Inferno Desmascarado

inferno.jpgAh, o Inferno!! Aquele lugar maravilhoso de sofrimento eterno, onde o fogo que nunca se apaga e a besta voraz, que rói sem clemência, irão nos torturar e atormentar para sempre. O mundo pós-vida onde seremos impingidos de dor e sofrimento, gritando e implorando por uma misericórdia que nunca virá, por séculos e mais séculos, a mando de um deus justo, bondoso e que nos ama infinitamente.

Aquele belo recanto agradável que os amantíssimos religiosos – ciosos de seu amor cristão – fazem questão que nós, céticos, sejamos jogados para nunca mais sairmos de lá. :-D

Infelizmente, para os religiosos, aí está mais um sério problema teológico: O que é o Inferno? Onde ele fica? De onde veio esse mito? Será inteiramente bíblico? Hummm… É exatamente isso o que examinaremos agora.

Os toscos religiosos podem sapatear, espernear, arrancar os cabelos e esbravejarem o quanto quiserem; mas não há NENHUMA menção de “Inferno” – como sendo um lugar de tormento eterno – na Bíblia, conforme as religiões cristãs pregam. A bem da verdade, o que temos são traduções canhestras de quatro palavras diferentes: Sheol, Hades, Geena e Tártaro.

Será que tais expressões representam a mesma idéia, ou seja, a de um inferno ardente, onde as pessoas são torturadas por toda a eternidade? Bem, nas páginas a seguir examinaremos atentamente cada uma dessas expressões, analisaremos as vertentes cristãs que pregam o tormento eterno, o tormento temporário e o aniquilacionismo, bem como as prováveis origens desse mito. Senhoras e senhores, peguem as suas roupas de amianto e me acompanhem, pois este será um artigo quente.

155 comentários em “Inferno Desmascarado

  1. É uma pena não existir inferno. Se existisse eu optaria ir para lá. Seria melhor do que aturar um bando de idiotas cantando hinos imbecis, músicas gospel, orando e louvando pieguices com vozes de retardados.

  2. Gente parabéns pelo novo lay out, mas cadê o botão para que possamos enviar uma matéria para um amigo, ou um inimigo ou um abestalhado de um protetestante?

    1. Chico, estamos providenciando isso. Aguarde :wink:

      Obrigado pela visita e os elogios. Qdo tiver sugestões, pode mandar pra gente que, conforme for, nós providenciaremos.

      Abraços.

      1. @André, acho que vc anda assestindo filmes e num entende que a sua sabedoria é loucura perto a de deus na realidade o idiota ai é vc mesmo que esta serviondo de palhaço para os leitores ficarem rindo de vc IDIOTA

        1. Isso significa que vc vai provar que o Inferno existe perante a Bíblia?
          .
          Ah, e é “assistindo” e não “assestindo”, meu pobre analfabeto.

        2. @nhurson,

          E vc tem algum argumento inteligente ?
          .
          Nao ?
          .
          Logo vi…. volte para o seu circo e nao nos incomode mais…

        3. @nhurson, pra os que ficaram ofendidos com esse artigo eu tenho uma dica: vai ler a Biblia, mas lê toda, e depois que terminar ler de novo e de novo…

  3. Olá!

    A melhor definição da bíblia seria ‘ladrão que rouba ladrão’….

    Foram os autores da bíblia os maiores usurpadores da história:

    a) primeiro os autores do AT ‘largaram a mão’ em vários mitos para criar seu texto sagrado, a exemplo cito o dilúvio e o gilgamesh,

    b) os autores do NT, por sua vez:
    b.1) usurparam do grego o termo ‘ousios’ (essência ou substância) para justificar aquela ‘miscelânia’ que é a trindade,
    b.2) usurparam dos povos assírios e babilônios as regras de talião, facilmente observáveis em Matheus 5:29-30,

    Mas, quem rouba não pode reclamar se é roubado: na mesma linha os kardecistas ‘largaram a mão’ nos Evangelhos, criando o “Evangelho segundo o Espiritismo”.

    Já os muçulmanos….já sabe, né?

    Falta de criatividade, não?
    Mas pq se daria isso? Para mim a resposta é simples: pegam os livros sagrados outras religiões, livros estes já sacramentados pela tradição e readaptam-na à seu bel-prazer.

    Assim fica fácil angariar novos troux…..er…..quer dizer: adeptos! :razz:

  4. —-> POSTAGEM LIMADA PELOS EDITORES < —-

    O Zé ruela Dino | dino@consultti.com.br | IP: 201.47.91.82 achou que só porque colou um texto imenso, idiota e estúpido pode fazer bonito.

    Sugiro ao pobre coitado que fez o Copy/Paste que leia o artigo. Todas essas bobagens foram refutadas pelo texto, manézão.

    http://w ww.paideamor.com.br/outros_autores/artigo57.htm
    http://w ww.cot.org.br/blog/as-sete-meditacoesparte-5/

    1. Ola André

      não teve coragem de colocar o meu texto seu site, porque foi “refutado!???”

      com aqueles argumentos fracos, cara alem de burro voce é covarde!!

      publique isso tambem!, voce tem coragem andré?

      ou só publica os elogios dos amiguinhos? fala serio?! se quer baixar o nivel do “debate” já baixou e se for comprar briga não pense que estou sozinho nesta!.

      pois a net vai ser o seu inferno! ..

    2. não teve coragem de colocar o meu texto seu site, porque foi “refutado!???”

      “Sua” resposta, pobre crentinho, não é “sua” e sim cópia e cola. E ele já foi previamente refutado por TODO o artigo. Esperneia o quanto quiser.

      com aqueles argumentos fracos, cara alem de burro voce é covarde!!

      Não vi ninguém refutá-lo. Só vc foi tolo suficiente de postar uma cópia de dois sites. O pior é que não leu nem o meu texto e nem o dos sites. hehehe

      De resto, pode xingar à vontade, bestão. :-P

      publique isso tambem!, voce tem coragem andré?

      Eu jamais lhe privaria do direito de servir de chacota. :-D

      se quer baixar o nivel do “debate” já baixou e se for comprar briga não pense que estou sozinho nesta!.

      Ui, que ameaça. Tô com mêda!! Vou dormir na cama dos meus pais hoje.

      pois a net vai ser o seu inferno! ..

      Pode especificar se é o Hades, Sheol, Geena ou Tártaro? :-P

      Vai estudar, vai. E refute cada uma das passagens, tomando o texto nos idiomas originais, LEIGO!

      1. @André,

        Esses crentes redardados…e pensar que eu já fui um…aff…
        Eles criam esta estorinha de inferno, lago de fogo, tormento eterno e blá blá blá só para encher os cordeirinhos de MEDO.
        O bondoso Deus de amor, misericórdia, paz, sabedoria etc e etc vai fazer o seguinte em seu “grand finale’.
        De acordo com as páginas do apocalipse escritas por um velho caduco e, claro, esquizofrênico, Deus irá ressussitar um morto para em seguida matá-lo de novo, de acordo com a IASD e Test de Jedi, digo Jeová. Ou de acordo com outras crendices o Deus de amos irá ressussitar o morto para jogá-lo num lago de fogo e enxofre…”inferno”. Imagine você quanto sadismo…de dar inveja até no próprio belzebu…Deus de amor vai ressussitar um morto que já tá fedendo faz anos, para julgá-lo e, se tiver pecado, tipo trabalhar em sábados, usar adornos, fazer um gatinho na luz elétrica, furtar um caxo de banana do vizinho, não dar o dízimo e etc e etc…e põe etc nisso…então o cidadão, seja homem, mulheres ou crianças serão jogados para serem queimados vivos num lago de fogo e enxofre para todo o sempre…ai, ai, ai…peraí…achei que o vilão da estórinha fosse o diabo…mas pelo jeito a gente tem que se cagar de medo é do Deus de amor, paz e misericórdia.
        Esses dias perguntei para um pastor a clássica pergunta do por que Deus não exterminou satanás logo de cara…e a resposta tosca foi a seguinte: Deus é tão bom e tão misericordioso que se assim fisesse ele seria visto pelos anjos e seres celestiais como um ditador, como alguém que quer ser adorado à força, Deus deixou satanás vivo devido a sua imensa misericórdia com o untuito de com o tempo todos os seres celestiais e os homens serem convencidos de que o pecado não vale a pena…mas no fim dos tempos o diabo será destruído.
        Aí eu não aguentei, minhas entranhas até deu um nó…eu retruquei de imediato:
        Ora pastor…quer dizer então que o seu Deus de amor, de paz, de misericórdia e de justiça deixou satanás viver, mas em contrapartida mata milhares de ciancinhas inocentes???mata e manda matar mulheres grávidas???mata e manda matar milhares de homens só por que são de outra crença???e ainda por cima vai ressussitar pessoas para julgá-las e condená-las a um lago de fogo para serem queimadas vivas para todo o sempre???e ainda querem que nós o adoramos não por pressão, mas livre e expontânea vontade???
        Me explique, pastos de Deus, como funciona essa misericórdia afinal…
        O dito cujo com os olhos arregalados disse que ia rezar para Deus tocar meu coração…e, claro, não explicou o inexplicável.

