Cientistas evidenciam evolução de espécies de peixes africanos

A Natureza é mais uma vilã! Ela, em conluio com os perversos cientistas, resolveu atacar as pobres Ovelhinhas do Senhor, defensoras da maravilhosa hipótese criaBURRIcionista. O que a Natureza fez de tão grave? Forneceu mais uma evidência para o fato do processo evolutivo! Se nem na Natureza podemos confiar, o que mais nos resta? Oh, Céus!

Pundamilia é uma palavra derivada o dialeto Swahili que significa “zebra”. Obviamente, vocês, meus caros leitores, estão maravilhados com esta briosa informação, cuja luz revela um novo horizonte em suas vidas. Contudo, se você é daqueles chatos que não sabem apreciar as maravilhas lingüísticas, talvez se interesse em saber que mudanças na visão de espécies do Pundamilia alteram preferência de fêmeas. As que vivem em água funda querem vermelhos; as de água rasa, os azuis.

O que temos portanto? Que de acordo com a cor dos olhos, as fêmeas terão maior ou menor interesse em acasalar com o portador de tais olhos. Isto é, os dois terão mais descendentes em maior ou menor grau, dependendo da preferência. Em suma, a espécie com olhos azuis proliferará em um ambiente diferente do daqueles que possuem olhos vermelhos. Que nome damos a isso gente?

EVOLUÇÃO !!!!!!

Claro que para algumas toupeiras (me refiro àqueles pobres coitados que nunca estudaram biologia e não aos mamíferos da família Talpidae) acham que peixes são todos iguais, mas não é bem assim. Lamento. Houve separação de duas espécies (comprem um livro de biologia e descubram o que é uma “espécie”) em ambientes diferentes, mediante a Seleção Natural.

Uma equipe internacional de pesquisadores, coordenada por Ole Seehausen, da Universidade de Berna (Suíça), mostrou que a diferenciação entre duas espécies que vivem num lago provavelmente aconteceu porque uma delas precisa enxergar melhor a cor vermelha, enquanto outra tem de otimizar a visão do azul. Com isso, machos vermelhos ou azuis se tornaram os preferidos, dependendo do ambiente, o que teria iniciado o processo de especiação, ou seja, de formação de espécies.

A referida pesquisa está na edição desta semana da revista Nature e, como sempre, deixamos um link para vocês acessarem o resumo. leiam AQUI.

Como vocês puderam ler no resumo, o pesquisador fala que teoricamente, seleções divergentes em sistemas sensoriais poderiam causar especiação, mas que até então não se tinha uma demonstração empírica disso.

As Ovelhinhas do Senhor, ao lerem esta simples linha vão pular de alegria, ficarão contentes, clamarão ao deus Omni Tripla Ação que castigue os infiéis e que G-Ová tá certíssimo. É patente a incapacidade de interpretação de texto desse tipo de primata. Afinal de conta, o cientista (sabe como é… aquele porco evolucionista que faz parte de um grande esquema global para destruir a moral e bons costumes das pessoas, e com isso reduzir a arrecadação diária nas igrejas) completa que embora a evidência empírica seja rara (raro não é sinônimo de inexistente, meus caros criaBURRIcionistas), ele e seus colegas conseguiram evidenciar tal ocorrência em ciclídios. Para quem não sabe, ciclídeo é uma família de peixes de água doce, que possui cerca de 105 gêneros e 1900 espécies. Considerando que seu número total soma cerca de 5% dos vertebrados do planeta, tenha mais respeito e não diga que ciclídeos são peixes que andam de bicicleta.

Seehausen e seus colaboradores identificaram as bases ecológicas e moleculares para a evolução divergente no sistema visual dos ciclídeos, em que as fêmeas de águas profundas e rasas possuem preferências sexuais diferentes. Vontade de Javé? Quem sabe? O que se sabe é que temos uma barreira ecológica que define novas espécies; e como em Ciência não basta uma observação isolada, os cientistas buscaram evidências que se repliquem em diferentes pares de populações e espécies. E conseguiram! Prova fundamentada! Mais um cravo no caixão dos criaBURRIcionistas, apesar que algum tosco (sim, é com você mesmo que estou falando) ir postar alguma besteira num blog pessoal, questionando a validade, citando um monte de coisa nada a ver e ficar crente (a única coisa que esse pessoal é especialista) que demoliu a Evolução.

