A engenhosidade humana é algo sem precedentes. A mola mestra que nos fez descer de árvores e subir aos Céus. Dane-se o especismo citado pelos vegans. Marmotas não constroem foguetes, sondas ou um velocípede. A única coisa que marmotas fazem de mais extraordinário é comentar no YouTube. A cada dia fazemos feitos notáveis, como mandar uma sonda viajar pelo Espaço sideral por anos a fio, de forma que uma sonda pousasse num cometa feio e sujo, mas brilhante ao seu jeito. Lá, a sonda deixou sua sonda-da-sonda, ou sonda-filha como eu chamo.
Nas frias condições, longe do Sol, nosso amigo Sol, a filha dormiu seu sono de beleza, mas hoje acordou e mandou recado que está viva e bem. Qual pai não ficaria orgulhoso?
Por 12 anos a Rosetta viajou por mundos, mas sua história começou bem antes: 1986, num planejamento de missão com a participação da NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA). Os caras saíram para encher a cara e, depois de uma noite de bebedeira, abraços e frases como "te considero muito", um virou pro outro e disse "Hey (hic) e se nuózzz pousassemozz num robô num cometa?" A resposta que em pessoas normais seria "Você ficou maluco?" acabou sendo "graaaaaaaaaaandi ideia, parcêro. Eu (hic) amo você por isso".
Escreveram algumas contas nos guardanapos e nas bolachas de chopp e foram dormir. No dia seguinte, com a cara pintada de figuras obscenas, a carvão, por alguém do departamento de Contabilidade, os engenheiros viram um monte de trecos dentro dos bolsos, viram os cálculos e pensaram "Quidiabéisso?". Jogaram no computador megablaster que eles têm no escritório (que o pessoal da faxina usa para acessar Facebook e jogar Crysis quase no máximo) e viram as trajetórias de algo indo em direção a um cometa mais feio, tosco e disforme que a esposa do meu irmão. Olha só:

Sim, os caras quiseram pousar nesta… coisa!
Como é de praxe nos EUA, em 1992 o governo cortou verba da NASA mais uma vez e eles tiveram que sair do projeto, mas o pessoal do Velho Mundo é teimoso desde os tempos de Cabral e Américo Vespúcio (foi esse que chegou na América, e não Colombo, mas vamos deixar esta celeuma pra outro dia. E mais uma coisa: Cabral, de navegação e briga de galo não entendia nada.)
Batizaram a sonda de Rosetta, cuja missão, que ela teve que aceitar, pois fora construída para isso, era chegar até o cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko – carinhosamente conhecido por 67P – e lançar um módulo de pouso, batizado de Philae.
A Rosetta foi lançada em 2 de março de 2004, só que ir até o cometa não é pra fracos. Temos o problema do combustível, então, o lance era colocar uma oferenda para Pai Newton de Oxóssi e usar os poderes da Gravidade.
Se chegar até lá já era complicado, preparar-se para mandar a sonda era pior ainda. Aquele pedregulho flutuando (EU SEI!) não tem massa suficiente para uma forte atração gravitacional, e depois de acumular energia indo até lá, a Rosetta teria que frear ou passaria direto, ou bateria com o focinho naquilo,acordaria os Incas Venuzianos e estes viriam invadir a Terra e matar todo mundo. Apesar de ser o enredo de um ótimo filme da Asylum, o gasto de alguns milhõezinhos de euros não deixaria ninguém muito feliz por aqui. Melhor enfrentar os Incas Venuzianos do que a horda de advogados do Departamento de verbas.
Sendo assim, olhem só a manobra para frear a Rosetta de forma a estabelecer órbita.
Eu não sei como os caras calcularam para chegar nesta movimentação louca, e a essa altura eu tenho medo de perguntar.
Chegando lá, o módulo Philae foi liberto e fez seu pouso… ou caiu com estilo, mas tudo no Espaço está caindo e… AH! Você entendeu!. Só que ele caiu bem mais rápido do que o previsto, quicou duas vezes e pousou, com arpões o prendendo no pedregulho. Nada mal para mais de 10 anos viajando. O movimento planejado foi este aqui:
Um dos problemas é que a Philae da Rosetta caiu numa depressão e, por isso, a quantidade de raios solares são poucos para alimentar suas células fotovoltaicas. Ela dormiu no dia 15 de novembro de 2014. Será que este fim da Philae? Será que nossa filha ficará desamparada? O Coringa vencerá dessa vez?