  5. Aproveitando: Está nos planos de vocês indexarem cada página de cada artigo com todas as páginas, ao invés de apenas navegar através dos links “página anterior” e “próxima página”, mais ou menos assim:

    Página 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7

    Abraço!

    1. Sim, senhor. Sargento, senhor!

      Isso está a cargo da equipe de designers, webmasters e programadores do site. ;-)

      Grande abraço e obrigado pelas visitas e os comentários. E, no melhor telemarketingnês:

      Estaremos colocando pra funcionar em ordem todos as funcionalidades do site em pouco tempo. Incluindo a paginação dos artigos, “Envie este artigo a um amigo” e o Blogroll.

    2. por “equipe de designers, webmasters e programadores do site” leia-se “eu”.

      Já procurei alguns plugins porém nenhum funcionou satisfatoriamente. Não tenho certeza do porque, mas estou investigando.

  6. mas uma mitologica das historias criadas por povos antigos onde a superstiçao imperava em uma sociedade q se propago ate hje, so q infelizmente muitos n qren ver q o ceu ou inferno,deus e diabo,bem e mal, sao lutas epicas q compoem um folclore “psicologico”

  7. desculpa mas eu sou evangelico e nunca desejei q alguem fosse para o inferno
    e no começo vc diz q o inferno é eterno
    o inferno talvez naum vai ser eterno pq diz em apocalipse(esqueci o cap.) q o inferno vai ser lançado no lago de fogo

    1. desculpa mas eu sou evangelico e nunca desejei q alguem fosse para o inferno

      Por mim, tá desculpado. E se não desejou o mal às pessoas, não faz mais que sua obrigação, como ser humano. Não é vantagem nenhuma.

      e no começo vc diz q o inferno é eterno

      E a partir do segundo parágrafo eu digo que ele não existe. Duhhhh :lol:

      o inferno talvez naum vai ser eterno pq diz em apocalipse(esqueci o cap.)

      HAHAHAHAHAHAHAHAHA

      Quando se lembrar, volte aqui. :-P

      q o inferno vai ser lançado no lago de fogo

      O Inferno será jogado em si mesmo? :shock:

        1. @Jefferson Junior Ateu,

          diga-nos o capitulo e versículo dessa sandice?
          quero ver vc achar algo do tipo “o lago de fogo queimará as pessoas vivas por 1000 anos e depois será fechado.”
          vou te ajudar…tá lá no livreco do velhote esquizofrênico..apocalipse.
          tente…vou aguardar…mas vá logo antes que o omi volta com as trombetas…

    2. o inferno “talvez” naum vai ser eterno pq diz em apocalipse(esqueci o cap.)

      achoq q se voce naum sabe ao certo sobre algo é melhor não abrir
      pré-supostos de algo que sua futil imaginação quer acreditar

    3. @junior,

      vc é evangélico?…então começou bem pedindo desculpas.
      não sabe o caítulo? vc não tem vergonha de se auto proclamar evangélico e não saber nada dos evangelhos?
      vc não tem vergonha de pessoas céticas saberem muito mais sobre o livreco de terror que vc com certeza carrega debaixo do suvaco?
      vou te ajudar…é no capítulo 20 do livro do esquizofrênico….
      putz…acho que compliquei…qual esquizofrênico? são tantos…

  8. Gostei do estudo sobre “inferno”. Parabéns pela iniciativa. Espero que o site seja acessado mais por pessoas céticas, como é a proposta do mesmo. Acho que “apaixonados” não cabem aqui. Somente a imparcialidade de um pesquisador sincero pode chegar a conclusões edificantes. Já conhecia um pouco sobre o assunto, e gostei do que vi.

      1. Desculpa pelas ofensas, mas você demonstrou a mesma falta de ética com seus comentários, ou seja o objetivo de vocês é esnobar, não é de esclarecer ninguém a respeito do tema ( que aliás não entendem muito…) Amigos, eu digo, existem coisas mais construtivas para se fazer por aí! Usem a criatividade!Provem que estão fazendo o bem e não o mal as pessoas!

        Mais uma vez… foi mal pelo xingamento, escapou… rsrs.

        Até mais!

        1. @André,

          Uai…achei que Paulo -the killer- havia ensinado que:
          “Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.”col 3:8

          Hiiii…cuidado que o deu deus de amor vai te queimar vivo heim…
          ajuelhe-se e implore por perdão agora…e lembre-se vc deve estar verdadeiramente arrependido…senão….óia o lago…

  9. André reply on terça-feira, 29 de julho de 2008 15:02:

    Claro que desculpo. Não sigo a sua religião. Se seguisse, mandaria te apedrejar. :-D

    ahahauhauahauhuhuahuhauha
    Rachei de rir aqui!!

    Quando ele fala:
    “Amigos, eu digo, existem coisas mais construtivas para se fazer por aí! Usem a criatividade!Provem que estão fazendo o bem e não o mal as pessoas!”

    Felipe você não tem idéia do “comichão” que da em mim quando eu ouço alguém falar alguma uma besteira. Ainda mais quando temos todas as provas do contrario e a pessoa insiste que estamos errados sem apresentar argumentos sólidos que estão certas. Sabe, algumas coisas são tão óbvias que não conseguimos entender como que ela não para analisar e aceita que não tem como refutar. Acredito que isso aconteça com o André também. Da vontade de pegar um livro de história e dar uma porrada na cabeça do cara.

    1. Acredito que isso aconteça com o André também. Da vontade de pegar um livro de história e dar uma porrada na cabeça do cara.

      Eu jamais cometeria um ato bárbaro assim. Tenho muito amor e respeito pelos livros e nunca os estragaria.

  10. André! é verdade dá vontade de te apedrejar, mas não faço isso pois Jesus disse: ” aquele que está sem pecado que atire a primeira pedra”. Agora, você mentiu, pois sua vontade era de me apedrejar sim! Hipócrita!!!!!!!!!!!!!!!

    Vocês não sabem nada da vida! ah não sabem mesmo! Leia meu comentário na outra página. Se quiserem respondam no meu e-mail. Fui embora!!!

    E guilherme… eu…. há não não vale a pena falar….

    1. André! é verdade dá vontade de te apedrejar, mas não faço isso pois Jesus disse: ” aquele que está sem pecado que atire a primeira pedra”.

      Também disse para odiarmos nossos pais. :-)

      Agora, você mentiu, pois sua vontade era de me apedrejar sim!

      Eu não menti. Eu nuca disse que não tinha eta vontade. mas, como criatura racional que eu siou, sigo regras morais e não regras impostas por um livro tosco e ridículo como o seu.

      Hipócrita!!!!!!!!!!!!!!!

      Vai dizer que sou feio e tenho cara de mamão também?

      Vocês não sabem nada da vida! ah não sabem mesmo! Leia meu comentário na outra página. Se quiserem respondam no meu e-mail. Fui embora!!!

      Vai pela sombra.

      E guilherme… eu…. há não não vale a pena falar….

      ‘paixonô…

      1. @André,

        O inferno não existe amigo?? quero ver você dizer isso quando estiver lá queimando dentro do lago de fogo,, kkkkkkkkk

        UMA AULINHA PRA VOCÊS SRRSRS

        Deus não falo que ia mandar as pessoas para o inferno, e sim para o ADES, que é um lago de fogo então acho melhor vocês pesquisar outra coisa por que , esse inferno ai não chega nem aos pés do lago de fogo que vocês tanto querem ir, “ ESTÃO PESQUISANDO ERRADO” srsr é melhor focar no lago que é esse que vai pegar vocês se não mudarem de lado!!!!!!!!

        você nunca foi amado , mais ainda a uma chance pra você mudar de lado, e conhecer a verdadeira realidade, você pensa que ama , mais tudo que você sente é um grande remorcio de não conseguir explicar e lidar com os por que da vida e as dificuldades que o mundo lhe expõe e tudo que você já passo em sua infância e adolescência e culpa a pessoa errada,,, mais ainda a tempo estarei torcendo por você abraços!!!

        1. Ô, animal. Vc viu o link que eu postei? Não, claro que não, pq vc não passa de um analfabeto funcional. Vc provou que não ama ninguém, senão, não desejaria que eu sofresse, seu hipócrita de merda. Nem pra seguir o que o inexistente Jesus disse sobre perdoar os inimigos. Vc é uma lástima até entre os seus. Vá estudar um livro de gramática, aborrecente acéfalo. Aqui é pra adulto.
          .
          Por fim, não é ADES. ADES é nome de leite de Soja. É HADES, retardadinho. Suas postagens não serão mais aceitas a partir de agora. Vá relinchar no seu grupinho gospel.

