Réplica de pintura rupestre será aberta para visitação

Eu acho que foram dois passos marcantes na história da Humanidade. Não a invenção do computador. Isso seria discutível em vários pontos, principalmente na parte de ter que se definir o que é um computador. Internet também não. Para mim, os dois passos marcantes foram a criação de pinturas rupestres e a invenção da Escrita. O primeiro foi um dos passos mais importantes para nos separar de outros animais. nós fazemos arte, porque nos expressamos e transmitimos mensagens. Aranhas tecem suas teias e abelhas fazem suas colmeias depois de bilhões de anos de tentativa e erro, mas nenhuma mensagem é passada ali. Até parece que aqueles artrópodes não pensam!

Pinturas rupestres são lindas pela arte inerente delas, pela sua simplicidade e pela comunicação vinda dos primórdios da Humanidade. É uma maravilha que elas existam, e uma pena que não possamos admirá-las. Pelo menos, até agora!

Nem sempre é possível deixar as pessoas terem acesso a alguns sítios arqueológico contendo pinturas rupestres. Sempre acontece de fazerem besteira. Uma busca no Google Pintura+rupestre+vandalos exemplifica o que eu quero dizer. Para aquele bando de delinquentes, são um monte de desenhos toscos, feitos por gente retardada, como se seus desenhos fossem a obra de arte definitiva. Mesmo que fosse para Da Vinci desenhar a Mona Lisa, ele seria um idiota da mesma maneira. Agora, vandalizar estas porcarias de "arte moderna" ninguém quer… Como se pudessem estragar aquilo.

É por causa desses idiotas que vandalizam tudo que não temos acesso a inúmeros sítios arqueológicos. Entretanto, tem aqueles, como eu, que dão extremo valor à cultura humana (falei cultura, não textão de Facebook e ZapZap). Sabem apreciar a História. Não seria legal se pudéssemos ter a oportunidade de admirar essas obras? Sim, e é isso que estão nos dando de presente. Já que muitos museus apresentam réplicas em seus acervos, porque os originais estão em museus muito, muito longe pra cacete, que tal se pudéssemos ter réplicas de obras de arte antigas?


Não nesse caso!

Gilles Tosello é arqueólogo, especialista em restaurações. Assim, ele foi contratado pelo Ministério da Cultura  da França (algo que deveria ter aqui no Brasil. Recomendo!). A ideia que se teve foi sensacional! Que tal recriar uma réplica da Gruta de Chauvet?

Eu poderia falar muito tempo da Gruta de Chauvet, mas eu lhes estaria privando de acessar o site oficial dela (mentira, estou com preguiça). O incrível mural com  conhecido como Panel of Horses é inigualável, feitos basicamente com carvão e tinturas vindas de vegetais, já que – não sei se vocês sabem – tinta acrílica ainda não existia. São cavalos, leões, rinocerontes lanosos etc. lutando pela sobrevivência.


Clicai e crescerá!

A tarefa é absurdamente trabalhosa, mediante os detalhes que se tem que se prestar atenção, envolvendo um investimento de 67 milhões de dólares para criar uma réplica da caverna (aqui, nós teríamos um ataque de pelanca, evocando as pobres criancinhas morrendo de fome enquanto se faz réplica de caverna). Felizmente, a França não é retardada e atrasada como o Brasil nesse ponto.

O esforço é tanto para preservar o sítio original, como para dar uma chance às pessoas de saberem um pouco sobre sua própria história. E não há dinheiro que pague isso!


Fonte: National Geographic

2 comentários em “Réplica de pintura rupestre será aberta para visitação

  1. André, quatros pequenas correções:
    – “A ideia que sed teve” deve ser “A ideia que ele teve”
    – “não se se vocês sabem” deve ser “não sei se vocês sabem”
    – “67 milhões dólares” deve ser “67 milhões de dólares”
    – “criar uma réplica da caverna réplica” deve ser “criar uma réplica da caverna”

    Legal o artigo!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s