Um antigo mapa mundi para viajantes que não viajavam

Mapas sempre foram uma necessidade, desde que os primeiros humanos precisavam saber onde estavam e, mais importante, como compartilhar com os outros como chegar em determinados lugares. Em 2020, eu postei sobre o maior mapa mundi existente, falando inclusive do Imago Mundi, o mapa mais antigo que representa o mundo, tendo sido feito pelos babilônios no século 6 AEC. Entretanto, apesar de não ser o mais antigo, nem o maior mapa mundi existente, há um mapa fascinante, datando do século XIII: Mappa Mundi de Hereford.

Este é um dos mapas históricos mais significativos do mundo. Ele foi feito em pergaminho, que nada mais é que pele de bezerro. Este, em específico, é enorme. Medindo 1,59 x 1,34 metro, o mapa é construído em uma única folha de pergaminho, e especialistas acreditam que foi feito por volta do ano 1300 e mostra a história, a geografia e o destino da humanidade como era entendido na Europa cristã no final do século XIII e início do século XIV.

O mapa foi projetado desde o início não para navegação prática, mas como uma obra de arte inspiradora, isto é, ele não tinha finalidade prática, mas decorativa e devolcional. Seguindo a tradição medieval, o mapa em formato circular mostra o mundo conhecido com a parte habitada do mundo sendo a Europa, Ásia e Norte da África, mapeado dentro de uma estrutura cristã Jerusalém no centro, afinal, é o centro da fé cristã.

O leste está no topo do mapa, e a leste, onde o sol nasce, era onde os cristãos medievais esperavam a segunda vinda de Cristo. As Ilhas Britânicas estão na parte inferior à esquerda.


Clica que cresce e aparece

Em alguns lugares é surpreendentemente preciso, em outros, comete sérios erros, se é que poderíamos chamar assim. Ainda assim, é de se notar que há muitas anomalias, desde animais misteriosos e cenas bíblicas, até os povos desconhecidos fantasiosos e bizarros de terras distantes. Ao todo, o mapa inclui cerca de 500 ilustrações de pessoas, lugares, animais, cidades e vilas, incluindo 15 eventos bíblicos e 8 retirados da mitologia clássica.

O Mapa de Hereford provavelmente foi criado em Lincolnshire ou Yorkshire e esteve na posse da catedral de Hereford por quase toda a sua vida. O layout é semelhante a outros Mappa Mundi sobreviventes do período, como o Mapa Saltério no Museu Britânico, sendo um mapa O-T.

Um mapa O-T ou T-O (orbis terrarum, orbe ou círculo das terras; com a letra T dentro de um O), também conhecido como mapa Isidorano, é um tipo de mapa mundi primitivo que representa o mundo físico como descrito pela primeira vez pelo estudioso do século VII Isidoro de Sevilha em seu De Natura Rerum e mais tarde seu Etymologiae. E não, isso não significa que o Homem Medieval achasse que a Terra era plana. Trabalhos descrevendo a Terra como sendo redonda data desde antes, tendo sido muito bem explicado por Regiomontanus no século XV.

E, pois é. Copérnico e Galileu não estavam em maus lençóis por dizerem que a Terra era redonda. Todo mundo já sabia disso.

Mas quem criou o Mapa de Hereford? A resposta honesta é: ninguém sabe. O que os inspirou a fazer este mapa? Bem, especula-se que, depois de examinar o mapa de Hereford, pesquisadores identificaram pelo menos uma dúzia de fontes para os rótulos e descrições que aparecem no mapa. Com isso, a teoria mais aceita é que os cartógrafos que fizeram o Mapa de Hereford com base em outro mapa, o Mapa de Ebstorf, desenhado por volta de 1239, sendo quase seis vezes o tamanho do Mapa de Hereford. O problema é que só existem cópias deste mapa, não o original, já que o mapa de Ebstorf original foi destruído no bombardeio da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

O Mappa Mundi de Hereford está atualmente na catedral que também possui a famosa Hereford Chained Library , uma das poucas bibliotecas medievais ainda existentes e a maior coleção de seu tipo. Mas, se você não puder ir até lá para ver pessoalmente, a Internet, este imenso mapa para a cultura, lhe dá a chance de uma visita virtual.

Um comentário em “Um antigo mapa mundi para viajantes que não viajavam

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s