        2. @chicco, Além de tudo o que está nessa matéria e mostra claramente a besteira que é esse tal de tormento eterno, trago algumas palavras de Hannah Arendt a respeito da criação do inferno pela ICAR.

          Hannah Arendt diz que Platão foi o principal influenciador na construção do inferno pela Igreja CAtólica (e isso foi muito fácil pois, apesar de termos visto nessa matéria que a Bíblia não diz nada sobre isso, devemos lembrar que a maioria da população era composta de analfabetos durante a Idade Média e, mesmo aqueles que conseguiam ler, não tinham condições de comprar uma Bíblia – visto seu preço absurdo à época – e tampouco eram capazes de ler em latim – a Bíblia só foi traduzida a partir da reforma). Segundo a autora, acreditava que a sabedoria do filósofo só poderia convencer uma minoria e preocupado com o convencimento dos demais, Platão procurou formas adicionais de coerção, visto que a “coerção pela razão” não seria o suficiente:

          “A dificuldade com a coerção pela razão é que somente uns poucos se lhe submetem, de forma que surge o problema de como assegurar que os muitos, as pessoas que em sua multiplicidade compõem o corpo político, possam ser submetidos à mesma verdade. Aqui, seguramente, outros meios de coerção precisam ser encontrados e aqui, novamente, a coerção pela violência deve ser evitada, para que a vida política, como os gregos a entendiam, não fosse destruída” Arendt – O que é autoridade?

          O impasse que essa procura representou para a filosofia de Platão foi resolvido no final de A República com a introdução do “mito de recompensas e castigos futuros”. O problema todo é que os romanos outorgaram atoridade às ideias políticas de Platão e as utilizaram para nomear e para compreender a crise surgida no final do Império Romano e suas ideias sobre recompensas e castigos ganharam permanência no pensamento cristã no mito do inferno.

          “Em vista da enorme influência que esses contos exerceram sobre as imagens do inferno no pensamento religioso, é de alguma importância notar que eles foram projetados originalmente para propósitos puramente políticos. Em Platão são uma invenção engenhosa para impor obediência àqueles que não se submetiam ao poder coercivo da razão.” idem, ibidem

        3. O conceito de “inferno” como descrito aparece no evangelho apocalíptico de Pedro (obviamente não foi escrito pelo próprio Pedro). Recomendo a leitura de Evangelhos Perdidos, de Bart Ehrman, onde ele fala sobre isso.

        4. @chicco, A manutenção dos fieis na obscuridade tornou-se possível graças a Agostinho, que incorporou o Mito do Inferno Platônico Às crenças dogmáticas cristãs. Apesar de ideias parecidas circularem antes do século V DEC, foi apenas com a emergência do papado que a ideia de inferno foi incorporada como “elemento poderoso na religião tradicional, cuja utilidade para sustentar a autoridade da Igreja é auto-evidente” H. Arendt – Religião e Política
          Outra evidência do caráter político da doutrina do inferno é o termo teologia, que foi cunhado por Platão com o sentido de nomear a parte integrante da Ciência Política que ensinava aos poucos como governar os muitos.

    2. @Felipe,

      “André! é verdade dá vontade de te apedrejar, mas não faço isso”

      deveria fazer, já que o seu deus adora isso…”Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.

      E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação.

      E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.

      Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.

      Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés.
      Números 15:32-36″

      “pois Jesus disse: ” aquele que está sem pecado que atire a primeira pedra”. Agora, você mentiu, pois sua vontade era de me apedrejar sim! Hipócrita!!!!!!!!!!!!!!!”

      Cuidado…olha o que Paulo ensinou…”não saia palavra torpe de sua boca…”
      Mas…quem foi que te ensinou a chamar os outros de hipócritas omi di deus?
      ah, já sei…foi o próprio nazareno…ele mesmo usa essa palavra 20 vezes no novo testamento…êêêta…discípulo bom heim…vai ganhar um doce.

      Vocês não sabem nada da vida! ah não sabem mesmo! Leia meu comentário na outra página. Se quiserem respondam no meu e-mail. Fui embora!!!

      Vai com deus e as pulgas como diz minha mãezinha. E cuidado com essa raiva heim…o laguinho de fogo é logo ali…

      E guilherme… eu…. há não não vale a pena falar…

      Não vale mesmo…pois o nazareno disse que vc será julgado pelo que sai de sua boca…portanto…cuidado omi di deus…ó o lago!!!

  11. Fato é que os judeus que escreveram o Torá em 650 AEC – antes da era comum – quando foram ‘desterrados’ por Babilônia e precisavam unir o povo em um ideal senão dissolveriam entre as nações…. juntou as lendas de Gilgames, e o converteu em Moisés, copiou as lendas do Dilúvio, do pecado original, da arvore da vida.. etc e tal… e… como eram muitas correntes de sacerdotes diferentes, o antigo testamento não tem a idéia de inferno, pois era estranha aos babilonicos o viver eternamente em sofrimento. O inferno judeu era o Seol – sepultura – onde não existia nada… mas… com o advento do paulinismo -( erroneamente chamado de cristianismo pela empresa catolicismo romano e concorrentes do ramo de exploração da superstição)- e por tão bizarras as crenças, como o comer a carne do deus-homem -(canibalismo?)- e outras intragáveis para o bom senso, criou-se esse inferno… mas… o inferno como o paulinismo moderno prega -(erroneamente chamado cristianismo)- foi aperfeiçoado pelo poeta DANTE, que escreveu a obra O INFERNO. Esse inferno foi muito usado para impor a fé paulinista e todas as suas superstições…..

    A quem discordar, recomendo assistir o documentário O INFERNO DE DANTE.
    encontrei ele aqui ==> http://rapidshare.com/files/124431758/O.Inferno.de.Dante.rar
    postado pelo blog http://upedown.blogspot.com/2008/06/o-inferno-de-dante-doc-discovery.html

    sendo que esse inferno infernal de fogo foi criado por essa trupe de paulinistas encima do mito de cristo….
    mas não esqueçam: “Aquele que não ama não conhece a Deus,. pois Deus e amor” I João 4:8…. e por ser amor, manda os que nao acreditam nele para esse lugar que Dante e sua trupe paulinista criou……

      1. Amadeus, O Inferno faz parte da Commediae (“divina” foi um elogio que a obra recebeu). São 3 cânticos que, juntos, compõem a obra, assim como “O Tempo e o Vento” é composto de uma série de livros.

        1. extraí um trecho de um comentário do Miosael que diz: “e por tão bizarras as crenças, como o comer a carne do deus-homem -(canibalismo?)- ”

          Isso me lembra, um filme, norte-americano, de suspense, sobre canibalismo, que se passa no velho – oeste, onde um índio, questiona que os católicos são “wendigos” (uma pessoa que se torna uma espécie de demônio, depois de comer a carne de humanos), pois os católicos comem a carne e bebem o sangue do deus deles.

    1. se o inferno não existe o céu também não,sendo assim nem Deus existe,pois se um criador não pode punir os erros de suas criaturas,logos todos podem erra sem medo,e se não ha punição de inferno,porque temos cadeias e prisões,cadeiras elétrica e outros se os homens podem matar e punir quem querem sem mesmo ter os criados ou formado alguém,porque Deus não?se não existe inferno o que se farra com os homens maus? e onde esta o lúcifer se é que ele existe?.

  12. Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor e com uma dose de humor. Ótimo!
    Se todos aceitarem que não existe bem e mal como conceitos universais, os templos esvaziarão e os sacerdotes vão ter que procurar um novo emprego, em Brasília talvez. :smile:

  13. SE O INFERNO, HADES, SHEOL, LAGO DE FOGO E ENXOFRE NÃO EXISTE? Roberto Carlos ERROU FEIO! POIS ELE MANDA TODO MUNDO Pro INFERNO.

  14. Religiosos – Fazem o bem para serem recompensados no juízo final.

    Pessoas de boa índole – Fazem o bem por opção e sem nada esperar.

  15. o Inferno e o Céu funcionam em conjunto a recompensa por ser ‘bom’, ‘honesto’, ‘justo’ lhe dará a vida eterna no paraíso celeste :razz: ao lado do ‘criador’ , se optar pelo caminho do ‘mal’ será lançado ao sofrimento eterno no lago de fogo :evil: , assim diz a maioria dos cristãos….
    a idéia de um ser supremo que te observa 24 horas por dia, guardando suas ações boas e más para depois lança-las contra ou a favor de você no dia de sua morte diz muito sobre os problemas enfrentados pela maioria dos cristãos….
    100% Esquizofrênicos! ! !

