Sabe a última do papagaio? Até eles usam ferramentas

Papagaios são excelentes criaturas. É engraçado vê-los falando, ou melhor, imitando o som que nós fazemos. Suas belíssimas cores são um atrativo a mais, além daquele bicão curvo, excelente para arrancar nacos de carne da gente, quando algum mané cisma de ir brincar com o bicho.

Mas se você pensa que é só isso, está na hora de rever os seus conceitos. Papagaios são capazes de contar e até mesmo utilizar ferramentas, como vem sendo verificado desde 2013.

Megan Lambert é doutoranda do Departamento de Psicologia da Universidade de York, que fica em Heslington, na “Velha” York, Inglaterra. Não a “Nova”, que fica nos EUA. Ela resolveu estudar os processos cognitivos das aves, principalmente os psitacídeos, entre eles o papagaio vasa (Coracopsis vasa).

Observando vários membros de uma população em cativeiro, Megan notou que alguns deles adotavam a técnica de usar seixos como ferramentas para raspar o interior de conchas. Para quê? Ora, conchas são pura fonte de carbonato de cálcio. Para ter cesso a esse cálcio, os louros quebravam, raspavam e depois lambiam o pó desas conchas. Se os pedaços eram muito pequenos, os papagaios simplesmente quebravam mais ainda e comiam-nas. 

Sim, tem vídeo. Dois, na verdade:

A pesquisa foi publicada no periódico Biology Letters, e são observações preciosas, pois nos guiam para entendermos sobre as capacidades cognitivas de todos os animais. Infelizmente, testes realizados em comentaristas em portais de notícia falharam, pois, pelo visto, eles não são muito capazes de usar nada muito mais complicado que a cabeça para abrir cascas. Papagaios são mais interessantes.

4 comentários em “Sabe a última do papagaio? Até eles usam ferramentas

  1. Tudo bem, dr. André? O senhor está ciente deste projeto da Berkeley University? Parece que pessoas comuns podem ajudar em pesquisas cientificas apenas liberando o uso de seus computadores, de forma remota, por meio de um aplicativo disponibilizado pela própria universidade. Vale um artigo aqui no ceticismo.net? De qualquer forma, segue as referências: http://boinc.berkeley.edu/ (link do aplicativo, da própria Berkeley) e https://br.noticias.yahoo.com/sim-voc%C3%AA-pode-ajudar-a-encontrar-a-cura-do-c%C3%A2ncer-141417791.html (reportagem no site do Yahoo a respeito do assunto). Espero que seja útil… Abraços!

  2. Eu gosto daquelas imagens de orangotangos usando ferramentas, são boas pra quando perguntam se já vi um macaco virando gente tentando questionar a evolução.
    Agora dá pra mostrar um papagaio mais inteligente do que muitas criaturas com polegar opositor.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s