Desejo boa sorte a você, meu caro!. ;-)

A chave deste processo todo está nas diferenças de profundidade das águas onde vivem os ciclídeos Pundamilia pundamilia e Pundamilia nyererei. Os ciclídeos do lago Victoria são famosos por suas cores deslumbrantes, o que os levou a freqüentar aquários de água doce do mundo inteiro, e pelo aparecimento de centenas de espécies no lago em poucas centenas de milhares de anos, fenômeno único no planeta. São peixes muito bonitos, que possuem fãs entre quase todos os aquaristas. Abaixo vocês podem ver a foto de ambas as espécies. Clique nelas para ampliar.

Os Pundamilia pundamilia têm machos azuis-acinzentados, enquanto os marmanjos Pundamilia nyererei são amarelos, com dorso vermelho-escarlate. Os machos vermelhos vivem em águas mais fundas, onde é mais fácil perceber a cor vermelha, enquanto os azuis ficam no raso, onde a coloração azulada aparece mais. Natural Selection rules!

Para essa pesquisa, os cientistas testaram a capacidade dos peixes de perceber essas cores. E eles acharam um jeito esperto de fazer isso: avaliando genes dos bichos que contêm a receita para uma proteína essencial dos receptores de luz nos olhos. Como eu sempre digo, a principal chave da ação da Seleção Natural é o DNA, mas tem gente que não entende isso, por mais que você explique. E pior! Ainda tem aqueles que não querem entender. De qualquer forma, não faz diferença nenhuma, o fato ainda está lá.

Analisando isso, pôde-se perceber que certas variantes dessas proteínas são otimizadas para captar a faixa do azul, enquanto outras captam melhor a do vermelho. E, ao examinar o DNA de centenas de peixes, os pesquisadores acharam justamente a correlação esperada: bichos que vivem no fundo e cuja população tinha machos avermelhados tinha visão adaptada para enxergar mais o vermelho, e a mesmo acontecia para águas rasas e a visão do azul. O mais provável é que as necessidades visuais tenham enviesado a noção do belo entre as fêmeas. Ao longo do tempo, as de águas fundas só se acasalavam com os machos vermelhos, e as de águas rasas só tinham bebês com os azuis, sacramentando a separação.

Evolução continua sendo um fato evidenciado tanto em laboratório quanto no mundo natural. Por mais que sapateiem, a verdade ainda é essa.

Queiram, ou não.


Fontes diversas

25 comentários em “Cientistas evidenciam evolução de espécies de peixes africanos

  1. E vamos todos dar um “pula-pirata” na Crentaiada Tosca!! A natureza comprova a teoria evolucionista,É FATO,criacionismo é religião,coisa de gente tosca.

    Viva o evolucionismo.!!

  2. E conseguiram! Prova fundamentada! Mais um cravo no caixão dos criaBURRIcionistas, apesar que algum tosco (sim, é com você mesmo que estou falando) ir postar alguma besteira num blog pessoal, questionando a validade, citando um monte de coisa nada a ver e ficar crente (a única coisa que esse pessoal é especialista) que demoliu a Evolução.

    Desejo boa sorte a você, meu caro!.

    Putz André, é guerreiro eim…
    Vc defende essa teoria com toda sua força!

    Vem cá, trata-se de um desejo de
    mostrar p/ ele e todo mundo que o
    que vc acredita é a verdade irrefutável,
    ou quer reafirmar p/ si mesmo que está
    no caminho certo?

    1. Vem cá, trata-se de um desejo de
      mostrar p/ ele e todo mundo que o
      que vc acredita é a verdade irrefutável,

      Não preciso acreditar, temos PROVAS, como o artigo demonstrou, Kistner. Se tiver alguma dúvida, leia de novo.

      ou quer reafirmar p/ si mesmo que está
      no caminho certo?

      Ceticismo.net é um veículo de divulgação científica e pensamento crítico. Mas, seria muito chato se eu apenas reproduzisse a notícia, além de desinteressante. Assim, transformo em divertimento, tripudiando dos ridículos que acreditam em cobras falantes, dragões, unicórnios, jumentas que conversam com seus donos, chuvaradas que vem de lugar nenhum e vão pra nenhum lugar etc.

      Lembre-se: somos um veículo de informação de céticos para céticos. Para quem sabe do potencial da ciência e que não acredita em fábulas. Mas, somos muito bondosos em permitir que outras pessoas tb comentem aqui.

      Diga: Sou ou não sou magnânimo? :-D

    2. Quem a credita no Criacionismo tem sérios problemas mentais,voce acha que é uma ovelha também e precisa de pastor???

      Fudeu………! Interna o rapaz.

      hahahahahahahahahhaa

  3. Olha, na minha experiência pessoal de tentar empurrar um mínimo de racionalidade e honestidade intelectual para dentro da cacholinha de crentes é completamente inútil postar fatos contundentes como esses…
    Eles vão distorcer os dados a seu bel-prazer (hermenêutica?) e continuarão a se ajoelhar para seus fantasmões…
    Colocando esse pequeno detalhe de lado, o texto está muito bom! Continue o excelente trabalho!

