Os negros pontos invisíveis e uma ameaça perto de você

Vamos direto ao ponto, pois detesto dourar pílulas: Seu cérebro é uma bosta e seus olhos, uma merda. Você pensa que eles são ótimos, mas isso é só porque você só tem eles. Se tivessem coisa melhor, trocariam na mesma hora. Alguns alegam que esses órgão são a prova definitiva de um projetista inteligente. Bem, se isso é o melhor que ele pode fazer, não estou minimamente impressionado.

Você tem todo direito de amar todos os seus órgãos, mas eu sou obrigado a dizer que eles funcionam muito mal. Uma prova disso é que nem um ponto preto você consegue enxergar direito.

Vi esta imagem rolando com uma ilusão de óptica. É legal e mostra o quanto estamos ferrados. Preste bastante atenção nela.


Sim, clica que amplia.

Prestou? Conseguiu ver os 12 pontos pretos? Sim, 12!

Eu vi sim!

Mentira. Ou já tinha visto essa imagem em outro lugar. Nossa capacidade visual impede que vejamos tudo de uma vez só. Nós só conseguimos focar uma única e pequena área. Nossa pupila fica varrendo o ambiente e o cérebro monta tudo. Em baixa velocidade, o que você vê é:

Você nunca vê os 12 pontos pretos de uma única vez e o cérebro tem que escolher onde eles estão e é aí que ele se confunde. ele vê pontos pretos de um lado, do outro, mas no instante em que a informação é processada, apenas o último registro da posição deles é a que vale, e quando a imagem inteira  está montada, faltam os pedaços.

Isso explica, inclusive, porque você pensa que a imagem de abertura deste artigo está se movendo, quando está lá paradinha. Esta ilusão é causada pelo movimento dos olhos, cuja posição relativa ´verá a imagem de outro ângulo, alterando a percepção. Daí o cérebro fica doidão inventando a informação.

Isso pode ser muito vantajoso… mas vai depender para quem. Se você está fugindo do predador ou se você é o predador. se você caça ou é caçado. O movimento dos seus olhos definirá a sua capacidade de percepção de perigos (ou almoço) no ambiente. Por exemplo, você tem 10 segundos para escapar deste puma, a contar do momento que você olhar a imagem, pois ele verá você em seguida.

 

 

Sinto muito, você morreu. Seleção Natural não dá segunda chance, e seus olhos vagabundos projetados por um “desenhista inteligente” não serviu pra nada. Evil Darwin lhe riscou mais um no bloquinho evolutivo. Mas garantiu o almocinho do bichano.

Seleção Natural dá. Seleção Natural tira.

2 comentários em “Os negros pontos invisíveis e uma ameaça perto de você

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s