Como um smartphone pode ferrar sua coluna de vez

Muitos de vocês leem o Ceticismo.net em smartphones. Aproveitam o dão uma olhada no Facebook do desafeto, escrevem bobagens no twitter, mandam ZapZap, ficam cutucando os outros no Grindr e, muito esporadicamente, fazem e recebem ligações. Nossa coluna cervical não foi feita pra ficarmos olhando pra tela de um celular (a bem da verdade, não foi feita pra muita coisa que fazemos diariamente, mas quem se importa?). Vocês já pararam para pensar nas forças atuantes sobre ela ao usar um celular? Bem, a Ciência pensou.

O dr. Kenneth K. Hansraj é ortopedista e chefe de cirurgia da coluna no New York Spine Surgery & Rehabilitation Medicine. Além disso, ele tem Twitter, no qual o estagiário fica colocando os links das matérias que mencionam o bom doutor, além de comercializar uns videozinhos, afinal ele tem contas a pagar.

O dr. Raj, digo, o dr. Hansraj adverte que o modo de vida que adotamos é uma bosta pro nosso pescoço. Com a cabeça alinhada com o pescoço, a carga sobre o pescoço fica em torno de 4,5 e 5,4 kgf. Já uma inclinação de 45º acarretará num esforço equivalente a 22 kgf, conforme o desenho abaixo, estupidamente representando a carga em libras, já que o distinto doutor esqueceu o que é sistema métrico. Manda o Google converter aí pra você, valeu?

Por causa dessa postura, há pressão excessiva sobre ossos, músculos, tendões e ligamentos, causando desde desconforto e dores no pescoço. Do seu pescoço reflete em toda a sua postura e você vira o Corcunda de Notredame. E se analisarmos que as pessoas ainda usam leitores de ebook, tablets, phablets etc, aí mesmo que sua saúde ortopédica vai pro saco.

A pesquisa foi publicada no periódico Surgical Technology International, cujo resumo você pode acessar aqui, mas a CBS fez-nos o favor de publicar o trabalho num PDF. Have Fun!

Nossa vida mudou muito com a tecnologia de informação e seus aparelhos maravilhosos. Estamos pagando um preço pela nossa vida moderna, com as comodidades inerentes, mas grandes poderes trazem grandes responsabilidades, e nossa maior responsabilidade é para com a nossa própria saúde, mas ainda assim continuaremos usando todos estes gadgets, e amargar dores achando que valem a pena.

Mas valerão até quando?

Um comentário em “Como um smartphone pode ferrar sua coluna de vez

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s