AMANHÃ: 1º HANGOUT CÉTICO

Amanhã, 9 de fevereiro de 2014, às 10h da manhã (horário de Brasília), teremos o 1º Hangout Cético. Vocês poderão acompanhar um bate-papo entre eu: Mestre das Verdades e o Gilmar do E-Farsas, Senhor das Farsas da Web e… hummm, isso não saiu do jeito que imaginei.

O link vocês verão amanhã, aqui numa postagem, no Twitter e no Facebook. O Gilmar também colocará, já que ele está com um 486 novinho que comprou na Santa Ifigênia.

Nós falaremos sobre mitos que circulam por aí, maluquices em geral etc. Você tem alguma sugestão de pauta? Coloque aqui nos comentários ou nos nossos perfis nas redes sociais. Participem, bando de celenterados!

Será amanhã, 09/02, às 10 horas da manhã (Horário de Brasília), mas se você for daquele preguiçoso, estará disponível no VocêTubo.

Não percam!



Terrários: O que são, como são e como fazê-los?

Caí de para-quedas numa pergunta que sequer foi dirigida a mim: "Qual seria o tamanho mínimo de um biodome para simular as condições de nosso mundo?" É uma pergunta interessante, mas complicada. A rigor, é muito difícil reproduzir nossa biosfera, que é a parte onde larga maioria dos seres vivos… bem, onde eles vivem e se mantém vivos.

Para responder a pergunta é preciso entender o nosso mundo, e para entender o nosso mundo é preciso criar uma réplica em menor escala do que acontece à nossa vota. Paradoxo Tostines? Nem tanto se entendermos o que é o quê.

Favor abrirem o LIVRO DOS PORQUÊS, capítulo "Planeta Terra"

Continuar lendo “Terrários: O que são, como são e como fazê-los?”

O Fabuloso Pilar de Delhi

Eu canso de dizer que tecnologia não é computador, não é acessar internet ou usar smartphone pra baixar joguinho. Os homens da Antiguidade já dispunham de tecnologia. Que diabo! Uma alavanca é ferramenta tecnológica! Mas algumas obra são fenomenais e mostram a engenhosidade dos “tempos de antigamente”, Eu nem menciono as pirâmides, que é arroz de festa. No Oriente podemos ver coisas que faz de nossos índios… bem, índios: pessoas que mal saíram da Idade da Pedra e nem sabiam o que era fogo até Bartolomeu Bueno da Silva ganhar o apelido “Anhanguera” (não sabe do que estou falando? Livros: leia-os!).

Na cidade de Delhi, Índia, há um pilar. Ele é conhecido por Pilar de Delhi, mas sua fama não é pela originalidade do nome e sim por ele ser o que é: uma maravilha em termos de arte e técnica. Um pilar de mais de mil anos, feito de ferro e em melhor estado que muito “aço inox” vendido por aí.

Queiram, por gentileza, pegar o LIVRO DOS PORQUÊS, capítulo “Civilizações”, subdivisão “Índia”

Continuar lendo “O Fabuloso Pilar de Delhi”

Eis-nos num novo tempo

(…) num novo ano que vai começar. Chegamos ao fim de mais um ano juntos (ou nem tanto quanto gostaríamos), em que passamos quase todos os 365 dias trazendo informações pra vocês, além de divertimento e alguns esporros. Vemos o quanto a ciência tem avançado e o quanto o Brasil tem regredido. Nós ainda acreditamos que nossa ciência ainda vai despontar, não graças a um governo idiota que gasta bilhões com estádios de futebol e merrecas mínimas com centros de pesquisa e universidade.

Ainda assim, foi um ano excelente  e eu nunca digo que foi ruim. Porque minha vida é medida em todos os momentos e não só algumas ocorrências funestas. Sim, este foi um bom ano e o próximo será melhor!

Continuar lendo “Eis-nos num novo tempo”

Por que Malba Tahan jamais seria bem visto hoje?

Malba Tahan é um dos melhores exemplos do que já tivemos em termos de excelência. Vemos como nossa literatura infanto-juvenil era incrível, bem longe dos Pedro Bandeira de hoje ou, benzo-me, Ana Maria Machado. Viajamos por desertos, oásis, odaliscas, sheiks, príncipes, guerreiros, mercadores, vilões, bandidos, sultões, vizires e simples professores. ele mostra a época de ouro de nosso ensino, quando colégios públicos eram referência em qualidade. Era a época que alunos aplicados e professores bem remunerados faziam as suas partes, mas que hoje é mal visto. Aquela era a época que engenheiros davam aula e pedagogos não se metiam no processo de ensinar. Hoje, isso é apenas uma sombra perdida nas brumas do tempo, e o Homem que Calculava é algo digno de ser

Como seria Malba Tahan visto hoje?