NÃO!
Freyr, filho de Njord e irmão de Freya, Senhor do Tempo e da Boa Colheita, Deus da Fertilidade e da Agricultura, viu como esses mortais estavam sendo corajosos e mereciam uma chance. Pediu permissão a Odin Pai-de-Todos e este a concedeu e a sua bênção.
O Sol brilhou sobre os painéis da Philae e ela acordou, às 1h28min, horário de Brasília. A ESA anunciou que nossa Filha está bem. A vitória da engenhosidade humana mais uma vez, vencendo desafios. A Ciência de séculos de idade mostrando que podemos fazer maravilhas, combinadas com a tecnologia do século XXI. 100 kg de instrumentos científicos, mandados de um ridículo planeta azul, é a nossa mensagem para outros corpos celestes. Uma ideia que começou quando o primeiro indivíduo do gênero Homo olhou pro céu, coçou sua cabeça disforme e viu pequenos pontos luminosos; e terminará quando o último humano respirar a última molécula de oxigênio de um Universo que estiver se contraindo.
Nossos avós não tiveram medo e enfrentaram as perigosas savanas africanas, pondo-se de pé, ganhando dores nas costas, mas isso é o preço a pagar pela ousadia, que trouxe mais frutos. Nossos pais venceram os temidos oceanos, nossos filhos vencem o Espaço. Nossos netos, talvez, cruzarão a Galáxia, enquanto vemos nossas crianças brincando nas margens do Oceano Cósmico.
Eu olhei pra cima e dei "tchau" para a nossa Filha. Ela está viva e bem, nos manda seus mais sinceros cumprimentos dizendo "estou aqui, pais. Estou bem e nunca os esqueci. Amo todos vocês"
PS. Como a ESA não é o Brasil, fizeram uma série de vídeos como desenho animado para crianças. Acompanhem:

Eu não sou tão velho, mas peguei a dos Incas Venusianos.
Não há palavras para descrever o encanto desse texto. Fenomenal!
CurtirCurtir
“o lance era colocar uma oferenda para Pai Newton de Oxóssi”
Gargalhei sozinho na frente do monitor quando cheguei nessa parte.
A maior aventura da Humanidade é mesmo explorar o Espaço, e ainda tem milhões de pessoas que desdenham da necessidade disso
E a ESA, hein, ensinando como se faz desde pequeno.
CurtirCurtir
To boldly go…the human adventure continues.
CurtirCurtir
Que coisa linda! A sonda, o desfecho e o vídeo infantil. ESA mantendo a oferta de cérebros pelos próximos 50 anos.
CurtirCurtir
Texto fantástico e uma bonita mensagem a ser passada.
Quanto ao texto, tenho uma dúvida:
“[…] e terminará quando o último humano respirar a última molécula de oxigênio de um Universo que estiver se contraindo.”
O Universo vai se contrair? Os ganhadores do Nobel de Física de 2011 não demonstraram que a expansão do Universo é acelerada, portanto a contração não é mais uma opção?
http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/premio-nobel-2011/aceleracao-genial
http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/arch2011-10-02_2011-10-08.html
http://www.astronomia-carj.com.br/index.php/component/content/article/36-ultimas-noticias/121-trio-vence-nobel-de-fisica-por-pesquisa-sobre-expansao-do-universo.html
CurtirCurtir
http://www.infoescola.com/literatura/licenca-poetica/
CurtirCurtir
Muito lindo o texto,na parte sobre como nós seres humanos conseguimos vencer as dificuldades e como nossos netos talvez cruzem o Oceano Cósmico,fez começar a cair uma lágrima do meu rosto.
Me lembrou uma frase muito bonita,do Carl Sagan que dizia o seguinte : “O céu nos chama. Se não nos autodestruirmos, um dia vamos nos aventurar pelas estrelas.”
CurtirCurtir