  16. Andre achei fantastico esses esclarecimentos sobre o inferno,imagino como esses crentes ao lerem seu trabalho irao se esperniar ,sapatiar e arrancar os proprios cabelos por ter acabado com o delirio deles.hahahahahahaha :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

  17. É, é mesmo muito difícil ter sido religiosa – TJ, católica, quase evangélica – por tanto tempo e depois perceber que caí em uma grande pegadinha de um bando de sacanas religiosos em toda a minha vida :cry: . Mas existe luz no fim do túnel.
    André, considere-me sua mais nova fã! O texto é claro, lúcido, cheio de provas, e não deixa fios soltos para religiosos tolos e leigos – como deveras fui uma, admito :sad: – apresentem contra-argumentos. Aliás, não há contra-argumentos.
    Minha saga por este site só está no começo. Este é primeiro texto. Agora, ao próximo texto. Espero sair da frente do computador mais lúcida, racional, sagaz. :shock: :idea:
    VALEU ANDRÉ PELA INICIATIVA!!! :wink:

  18. TO MAIS PERDIDO DO QUE CEGO EM TIROTEIO!!!!!!! ANDRÉ UMA PERGUNTA SIMPLES VC JÁ FREQUENTOU ALGUM IGREJA EVANGÉLICA?
    SÓ PARA CONSTATAR NÃO SOU CRENTE. OUTRA PERGUNTA .. – VOCE ACHA QUE AS PESSOAS SÃO LEVADASA ACREDITAR POR CONVENIENCIA E PERSUASÃO DOS PASTORES? VAMOS VER SE DESDE PEQUENO FOSSEMOS LEVADO A CRER QUE O DIABO ÉO CRIADOR E DEUS O DESTRUIDOR COMO SERIA HEIM? E ESTA QUANDO ALGUÉM GRITA NO BANCO – É UM ASSALTO TODO MUNDO SE JOGA NO CHÃO SEM VER SEÉ MESMO UM ASSALTO.. OU SEJA O PODER DE SUGESTÃO PODE EXPLICAR MUITA COISA NÃO ACHA?

    1. 1) Não frequentei, no sentido de ir com frequência.
      .
      2) Sim.
      .
      3) O Diabo seria “Deus” e Deus seria o “Diabo”.
      .
      4) Principalmente quando se QUER acreditar.

  19. André, parabéns pelo artigo. Imagino que as pessoas que vão as igrejas e temem a Deus, chegassem a conclusão de que não existe inferno com certeza uma grande porcentagem abandonaria a religião, o que as segura na igreja é o medo do inferno, acho que também se igreja não desse lucro elas já teriam se acabado.
    Tenho uma pergunta, eu nunca vi um milagre de cura pessoalmente mas já ouvi vários testemunhos, também já presenciei nas igrejas manifestações “demoníacas” que analisei bem e fiquei um pouco intrigado, mas enfim as curas como ocorrem, e essas manifestações o que seriam? Pela bíblia eu sei a resposta, mas quais seriam as outras respostas? Obrigado.

    1. @Gima,

      Foi exatamente o que aconteceu comigo :wink: . O dia que eu descobri que o Inferno nom eksiste, comecei a botar em check tudo o que eu sabia sobre Deus.

      Eu já vi várias curas pessoalmente. Hj tenho certeza que é o famoso efeito placebo. Prova disso: Procure em qualquer igreja por uma pessoa que tenha tido um membro amputado e que teve o mesmo restaurado. Se vc achar, vc vai fazer com que todos os ateus se converterem hahaha.

      Quanto as manifestações, uma vez eu fui a um evento de tecnologia, e o Fabio Puentes estava entretendo os convidados e fez meu sócio tocar violão “no ar” por um bom tempo :grin: . Curioso que estas coisas não funcionam comigo, pq será né?

      Depois que o filme Exorcista apareceu nas telas, apareceu gente “endemoniada” para todo o canto nos EUA. Coinscidencia?

      As pessoas querem acreditar que o demonio é o bixo que faz elas “pecarem”. Some isso a um culto que começa com músicas estimulantes e depois algumas “palavrinhas” certas do pastor, e pimba!

  20. Valeu Icarus, com certeza muitas manifestações são uma fraude como tb um efeito psicológico vou continuar minhas pesquisas mas cada vez mais estou convencido disso! Quanto ao efeito placedo já estou estudando a respeito e realmente é muito interessante. Obrigado pela dica. Fligth of Icarus!

    1. @Gima,

      Eu não usaria o termo fraude, eu acho que não descreve bem a coisa.

      Eu tenho muitos amigos pastores, que acreditam piamente que a pessoa transtornada na sua igreja esta endemoniada.

      Como também já tive oportunidade de falar com pessoas que manifestaram o “capeta” e honestamente não lembram o que fizeram durante aquele momento. ( Assim também como meu sócio que pagou um micão tocando violão e não se lembra de nada hahahaha).

      Também não podemos generalizar que todos os casos são indução, pois existem pessoas que sofrem de DPM (Distúrbio de Personalidade Múltipla) causado por tralma anterior, principalmente na infância e ainda outros que tem problemas como epilepsia, mas acredito que estes casos são a grande minoria nas igrejas, o maior mesmo é a indução.

      Só uma nota. Eu não sou um dos sábios senhores do site, :mrgreen: , logo a opinião deles pode ser diferente da minha sobre o assunto.

      1. @Icarus, Ok, parece bem lógico! Conheci uma mulher em uma determinada igreja que sempre manisfestava e o Pr sempre “expulsava” mas depois de poucos dias ela voltava a manifestar.

      1. @André,

        Vixe…urso???
        Lembrei do Eliseu que rogou a deus e este fez 2 ursos despedaçar 42 crianças só por que chamou o santo profeta de careca…é…muuuito amor…

  21. Não entendi, a idéia da contra-argumentação é simplesmente provar que o Inferno está na Bíblia? Nada mais além disso? Não é necessário provar a “existência” do inferno per se nem de achar que ele seje “justo” e “certo” ou coisa parecida?

    “mas não há NENHUMA menção de “Inferno” – como sendo um lugar de tormento eterno – na Bíblia” (Trecho da postagem)

    “Será que tais expressões representam a mesma idéia, ou seja, a de um inferno ardente, onde as pessoas são torturadas por toda a eternidade?” (Trecho da postagem)

    Na verdade, existe sim esta menção de um “inferno com tortura eterna” na Bíblia :

    “Mateus 13:50 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.”

    Agora, eu dizer que eu acho “certo” em lançar céticos no inferno (até mesmo porque sou agnóstico, e mesmo quando eu era religioso achava horrível ameaçar ateus com o inferno) daí já são outros 500….

    Ganhei a aposta?

    1. Na verdade, existe sim esta menção de um “inferno com tortura eterna” na Bíblia :

      “Mateus 13:50 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.”

      Geena não é inferno.

    2. @LitrixLinuxer,

      “Mateus 13:50 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.”

      Uai…achei que fosse um lago??? Já estava até pensando em entrar na natação…afinal…é forno ou lago?

  22. “The ancient Hebrews pictured the universe divided into three parts or realms, as did other civilizations of the period. First, there was the upper realm of the Firmament (Sky) or Heavens, the dwelling place of God and his divine angelic court, as well as the place of the sun, moon, planets, and stars. Here no mortal belonged.[1] Then there was the realm of earth below, what the first chapter of Genesis calls “the dry land.” It is the proper human place, shared with all the other forms of plant and animal life–a thoroughly mortal realm. The earth was seen as a flat disk; at the edges were the threatening waters of chaos, held back by the command of God (Gen. 1:9-10; Ps. 104:5-9). Finally, below the earth was the dark realm of the dead, which was called Sheol by the Hebrews and Hades by the Greeks. Psalms 115:16-18 puts it succinctly: “The heavens are Yahweh’s heavens, but the earth he has given to the sons of men. The dead do not praise Yahweh, nor do any that go down into silence. But we [the living] will bless Yahweh from this time forth and for evermore.” [2]”

    “All the dead go down to Sheol, and there they lie in sleep together–whether good or evil, rich or poor, slave or free (Job 3:11-19). It is described as a region “dark and deep,” “the Pit,” and “the land of forgetfulness,” cut off from both God and human life above (Pss. 6:5; 88:3-12). Though in some texts Yahweh’s power can reach down to Sheol (Ps. 139:8), the dominant idea is that the dead are abandoned forever. This idea of Sheol is negative in contrast to the world of life and light above, but there is no idea of judgment or of reward and punishment. If one faces extreme circumstances of suffering in the realm of the living above, as did Job, it can even be seen as a welcome relief from pain–see the third chapter of Job. But basically it is a kind of “nothingness,” an existence that is barely existence at all, in which a “shadow” or “shade” of the former self survives (Ps. 88:10).”

  23. Lendo, percebi que quem criou o Inferno foram os católicos, porém quando Jesus contou aquela estória do rico e o lázaro(o pobre), ele não dissera que era uma parábola. Alguém poderia desmentir ou refutar isso?

  24. Olá pessoal do cet,sou evangélico…frequento a Assembleia de Deus aqui em Campinas sp.
    Reunindo os conhecimentos que obtive cheguei a uma conclusão de que,realmente a nossa “querida” teologia cristâ deve muitas explicações e respostas satisfatórias.
    Comparando a teologia com o conhecimento cientifico e a mitologia etc,a teologia deixa muito a desejar….já estou tendo problemas lá onde estou frequentando,devido o meu ponto de vista a respeito da teologia e de tudo aquilo que eles pregam em cima do púlpito…

    Já me disseram que eu to com um pé no inferno….

