Perguntas e respostas sobre álcool-gel e como se manter limpo em tempos de corona vírus

Estamos num momento sério, mas não precisamos cair para o desespero. Não, não estou falando da “histeria” no sentido que a cavalgadura presidencial está dizendo, mas que está sentindo a água bater na bunda. Histeria de sair correndo comprando tudo e vendo os estoques de comida e álcool-gel acabando. Algumas pessoas realmente estão perdendo a noção.

Para dar uma ajuda, vou colocar aqui as respostas a perguntas que me fizeram, e algumas dúvidas em termos geras que vi por aí. Não sejam mesquinhos, compartilhem a informação.

Por que eu preciso lavar as mãos?

Primeiro, porque higiene independe de pandemias. Já começa que muitas pandemias acontecem por falta de higiene pregressa.

Segundo, porque você toca em tudo, e vai tocar em alguma superfície contaminada (não só com o Corona, mas outros patógenos). Manter as mãos limpas deveria ser uma preocupação antes do Corona, durante o Corona e depois do Corona. Tomem isso como hábito. Lembre-se: você não só se contamina, mas ao tocar em outras pessoas irá contaminá-las também. Não seja irresponsável.

Por que o álcool-gel?

Álcool é ótimo para destruir a camada lipídica e mandar seres infecciosos pra vala. Mas tem um problema: A concentração de álcool mínima tem que ser 70%. Abaixo disso, sua ação é ineficiente, ou mesmo nula. Ele é vendido em gel para impedir que os toscos se queimem. Além de ser mais seguro para levar para a rua.

Eu consegui álcool 92%. Tá valendo?

Está. Claro, vão dizer que o álcool 70 é melhor porque evapora mais devagar e tal. Só que ninguém limpa a mão com um paninho embebido em álcool. Lava-se a mão com ele, e a resistência do vírus no álcool é de um minuto. A verdade é que inventaram o álcool-gel 70 para parar de vender o 93 ou 96% porque tinham medo de um bando de idiotas ia tacar fogo em si mesmo. O mesmo argumento de fazer todo mundo trocar de tomadas, ou todo mundo iria morrer eletrocutado. Ninguém tinha morrido eletrocutado até aquele momento, da forma como tinham colocado.

Ademais, como você conseguiu álcool 93% se é proibido vender?

E se eu misturar álcool 90% com gel de aloe e vera?

NÃO FAÇA ISSO!

Não é uma questão de poder, mas se deve fazer isso. Não deve. Álcool-gel é produzido na indústria com especificações, sendo fiscalizado pela ANVISA. Não é só misturar um monte de coisa. Lembrando: quanto mais coisas você misturar no álcool, mais diluído ele ficará. Existe uma coisa que ensina como fazer isso. Chama-se: FACULDADE DE QUÍMICA.

Confiem nos químicos. Nós sabemos o que estamos fazendo.

Eu vi um vídeo no YouTube…

Não.

Mas o vídeo…

NÃO, CARALHO!

Este pessoal é um monte de criminosos.

Mas o preço…

Água mineral é caro. Você vai pegar qualquer água e tratar em casa para beber? Vai, né? Se deixar você faz isso, né? E o pior é que vai ter gente vendendo. Já tem camelô com estoque de álcool-gel de fonte duvidosa sendo apreendido, em que o que me deixou chocado foi a parte de “impurezas visíveis”. Apreenderam até uma fábrica fundo de quintal fabricando álcool-gel.

Ah, porque o empreendedor safado…

Aquele empreendedor safado como a AMBEV que colocou sua equipe para produzir álcool-gel para suprir hospitais gratuitamente, deixando a indústria farmacêutica destinar sua produção para acesso ao público?

Mas tem gente comprando e vendendo mais caro

Porque são filhos da puta. Denuncie!

Ok, mas eu vi que só tem álcool-gel para acender churrasqueira, além de ser mais barato. Serve?