  4. Mais uma vez Deus mostra que pode criar evolução para testar nossa fé. Não é belo?
    Esta é a prova que vês, Deus faz estas coisas acontecerem em nossas vidas, e somos arrogantes em virar a cara e dizer que isto acontece “naturalmente”…

    Se eu acredito em unicórnios e cobras falantes é porque eu acredito também que uma pessoa jamais inventaria uma estória fictícia, uma fábula que ensinasse as crianças os valores morais que o autor acha certo. E eu também acho!

    1. Mais uma vez Deus mostra que pode criar evolução para testar nossa fé.

      Porque nao prova para nos que a sua alegacao é verdadeira ? Pode ter sido o Saci-Perere quem criou a evolucao, ou Thor, Odin, Zeus, Osiris, etc…

      Não é belo?

      É uma beleza que nos podemos usar a imaginacao para enfiar qualquer deus como “explicacao” para aquilo que AINDA nao entendemos, mas que logo entenderemos e poderemos enxotar esse deus de la.

      Esta é a prova que vês, Deus faz estas coisas acontecerem em nossas vidas, e somos arrogantes em virar a cara e dizer que isto acontece “naturalmente”…

      Que prova ? Onde ? Cade ? Ah, foi so uma alegacao sua… que carece de provas solidas e bem-fundamentadas. É natural que os religiosos queiram sacudir o deus deles e enfia-los em qualquer coisa, para “provar” que existe….

      Se eu acredito em unicórnios e cobras falantes é porque eu acredito também que uma pessoa jamais inventaria uma estória fictícia, uma fábula que ensinasse as crianças os valores morais que o autor acha certo.

      As fabulas de Esopo possuem muito maior valor moral, varias licoes eticas, mais humanistas… a Biblia nao serve como referencia moral. É sangrenta e imoral. Nao podemos usa-la como ferramenta de ensino às criancas. Corremos o risco de criar adultos ignorantes, fanaticos, intolerantes e estupidos.

      E eu também acho!

      E o pastor agradece…. com a sacolinha cheia !

      1. Já que você citou, queria até que usassem histórias como as Fábulas de Esopo para educar as crianças, elas não dão nenhuma explicação ridícula para a origem da Terra, não incitam o preconceito e a matança e seguindo-as você não precisa dar dinheiro para ninguém.

        São histórias inteligentíssimas e para qualquer idade, na minha opinião, para quem nunca leu eu recomendo…

    2. Mais uma vez Deus mostra que pode criar evolução para testar nossa fé. Não é belo? Esta é a prova que vês, Deus faz estas coisas acontecerem em nossas vidas, e somos arrogantes em virar a cara e dizer que isto acontece “naturalmente”…

      Para que deus iria “criar” a evolução? Não era mais eficiente criar já no estagio final, assim a espécie, já adaptada, não teria dificuldades para sobreviver e não teria que sofrer? O que iria fazer um criador tomar tal atitude?

      Se eu acredito em unicórnios e cobras falantes é porque eu acredito também que uma pessoa jamais inventaria uma estória fictícia, uma fábula que ensinasse as crianças os valores morais que o autor acha certo. E eu também acho!

      Como você pode enchergar tão pouco, então se uma “pessoa jamais inventaria uma estória fictícia, uma fábula que ensinasse as crianças os valores morais que o autor acha certo” significa que todas as religiões são verdadeiras não? Vê como é ridículo o que disse, assim todas as mitologias seriam reais.

  5. (voltando ao assunto)

    Interessante. Não havia pensado sobre como um diferenciação de percepção sensorial poderia afetar uma população inteira através da seleção. Talvez isso acrescente alguma coisa sobre nossa própria forma de escolher parceiros. Quando tiver tempo leio o resumo do artigo para melhores conclusões.

  6. Existe muita coisa a ser estudada, muitas espécies a serem conhecidas e catalogadas, mas com o pouco conhecimento que temos da vida na Terra, as evidências apontam para a evolução das espécies…

  7. Eheh,

    peixes a transformarem-se em peixes. De facto, é evidência de evolução de bactérias para seres humanos!

    Gosto também da forma como o autor faz referência aos criacionistas e a mim disfarçadamente, ao longo de todo o post (ir postar alguma besteira num blog pessoal, questionando a validade, citando um monte de coisa nada a ver e ficar crente).