    Abraço!

    1. @Memores80,

      Meu caro colega…assembléia de deus é onde o povo fala o “embromachion”? A tal lingua dos anjos que nem os anjos entendem? só deus? ai, ai, ai…cuidado por que falar coisa com coisa é esquizofrenia pura heim…
      Sim a teologia deve muitas explicações, mas vai ficar devendo, pois é impossível explicar o inexplicável. Pois nada disso é real. Tudo não passa de manipulação mental em massa. Tipo esteria coletiva…knem acontece na hora do “embomachion.”
      Mas sempre é tempo de recomeçar…eu já fui alienado por esse sistema religioso e graças a minha razão e consciência, eu saí dessa hipnose mental.
      Fique tranquilo meu camarada, vc não crucificou ninguém e não comeu fruto proibido nenhum…ora se você já nasceu condenado por causa do erro de outros então isso é injustiça…uai…cadê o deus de amor e JUSTIÇA então… :roll:

  25. Não entendo pq vcs brigam tanto por causa de um post, não é mais fácil respeitar a opinião de cada um?Paz a todos.

    1. @keitynha,

      Sim, mas quem tem o costume de sair na rua pegando os outros pelo cangote, pagam milhões em um canal de tv pra encher a cabeça do pobre coitado de lixo com o intuito de “salvar” não somos nós…são os crentes esquizofrênicos.
      Sabe uma coisa que é muito cômico…no livreco de louco diz que ninguém será condenado enquanto for ignorante e que deus não leva em consideração o tempo de ignorância….ora bolas…então bando de crentes, deixam as pessoas em paz, na ignorância, pois assim todas serão “salvas”…pensem bem, se vc revelar a tal “verdade” para ela e ela não concordar com essa demência então vc será o responsável direto por ela queimar e queimar e queimar…
      já pensou nisso?
      quer salvar uma vida? cala-te.
      simples não?

      1. @pompeu, Ri muito com a sua resposta, aliás vcs são muito criativos. Olha respeito a opinião de todos, e tenho a minha, por isso li tooooda essa criatividade de ambas as partes. A mente do ser humano é muito interessante. Mas sinceramente me diga, vc realmente acha que toda essa sua inteligência, criatividade, e raciocínio é pura e simplesmente consequência das atividades químicas do seu cérebro ou vc acredita que td isso tem por trás do físico algo mais? Algo espiritual por exemplo?

        1. @keitynha,
          Além das ligações químicas e de proteínas tem ligações de certa forma elétricas.
          Mais não conhece muito o assunto e seria interessante saber se existe algum artigo no cet.net falando sobre o funcionamento do cérebro ou se poderiam explicar isto em um futuramente.
          Mais não acredito que tenha algo espiritual sobre algo explicado quase completamente,já se pode mover braços e pernas robóticas através do pensamentos.E o futuro ninguém sabe como é.

  26. Amigo… tenho que discordar de você dessa vez!!! O INFERNO EXISTE !! Por acaso o nobre já teve oportunidade de ir a uma delegacia prestar queixa de furto de veículo? Não? Pois é… então não conhece o inferno!!! Porra, não tem quem te atenda, principalmente de o furto for a noite, daí vc tá phu e mal pago! Durante o dia o pessoal não te atende, faz cara de nojo ( ou pensa assim… mais um merda que foi assaltado… bem feito !!), e quando eles são obrigados a te atender… é aquela put@ má vontade, o telefone toca, o celular toca, dá vontade do servidor tomar café e te deixa aguardando um tempo da porra!!! Por isso, meu amigo… tenho que discordar de você… O INFERNO EXISTE SIM e está bem perto da gente.

  27. Existe uma bíblia traduzida para o português que chegue o mais próximo dos originais, como a de James King? Abraço!

        1. Imagino que muitas, mas citei os protestantes e católicos que acreditam na trindade.

  28. Muito bom o artigo, André. Mas ainda tenho dúvidas sobre essas passagens:

    “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna”. Mateus 25:46
    “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;” Mateus 25:41
    “Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.” Mateus 18:8
    A quê Jesus estaria se referindo nesses versículos? Mesmo quando eu era cristão, eu não acreditava, achava o inferno uma ideia sádica e cruel, não compatível com um deus infinitamente misericordioso, mas quando lia esses versículos, tinha sérias dúvidas sobre a teologia do inferno.

        1. @André, :oops: putz que vergonha, me perdi totalmente com os comentários que nem me toquei de olhar em qual artigo estávamos!

      1. @André, na verdade existe o conceito, judaico, de um local para onde vão os mortos, SHEOL (aramaico) ou Hades (grego), apenas um local de descanso eterno – mais ou menos isso. Transformaram isso num inferno.

  29. Não vou nem pedir os laudos, pq eu sei que vc não vai dar. Mas leva seu pastor no INCa pra curar todo mundo lá, que eu quero ver. Pode ser pronto socorro de hospital.

    1. Não teria problema nenhum em lhe enviar os laudos, a propósito , em que mundo você vive ? Eu sinceramente não acredito que uma pessoa nunca tenha presenciado um milagre. O pastor que me curou não era daqui do Brasil, ele é coreano e não fica fixo em um lugar ele viaja o mundo todo curando as pessoas assim com Jesus fazia .

        1. Eu sinceramente não acredito que uma pessoa nunca tenha presenciado um milagre.

          O problema desses milagres é que eles são meio tímidos já que ninguém vê.
          Só em igrejas…
          Que nunca filmam…
          E não deixam ninguém ver…

  30. O artigo resume bem a trajetória que o inferno percorreu até chegar nos nossos dias. Só acho um precipitado dizer que foi tudo maquiavelicamente combinado, planejado, conduzido para que fosse assim. É mais provável que( levando em conta fontes históricas disponíveis) a Igreja num determinado momento no afã de recrutar rebanhos e aumentar sua renda e poder, foi absorvendo as superstições e pavores mais bisonhos das localidades do Império em que chegava. Por isso que tem santo para todos os gostos. Vamos lembrar que mesmo depois do cristianismo ser reconhecido como religião oficial pelo Império Romano, muitas outras vertentes cristãs anatematizadas pelos romanos sobreviveram mundo afora até século VI e meados do século VII. Marcionitas, nestorianos, aianos (discípulos de Ário), maniqueístas (vertente que reverenciava Jesus dentre outros “profetas”) etc:.

    Quem se ferrou mesmo foram os ebionitas, grupo mais “judaico” de todas as vertentes cristãs.

    Para fechar o cânon com chave de ouro, apresentaram o inferno tal qual se concebe hoje, no livro do Apocalipse.

    Vamos dar um desconto, pois na Antiguidade não haviam filmes e a gama de literatura de entretenimento e jogos que temos hoje. Era natural portanto criar histórias e épicos que a um tempo servisse para distrair e assustar as pessoas com propósitos políticos ou religiosos.

    Um desconto aos antigos, melhor dizendo. Porque acreditar nessas coisas hoje é pior que a simples burrice.

    Se serve de consolo, nem todas as vertentes cristãs sustentam esse “Inferno” romano.

  31. Ok André bom artigo, mas há sim uma referencia
    que o inferno é lugar de tormento:
    Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
    E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.
    Mateus 24:50,51

    1. Sublinha aí a parte Inferno, por gentileza, que eu não consegui ler. Porque o que eu li é os ímpios ficariam afastados, chorando. Me mostra a parte de tormento eterno, sim?

        1. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
          Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
          E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
          Mateus 25:44-46

          Em que parte está dizendo que isso acontecerá quando morrerem? Ainda meio longe da ideia de Inferno, não?

          Claro que para crentinhos é Inferno.

          Aliás, kolasin aiwnion é “lugar de tormento”, não “tormento eterno”. Vai estudar

  32. André,

    Tenho visto que em seu primeiro parágrafo afirma que não há
    nenhuma referência de inferno eterno na bíblia. Mas encontrei uma indicação que o
    inferno é tormento, (mesmo que não seja eterno) em Lucas 16:23

    23 “E no inferno, ergueu os
    olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.”

    Tradução literal de Young:

    “and in the hades having lifted up his eyes, being in torments, he doth
    see Abraham afar off, and Lazarus in his bosom,”

    Como você afirma:” Voltando a
    Hades, seu nome era usado para designar tanto o deus como o seu mundo.”

    E então concluo que Lucas estava querendo afirmar nessa parábola
    que Hades poderia ser um expressão popular para
    denominar o inferno

    1. Lucas era grego. Ele chupou mitologia grega e fez uma salada, mas dizer que o mundo de Hades é igual a Inferno é a mesma coisa que dizer que o reino de Poseidon é uma jacuzzi.

