente humano

    Eu não prego nada. Jesus recusou que era Deus. Vc quer saber mais que o próprio?

    por isso, que vocês não sabem nem o que se trata do Pai e do Filho, assim como o próprio Cristo disse lá em Mateus 11:27, há não ser que ele mesmo como Filho pudesse revelar

    Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
    Mateus 11:27

    Ou seja, Jesus CLARAMENTE que ele conhece a natureza de Deus. Ele NÃO AFIRMA que é Deus. É tipo eu falar da sua família e vc dizer “quem sabe da minha família sou eu”. Vc não é seu pai ou sua mãe ou sua avó. Vc é apenas um parente que os conhece melhor. Bultmann concorda comigo nesse ponto. (Teologia do Novo Testamento. Vai lá dar uma lida)

    ou aqui também Cristo estaria dizendo que um ser Divino era quem revelaria outro ser Divino

    Extrapolação. Isaías era um profeta que transmitia as decisoes de Deus. isaías não era um deus, semi-deus ou coisa que o valha.

    e eu não estou sabendo?

    Vc não sabe PORRA nenhuma.

    Cristo é duas naturezas, acorda, que você está sendo enganado.

    ,b>Quero a parte TEXTUAL de Jesus afirmando isso peremptoriamente.

    Curtir

    1. Continuou refutando nada, porque até agora o que só pode fazer, foi só negar as escrituras, porque se de fato, você cresse na Bíblia, você não negaria esses versículos, e deixaria de ir pela cabeça de homens,

      João 1:1 / João 20:28 / Romanos 9:5 / Tito 2:13 / 2 Pedro 1:1 / 1 João 5:20 ou você crer, ou você é mais um palhaço querendo aparecer, se passando por sábio com a verdade nas mãos e querendo distorcer os fatos. kkkkkkkk

      E quem são esses quem você citou Bart Ehrman, J P Meier e John Dominic Crossan, para dizer alguma coisa que João não concorda com os outros evangelhos? Pois se converta e deixa dessa cegueira, que o deus deste século que é satanás, 2 Coríntios 4:4, foi quem te cegou.

      Que fique com a tua crença, que o mesmo não passa de um herege, porque jogar pérolas aos porcos pra mim já foi muito.

      Curtir

      1. Continuou refutando nada, porque até agora o que só pode fazer, foi só negar as escrituras

        Aqueles que Jesus NÃO DIZ que é Deus, PELO CONTRÁRIO?

        E vc não mostrou nenhuma.

        porque se de fato, você cresse na Bíblia, você não negaria esses versículos, e deixaria de ir pela cabeça de homens

        AH, AÍ SIM! Jesus só é Deus pela CRENÇA, e não POR QUE TENHA ESCRITO. Agora, sim!

        ou você crer, ou você é mais um palhaço querendo aparecer

        Jesus disse que vc não pode me xingar. Aquele Jesus que vc CRÊ que seja um Deus mas que ele NEGA ser um Deus. Se vc crê, tem que seguir o que ele diz. ;)

        se passando por sábio com a verdade nas mãos e querendo distorcer os fatos.

        E sobre Ezequias?

        E quem são esses quem você citou Bart Ehrman, J P Meier e John Dominic Crossan, para dizer alguma coisa que João não concorda com os outros evangelhos?

        Estudiosos sobre cristianismo primitivo, historiadores com mais bagagem que vc, alguém só movido pela crença. Um deles é padre, os outros são cristãos. Karen Armstrong? Freira. Rodolf Bultman? Um dos maiores especialistas em Teologia Neotestamentária. Geza Vermes? Historiador também. Quer mais? Harold Bloom, Diarmaid McCullough e Mircea Eliade. Quem estuda, sabe. Quem não estuda, faz cópia/cola como você.

        Pois se converta e deixa dessa cegueira, que o deus deste século que é satanás, 2 Coríntios 4:4, foi quem te cegou.

        Ok.Estou cego. Me mostra o livro, capítulo e versículo de Jesus AFIRMANDO ser Deus. Só isso que estou pedindo. Não é difícil, é?

        Que fique com a tua crença, que o mesmo não passa de um herege, porque jogar pérolas aos porcos pra mim já foi muito.

        Herege do grego Haeresis, que significa “escolha”. Eu escolhi os fatos. E o fato é que Jesus EM NENHUM MOMENTO afirmou ser um deus. Ou você pode provar o contrário. Mas tem que ser afirmação textual do próprio Jesus. É capaz? Agostinho, Orígenes e Eusébio teriam uma resposta. E sem xingar ninguém. Mas eles ao menos eram homens cultos. Vc é apenas um merdinha que faz cópia/cola da Internet. ;)

        Aqui não posta mais. Cansei de brincar com vc, vermezinho

        Curtir

  18. Como? Quem faz tudo é Deus? Não Jesus? Obrigado.

    Como? João NÃO CONCORDA com os outros evangelhos? Como dizem Bart Ehrman, J P Meier e John Dominic Crossan, claramente uma adição posterior

    Vc nunca leu nada, não é verdade?