    Mostra preocupação do autor com o facto de haver gente que desmascara os delírios evolucionistas (peixes a transformarem-se em peixes). Também pode ser sinal de desconforto do autor em relação à descoberta. O autor pode pensar que por tantas vezes “troçar” dos criacionistas, a sua descoberta acaba por revelar mais pózinhos de evolução.

    Ah, é verdade… vi evolução num casal meu vizinho. A mulher é branca, o homem é preto, o filho nasceu mulato. Surgiu uma nova espécie, que mostra que a evolução de minhocas para pelicanos acontece : o

    Estou ansioso para saber qual será o próximo processo evolutivo a ser descoberto… minhocas a transformarem-se em minhocas? Lagartos a transformarem-se em lagartos? pássaros a transformarem-se em pássaros?

    : )

    1. peixes a transformarem-se em peixes. De facto, é evidência de evolução de bactérias para seres humanos!

      Que bom que concorda!

      Gosto também da forma como o autor faz referência aos criacionistas e a mim disfarçadamente, ao longo de todo o post

      Mas, quanta arrogância, Sabino! Olha que prepotência é pecado, hein? Seja humilde.

      Também pode ser sinal de desconforto do autor em relação à descoberta. O autor pode pensar que por tantas vezes “troçar” dos criacionistas, a sua descoberta acaba por revelar mais pózinhos de evolução.

      Desculpe, neste blog somos contra o tráfico de drogas.

      Ah, é verdade… vi evolução num casal meu vizinho. A mulher é branca, o homem é preto, o filho nasceu mulato. Surgiu uma nova espécie, que mostra que a evolução de minhocas para pelicanos acontece

      Racismo é crime, Sabino. Ademais, vc ainda não me respondeu o que é uma espécie.

      Estou ansioso para saber qual será o próximo processo evolutivo a ser descoberto…

      Uma horda de jornalistas lusitanos?

      minhocas a transformarem-se em minhocas? Lagartos a transformarem-se em lagartos? pássaros a transformarem-se em pássaros?

      CriaBURRIcionistas se transformarem em gente…

    2. Jornalistas transformando-se em blogueiros é a prova de que nem toda mutação é benéfica. :grin:

      Ainda bem que existe a implacável Seleção Natural :twisted:

  8. Ah, é verdade… vi evolução num casal meu vizinho. A mulher é branca, o homem é preto, o filho nasceu mulato. Surgiu uma nova espécie, que mostra que a evolução de minhocas para pelicanos acontece

    Racismo é crime

    Ora bem, na minha frase abordo os dois extremos: branco e preto. Mas o André considera a minha afirmação racista.

    1. Pelo simples fato que a etnia é “negra”, Sabino. Mas, eu nunca esperei que você dominasse seu próprio idioma, como vc fez questão de deixar patente.

      E sobre a definição de espécie? Estou esperando.

      1. Esse cara tá falando sério??
        Ele não cansou de ser massacrado em toneladas de evidencias??
        Não é possivel!! Ele deve ser fake!!!

  9. A historia biblica é mitologia copiada de mitos egipcios, persas e de outras regiões do oriente-medio.Na mesopotamia, egito e etc, seculos antes da biblia ja se acreditava em criação em 6 dias(alguns locais em 7 dias) e na criação de um casal.Zoroastro profeta persa, disse que alem da criação em 6 dias e um casal “aura mazda”o Deus da persia criou também um ser chamado angra manium , ser este que se rebelou contra mazda e foi expulso do paraiso,
    paraiso que é uma palavra persa e quer dizer “jardim com muros”, quando os judeus foram ajudados pelos persas (rei ciro) na vitoria dos persas contra a babilonia pegaram grande parte da cultura persa,destaca-se o dualismo mazda x angra manium e o chapeuzinho que os judeus usavam na cabeça que é da cultura persa a milênios. DETALHE: o Deus aura-mazda existia antes de zoroastao, a milênios, sabe o que significa aura mazda em persa ? vou dizer: O SENHOR QUE É , curiosamente a historia biblica conta que o nome do Deus de israel é “aquele que é”, “vivente”, tudo isto é mitologia copiada.

    Não se precisa do charles darwin pra dizer que a criação biblica é falsa, qualquer um durante a historia (incluindo gente da igreja catolica) sabe que as mesmas historias biblicas aparecessem em mitologias anteriores.Um ultimo exemplo: o legislador manes no egito recebeu leis dos Deuses e deu para o povo na babilonia hamarubi recebeu leis dos Deuses no alto de uma montanha também, na mesopotamia e india nos livros sagrados tem a historia de um homem que construiu uma barca a mando dos Deuses pra fugir de um diluvio e por ai vai…

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s