Eu sou professor à moda antiga. Do tipo que ainda manda zero. Apesar do velho tênis e da calça desbotada, ainda chamo de "querida" a desgraçada que inventou esta palhaçada de aprovação automática, a fim de mascarar resultados e mostrar pro FMI: "Cara, olha que maneiro! Reduzimos o índice de reprovação".
Mas ainda há Jedis no mundo, como a mãe que foi no colégio do filho reclamar e exigir que o filho fosse reprovado, já que o molecote de 10 anos é praticamente analfabeto.
Hoje não é sexta, mas isso ainda é INSANO!
Ser pai e/ou mãe de criança em idade escolar não é fácil, a começar pela compra do material, mochila, uniforme e aquela boçalidade que muitos colégios pedem e a criança nunca usa. Eu sei como é isso. trust me, I’m your a father.
Aqui na cidade do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes, num dos pouquíssimos atos em que ele parecia não estar pensando com a bunda, decretou a morte definitiva da Aprovação Automática, um CÂNCER EDUCACIONAL sem precedentes, usados para aprovar alunos de qualquer jeito, mesmo que eles tirem zero em todas as disciplinas, em todas as provas. Tal sorte não deu o pessoal de Cuiabá, mais especificamente no Bairro Pedra 90 (só enfrente quem aguenta).
Uma das mães (que cursa pedagogia, mas ainda acha que o mundo tem jeito), está boladíssima pelo fato do seu filhão de 10 anos ainda ser semi-analfabeto. O moleque lê no quadro e copia (aka: desenha as letras), e só. Ele cursa o 5º ano de uma baboseira que chamam de "Ciclo de Formação Humana", seja lá o que quiseram dizer com isso.
A mãe foi no colégio e pediu em uma reunião que REPROVASSEM o filho, e eu pago um chopp pra ela a qualquer momento, sem segundas intenções, mas aí depende dela, também.
a resposta deve ter vindo no Pedagogês:
— Olha, mãe, infelizmente não podemos fazer isso, pois estaremos criando um grave trauma na formação psicossocial do (nome do filho)zinho. Temos que dar a ele o seu tempo, como uma maçã verde que amadura mediante o tempo, conforme ensina ________________ (nome do seu teórico educacional mais odiado). Afinal, ele está contribuindo com seus saberes.
Em suma e português claro é:
— Olha aqui, sua tola mortal estúpida! Seu filho vai ser aprovado e NADA irá nos impedir de colocarmos mais um imbecil iletrado no mundo. É INÚTIL RESISTIR! MUUUUUUAAAAAAAAHAHAHAHAAHA
Somado a isso, aquela BOSTA de sistema educacional adotado por Cuiabá segue outra besteira sem tamanho: Ciclos. O aluno entra e "avaliam-no" (igual eu avalio o papel higiênico depois de usado) mediante a idade. Então, como foi dito na matéria do G1, chega um aluno completamente analfabeto de pai e mãe, mas com idade suficiente de ser mandado direto pro 8º ano. SHOOOOOOOOOOOOOWWW!!!
EU VENCI, BANDO DE IDIOTAS MUAHAHAHA!
Daí, você pensa que vai fazer de tudo para dar o melhor pro seu filho e os poderes Sith Pedagógico fará de tudo para impedir isso. Daqui a pouco, teremos que ampliar o valor do Bolsa-Escola, de modo que as mães fiquem em casa e alfabetizem seus filhos, como nos tempos d’antanho. Então, você entende como chegamos na maravilhosa colocação do PISA
Este ano é ano de eleição. Você espera alguma mudança? Espera que escrever pros deputados e senadores altere alguma coisa? Bem, dirijam-se aos seus quartos e deitem na cama. Lá é que é lugar de chorar.

Amei a montagem do Paulo Freire. :mrgreen:
CurtirCurtir
É um país que precisa apenas apagar algumas luzes, as demais já queimaram.
CurtirCurtir
Felizmente meu filho vai ter acesso a uma boa educação em casa porque seu for contar apenas com o que ele vai aprende na escola o futuro dele já era.
Ele vai herdar minha pequena biblioteca com alguns títulos bem subversivos rsrsr.
CurtirCurtir
Não sei se o que eu vou escrever aqui vai deixar vocês felizes ou tristes, mas essa não foi a primeira vez que pais pediram para que o filho fosse reprovado. Outras duas vezes:
– http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0310200728.htm
– http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=321732.
CurtirCurtir
O que Paulo Freire especificamente tem a ver com a regressão continuada?
CurtirCurtir
É o pai da criança.
Que aliás, na novilíngua paulofreireana, é “progressão continuada”, não aprovação automática.
CurtirCurtir