A múmia escondida que foi desvendada

Amenhotep I foi rei do Egito, tendo sido o segundo governante da XVIII dinastia. Não se sabe direito quando ele nasceu, mas sua morte aconteceu no ano 1503 A.E.C. no século 11 A.E.C., o sarcófago foi aberto para reparos, mediantes fontes documentais egípcias. Sacerdotes o desenterraram para reparar os danos feitos por ladrões de tumbas. Sim, isso mesmo. Já tinha gente que não dava a menor pelota para alguma maldição.

Até agora, ninguém tinha examinado o corpo de Amenhotep (ou Amenófis, que é a versão grega do nome) por causa do seu sarcófago ricamente decorado, e ninguém queria estragar aquela obra de arte.

Até agora.

Pela primeira vez em séculos, o corpo mumificado perfeitamente preservado d Amenhotep I foi visto depois de ser examinado por meio scanners de alta tecnologia, trazendo até nós uma imagem tridimensional do grande rei, filho de Rá, protegido dos deuses.

A drª. Sahar Saleem é professora de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Cairo, especializada em múmias e raios-X. Ela adora juntar as duas coisas e fuxicar múmias antigas para saber o que as safadinhas escondem.

De acordo com as imagens. Memê não era alto. Tinha cerca de 1,69 m de altura, era circuncidado e tinha bons dentes, o que era uma raridade. A bem da verdade, egípcios nem eram altos, mesmo. Ou seja, ele fez uso da sua riqueza e cuidou muito bem de si mesmo.

Não apenas isso, pelo que se tem pesquisado até agora, Amenhotep era a cara do pai, Ahmose I. Tinha um queixo estreito, um nariz pequeno e estreito, cabelo encaracolado e dentes superiores levemente protuberantes.

O cuidado que se teve para com a múmia, sem abrir seus segredos durante todos esses séculos, nos deu muitas informações sobre a cultura e processos de mumificação, além de nos ter dado uma múmia em perfeito estado.

A pesquisa foi publicada no periódico Frontiers of Medicine, e está lá te aguardando, sem paywall.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s