      1. Ok me convenceu,
        Então o inferno não é nada do que dizem. por exemplo ele não é um lago de fogo ardente como dizem.

  33. A busca por refutações alicerçadas no literalismo não possui valor ou crédito argumentativo, afinal, o que importa se é Hades, sheol, tártaro?

    Importa que seu livro não tem o conceito de inferno como vocês, cristão, pregam. Ou seguem o seu livro, ou arrumem outra religião. Escolher só o que quer, não vale. E sim, tenho que usar o texto literal. ou então eu posso dizer que não existe um deus só porque a Bíblia falou. Vc seguir um deus e acreditar em Jesus é apenas seguir a Bíblia literalmente.

    O que sustenta o âmago da idéia não deveria ser o enlace punitivo?

    Não da forma como os cristãos pregam. Não tem uma punição eterna segundo a Biblia. Fim.

    Se pode traduzir_se em um mesmo contexto, se o valor final se dará na mesma medida, o que importa se a palavra “inferno” foi criada posteriormente apenas por razões particulares de diferenciação doutra doutrina?

    Porque não é o mesmo castigo.

    Em que mudaria isso a concepção final de haver um” estágio” onde suas injustiças serão devidamente cobradas?

    Mentir é pecado. Cristãos mentem ao afirmar isso. Bíblia fala que não deve prestar falso testemunho. Todos os cristãos serão punidos.

    Ahm tá… vc vai falar que aí não vale pois é ser literal.

    Mais está para o” convenientismo “de não se permitir ser cerceado em seus deliberados anseios humanos está a convicção do descrédito espiritual daquilo que desesperadamente esperneiam a refutar.

    E com muita propriedade. Não existe inferno conforme vocês pregam na Bíblia. Fim. Vocês mentem.

  34. Se de maneira que algo possa ser expresso de forma como um ignorante vá entender, sendo lateral a determinado ponto, paralelo,mas não exatamente tal como o é de fato, ilegitimaria o cerne da questão?

    Sim.

    Mesmo que os resultados sejam da mesma grandeza, quer para o melhor ou para o pior do merecido, apenas colocados trivialmente a moldes interpretativos simplistas?

    Não foi eu quem inventou a religião.

    Só porque convém, ponto!

    Religiosos são mestres nisso.

    Falso testemunho faz referência ao ato de apoiar com testemunho ardil contra uma verdade, caso não tenha absorvido tal ínfima sabedoria.

    Tradução: mentir para sustentar um ponto.

    Se sua esposa lhe perguntar acerca da aparência dela após acordar, e ouvir de você um comentário animador, mesmo sendo este irreal, não é caracterizado “falso testemunho”, nem deveria ser, ou a própria convivência seria impossível.

    Eu não minto pra minha mulher. Se ela estiver com um vestido horrível e perguntar o que eu acho, serei honesto com ela. Claro, pessoas acostumads a mentir faem com tanta desenvoltura que não acham nada de mais.

    Anote aí caro,que por isso o Deus que cremos diz abertamente estar e ser acima da lei

    O deus que vc crê é o Jesus? Porque ele não falou isso, não.

    e não ser apenas uma filosofia onde 6 é meia dúzia e ponto final.

    Crentes e suas frases sem sentido.

    Isso porque ELE, e apenas O MESMO pode saber de tudo, de quanto, do que é para ter uma certeza irrefutável sobre determinado assunto e suas diversas formas dedutivas e limitadas humanas, o que leva a erros, equívocos e precipitações.

    Deus que sabe tudo que só fez besteira porque nunca sabia o que ia acontecer.

    Paz humano!

    Paz, ungulado!

  35. Apenas isso? Sim? Refutações pueris?

    Vc fez uma pergunta, eu respondi. Qual o problema? Assim não dá para vc tergiversar, fugindo do assunto? ;)

    Nem eu, nem alguém, ela se fez presente, se fez acontecer. Religião é interação homem x divindade, relação. O nome é apenas subjetividade.

    Não foi o caso de Josias, que inventou uma religião, fez uma reforma e montou seu conjunto de leis.

    Chamamos isso de Torah (não, não desminta, pois é o que acadêmicos e historiadores como Bart Ehrman, Geza Vermes, Karen Armstrong Israel Finkelstein etc bem demonstram em seus trabalhos, os trabalhos que eu li e vc não)

    Sem a religião vc está livre e desempedido para ser e fazer o que quiser. Ah, mas existem leis humanas…..sim,existem

    Feitos pelos mesmos humanos que escreveram livros religiosos. A diferença é que leis são bemmais eficientes. Vc não avança sial vermelho porque Jesus pediu. Não avança pq vai tomar 10 pontos na carteira e pagar multa. E eu bem sei que vc fez umas barbeiragens no trânsito.

    mas são práticas apenas quando são observáveis. Fora disso, estamos apenas atrelados a nosso caráter moral solitário, e até onde está o seu?

    Num lugar melhor do que o muitos religiosos, que não são punidos pelo seu deusinho mágico. E sim por ação do sistema jurídico, que muitas vezes não pode fazer nada, porque as leis são feitas por bancadas religiosas para proteger estes religiosos. Legal, né?

    Tem feito algo ultimamente onde a lei humana não percebe

    Não sou obrigado a fazer nada senão por efeito de lei. Tipo, não sou obrigado a dar contribuições a entidades filantrópicas. Se o faço, não é porque seu livro diz. De outra forma, porque vc não apedreja homossexuais, apesar do seu livro mandar? Pq a lei impede. Que tal? :D

    Tem feito algo imoral de acordo com a religião mas sente se bem em não ser cobrado por isso?

    Como trabalhar num sábado, comer bacon e/ou beber uma cerveja? Ainda bem que lei nenhuma me punirá por isso. Quer dizer… leis no Brasil, diferente de países teocráticos, baseados em religião.

    Redutivo e minimalista demais seu ponto de observação.

    É sua opinião. Você tem o direito de tê-la e eu pouco me importar.

    A casa branca indagou Einstein sobre a polêmica teoria da relatividade q destrói fundamentos do espaço tempo.

    Mentira. Me mostre o documento oficial dizendo isso.

    “1 minuto em um campo de batalha parece durar horas,horas com uma mulher na cama parece durar 1 minuto”.
    Mentiu ele ou deu um corpo diferente a uma verdade, sem que no entanto a ilegitimasse?)

    Isso chama-se metáfora. Mas sua Bíblia diz o que? Não ir além do texto. Não alterar um til ou um jota. Ser literal. Não reclame comigo. Reclame com os redatores da Bíblia que vc não leu.

    Penso que ela deva concluir que casou se com um rochedo, desprovido de emoções ou sentimentos para com os outros

    Ou pode pensar “casei com um homem honesto, que não mente, não engana e dirá sempre a verdade”. Mesmo porque, ela gosta quando sou direto e falo o que penso. Você pode mentir à doidado pra sua mulher, mas é um problema seu e dela, não meu. Ainda assim, a minha gosta de franqueza absoluta e sempre falamos a verdade um pro outro, mesmo as incômodas, mas isso é algo que você, seguidor de um livro que diz descaradamente que o próprio deus mente e induz os outros à mentira, jamais compreenderá. O restante é relincho seu porque foi pego com as calcinhas na mão e ficou sem argumento. Ad hominem, a vida sagrada dos religiosos.

    Jesus fora uma parte de Deus que representou o todo

    Não é dito isso na Bíblia.

    porém sem o mesmo ser o todo, no caso, não enquanto vivo como homem, após isso, tornou se o todo novamente.

    Não é dito isso na Bíblia. Aliás, Jesus blasfemou :)

    Claro, vc vai negar, mas estão lá “Porra, Pai, tu me abandonou, cacete!”.

    Filosofias costumam traçar pontos de vista determinantes sobre e apenas o que seus olhos de carne e cérebro pequenino consegue captar

    Na verdade, a filosofia, em sentido exato do termo, significa “amizade à sabedoria”, é um exercício cognitivo e reflexivo. Por exemplo, vc NUNCA vai questionar se a Bíblia está certa. Vc foi adestrado a crer nela, e JAMAIS irá questioná-la. Eu sim.

    Mas eu não tenho arreios sociológicos, chamados “religião”

    jamais teria descoberto outros continentes pois os olhos não viam o além do horizonte, e a mente não possuía evidências pragmáticas sobre o que estava por lá

    Em compensação, estes mesmos navegadores acreditavam em monstros marinhos. A observação, o levantamento de dados, a experiência física provou que eram apenas historinhas para colocar medo nas pessoas.

    Não muito diferente do seu deus.

    Imaginaram, sabiam mesmo sem provas q havia mais do que seus recursos biológicos poderiam supor. O mesmo faz a Nasa hoje.

    Tinha que escrever merda.

    Sempre soube camarada…..vi inúmeros casos de retaliação e provocamentos seu aqui sobre “religiosos não lerem o próprio livro”.

    Eu, não.

