Uma coleção com antigos instrumentos médicos para você chamar de seu

Eu acho muito interessante ver aparelhos médicos e científicos que nossos avós usavam. Muito fascinante. Me chama muito a atenção a plague mask, junto com um traje característico, como observado aqui ao lado, usado por “médicos” que perambulavam verificando as pessoas que estavam doentes, que podiam estar doentes, que não estavam doentes e poderiam desenvolver a doença. Eles usavam essa imensa máscara com uma espécie de bico curvo e lentes de vidro nos olhos. O bico curvo era enchido com especiarias, menta, canfora, uma esponja embebida em vinagre, pétalas de rosa ou uma mistura disso tudo, para protegê-los dos humores malignos exalados pela doença. A figura tinha profundo impacto psicológico, pois já anunciava a quem visse que havia alguém bem doente ali e era para manter distância.

Imagine se você quisesse ver alguns desses equipamentos, e até comprar alguns. Bem, se você for até Nova York, poderá ter esta experiência.

Por mais de 30 anos, Steve Erenberg coletou antigos equipamentos médicos e científicos. Entre máscaras, modelos anatômicos, equipamentos em geral e tudo o que a boa ciência dispunha antigamente (não muito diferente de instrumentos de tortura), a loja e museu que fica em Peekskill, Nova Iorque, oferece um rápido tour de dispositivos há muito esquecidos. O pessoal do SciFri gravou um vídeo lá, e é muito interessante!

Fica difícil entender como sobrevivemos a essas coisas. Mas também é preciso entender que se não fosse por muitos desses aparelhos, ainda que bem rudimentares. Afinal, se alguém do século XXIV aparecesse aqui e visse as nossas mais modernas tecnologias médicas poderia acontecer algo como isso:

16 comentários em “Uma coleção com antigos instrumentos médicos para você chamar de seu

  1. E eu que jurava que esse bico de pelicano era invenção de filme de terror. Não sabia que esse treco tinha sido realmente usado. E muito menos que era com fins “médicos”. Obrigado pela informação.

  2. Curiosidade:

    Esses doutores estão por toda parte em Assassin’s Creed 2 e no jogo é explicado exatamente a função desse bico.

          1. Assim como o Super Mario forma encanadores, e com a sua licença, vou sair ali para comprar um Banco Imobiliário para o meu filho.

    1. Tem isso em Berserk, também. Só que o sujeito vestido é que era o doente, e participava de um grupo de inquisidores religiosos bem malvadões.

      1. Ah, a fase carinhosamente conhecida como a saga das putas! O inquisidor doido lá matava os hereges dando “Bibliadas” nas cabeças dos incautos, poesia pura!

        1. Eu achei a roda muito mais cruel. Aquela saga foi muito bruta. E era um show de ateísmo, com o Gatts dizendo coisas como “Ah, você conversa com Deus? Leva um recado meu para ele: eu quero ficar em paz.”, “Não reze! Se você rezar, se juntar as suas mãos, não vai poder fazer nada de útil!” e “ABRA OS SEUS OLHOS! VEJA OS MILAGRES DE DEUS!” – essa enquanto a princesinha via pela primeira vez o sobrenatural (que em Berserk, são os demônios e espíritos zumbis, em maioria absoluta).

          O cara da máscara era “alérgico” à luz solar. Ele trabalhava para o sujeito da surra de Bíblia.

          Hora de reler minha coleção de mangás…

          Legal que um assunto como instrumentos médicos, reúne um grupo em torno de um assunto altamente nada a ver.

          Professor, encerro a minha cota nesta mudança de assunto.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s