Pesquisadores dão tutorial em vídeo para robôs costurarem gente

A cirurgia não é apenas uma questão de conhecimento do corpo humano, mas uma arte. Cortar no lugar cert, cortar fora o que é de direito e – o que é melhor! – costurar tudo sem ter nada faltando ou a mais que não deveria. A sutura é, com certeza, uma parte primordial, e ainda não temos robôs capazes de fazer isso sozinhos. Ao menos, por enquanto.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia Berkley e a Intel pensam que é possível ensinar um robô a suturar, aprendendo com vídeos de sutura realizados por cirurgiões reais. É mais ou menos você ver seguidamente um tutorial no YouTube sobre como se solda um tanque de combustível e ir tentar (eles avisam que é pra ser vazio, não ensinam?)

O dr. Ajay Tanwani é pesquisador da Universidade da Califórnia, Berkeley. Sua pesquisa estuda aprendizado de imitação e representação, apreensão de robôs e sua adoção em larga escala, estudando o desenvolvimento de técnicas de aprendizado de máquina para resolver problemas do mundo real. Ele e seu pessoal desenvolveram um sistema de aprendizado profundo semi-supervisionado de IA, chamado Motion2Vec. Este sistema foi projetado para assistir a vídeos publicamente cirúrgicos realizados por médicos reais, interromper os movimentos do médico ao suturar (inserção, extração e transferência de agulhas) e depois imitá-los com um alto grau de precisão.

A ideia é que isso aos poucos vá substituindo cirurgiões em tarefas monótonas, mas só quando isso não oferecer nenhum risco ao paciente, é óbvio. Não na hora que está dando caca. Vamos dar uma olhada em videozinhos explicativos?

Claro, não é pra já, mas pelo menos temos mais uma ajuda, e pesquisa nunca é demais. Pesquisas assim avançam muito mais que os seus intentos. De qualquer forma, cirurgiões terão um amigo e uma ajuda a mais para contar, ainda mais no caso de problemas e catástrofes que causam sobrecarga em hospitais.

A pesquisa está disponível no arXiv

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s