Identificadas antigas proteínas complexas existentes antes de aparecer vida na Terra

Imaginem a vida na Terra há muitos e muitos anos. Mas muitos e muitos anos MEEEEEEEEESMO. Imaginou? Bem, é fichinha perto dos 3 bilhões de anos de vida por aqui. Mas o que tínhamos antes? Bem, a rigor só substâncias químicas. E muitas dessas substâncias eram substâncias complexas, como proteínas, por exemplo. Elas já existiam antes de haver vida, e é isso o que pesquisadores andam examinando.

Fósseis de antigas proteínas complexas estão sendo desenterradas e colocadas à luz e escrutínio da Ciência. São apenas 3,5 bilhões de anos de uma imensa enciclopédia.

O dr. Reinhard Sterner é pesquisador do Instituto de Biofísica e Bioquímica Física na Universidade de Regensburg, na Alemanha. Ele adora a piadinha sobre como proteínas se reproduzem, que deve ficar muito legal em alemão, com uma palavra de 200 letras, imagino. Claro, ele não estuda proteínas velhas, com bilhões de anos Isso seria impossível, já que lentamente elas sofrem desnaturação. Mas devemos lembrar que se uma pegada é um fóssil, rastros químicos podem identificar qualquer substância.

Sendo assim, Herr Docktor e seus colaboradores recriaram complexos enzimáticos antigos, mediantes registros que ficaram marcados em rochas, por exemplo. Os complexos enzimáticos foram usados para recriar a estrutura e função de algumas proteínas… e, sim, podemos fazer isso. A Ciência não é incrível? O próximo passo é esperarmos alguém provando que uma chuvarada alagou todo o globo, mas isso não é da alçada do dr. Sterner. Ele se preocupa em provar suas hipóteses. Os outros que provem as suas.

Se puderem…

O método de reconstrução das sequências´das unidades formadoras das proteínas deu-nos capacidade de vermos o que tinha antes de aparecer seres vivos, e o interessante é que as proteínas eram tão complexas como os de muitas bactérias de hoje. Afinal, química nunca deixa de ser química.

A hipótese mais popular atualmente é que os organismos primordiais tiveram proteínas enzimáticas simples, só que as evidências sugerem que as antigas Archaeas já possuíam proteínas bem mais complexas. O que isso pode significar? Bem, alguns acreditarão que isso foi obra de um desenhista inteligente, o que faz muito sentido, principalmente depois da 5ª dose de whisky. Para alguém que trabalha com polímeros naturais, não é muita novidade, pois pode-se obter naturalmente, e sem nenhuma intervenção mágica, polímeros bem complexos.

Mas, claro,eu lhe dou o direito da desconfiança. Para tanto, você pode consultar o periódico no qual este trabalho foi publicado, o Cell Chemical Biology. E, olha só que maravilha!, esta lá sem paywall, podendo ler tudinho.

Have fun!

3 comentários em “Identificadas antigas proteínas complexas existentes antes de aparecer vida na Terra

  1. Cara, achar traços de proteínas em rochas é tão mindfucking (alguém conhece uma expressão igual em português?), como aquele registro de chuva de dois bilhões de anos que o André colocou aqui há algum tempo.
    Quase não dá para acreditar que é possível….
    Nessas Horas que vemos que Ciência é mais legal que magia.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s