Serve. É o ideal? Não. Vai causar mal? Não, porque ele tem o mesmo componente gelatinizante que o álcool-gel farmacêutico. Só que o álcool-gel farmacêutico é feito para evitar que sua pele fique ressecada. O álcool-gel de churrasqueira pode ser usado num primeiro momento. Mas prefira o produto específico. Sim, eu sei que está em falta. As indústrias estão trabalhando nisso, mas indústria química não produz mágica.

Comprei um porradão. Posso vender pra quem quiser. HEHEHEHE

Você é um miserável. Por favor, morra.

Mas é que aquele vídeo no YouTube

Pega o youtube, dobre bem dobradinho e…

Só não faça esse álcool-gel, ok?

Eu encontrei álcool de cereais. Posso usar?

Álcool de cereais é etanol como o álcool oriundo de cana de açúcar ou de beterraba. Mesma substância. Só tem que se preocupar com a concentração.

Posso diluir?

Você pode fazer o que quiser, mas sugiro que não faça. Químicos sabem o que fazem. Etanol em presença de água fica tão juntinho dela que eles juntos ocupam um volume menor. Se você juntar 50mL de álcool com 50mL de água, não dá 100mL de solução. Se você pegar 70mL de álcool e for adicionando água até 100mL, não terá 100mL de álcool 70. A concentração será menor.

Como falei: confie nos químicos. Nós estamos aqui para proteger a sociedade. Nosso trabalho é darmos as armas para médicos poderem fazer o trabalho deles. Mas vocês têm que colaborar.

Se só tiver álcool 46% e 92% em casa, pode misturar os dois?

Não. Por motivos já explicados.

Eu preciso lavar as mãos sempre?

De preferência. Em casa, mantenha tudo higienizado. Lavou bem as mãos, ótimo. Passe o álcool-gel e mantenha-se em casa. O risco de se contaminar é menor e não vai precisar usar álcool-gel o dia inteiro.

Saiu um vídeo no YouTube dizendo que vinagre substitui álcool-gel. É verdade?

Só se for para temperar salada.

Qual a frequência de lavagem recomendada, melhores marcas, quantidade pra usar bem sem desperdício?

Cada caso é um caso. Claro que ficando em casa, a necessidade de lavar as mãos será menor. Qual sabão? Qualquer um. Só lavem direito. Álcool-gel: qual comprar? Qualquer um, desde que tenha concentração MÍNIMA de 70%. Comprem em farmácias. Não no camelô da esquina.

O álcool isopropílico pode ser uma opção na falta do álcool em gel?

Pode. Concentração mínima de 70%. Tenha certeza que molhou bem as mãos, nos entrededos etc. Não estamos falando do seu celular. Estamos falando em higienizar as mãos.

Estamos no Coronalipse. Posso usar álcool combustível de posto?

Poder, pode. O etanol hidratado combustível possui concentração de aproximadamente 95%. Você vai acabar estocando grandes quantidades de um produto altamente inflamável em casa. Eu não recomendo. Só na base do desespero, mesmo. Ainda não chegamos a isso, gente Calma aí!

Meu pet pode pegar corona vírus?

Não é que ele pegue, mas alguém contaminado por acariciá-lo. O vírus ficará no pelo dele e você entrará em contato com o vírus. Mantenha seus bichinhos sempre limpos, de banho tomado, ou mantenha-os em casa ou as duas coisas, que é o ideal.

Posso usar cloro (ou uma solução com cloro) se eu não encontrar alcool 70%?

Poder, pode, mas tem problemas

Hipoclorito de sódio compõe o “cloro puro” e água sanitária (ou cândida) é um forte oxidante. Ele não é para usar nas mãos, pois pode causar lacerações na pele, irritação e pode despertar alergias

Limpe o chão com ele, não as mãos.

Mas voltando à fabricação do álcool-gel caseiro, eu vi um vídeo no YouTube…

Eu juro que ainda vou dar um tiro em um!


Este artigo será atualizado sempre que preciso.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s