
Então, meu amigo, minha amiga. Você tá de boaça em casa, rolando o feed do TikTok, postou um vídeo inocente dando um beijo no seu crush, e de repente – surpresa! – NO ONE EXPECTS THE SHARIA INQUISITION!
Bem-vindo a Kano, Nigéria, onde a polícia islâmica Hisbah patrulha as ruas aplicando a lei Sharia, e onde a internet do século XXI colide frontalmente com códigos morais que fariam um cavaleiro das Cruzadas sentir-se em casa.
Tudo começa com os Camelinhos de Allah não se entendendo que Tik Tok é halal ou haram, ainda mais se tiver algo diferente do que o Islã prega (como matar quem não quiser seguir o Islã). A Nigéria está dividida nesse ponto, já que muitos países muçulmanos baniram o Tik Tok, mas não a Nigéria, e era para o pessoal ficar com as barbas de molho, mas vagabundo é burro e não conhece o próprio lugar onde mora.
Idris Mai Wushirya e Basira Yar Guda resolveram usar Tik Tok, o que já fez muita gente torcer o nariz. Como são ingênuos (AKA burros), postaram vídeos no TikTok mostrando-se abraçados e se beijando, o que aparentemente provocou indignação coletiva entre os residentes de Kano, já que a Nigéria é país de Primeiro Mundo e esses lances de guerras, fome e estupros coletivos (ops, esse aí pode pro pessoal de Maomé) ficm em segundo plano, pois, o verdadeiro problema da humanidade é um casal se beijando na Internet.
Kano é um dos doze estados predominantemente muçulmanos na Nigéria onde a lei Sharia opera ao lado da lei comum, ou seja, um típico shithole muçulmano sem dinheiro (existem shitholes muçulmanos com dinheiro, mas isso fica para outro dia com outras insanidades). A Gestapo de Allah (ou Polícia Religiosa, whatever), não gostou nem um pouco da ousadia dos jovens. Um juiz de tribunal decidiu então ordenar que a polícia Sharia realizasse o casamento dos dois influenceiros dentro de 60 dias, ou vocês já sabem muito bem o que aconteceria.
O absurdo atinge proporções quase cômicas quando descobrimos os detalhes logísticos desta palhaçada. Os pais de Mai Wushirya deram seu “consentimento explícito” para o casamento, enquanto a Hisbah corria atrás da família de Yar Guda. Melhor ainda: o governo de Kano concordou em comprar uma casa para o casal prospectivo, para facilitar eles entrarem pelo Kano.
Gostaram da piada? Pensei muito sobre ela (algo como 3 nanossegundos). Eu sou o máximo!
A coisa ainda escala, já que Mai Wushirya disse aos SS de Maomé que não estava interessado em se casar com Yar Guda, apesar de ter dito ao juiz que estavam juntos; mas, surpreendentemente, nem tudo é medieval na Nigéria.

Vô falá nada!
A Ordem dos Advogados da Nigéria condenou a decisão judicial como “uma afronta aos direitos fundamentais dos indivíduos envolvidos”, com seu presidente afirmando categoricamente que “nenhum tribunal tem o poder de compelir qualquer pessoa a casar com outra”.
Advogados são advogados em quaisquer partes do mudo e esse aí já está atrás de clientes. |E quando você se pega a concordar com o que advogados dizem, está na hora de repensar seus conceitos.
O fascinante é que Kano ostenta uma indústria cinematográfica crescente chamada Kannywood, a segunda maior do mundo em volume depois de Bollywood, produzindo mais de 200 filmes por mês em hauçá, uma língua que faz parte do grupo das línguas chádicas, um ramo da família linguística afro-asiática. A ironia é suculenta: a mesma cidade que produz entretenimento em massa para consumo moderno é a que tenta punir pessoas por expressarem afeto num aplicativo.
Enquanto isso, ocidental babaca acha que todo africano se veste com roupas típicas, vide o filme do Pantera Negra.
No fim, esta história serve como um lembrete perturbador: há lugares no mundo onde códigos medievais ainda ditam vidas modernas, onde a polícia da moral patrulha não apenas ruas, mas também timelines, onde um beijo pode virar caso judicial. Seu amigo levógiro AMA esse tipo de lugar, mas se perguntar se ele vai morar lá, com certeza, irá desconversar.
Apenas mais um dia nas loucuras do mundo islâmico. Maktub!
Fonte: France24 (vai, faz a piadinha, ô quinta-série)

Um comentário em “Beijou no TikTok, Allah fica putinho”