    Curtir

  19. Exato! tem algum título que Cristo tanto Ele como homem quanto divino, deixasse de receber?

    Todos menos Deus. Jesus disse que não era bom nem se comparava ao Pai dele.

    Agora, não saber que isso está se referindo a Jesus pela sua humanidade (…) não só contradizendo Isaías 9:6 / Mateus 27:54 e Marcos 15:39,

    Isso é legal, mas escolásticos (que vc nunca leu, só repete fórmulazinha batida) discordam. Por que? Porque Isaías não está falando de Jesus (lembre-se que previsões são PROIBIDAS por Deus. O que os profetas faziam era transmitir as falas atuais e de Deus, não previsões. O que os desonestos “esquecem” é que esta passagem está falando, não de Jesus, mas dos feitos de Deus para Ezequias. Sim, Ezequias, rei de Judá! Se você não for preguiçoso e sair da zoninha de conforto dos seus textos cópica/cola e for ler os versículos anteriores de Isaías cap. 9 falam da campanha militar de Israel sobre seus inimigos, em que Jeová tinha acabado de libertar o rei Ezequias e Jerusalém de um cerco imposto pelos assírios sob o comando do general Senaqueribe.

    Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos.
    Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas. Porque todo calçado que levava o guerreiro no tumulto da batalha, e todo o manto revolvido em sangue, serão queimados, servindo de combustível ao fogo.
    Isaías 9:1-5

    E continua depois da sua citação

    Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. O Senhor enviou uma palavra a Jacó, e ela caiu em Israel
    Isaías 9:7,8

    Nada a ver com Jesus.

    que isso nada mais é que assim que o aceitamos como Deus

    Você aceita até com uma levita tenha casado com um cara da tribo de Davi, o que era EXPRESSAMENTE PROIBIDO. Jamais aconteceria. Se se casasse, seriam condenados à morte.

    isso pelo menos nós verdadeiros Cristãos, que não só assim o reconhecemos, mas também dele como verdadeiro Filho de Deus que foi pendurado no madeiro e morreu

    ,b>Vc pode aceitar o que quiser. Fazer Jesus aformar que é Deus é o problema.

    Pois não vejo problema nenhum em dizer que Jesus é o Cristo, que nem por isso, possuindo duas naturezas, a humana e a Divina, ia fazer dele também ser duas pessoas

    Eu também não vejo problema. Quem viu problema foram os evangelistas ao dizerem exatamente o contrário.

    e é que vocês bem não entendem.

    Eu entendo que TEXTUALMENTE Jesus aformou exatamente o contrário.

    Agora, se o mesmo crer naquilo que Cristo diz, porque também não crer com referências em Jeremias 17:9-10 com base pelas escrituras em Apocalipse 2:23

    Palavrório vazio mediante o fato que Jesus afirmou não ser Deus.

    onde Cristo mesmo diz que todas as igrejas saberiam que ele era e que é aquele do passado

    Lembrando que Apocalipse não é um acontecimento, é uma previsão. Sabe o que isso significa? Nada, então, Jesus efetivamente NÃO FALOU, pois, segundo vocês mesmos, o Apocalipse está no futuro. ;)

    se referindo ao Velho Antigo Testamento, que é quem tanto sonda os rins quanto os corações do homem, Apocalipse 2:23.

    João de Patmos chupou um versículo. Sabe o que isso significa? Nada.

    Pois será que é eu que estou inventando, ou que foi o próprio Cristo que disse isso, com base entre esses dois versículo, Acorda que Jesus Cristo é o Jeová do Antigo Testamento, pois, será que ainda resta dúvida, quanto a isso?

    Acho melhor vc mandar Jesus acordar, então. POrque no evangelhos ele rechaça isso.