    Se a teoria da relatividade de Einstein diz q o tempo é apenas mais uma grandeza criada

    Quem disse isso foi Newton, ignorante.

    como pode VC dizer q o Criador não navegaria nas lacunas do tempo?

    Bom… ele se arrependeu várias vezes segundo a mitologia judaico-cristã. Se ele pode ver além do tempo, acho que esqueceu o óculos em casa. Em várias vezes ele é pego desprevenido.

    Não saberia o quê se o mesmo transita sobre um força q só existe para nós?

    Pergunta pra Jó, que seu deus aceitou foder a vida do sujeito por uma aposta e perdeu. Sim, Jó blasfemou. he he he. Deus precisou aparecer pra ele e dar um esporro. Mas tem final feliz. Deus deu pra ele (na verdade foi a mulher, mas beleza) OUTROS FILHOS. Os primeiros morreram, se foderam. E tudo poruma aposta que Satã saiu vitorioso ao provar que, sim, Jó só era amigão de Deus pq tinha tudo.

    não voltarei a argumentar com quem pretende seguir uma lógica pobre de contraste

    Vc não vai porque não pode. É ignorante demais para debater comigo. Mas eu tenho CERTEZA que você voltará. Dedinho de crente não aguenta quieto e precisa destilar besteiras. Afinal, precisa espalhar sua palavras de fé. Sem elas, sua religião é vazia e tola. Pode voltar não me incomodo. Pessoal gosta de ver pessoas falaciosas como vc pulando num pé só para responder questões básicas
    Paz humano!

  36. A Torá, criação de homem, escrita séculos antes previu acontecimentos históricos, queda da Babilônia entre outras.

    Só que não. Historidores (e não o seu pastor) concordam que Torah foi composta a partir do século 6 AEC. Babilônia já nem existia mais. Assim é fácil prever. Quer que eu faça uma previsão? Em 1939 a Alemanha vai invadr a Polônia. Daqui a 2 mil anos, um idiota que ler isso é bem capaz de achar que eu previ, mesmo.

    Antecipou a ciência ao dizer que a terra estava suspensa sobre o “nada”

    Boçalidade bem conhecida e refutada aqui: https://ceticismo.net/religiao/grandes-mentiras-religiosas/a-ciencia-confirma-a-biblia-que-antecipou-a-ciencia/

    E não, não está suspensa e muito menos sobre o nada. :D

    Filho, vc não sabe nem do seu livro, não começa a falar algo de ciência, não. Ok? Vai passar mais vergonha.

    Invejo esses homens, seria hoje afortunado com conhecimentos além de meu tempo assim, o mestre da bolsa de valores

    Curiosamente, nenhum deles inventou um carro, nunca inventaram remédios. Os caras não inventaram nem o aço!

    Não, não, nem um pontinho, mas se irá me cobrar por falhas minúsculas inerentes a limitada capacidade humana….uau, vc é mais rígido q o próprio Deus

    Ué. Seu deus mandava expulsar da tribo quem tocasse uma punheta. Amaldiçoava mulheres que estavammenstruada (maravilha de perfeição em termos de projeto), e mandava matar quem sequer seguisse outro deus.

    Se bem que há outra diferença crucial entre mim e seu deus. Eu existo.

    Na verdade minha religião ensina sobre algo ou alguém com capacidade de cobrar o ínfimo do indivíduo, da cobrança irredutível e impiedosa e ele não é o Criador, sinto te desapontar

    Seu deus manda matar filhos rebeldes, esmagar criancinhas em rochedos, rasgar barrigas de mulheres grávidas, matar todas as mulheres que não forem virgens, e as que forem podiam ser escravizadas.

    Não, você nunca leu o seu livro. Ou está se fazendo de besta. Ignorância ou desonestidade?

    Qual lei protege única e exclusivamente os religiosos? Faça-me conhecer por favor, preciso tirar proveito disso.

    Abrir uma conta bancária como pessoa jurídica sem sê-la, realizando aplicações financeiras isentas de IR e IOF, imunidade tributária a todos os templos religiosos de impostos que incidam sobre o patrimônio, a renda ou os serviços relacionados com suas finalidades essenciais, as quais são definidas pelos próprios criadores. Ou seja, nada de pagar IPVA, IPTU, ISS, ITR e outros impostos em nome da igreja. Isenção do serviço militar obrigatório a sacerdotes, direito a prisão especial, poder consumir quaisquer substâncias psicotrópicas, mesmo que estejam caracterizadas como ilícitas, preservação de seus bens, que gozam de proteção especial contra desapropriação e penhora.

    Quer mais? Porque tem MUITO mais. E eu posso simplesmente registrar qualquer igreja que terei tudo isso, sem nem precisar TER uma igreja. Por que não faço? Pois é… chama-se honestidade, aquilo que você diz que religião ensina e não precisei dela para ter. Já líderes religiosos não pensam assim. Se existisse um deus eles seriam punidos, não é mesmo? NÃO, PÉRA! Quem será punido serei eu, pq não acredito neste seu deus, o grande Senhor dos Exércitos, hiper poderoso que não pôde vencer um outro povo porque eles tinham carros de ferro e a hebreuzada ainda usava bronze.

    Apedrejamento invalidado com a doutrina do Messias.

    O messias que disse que não aboliu nenhuma lei. Ops!

    Anteriormente havia o zelo com a necessidade da perpetuação da espécie e a honra familiar

    Antigamente deusão não era bom professor, né?

    afinal um pai de família sendo atracado por outro homem não é algo fácil de concordar mesmo nos dias atuais

    Só se for por vc. Eu não vejo nada demais. Mas, sacumé, eu não sou um psicopata que manda apedrejar homossexuais. Não, péra. Vc falou que o seu Messias revogou. Não, péra. Saulo de Tarso amaldiçoou homossexuais. Afinal, qual está valendo?

    Não, amiguinho. Vc não ama aos demais como a ti mesmo, caro hipócrita!

    porém Cristo enfatizou q o amor pela vida do homossexual deveria exceder o ódio pela prática do mesmo

    Não, ele não falou isso. Vc dê a parte. Tem que ser exatamente isso que vc escreveu. Não, péra. Ele falou para amar aos inimigos. Não, péra, ele falou que não revogou as leis, então, elas estão valendo. Não, péra, ele falou para dar a outra bunda, digo, a outra face. Não,péra, Saulo de Tarso…

    Sua Bíblia é uma bagunça, e aí fica fácil para gente desonesta e hipócrita escolher a parte que convir no momento que estiver em um debate e for espremido que nem laranja. Só que vocês são como massa de pão: tratam de tentar escapar por entre os dedos sem dar uma resposta efetiva. Não é à toa que Marcionitas odiavam o deus judaico, achando-o um psicopata. Agora vc vai me dizer que Marcionitas não eram cristãos de verdade, quem era eram os ebionitas e… Ihhhhh, melhor não mencionar os cristãos que não aceitavam Jesus.

    Seguidores da Torá bebiam, Jesus nunca proibiu beber

    Isso que dá não conhecer a própria religião, impedidndo de entender que eu estava falando de muçulmanos.

    Não, amiguinho, vc escreve muito, mas tem a profundidade de um pires.

    Biografia, Einstein, Genius

    Não é a biografia oficial. Lamento. Não me pego a série de TV

    O não ir a um til além do escrito referia-se a não altera-las, mas interpreta-las em contexto sempre fora permitido já q o próprio Jesus o fez qd disse que o “bacon” contaminava o homem com bactérias da carne

    Acabei de olhar a Bíblia e não vi em qual evangelho Jesus falou para não comer bacon por causa das bactérias. Aliás, bacterias mágicas que só estavam no bacon, mas não em carneiros. Deve ser na parte dos coelhos, aqueles seres ruminantes. Ops…

    O mesmo previu q a exigência do sábado era para q o homem não fosse explorado continuarmente em seus afazeres, quer fosse por seu empregador ou por suas próprias ganâncias

    Então ele sendo judeu violou leis judaicas, já que nem lavar as mãos antes de comer lavava (e vc ainda diz que ele falou de bactérias!). Eu acho que foi errado ele ir pr cruz. Deveria ser apedrejado, então. E ningém ia falar nada. Obrigado por dar uma prova que isso não aconteceu, como todos os acadêmicos atestam. :D

    Minha nossa, eu dizer p minha esposa q ela esta bela apesar de não aqui é caracterizado como mentira grandiosa

    Ah, então vc não gostou de uma acusação absurda? Mas me acusar de ruim por falar a verdade pode, né? Vocês são muito previsíveis. Tão previsíveis quanto hipócritas. Mas, claro, rezando vãs repetições em igrejas, tinha que ser hipócrita, mesmo, cf Mateus cap. 6

    Antes era o verbo, e o verbo habitou com ele, e ele era o verbo

    Desculpe, mas em que ponto está falando Jesus? Aliás, dá uma pesquisadinha para saer o ue significa “verbo” em hebraico antigo. Vai lá dar uma pesquisadinha (óbvio, vc não vai).

