Na Nigéria está proibido falar mal de massa de tomate ruim

Nada como você expor suas opiniões e ser reconhecido por isso. Claro, liberdade de expressão é garantido em muitos países civilizados, o que não parece ser o caso da Nigéria, lugar que você falar mal de um molho de tomate dá cana.

Chioma Okoli é uma empreendedora de 39 anos de Lagos, e foi processada e processada em tribunal civil por violação de leis contra cibercrime do país. O que ela fez de errado? Ela postou

Em 17 de setembro do ano passado, Okoli, uma pequena importadora de roupas infantis, contou pros seus 18.000 seguidores (nem é tanto assim) no Facebook que ela foi comprar uma massa de tomate lá qualquer, porque a marca que ela gosta está em falta. Ela detestou, achou muito doce, e postou  uma foto de uma lata aberta de Nagiko Tomato Mix, produzida pela empresa local Erisco Foods Limited Algumas pessoas comentaram sobre a massa de tomate.

Começou a ladainha, quando começou a receber hate de uma dona chilicando que ela estava destruindo o negócio doo irmão dela (?).

Uma semana depois, Okoli foi em cana porque os Meganhas Lagoinhos alegou que a tia usou sua conta no Facebook para “instigar a Erisco Foods Limited, sabendo que a referida informação é falsa sob a Seção 24 (1) (B) da Lei de Proibição de Cibercrime da Nigéria”. Se for considerada culpada, ela poderá enfrentar até três anos de prisão ou uma multa de 500 milhões de nairas (US$ 361.171 ou R$1.797.439,72), ou ambos.

Ela passou a noite, mesmo grávida, numa cela fétida na cadeia, que mal tinha onde sentar (por “mal” tinha onde sentar, estou me referindo a um chão imundo,m com goteira vinda do teto).

Okoli também está sendo processada em um caso civil separado movido pela Erisco, que disse em um comunicado emitido em 19 de janeiro que estava defendendo sua reputação depois que os comentários dela resultaram em vários fornecedores decidindo se desassociar deles.

Eu ACHO, SÓ ACHO, que os fornecedores não devem ter gostado muito de ter sua imagem associada a uma empresa que manda uma mulher grávida pra cadeia por ela não ter gostado de uma bosta de massa de tomate vagabunda.

Aliás, posso muito bem imaginar que os donos da empresa devem ter muitos amiguinhos na polícia por esta presteza toda em levar Okoli para ver a massa de tomate nascer quadrada.

A Anistia Internacional se meteu dizendo que isso é um absurdo e uma campanha de crowdfunding está rolando para ajudar Okoli a pagar as despesas legais, e corre o risco de ficar por isso mesmo e ela ter que pagar a multa.

Pior que vai ter muita empresa brasileira vendo esta notícia e coçando o queixo.


Fonte: CNN

2 comentários em “Na Nigéria está proibido falar mal de massa de tomate ruim

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.