The Backyard Scientist (o Cientista de Jardim) é um canal no YouTube que você provavelmente iria odiar. Não tem gente berrando palavrões, não faz mimimi, não noticia tretas, não faz “humor”, não apronta pegadinhas, não tem mulher gostosa falando besteiras (ok, aparece uma menina bonitas de vez em quando). Entretanto, ele explode coisas, joga alumínio derretido em coisas, nitrogênio líquido em coisas e alumínio derretido em nitrogênio líquido, também. Daí, ele teve a ideia: Que dá dar um tiro em fluidos não-newtonianos com bolas de golfe? O que pode ser mais legal que isso?
Faz muito tempo, eu falei sobre fluidos não-newtonianos; essa gracinha que é um líquido, que não é líquido, se comportando como um sólido, sem ser um sólido. Praticamente, um Newton do mundo de Qward. Se você exerce ação mecânica sobre ele (dá-lhe uma porrada) ele age como se fosse um sólido; entretanto, se você o trata com carinho e manipula com delicadeza, fica molenga que nem um líquido. Parece até a minha santa senhora.
Nossos cientista de jardim resolveu fazer um teste. Na verdade, muitos deles. Encheu bexigas com uma mistura de amido de milho (olhe a imagem acima) em água e usou o método científico. gravando com uma câmera de alta velocidade, ele conseguiu registrar o que acontece se der um tiro com arma de ar comprimido, uma bola de golfe ou mesmo explodir a bagaça. Para comparação, fez testes com bexigas com água.
Tirando a câmera de alta velocidade, dá para repetir os testes, nem que você dê um soco num saco com um fluido não-newtoniano. Você pode até andar sobre ele, se tiver uma graninha para encher sua piscina com mingau (e mais grana ainda para mandar limpar).
Tirando o Manual do Mundo, ninguém faria uma coisa assim.Ainda bem que lá fora as pessoas não têm o costume de odiar ciência como aqui, ou nós estaríamos repletos de cientistas em cada jardim brincando com a ciência, aprendendo e se divertindo.