    Por isso, que eu volto a dizer, que muitos ainda não entenderam o que se trata a respeito do Pai e do Filho

    Sei.; Quem sabe é vc. Sabe mais que o próprio Jesus.

    há não ser para aquele quem Cristo revelar, João 1:18 / João 14:7 e até mesmo a respeito do Espírito Santo, João 14;16-17, e aí não preciso dizer mais nada

    Entendi. Aquele que Jesus revelar. Jesus disse que não é Deus. Logo, ele AINDA vai revelear quem é. Entendi.

    se uma pessoa não for espiritual para estar entendendo o que é que eu estou falando aqui, que tanto Jesus Cristo é o Pai, João 14:6

    Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim
    João 14:6

    Ele não disse “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, a vida e Deus”.

    isso sem fazer confusão com a sua natureza humana, mas falando dele como um ser Divino

    Que vc quer que ele seja, mas ainda não me mostrou um versículo TEXTUAL com Jesus falando que é Deus

    porque assim passou ser chamado, isso até porque antes não tinha natureza humana

    Extrapolação. Jesus nãofalou isso.

    como Ele também ser o Espírito Santo

    Extrapolação. Jesus não falou isso.

    quem vocês negam como uma pessoa, que isso beira o ridículo, contrariando a respeito de Atos 5:3-4 / 2 Coríntios 3:17 e em João 14:16-17

    Em nenhum deles Jesus fala que é Deus. Pára que prolixidade não ganha jogo aqui.

    que aí eu não preciso também dizer mais nada

    Mas podeira dier mais uma coisa: o versículo com Jesus AFIRMANDO TEXTUALMENTE que é Deus. Só isso.

    a quem Cristo estaria se referindo como aquele outro Consolador quem estaria em seus discípulos

    Ezequias?

    que nada mais era que o próprio Cristo

    Extrapolação.

    Ele sendo o Espírito encarnado

    Extrapolação.

    conhecido também como o Espírito da verdade, o próprio Espírito Santo

    Jesus não fala isso. Extrapolação. Est´[a divertido vc fzer EXATAMENTE o que a Bíblia fala pra não fazer. XD

    quem seus próprios discípulos já tinham conhecido e visto, João 14:7 e em João 14;17, que após ocorrer a sua ascensão ao céu em um corpo glorioso, Cristo depois daquele dia estaria habitando por meio de seu Espírito no coração deles

    Sim. Jesus sobe aos céus e senta à Direita dele mesmo. Entendi. Não, péra. Jesus não falou que ele era Deus. Posso até parar de comentar o que vc disse, pois é algarávia de citações em que JESUS NÃO DIZ QUE É DEUS.

    Fim.

    Curtir

  20. Fortaleza, CE, 22 de março de 2021.

    Discussão interminável, que só leva a um beco sem saída. Mas há uma saída, a única possivel: rejeitar toda essa algaravia cristã, com uma Trindade incompreensível e retornar à simplicidade primordial: Deus é um só e único. Tudo o mais, Jesus, Maomé, e quem mais aparecer, serão apenas comentaristas. Pesquisando o rol de religiões disponíveis, qual a única alternativa? Simples; o Judaismo.. Esta é a opinião do judeu Elisha ben Avraham. Fica à disposição dos leitores escolher a opção que lhes agradar; para mim, só existe uma: o Judaísmo, que prega o Deus único e unitário, não trinitário. Alguém poderá argumentar: “Sim, mas resta também a opção do Islamismo.” E eu responderei: “Sem dúvida, é também uma religião respeitável, mas foi criada quando o Judaísmo já era uma religião estabelecida, e o próprio Maomé foi um participante de palestras com um frade católico e um rabino judeu. Então resta ao leitor fazer a escolha: aceitaremos o Judaismo original ou a adaptação do Maometismo? O leitor que escolha!”

    Curtir

    1. Errado! O Profeta Muhammad SAWS recebeu o livro e a Palavra de Allah SWT trazendo de volta o verdadeiro monoteismo puro que foi corrompido pelos judeus e cristãos.
      Enquanto cristãos cometem politeismo com Jesus AS, Maryam AS, e os ” santos ” deles, os rabinos judeus adulteraram as Leis de Allah SWT, anulando apedrejamentos poligamia, etc…
      Recomendo que leia sobre shirk e taghut.

      Aos autores do artigo: excelente postagem!!

      Curtir

      1. Maomé não é aquele que gostava de pegar criancinhas como esposa?
        Also, “os povos do livro” segundo a fantasia muçulmana, também receberam a palavra “divina”. Como tu garante que eles corromperam algo que era a “palavra de Deus” e inclusive as usam para embasar as bobagens islâmicas?
        Mais contraditório impossível.

        Curtir

    2. Interessante que você tem o mesmo pensamento que o meu. Também prefiro o judaísmo que sempre manteve a ideia de Um Deus Único, Indivisível e Incorpóreo. Antes do cristianismo surgir, nenhum profeta judaico, por exemplo, falava em trindade, espírito santo, deus filho, deus-homem. O espírito santo é um termo que só vem aparecer no Novo Testamento, esse termo nem existe nas Escrituras Hebraicas. Ou seja, essas duas entidades (Jesus e espírito santo) só vem aparecer depois com o cristianismo e o seu Novo Testamento.