Continuar lendo “Por que Malba Tahan jamais seria bem visto hoje?”

O gás que parece líquido e deixa sua voz mais sexy

A Química é muito divertida e podemos ver coisas muito legais, aprender coisas muito legais e fazer coisas muito legais, nem sempre nesta mesma ordem. Ah, sim! Ainda dá pra explodir coisas e produzir substâncias fedorentas.

Entre várias substâncias, uma das mais legais é o hexafluoreto de enxofre, o SF6. Além de fazer barquinhos flutuarem, ele lhe deixa com a voz do Darth Vader. Sim, eu quero de presente de natal!

Meu presente para vocês é mais um capítulo sobre Química e Física no LIVRO DOS PORQUÊS!

Continuar lendo “O gás que parece líquido e deixa sua voz mais sexy”

Uma Hora de Química no Natal

Todo ano, dede 1825, a Royal Institution realiza um círculo de palestras abertas ao público, focando mais crianças e adolescentes. São palestras feitas não só para educar ou sairia algo criado pelas malditas pedagogas, mas para instruir e, sobretudo, divertir.

Estas palestras são conhecidas como Royal Institution Christmas Lectures, as Palestras da Natal Royal Institution. Ali não é as babaquices travestidas de ciência que brasileiro faz, mas algo muito, MUITO bom, com conceitos de verdade, mas de uma forma bem demonstrada, apresentada por cientistas de renome.

Continuar lendo “Uma Hora de Química no Natal”

Grandes Nomes da Ciência: Wesley Souza

O cientista é aquele que é brilhante por si só. O cientista é aquele que pega conceitos e transforma em conhecimento útil, e todo conhecimento é útil se você o direciona. O cientista é aquele que compartilha suas descobertas e não é preciso ter um laboratório hiper-equipado. às vezes, você é um Michael Faraday, que estudou com os livros que ele encadernava. Às vezes, você é William Kamkwamba, que de um monte de entulho modificou a vida de uma cidade inteira, de um país inteiro. Às vezes, você mora lá pra dentro do Tocantins, que não é a 8ª Maravilha do Mundo, e mesmo assim pode fazer algo que eu chamaria de mágico. Wesley Souza fez isso.

Esta é uma mescla do Grandes Nomes da Ciência com o Livro dos Porquês, capítulo "Mecânica de Fluidos", subcapítulo "Princípio de Pascal".

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Wesley Souza”

Chuva Ácida pode ter sido o assassino definitivo no período Permiano

O vilão está à espreita. Não precisaram fazer a pergunta tola "o que faremos esta noite?". Um vilão que se preza não gargalha e conta todo o seu plano. Ele age. Silenciosa e cruelmente, ele dá o golpe de misericórdia, fazendo com que futuramente todos falem dele com um medo contido à força, pois sabemos que mais dia, menos dia, ele poderá reaparecer, e isso poderá ser o fim.

Há 250 milhões de anos, 95% de toda a vida na Terra foi pro ralo. Criminosos? Muitos. Quem foi o responsável? Os Detetives da Natureza tentam desvendar isso. São os cientistas e eles acharam mais uma peça do quebra-cabeças.

Continuar lendo “Chuva Ácida pode ter sido o assassino definitivo no período Permiano”

Mosca tem formigas “tatuadas” nas asas. Sim, DI… tá bom!

No mundo natural, não basta você ser bom de caçada, tem que viver mais um dia para caçar de novo. Quanto maior a capacidade de escapar de seus inimigos, mais fácil será fazer fuk-fuk com seu(ua) parceiro(a) e gerar outros como você (ou, de preferência, mais parecido com seu cônjuge, já que você é feio de doer).

Uma mosca de frutas encontrada nos Emirados Árabes mostra que não há limites para como a Natureza encontra subterfúgios para dar uma oportunidade aos seres vivos. O que ela tem de mais? Só o mimetismo de uma formiga em cada asa. Nada "oh, que legal!"

Continuar lendo “Mosca tem formigas “tatuadas” nas asas. Sim, DI… tá bom!”