Urso fica doidão com mel da lata

A maravilhosa Natureza selvagem encanta. Aprendi muito com as reservas e as vidas dos ursos, principalmente, em documentários. Um deles mostrava como ursos gostam de cestas de picnic e tiram soneca. O que esse documentário não mostrava é que ursos são chegados a mel – méis, meles? Vai méis. Estou com preguiça de pesquisar (mentira. Eu perguntei pra Alexa e ela disse que é “méis”) –, mas acaba dando ruim quando comem mel que passarinho não come e acabam doidões.

Urso sextando só na SEXTA INSANA!

O caso aconteceu na Turquia, que em inglês se escreve “Turkey”, sendo que “turkey” é peru (o bicho), também ,e Peru (país) é Peru, mesmo, mas pode ser órgão sexual masculino, que em inglês é Dick, que também é nome próprio. Sabem o que isso tem a ver com a notícia? Nada, é só brincadeira linguística.

Depois de brincar com o Peru (ops), vamos à notícia.

Uma rede de notícias turca postou um vídeo de um urso pra lá de Bagdá, ainda mais que Bagdá fica no Iraque, e não na Turquia. Ele estava chapadão por causa de um mel mucho loco. Não por acaso, o mel é chamado “deli bal” ou “mel louco”. Esse mel é feito por abelhas com um pé na série Breaking Bad, eu presumo. Elas fazem mel mediante o néctar que coletam de plantas pertencentes ao gênero dos rododendros, gênero que engloba cerca de 1024 espécies de plantas lenhosas da família Ericaceae.

Não são todas as espécies de rododendros cujo néctar te deixa doidão. No caso específico, as substâncias alucinógenas presentes formam um grupo de neurotoxinas chamadas “grayanotoxina”, e é muito consumida na própria Turquia, Nepal entre outras. No caso, o urso comeu o mel e deu aquela viajada. Vejam só:

O Zé Droguinha, digo, o Zé Colmeia Loucaço é um filhote e foi chamado de Balkiz. Foi levado pro hospital veterinário e o Ministério da Agricultura e Florestas da Turquia anunciou que a condição dele era boa, e será liberado em seu ambiente natural após o processo de tratamento. Ainda bem, porque mesmo sendo natural, o mel louco pode te prejudicar, sim.

Só esperemos que Balkiz vá para um grupo de apoio e saia dessa vida de Zé Grayanotoxinha antes que vire mais um cracudo.

3 comentários em “Urso fica doidão com mel da lata

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s