    Se a partir de hoje, vc passasse a pensar como Djon Lennon

    Isso é marca de mostarda?

    gostar do mesmo q ele, aceitar o q ele aceitava, procurar sentir o mesmo q ele sentia, não existe aqui a relação tão próxima a vc ser praticamente idêntico a ele?

    Não. Se eu seguir os preceitos de Confúcio, eu não serei Confúcio. Serei alguém que segue Confúcio. Tanto é que nenhum cristão é chamado de Confúcio, nem Jesus é chamado de Confúcio, apesar de Confúcio falar as mesmas coisas que Jesus, com a diferença que veio 500 anos antes.

    Seria ousadia dizer q pareciam vcs serem um só?

    Ousadia, não. Burrice, sim.

    até pq minha sensatez n me permite confiar exclusivamente numa ciência q muda de teoria inúmeras vezes e declara n conhecer um décimo do cérebro,um quarto da biologia, e praticamente um nada do universo conhecido, menos ainda do q está além desse universo

    Melhor é acreditar num livro já provado falso inúmeras vezes, mas ainda sustenta que é verdade, mesmo com incongruências científicas, históricas e geográficas, conforme todos os acadêmicos e historiadores atestam. Mas vc quer que seja verdade, então, é.

    Mas quando está com dorzinha, toma um dorflex. Não confia na ciência, mas não pula para fora da janela do 30º andar, nem enfia o dedinho na tomada. Ô, mas vc acredta na ciência, sim. Ou não. De repente a química está errada. Bebe ácido de bateria. A Química pode estar errada. Dê uma martelada na mão. A Física já se provou falsa várias vezes. Deixe-se picar por um escorpião, já que ninguém sabe se a biologia está certa ou não.

    Bem, vc é livre p crer q o universo e a vida jogaram bilhar por bilhões de anos até q num passe quase de mágica tudo se entrelaçou em harmonia e fundiu tudo que há.

    Eu gostaria de ver o livro de ciência que disse que isso aconteceu num instante. pode me mostrar? Não, péra. Seu livro é que diz que PUFF, apareceu um elefante.

    A NASA n encontra evidências nenhuma sobre vida extrahumana mas deduz ser muito improvável e ilógico supor q apenas nós, nesse universo grandioso ao extremo e até a possíveis inúmeros outros e mesmo a distintas possíveis dimensões, existir a vida apenas aqui!

    Diz o cara que acha que todo o universo foi feito para toscos morando num terreno agreste no meio do deserto do Negev, quado vários impérios tinham surgido, acabado, surgido outros e dominou os toscos do Negev, que foram salvos por… outro império. Deus? Não, Ciro da Pérsia.

    Acho proporcional, já que parece se tratar de…,.um credo?

    Não, uma hipótese, como há tantas outras. Lembre-se: NASA é composta por vários cientistas. NASA não diz nada. Pesquisadores dizem. Os mesmos pesquisadores que dizem “bem, algum planeta tinha que ter vida primeiro. por não o nosso?”, e outros acreditam que vida apareceu em outros planetas primeiro. Mas, claro, é difícil dialogar ciência com alguém que acha que Jesus mencionou bactérias.

    A propósito: sabe quem estabeleceu a lei da hereditariedade? Um monge. Sabe quem criou a teoria do Big Bang? Um padre. Sabe quem e ignorante por não entender nada disso, ficando com um arreio religioso sem poder olhar ro lado, pois seu medinho do deus malvado impede, acabando por flar uma torrente de asneiras? um outro religioso. No caso, vc.

    Pobrezinho do ignorantinho não sabe que a Academia de Ciências mais antiga do mundo é a do Vaticano, recheada de prêmios Noel. Sabe a ciêcia que vc desdenha hipocritamente pois a usa diariamente? Eles lá a seguem, sem deixar de acreditar em deus. Por isso eles são melhores que você. Se bem que qualquer pode ser, facilmente.

    Newton disse…corroborou? Concluiu? Esmiuçou? Ah sim, despropositada mente

    Eu não estou bem certo do que esta frase sem sentido quer dizer. Eu apontei que, mais uma vez, história da ciência não é seu forte. E sim, tempo é uma grandeza,mas, claro, não espero que vc saiba o que isso significa.

    Arrependido já estava antes mesmo de fazer

    E fez por que? Talvez um deus maior que ele tenha mandado. A primeira repartição pública celestial.

    mas o caminho precisava ser doutrinado.

    Algo obrigou deus a fazer algo que ele sabia que daria merda, pq era preciso, já que esse deus menor er incompetente para fazer direito da primeira vez e o deus maior disse para fazer assim mesmo.

    A melhor forma de não seguir a religião de alguém é deixá-la falar que ela mesma mostra o quanto é imbecil.

    Já foi severo alguma vez mesmo contra a vontade e sabendo q sentiria com peso,mas q teria q fazer p que algo ficasse bem claro?

    Não. Sempre fiz a coisa certa da primeir vez quando eu tionha um vislumbre do que poderia dar errado. Quando fiz e deu errado eu posso dizer em minha defesa que não sou onisciente nem onipotente.

    Obrigado por reduzir seu deus à insignificância.

    Pela frieza empática constatada aqui por suas próprias letras calculo q já mas q isso não o impediu de demonstrar o q pensava sobre a questão.

    Ou sou frio ou empático. Claro, alguém ignorante o suficiente (ou desonesto intelectual) para passar batido por contradições ainda piores na Bíblia, não posso esperar coisa melhor de você, não é mesmo?

    Bem, papo tá bom, mas dou o fim por aqui. Suas falácias, bobagens e amostras de retardo mental consomem tempo precioso. Inté.

    Porque até agora nada de provar que o Inferno existe conforme os religiosos pregam.

  37. Nao sei o q é melhor, o post ou a resposta aos comentários dos fanáticos. Kkkkkk. Excelente site. Virei leitor assíduo.
    Cara, vc é um mito.

  38. mas uma materia, de quem nao quer ir para o inferno, pois o inferno é tão real, como a existencia de ” DEUS ” e do diabo, a biblia esta repleta de mensoes e certeza do inferno para o diabo seus anjos e todos os que nao se converter como diz as escrituras, e ” DEUS ” e ” JESUS CRISTO “, muitos pregam ” DEUS “, so mensionando o amor, e ele ” DEUS ” diz qual o destinos dos pecadores nao conertidos.

    1. Para mim, Inferno é ótimo para quem acredita nele. Infelizmente para vocês, crentes e suas dominações mesquinhas, vc não encontrará ninguém aqui acreditando nesta bobagem.

      1. a palavra, de ” DEUS ” é viva e mais afiada do que uma espada de dois gume, ela é a testemunha de tudo o QUE DIZ A RESPEITO DE ” DEUS E JESUS CRISTO ” nela esta, a certesa de quem vai ou nao vai pro inferno, a maior arma de satanas, estar em fazer, seus suditos nao crer a existencia dele, assim as pessoas, nao precisa lutar contra quem nao existe, no dia ” D ” o dia de ” DEUS ” VERAO O INFERNO NAS VOSSAS PRESENÇA, TRAGANDO A TODOS QUANTO NAO ACREDITARAM, o preferiram a acredita na mentira de santan, que ele é que prega que ” DEUS ‘ é so amor.

  39. é lamentavel, como estao enganando o povo, quando prega um deus, amorosos, sem levar em conta a justiça de ” DEUS ” JUSTIÇA, esta que precede o amor de ” DEUS ” o problema das pessoas ir para o inferno nao é de ” DEUS ” E SIM DELAS MEMSMO QUE NAO QUISERAM, aceitar o livramento do inferno, oferecido por ” JESUS CRISTO ” NA CRUZ, outra ” DEUS ” É ENFATICO, em desmentir, os falsos, ensinadores, quando a paternidade, ele mesmo afirma so ter um filho unico, porem recebe por adorção os que se converterem a ” JESUS CRISTO ” COMO DIZ A BIBLIA. f.s.silva2011@bol.com.br

  40. não se engane e nem deixe se enganar, o inferno é tão real, e o tormento para que for pra lá, é tao terrivel, que ” JESUS CRISTO ” uma, referencia, em mateus, quando diz, o homem quando se der conta dar perdição de sua alma, se fosse este muito muito rico, nao exitaria em dar tudo o que tinha e buscar ainda mais na tentativa de se livra do inferno, tentativa esta em vão, pois uma vez morto nao a mais como sair do inferno.

      1. para nós crentes o inferno é passado, e vencido, pois O SR. JESUS CRISTO, ja nos libertou nao precisamos mais se preocupar com satanas, agora nos temos o poder, sobre ele e suas ostis da maldade, tentamos agora com a permissao do sr. ‘ DEUS ” RSGATAR OS QUE QUEREM SE LIBERTAR TAMBEM. quem nao quiser o inferno é o destino final de quem rejeitar. a converção o ferecida por ” DEUS ‘ ATRAVES DA MORTE DE JESUS CRITO.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s