      Curtir

  21. Sabemos que o Novo Testamento foi escrito a partir do final do século I em diante, também sabemos que quem escreveu não foi nenhuma testemunha ocular de Jesus, apenas são histórias (na maioria inventadas) que foram passadas oralmente por fanáticos religiosos. Diante disso tudo, os escritores do Novo Testamento levados pela idolatria greco-romana deram aquela apimentada com vários dogmas da cultura pagã que cercava o Oriente Médio, e um desses dogmas é nada mais do que a Trindade. A igreja católica herdou isso e colocou claramente como crença cristã dentro do próprio Novo Testamento.

    Curtir

    1. O espírito Santo é o poder de Deus. Jesus é o filho de Deus e sendo Filho do Deus Altíssimo sua vida paga pela vida de Adão. Jesus foi enviado e foi dado a humanidade por YHWH/Jeová para ser oferecido como sacrifício, por isso Jeová exemplificou o seu sacrifício comparando a Abraão oferecer Isaque, o Pai oferecendo o filho. Além disso a vida de Jesus, Filho de Deus (Col 1:15) corresponde à vida de Adão, também filho de Deus. E, dentro do princípio e critério de justiça hebraico sendo vida por vida, dente por dente, olho por olho, a vida do último Adão, Jesus corresponde à vida do primeiro Adão do paraíso pela qual pagou o preço na estaca. No mais, a quem Jesus faz oração, a quem chama de Pai maior que ele, e diz que somente YHWH é bom, e declara em várias passagens que YHWH/, Jeová o enviou e é o seu Deus também(Marcos 12:29 – Ouve, ó Israel Jeová nosso Deus, é um único Senhor.). E considerando que de forma arbitrária e contrariando Apocalipse 22:19 muitos editores e ditos teólogos passaram a substituir o nome YHWH/Jeová por Senhor ou SENHOR, na verdade quando Joel 2:32 é citado no “novo testamento”, sabemos que devemos na verdade ler: E acontecerá que todo aquele que invocar o nome de YHWH/Jeová será sDeus avisa que enviará Jesus como profeta à semelhança de Moisés para ensinar ao povo sobre como devem proceder. Por isso existem as passagens de João 17:3,6,26. A verdade libertará você também! Eu estudei com as testemunhas de Jeová, elas sabem muito porque estudam e se aprofundam na bíblia. Saudações!

      Faça um teste: Leia Isaías 61:1 na bíblia Britânica. Depois leia o mesmo texto citado em Lucas 4:17,18, ali está omitido o nome de Jeová, porém o texto afirma que Jesus pegou o rolo de Isaías. Simples assim até porque em Deuteronômio 18:15,18 anuncia que haverá um profeta levantado dentre os judeus para anunciar a vontade de Deus para os homens e Jesus é essa pessoa.

      Faça outro teste e pesquise: Davi diz eu sou , José diz eu sou e outros. Então são deuses? E por que palavras diferentes em Êxodo 3:14 e em João 8:58 foram traduzidas ambas em como eu sou. Verifique em outras traduções, inclusive na TNM porque a bíblia faz um alerta para quem negar o pai e o filho.

      Curtir

      1. O espírito Santo é o poder de Deus. Jesus é o filho de Deus e sendo Filho do Deus Altíssimo sua vida paga pela vida de Adão.

        1) Você está concordando que o espírito Santo não é uma terceira entidade. Seria a mesma coisa que dizer que a capacidade de correr de Usain Bolt é um irmão gêmeo dele.

        2) Você concorda então que a doutrina do Pecado Original deixou de existir com Jesus, certo?

        Jesus foi enviado e foi dado a humanidade por YHWH/Jeová para ser oferecido como sacrifício

        Ou seja, Jesus não é Deus.

        Jeová exemplificou o seu sacrifício comparando a Abraão oferecer Isaque, o Pai oferecendo o filho.

        Deus, o onisciente que precisa testar as pessoas para saber o que elas vão fazer.

        Além disso a vida de Jesus, Filho de Deus (Col 1:15) corresponde à vida de Adão, também filho de Deus

        Não é o que diz os evangelhos. Afinal, você segue Jesus ou o que Paulo diz?

        E, dentro do princípio e critério de justiça hebraico sendo vida por vida, dente por dente, olho por olho, a vida do último Adão

        Você quis dizer Hamurabi.

        Jesus corresponde à vida do primeiro Adão do paraíso pela qual pagou o preço na estaca.

        Me diz onde está escrito isso nos evangelhos.

