Instagram pré-histórico registra erupção vulcânica

O Homem sempre gostou de fofocar registrar tudo à sua volta. Usa-se Facebook, Twitter, Instagram e Forsquare para compartilhar coisas que acontecem em suas vidas, mesmo que você não esteja interessado nela. Antigamente (e põe antigamente nisso), o Homem registrava através de murais, com as famosas pinturas rupestres. Eram registros do seus dias, o cotidiano de caça, coleta, morte ou mesmo impressões de mãos, como uma mensagem numa cápsula do tempo. Eles chegaram ate mesmo a registrar um acontecimento inusitado, do tipo que ninguém para muito tempo para fiar analisando muito, ainda mais se você estiver perto: uma erupção vulcânica.

Çatalhöyük é um lugar de nome esquisito, que eu não tenho a menor intenção de tentar pronunciar. Ele fica na Anatólia Central, Turquia, um país que se você não pesquisar no Google Mapas, também será incapaz de identificar num mapa mudo. Perto dali fica Hasan Dag?, um pico gêmeo que entrou em erupção há muito, muito tempo atrás. Coisa de mais de 6000 anos Antes da Era Comum!

Em Catalhöyük (nome que, pelo menos, não assusta tanto como Eyjafjallajökull, e não, eu não escrevi de memória) há um mural muito interessante. É do Neolítico e a Escrita ainda não tinha sido inventada. Seria mais um punhado de tinta chapada na parede de qualquer eito, mas o mural parece ser referência a uma erupção vulcânica. O que os cientistas acham?

O dr. Axel Schmitt é professor do Departamento de Ciências Espaciais, Planetárias e da Terra, da Universidade da Califórnia, que fica na Califórnia. Estudando as rochas vulcânicas, ele acha sim que o mural representa uma erupção que ocorreu no supracitado vulcão, que dista 130 km a nordeste de Çatalhöyük

Para o dr. Axel Rose, digo, Axel Schmitt, isso  sugere que o mural pode de fato representar um vulcão em erupção, botando mais lenha numa fogueira que foi acendida pelo arqueólogo James Mellaart. Abaixo, vemos o mural encontrado. Clica nela, clica.

Sim, claro que está uma porcaria para enxergar.  Quando você tiver 9000 anos de idade, não estará em melhores condições. Mas algumas almas caridosas resolveram reproduzir a pintura como ela era:

Schmitt argumenta que o mural até poderia representar um vulcão, mas não teria muito sentido representar uma erupção que não ocorrera. Então, vamos pro laboratório. A equipe do dr. Schmitt recolheu amostras de pedra-pomes do cume e dos flancos do vulcão. Eles usaram duas técnicas de datação diferentes para determinar quando essas rochas formadas em uma erupção vulcânica explosiva;  confirmaram que a data mais provável seria há cerca de 9000 anos, o que deixa bem perto da erupção real do vulcão-sopa-de-letras da Turquia. Os métodos da pesquisa estão detalhados no artigo publicado na PloS One.

.O afresco é prova de um acontecimento geológico? Difícil saber ao certo, mas tudo aponta que sim. Dados obtidos com análise das cercanias do vulcão parecem concordar com isso. De repente, talvez fosse uma pegadinha de primeiro de abril e o camarada que escreveu assinou embaixo "sacaneei heheheh".

Mas que sempre fomos uma espécie que adora compartilhar as novidades, isso é inegável.

Um comentário em “Instagram pré-histórico registra erupção vulcânica

  1. Acabei não resistindo tive que pesquisar como se pronuncia çatalhöyük .

    Na arte pré-histórica era retratado o cotidiano,desde caça ás bruxas até quem sabe um acontecimento incrível como uma erupção vulcânica.Não faz sentindo uma pintura de 9000 anos de uma erupção vulcânica existir sem de fato ela ter ocorrido.

    Talvez as pessoas que temos hoje na internet que adoram fazer pegadinhas são descendentes desse carinha ai.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s