
Antigamente era mais legal de se debater com crentes fanáticos. Eles sempre tinham alguma invenção (louca) para justificar seus argumentos. Agora, em tempos de Ctrl+C / Ctrl+V, fica fácil. Quem já era ignorante, repassa qualquer besteira e se diz o autor dela. O bom disso é que o próprio passar vergonha por escrever besteiras e passa por ladrão por se apoderar de textos que não são deles.
A principal pseudoargumentação é aquela que dizem que a Bíblia é verdadeira, pois a Ciência já confirmou muito do que tem lá no texto bíblico. Desde a formação do planeta, passando por Zoologia, Astronomia, Química, Física, Matemática, Engenharia etc., várias alegações que tudo isso foi dito na Bíblia antes dos descobrimentos oficiais mostram, no mínimo, duas coisas: 1) Total analfabetismo bíblico, já que muitas das alegações são totalmente fora de propósito ; 2) Total analfabetismo científico, já que o que a Ciência diz não confirma a Bíblia, muito pelo contrário. Afinal, o que a Bíblia diz que foi confirmada pela Ciência? Vamos saber sobre isso

Eu já postei aqui sobre museus de Ciência, em que
Boa parte das publicações de divulgação científica ou aquilo que costumam chamar de jornalismo científico brasileiro (e cada vez que eu leio isso tenho vontade de rir) se refere ao termo "fóssil vivo", quando falam de espécies que ainda vivem hoje, sem nenhum parente direto, mantendo as mesmas características genéticas de milhões de anos.
Para começar, o que é um exoplaneta? É de comer? Seria, mas só se você fosse o Galactus. Um exoplaneta é, como o nome diz, um planeta "de fora", planetas bem longe, que orbitam outras estrelas, tendo seu próprio sisteminha. O primeiro a ser descoberto foi o HD 114762 b, em 1989, e situado na constelação de Comma Berenices, a uma distância módica de 132 anos-luz, oque em termos leigos significa "longe pra cacete!".
Ser mulher no ramo científico e tecnológico sempre foi complicado. Aliás, qualquer atividade profissional sempre foi relacionada com outras profissões (algumas consideradas como a mais antiga delas). Em 1873, o médico senhor doutor Edward Clarke publicou o que seria uma verdadeira cartilha do lar: o livro
10 entre 10 químicos amam a Tabela Periódica dos Elementos. Ela nos ajuda diariamente e tudo o que está lá está em nossas vidas, querendo você ou não, a despeito de comerciais que dizem que "determinado produto não tem química" (tolinhos!). Desde que os primeiros químicos resolveram reunir os elementos em uma disposição ordenada, desde as tríades até Moseley, sempre houve a busca da melhor organização possível, apesar de Mendeleyev ter feito um notável trabalho, com a capacidade de prever as propriedades químicas e físicas de elementos que até então não tinham sido descobertos. Mas, e agora? Será que podemos fazer coisa melhor?
Volta e meia, mandam para o e-mail do Fale Conosco perguntas sobre o motor keppe. Esta maravilha promete ser um motor sustentável, onde a única fonte de energia seria o próprio motor, apesar de não ser isso o que dizem, a princípio, mas eu não sou bobo. Muitos estão achando O MÁXIMO este motor, já que o preço dos combustíveis estão lá na estratosfera, e um lobby das empresas de combustível está manipulando nossas mentes com o aval da Rede Globo, os Illuminatis e o seu Juca da padaria, que reitera aos 4 ventos que o homem pode sim viver de pão. Onde está a verdade? Quem poderá nos ajudar?
Sim, o Todo-Poderoso Google, senhor de nossas vidas, que fofoca os fofoqueiros da NSA e sabe até a temperatura da cadeira do Obama quando ele está com a bunda sentada lá (cerca de 42ºCCitation Needed) patrocina junto com outras entidades que ninguém nunca ouviu falar, como a National Geographic, LEGO, Scientific American e o CERN.. Sim, o badass motherfucker CERN! Agora a parada ficou séria! Essa gente reunida mostra seu valor patrocinando uma Feira de Ciências em nível global, para uma faixa etária de 13 a 18 anos e… merda! Eu queria participar! :(
Eu adoro a Ciência. Não só porque explicamos como o mundo funciona, como podemos usar essas mesmas propriedades para fazer coisas legais ENQUANTO explicamos o mundo. Uma das coisas mais fantásticas que eu admiro muito são supercondutores. Eu me lembro da primeira vez que ouvi falar deles quando era garoto. Aquele ímã "flutuando" só porque estava geladíssimo era algo incrível. O que eu não sabia direito é o que fazer com eles. Além de usar o conceito de supercondutividade em muitas aplicações práticas (que então não sabia ao certo quais eram), podemos nos divertir muito com eles, como fazer um autorama usando uma Fita de Möbius.