Seres Supremos, incríveis e maravilhosos criam detector de câncer portátil e eficiente

Medicina diagnóstica e importante, e em alguns casos é preciso que seja rápido com o máximo de precisão mediante a rapidez necessária. Ok, que rapidez e precisão não andam juntos, mas se puder ter um mínimo de acerto para direcionar o tratamento necessário, é uma mão na roda, e isso vale para a detecção de câncer.

Eu já tinha escrito sobre um novo teste promete apressar o diagnóstico de câncer no ovário. Agora,pesquisadores criaram uma caneta cancerindentificator, capaz de detectar câncer intraoperatório de maneira portátil.

A drª Livia Schiavinato Eberlin é química (com ela a oração e a paz!). Lívia se graduou em Química pela UNICAMP, onde conseguiu seu mestrado em Química. Mudou-se em 2008 para os EUA< pois sabia que aqui ia morrer de fome, implorando por 1000 reais de verba para poder fazer o seu trabalho, já que a grana sumiu na poeira. Concluiu seu doutorado em Química Analítica (só os melhores são químicos analistas!) pela Universidade Purdue e hoje tem o seu próprio laboratório subordinado ao Departamento de Química da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade do Texas.

Eberlin e seus colaboradores desenvolveram o que chamaram de “Caneta MasSpec”. Trata-se de uma ferramenta portátil descartável que fornece uma única gota de água à superfície do tecido, que coleta amostras das biomoléculas. A gota é então sugada suavemente pela caneta e enviada para um espectrômetro de massa, que desenvolve um perfil molecular baseado em proteínas, lipídios e metabólitos da amostra.

Usando métodos estatísticos para classificar amostras humanas, eles mostraram uma precisão de 96,3% na identificação de um tecido ser cancerígeno ou não.

Repetindo: a acurácia é de 96,3%! Se isso não é fantasticvamente incrível, não sei o que seria. Mas claro, só químicos podem fazer coisas tão maravilhosas assim! E tem videozinho!

Os pesquisadores também usaram a caneta MasSpec em um camundonguinho com câncer e foram capazes de identificar seus espectros moleculares exclusivos, demonstrando que a caneta não causou danos observáveis ??nos tecidos nem machucou o Mickey. Ele ainda não está liberado totalmente pro uso, mas está sendo testado para cirurgias de câncer de tireoide, mama e pâncreas.

Você poderá ler a pesquisa no artigo que saiu no periódico Science Translational Medicine

Sim, o artigo terminou, mas ainda há algo que eu quero dizer. Lívia é brasileira. Nenhuma notícia sobre ela foi dada por aqui. Se saiu, está muito bem escondida. Isso se deve ao fato da divulgação científica ser um lixo, mas não apenas isso. Eu IMPLORO a pesquisadores para me mandarem seus trabalhos para eu colocar aqui. Os mesmos pesquisadores que muitas vezes reclamam que seus trabalhos não são divulgados ou que a população não tem acesso ou se interessa. Eles não me mandam, eu não sou o Jornal Nacional, Fantástico ou o programa do Ratinho. Eu vasculho vários sites e universidades estrangeiras por informações e, não raro, chego a pesquisas feitas por brasileiros, muitas vezes feitas aqui e noticiadas lá fora.

Uma pena que vocês, pesquisadores, sejam tão importantes que simples blogs não mereçam postar sobre suas pesquisas que só agregam valor se saírem na grande mídia. A grande mídia que só se interessa por apenas uns poucos assuntos, pois a larga maioria da população não quer ter acesso. E não quer ter acesso porque não sabem o que é produzido. E isso acarreta em vários de vocês reclamando de fake News e mitos e coachs e enganadores tendo maior visibilidade. Se vocês não querem, eles querem; e eles conseguem a atenção. Só isso, obrigado, beijos, com amor, André.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s