Para que eu preciso saber disso?

 

Tem um monte de maluquices rolando por aí, mas volta e meia vem sempre a xaropada “ain por que a escola não ensina isso e aquilo? Buáááá, quero aprender a cuidar do meu cartão”. Aí, ficam postando imagens idiotas como esta da abertura, como se A ÚNICA coisa que escola ensinasse é sobre clorofila.

Por que não ensinam como pagar contas? Como se faz para pedir um emprego? Como comprar uma casa? Por que a escola não ensina isso? A questão é… ela ensina.

Antes de continuarmos, vamos entender O QUE É e mais importante PARA QUE SERVE uma escola.

A escola não é APENAS para aprender coisas. Pois é, se você achou que era isso, adivinhe, você é burro. Escola existe para reforçar laços e estimular socialização. Se fosse só para aprender coisas, lhe ensinariam a ler e te jogariam numa biblioteca.

O pessoal hoje (principalmente as mentes iluminadas de Humanas™) odeia o “modelo tradicional”, mas o tão odiado modelo tradicional de ensino (seja lá o que for isso) tinha aula de Estudos Sociais, na qual você aprendia que seres humanos são animais sociais e que nosso primeiro grupo social é a família, e o segundo grupo social é a escola e a igreja. Sim, eu sei que você vai char um absurdo, mas a maior parte da população acredita em Deus e tem uma religião. Pode até seguir de forma zuada, como é característico do brasileiro, mas é assim. A escola você aprende trocando experiências e aprendendo tolerância. É fácil você ter tolerância na sua família, ter com desconhecido é o problema.

Mas voltemos à questão: por que a escola não ensina a fazer imposto de renda, por exemplo?

Ela ensina a ler e a escrever. Você pega o formulário ou usa o programa ou o aplicativo, escreve lá tudo o que está no demonstrativo que sua empresa te deu e pronto. Simples, não? Nem precisa saber matemática se usar o programa, pois ele calcula tudo. Agora, se você tem investimentos, mais de uma fonte de renda e precisa fazer deduções cabeludas, então, querido, você não precisa da escola pra te ensinar; você já sabe. E se não sabe, ao ter tudo isso você tem 100 reais pra pagar alguém pra fazer pra você.

Claro, você vai dizer que a escola não tem educação financeira. Primeiro, tem. Tem, sim, porque já está no BNCC (a Base Nacional Comum Curricular). Em segundo lugar, não sei para que pessoal tem fogo com educação financeira quando basta saber matemática de ensino Fundamental

Se você tem 5 bolinhas de gude, como vai distribuir para distribuir entre 10 crianças? Simples, não vai. Ou você vai ficar devendo pra 5 crianças, tendo que dar as bolinhas de gude depois, ou aprenderá a não prometer bolinha de gude que não tem, ou toma vergonha e não entra no jogo de bafo se não tem coo arcar com a dívida.

Ah, mas e os juros do cartão? De novo, a Matemática ensinou: percentuais e juros/juros compostos. Se você ganha 5000 reais, não espere dar certo se gastar 6000 reais no cartão. Somar e diminuir. Difícil, não? Nossos avós sabiam educação financeira quando isso nem existia e muitos deles nem tinham ido regularmente a colégios. Mas entendiam: não compre fiado ou parcelado. Espere ter dinheiro e pague à vista.

Sim, André. Mas como eu procuro um emprego? As aulas de língua portuguesa e oficina literária eram para lhe ensinar a escrever, mas você caiu na onda de linguagem neutra, escreveu “linde”, “amigxs” e outras merdas, tomou um pé na bunda. Em vários sites de empresas tem um link “trabalhe conosco”, onde você manda seu currículo. Como fazer currículo? Além dos zilhões de modelos na internet, o próprio Word já deixa em ponto de bala para você entrar com seus dados.

Quer saber por que as coisas estão com preços altos? Os professores de História e Geografia explicaram todas as bases sociais, mas ficar no Facebook foi mais importante, né?  Então, fica a dúvida: como pago as minhas contas? Resposta: com dinheiro. Como comprar uma casa? Com dinheiro. Como consigo um emprego? Resposta: Prestar atenção no que é ensinado no colégio é um começo. Mas é demais, certo?

Mas para que eu quero saber química? Sabe quando você se cagou todo com graxa e emporcalhou o teclado procurando? Pois é, o professor de Química tinha ensinado “semelhante dissolve semelhante”, nas aulas de polaridade e solubilidade, as quais você ignorou porque estava de putaria na hora da aula. E vai ficar de putaria com todas as aulas fofas que você, seu imbecil, acha que escolas devem ter. Quer uma profissão? Tem escolas próprias para isso, cursos no SENAI e SENAC. Você postou esta imagem vagabunda de um celular, quando poderia estar lendo e aprendendo tudo o que você reclama que não aprendeu, seu inútil descerebrado! Vão colocar tudo o que o seu intestino produzir que acha que deva ter, e mesmo assim algum retardado falará “para que eu quero saber isso?”

4 comentários em “Para que eu preciso saber disso?

  1. O pessoal não quer ter trabalho de aprender e se formar de verdade. Querem só acessar o vídeo no Youtube ou o post no Facebosta, abrir a tampa do que têm entre as orelhas e deixar cair os “ensinamentos” dentro, esperando serem transformados de uma hora pra outra em especialistas num assunto qualquer. E pior, já se julgando logo em seguida com condições de sair dando opinião e “ensinando” também. Com isso a legião de débeis mentais que digitam na velocidade da luz vai só aumentando. Aí vem alguém e me diz: mas tem débil mental no Youtube que ficou milionário! Então, é a legião retro-alimentando seus semelhantes…

  2. Esse pragmatismo raso é ridículo. Além de desprezarem as ciências puras (como se entender a natureza não fosse importante para os “cidadãxs”) ainda assumem que as beldades são incapazes de aprender por si mesmas. Claro, já que os ocupadíssimos não largam as abobrinhas do youtube e facebook, não duvido disso.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s