        No mais, a quem Jesus faz oração, a quem chama de Pai maior que ele, e diz que somente YHWH é bom, e declara em várias passagens que YHWH/, Jeová o enviou e é o seu Deus também(Marcos 12:29 – Ouve, ó Israel Jeová nosso Deus, é um único Senhor.).

        Vc acabou de dizer que Jesus não é Deus. Parabéns.

        Faça um teste: Leia Isaías 61:1 na bíblia Britânica.

        Faça um teste você: aprenda hebraico e grego, depois releia a sua Bíblia. Você vai se surpreender. :)

        Simples assim até porque em Deuteronômio 18:15,18 anuncia que haverá um profeta levantado dentre os judeus para anunciar a vontade de Deus para os homens e Jesus é essa pessoa.

        Bom, então, temos um problema. POrque a Bíblia está cheia de profetas. Todos eles são Jesus? Vc está falando de reencarnação? Os espíritas estão certos?

        Faça outro teste e pesquise: Davi diz eu sou , José diz eu sou e outros. Então são deuses? E por que palavras diferentes em Êxodo 3:14 e em João 8:58 foram traduzidas ambas em como eu sou. Verifique em outras traduções, inclusive na TNM porque a bíblia faz um alerta para quem negar o pai e o filho.

        Nah, nah.O alerta é para quem blasfemar contra o Espírito Santo. Ou Jesus mentiu?

        Curtir

        1. Se ali em Lucas 4:17,18 está dizendo que ele pegou o rolo de Isaías no rolo de Isaías está dizendo: “O espírito do Senhor Jeová está sobre mim (…)
          Não tem como estar escrito outra coisa porque é isso que está escrito nos originais e na Britânica que foi fiel aos originais da bíblia. Você conhece o texto de Amós 5:8? Conhece Isaías 42:8? Você conhece o texto de Joel 2:32 que é citado em Atos 2:21? Qual nome você tem invocado para a sua salvação? Jesus ensinou a orar a quem em Mateus 6:9,10? Em nome de quem? Cada um tem seu lugar e o próprio filho declarou que o Pai é maior que ele e não se aproveitou de sua origem divina nem da popularidade dos milagres ou de o terem como um Deus perante o mundo para usurpar (Filipenses 2:6,7,8 ) o lugar que só pertence ao Pai como Deus Altíssimo (Salmo 83:18). Leia com atenção Marcos 12:29, onde Jesus diz “nosso” Deus. Ali ele foi perguntado e as respostas de Jesus como ele mesmo recomenda são: sim sim não não. Além disso o autor do artigo trouxe vários exemplos bíblicos que mostram que Jesus veio falar do pai como profeta levantado dentre os seus irmãos, os judeus como foi anunciado em Deuteronômio (18:15,18)

          Dito isso seria proveitoso você verificar suas fontes e a história do surgimento da trindade que tem tudo a ver com o projeto de poder do Imperador Constantino para ampliar sua dominação alcançando povos que rejeitaram o cristianismo por adorar um único Deus, YHWH enquanto eles estavam acostumados a adorar deuses trinos.
          Se você ler Êxodo 3:6 no original pode comparar com Êxodo 3:14. Em Êxodo 3:14 só pode ser traduzido com idéia de futuro. Pergunte a qualquer judeu ou conhecedor do hebraico.

          Quanto ao exemplo Bolt não seria irmão gêmeo não, mas a habilidade dele, a capacidade, o talento que pertence a ele. Assim é o espírito que pertence a Deus e dele emana. O espírito santo é a força, o poder de Deus, e é santo porque vem Deus, é o que sustenta tudo que existe. Você respira? Agradeça a Deus, é dele que vem o sopro de vida. Não pode ser pessoa porque é derramada, e está envolvido em várias situações impessoais, além contradizer a bíblia que fala de um único Deus, YHWH, o Altíssimo.

          Curtir

          1. Você percebeu que TUDO o que você escreveu tem a ver com UM ÚNICO deus, e sequer seu Jesus é tudo como Deus, mesmo nos evangelhos?

            Percebeu?

            E Britânica de cu é rola.

            Curtir

          2. Complemento
            1 João 2:22
            Quem é o mentiroso se não aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho.

            Segundo esse texto existe o pai e o filho e não um filho que é o pai ao mesmo tempo ou um Pai que ao mesmo tempo é também esse filho.
            Um dia o mundo e a humanidade verá a ação direta do Soberano, naquele dia que o filho não sabe, mas só o Pai sabe. O Grande dia do Criador.
            Ezequiel 38:23
            “Todos terão de saber quem é YHWH/Jeová.”

            Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.