Pesquisa australiana diz o que todo mundo já sabe: homeopatia é engodo

A Austrália já tem muitos problemas. Um deles é SER a Austrália, o lugar onde 95% dos seres vivos tentam ferozmente matar de forma bárbara os outros 5%. Só isso já é um bom motivo para se afastar de lá, mas quem agora tomou uma na ideia foram os defensores do tratamento água-com-açúcar, também conhecido como "Homeopatia". De acordo com o Australian National Health and Medical Research Council (NHMRC), tratamentos com remedinhos homeopáticos são pura bobagem, charlatanice, falta de vergonha e totalmente inúteis. Claro, não esperamos decisão semelhante por aqui, a terra da Pseudociência.

O NHMRC lançou um novo projeto de analisar a eficácia questionável da homeopatia, com uma pesquisa aprofundada através de 68 diferentes condições de saúde. Para mim, não tem nem o que Questionar: aquela porcaria é tão útil quanto jogar água benta sobre o doente, esperando sua recuperação milagrosa. Aguinha de um lado, aguinha do outro e o resultado é sempre o mesmo: NADA!

o documento concluiu o óbvio ululante e plenamente conhecido: não há nenhuma evidência confiável de que a Homeopatia é eficaz para o tratamento de qualquer doença. Pelo contrário, é uma pseudociência potencialmente perigosa que pode enganar os pacientes em rejeitar os tratamentos convencionais e eficazes. Em resumo: crime contra a saúde pública, mas eu ainda adicionaria charlatanismo. No Brasil, esta sem-vergonhice não pode nem ser acusada de prática ilegal da medicina, já que é especialidade médica reconhecida por lei. Sem pesquisas, sem trabalhos publicados, sem dados verificáveis. Não está longe de colocarmos a prática de sacrifício de bode preto em plena Lua Cheia como tratamento médico.

O grupo de pesquisa encomendado pelo NHMRC analisaram mais de 400 trabalhos de pesquisa publicados e depoimentos relativos à homeopatia,e  mesmo assim não encontraram NADA! É incrível o poder da credulidade das pessoas que mesmo assim têm fé neste troço. A ânsia por acreditar leva as pessoas às ideias mais estúpidas, mas sabendo que tem gene que acredita em cobras falantes, acreditar em copo d’água milagroso não é nada.

O relatório pode ser lido AQUI e é delicioso ler a conclusão:

There is a paucity of good-quality studies of sufficient size that examine the effectiveness of homeopathy as a treatment for any clinical condition in humans. The available evidence is not  compelling and fails to demonstrate that homeopathy is an effective treatment for any of the reported clinical conditions in humans.

Há uma escassez de estudos de boa qualidade de tamanho suficiente que examinam a eficácia da homeopatia como tratamento para qualquer condição clínica em seres humanos. A evidência disponível não é convincente e não consegue demonstrar que a homeopatia é um tratamento eficaz para nenhuma das condições clínicas relatadas em seres humanos.

Divirtam-se com seus comprimidos de açúcar; mas se você ainda tem alguma dúvida se homeopatia funciona ou não, acessem ESTE SITE e tirem as suas dúvidas.

7 comentários em “Pesquisa australiana diz o que todo mundo já sabe: homeopatia é engodo

  1. Caraca André a tempos eu não ria tanto com algo tão simples como o site do final do artigo.

    E o cancer da homeopatia só aumenta… ;-)

    Curtir

  2. Chega a ser cômica a estupidez das pessoas em pensarem que homeopatia serve para alguma coisa. Fico imaginando um químico acreditando neste tipo de porcaria e claro demonstrando que 5 anos de graduação não serviram para nada e a necessidade de crer em algo foi mais forte.

    O pior, já vi pessoas próximas a mim falando que tentaram de todos os tipos de tratamento e depois falar que apenas o homeopático funcionou. Eu nem perco tempo discutindo essas coisas pois não vou me indispor, mas dá vontade de mandar a pessoa ir comer capim.

    André no seu outro artigo havia um vídeo no final e a parte onde o cara tomou a “cerveja forte” foi muito engraçada. Forte abraço pra ti.

    Curtir

  3. “O grupo de pesquisa encomendado pelo NHMRC analisaram mais de 400 trabalhos de pesquisa publicados e depoimentos relativos à homeopatia,e mesmo assim não encontraram NADA! É incrível o poder da credulidade das pessoas que mesmo assim têm fé neste troço. A ânsia por acreditar leva as pessoas às ideias mais estúpidas, mas sabendo que tem gene que acredita em cobras falantes, acreditar em copo d’água milagroso não é nada.”

    A credulidade da maioria das pessoas tem um motivo bem simples: elas não querem saber de pesquisa científica, como funciona ou se tem opiniões contrárias, elas simplesmente acreditam no que o charlatão diz e dá o dinheiro para ele.

    Curtir

  4. “Sem pesquisas, sem trabalhos publicados, sem dados verificáveis.”

    Esses dias estava lendo o RELATÓRIO COORDENAÇÃO DA ÁREA DE QUÍMICA/CAPES ATUALIZAÇÃO DO WEBQUALIS 2013, e me deparei com a revista “EVIDENCE-BASED COMPLEMENTARY AND ALTERNATIVE MEDICINE”, sendo ainda classificada como qualis A1. Essa não seria uma revista de homeopatia e coisas relacionadas? Seria uma revista de pseudociência, então? Se sim, o que estaria fazendo no relatório da CAPES?

    Obs: Não sou da área, mas fiquei curioso quando li isso. Abraços, até mais.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.