Neil deGrasse Tyson nos fala qual é o sentido da Vida

Imagino que vocês, engraçadinhos, emendarão logo: 42. Uma pena, mas não achamos aqui que Douglas Adams seja escritor que preste. De qualquer forma, qual é o sentido da vida? É pra ter sentido? Bem, é uma pergunta simples, mas as perguntas mais simples são as mais complicadas. A verdade é que não gostamos de perguntas complicadas, e nunca fazemos este tipo de indagação. Ou, se fazemos, esperamos respostas metafísicas, filosóficas. Diferentes de nós são as crianças. Elas perguntam por curiosidade, para querer saber.

Durante uma palestra, Neil deGrasse Tyson foi questionado por um menino de seis anos (e três quartos!): Qual é o sentido da vida? Bem, que cientista somos se não queremos responder perguntas? A resposta é…

Então, qual é o sentido da vida? Acho que as pessoas fazem essa pergunta na suposição de que "sentido" é algo que você pode olhar para e dizer "Aqui está, eu o encontrei! Este é o sentido que eu estava procurando!". Essa ideia, no entanto, não considera a possibilidade de que "sentido" é algo que você possa criar. Você fabricá-lo para si mesmo e para os outros.

Então, quando eu penso em "sentido da vida", eu me pergunto: "será que eu aprendi alguma coisa hoje que eu não sabia ontem, trazendo-me um pouco mais para perto de saber tudo o que pode ser conhecido no Universo?" Se eu viver um dia e eu não sei um pouco mais do que eu fiz no dia anterior, eu acho que eu desperdicei aquele dia. Então, as pessoas que, no final do ano letivo, dizem "O verão! Eu não tenho que pensar!", sei lá… Pensar lhe traz para mais perto da Natureza. Saber como as coisas funcionam lhe dá poder para influenciar os acontecimentos. Lhe dá poder para ajudar as pessoas que possam precisar dele, ajudar a si mesmo e sua trajetória.

Então, quando eu penso no sentido da vida, não é uma questão eterna e irrespondível; para mim, está ao meu alcance todos os dias. Então, para você, com a idade de seis e três quartos, posso sugerir que você pode explorar a natureza, tanto quanto você puder. E, ocasionalmente, significa sujar a sua roupa, porque você pode querer saltar em poças e seus pais não querem que você faça isso. Diga-lhes que eu lhe dei permissão!

Eu dou-lhe mais permissões. Alguma vez você já bateu nas coisas na cozinha? Você ainda é uma criança e parte de ser uma criança é explorar o mundo ao seu redor. E todas as leis da Natureza que influenciam esse mundo. Então, pegue diferentes coisa e bata nelas com uma colher e perceba que os sons são diferentes. Soa diferente com diferentes colheres. Seja alumínio, aço ou cobre, Soam diferentes! A maioria dos pais dizem "não faça isso, você vai ficar sujo. Pare com isso, porque faz muito barulho". Você responde "Por que vocês me tiveram, em primeiro lugar?". Algumas pessoas não tem filhos para que eles tenham casas arrumadas. Porque as crianças fazem bagunça! Elas fazem isso porque estão explorando o mundo. Então, você tem a minha permissão… bem, você estará em apuros, eu não vou estar por perto…

Portanto, o seu sentido de vida estará em mãos; se você tem liberdade, você pode explorar o mundo. Então, quando você ficar mais velho, você estará tão perto sobre como funciona o mundo que provavelmente você vai ter a solução e você vai dizer "Eu sei como resolver isso! Eu estive pensando sobre isso. Tenho pensando nisso desde que eu estava batendo nas coisas na cozinha. Quando eu estava pegando os flocos de neve com a minha língua ao descer a rua."


Neil mostra o quanto  perdemos com nosso crescimento. Ao perguntar pro menino quando foi a última vez que ele pegou flocos de neve com a língua, o menino respondeu que fora há algumas semanas. Ao perguntar para um adulto, ele simplesmente diz "Não me lembro". Tyson então arremata: "Viu o problema? Esqueceram-se sobre como abraçar a Natureza, a forma de pensar sobre o mundo natural".

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s