O gás que parece líquido e deixa sua voz mais sexy

A Química é muito divertida e podemos ver coisas muito legais, aprender coisas muito legais e fazer coisas muito legais, nem sempre nesta mesma ordem. Ah, sim! Ainda dá pra explodir coisas e produzir substâncias fedorentas.

Entre várias substâncias, uma das mais legais é o hexafluoreto de enxofre, o SF6. Além de fazer barquinhos flutuarem, ele lhe deixa com a voz do Darth Vader. Sim, eu quero de presente de natal!

Meu presente para vocês é mais um capítulo sobre Química e Física no LIVRO DOS PORQUÊS!

O SF6 é uma substância que entra em ebulição a –64ºC e, portanto, é um gás. Sua massa específica (ou densidade) a 20 ºC é de 6,17 kg/m3. A densidade do ar é de 1,2041 kg/m3 sob a mesma temperatura, o que faz com que o SF6 seja bem mais denso que o ar.

É uma substância inerte, isto é, muito pouco reativa. Usada por engenheiros eletricistas, já que é uma substância que não conduz corrente elétrica, a ponto de não permitir nem mesmos que se forme um arco elétrico. Ou seja, um taser nele jamais funcionaria. Ele não é venenoso, não reage quimicamente com a maioria das outras substâncias. Ele é uma espécie de estranho no ninho. Só não é um gás nobre, pois ele não é feito com apenas um único elemento, e sim dois: enxofre e flúor.

Por causa da densidade do SF6, podemos fazer um barquinho de papel alumínio flutuar sobre ele. Por quê? Por causa do princípio de Arquimedes. Eu até o usei para explicar por que os navios flutuam.

O hexafluoreto de enxofre fica no fundo do aquário. Por ser mais pesado, ele expulsa o ar e fica ali, paradão. Sua difusão gasosa é pequena e pouco perceptível. Assim, o barquinho fica flutuando, até que mergulha-se o béquer no gás e joga-se dentro do barquinho. Isso altera a densidade total do compro e ele afunda, que nem o seu bote afunda se tiver um buraco e a água começar a entrar.

Tá, ok! Por que não vemos barcos flutuando no ar?

Acontece que vivemos imersos num oceano de ar. Estamos no fundo e rodeados de ar por todas as partes. Por isso, nem sentidos a imensa força que esta grande massa de ar faz sobre nós. Da mesma maneira que o barquinho, cheio d’água, afunda, por estar rodeado de água por todos os lados, da mesma forma que o barquinho de alumínio afunda por termos colocado hexafluoreto de enxofre dentro dele, qualquer coisa imersa no ar ficará no fundo.

Há um outro detalhe. Sabem aquela experiência de inalar gás hélio? Bem, ao fazer isso, sua voz fica fina, parecendo voz do Pato Donald.


Uma voz que só a própria mãe poderia amar.

Bem, o gás hélio possui densidade de 0,1786 kg/m3. Assim como o SF6, é um gás inerte e este sim, é um gás nobre. Agora, diferente do hélio, o hexafluoreto de enxofre não faz sua voz ficar parecida com a de um pato. Mais parece o Barry White:


Together we can rule the galaxy!

Quanto maior a densidade do material, mais rápido o som se propagará. Essa velocidade é dada pela equação:

v = sqrt{ frac{B}{rho }}

? é o módulo da elasticidade volumar e ρ é a densidade do meio. Levando em conta que a frequência (que é o que vai determinar se um som é grave ou agudo) é dado pela equação:

f = frac{c }{lambda}

conseguimos entender porque o hélio deixa a voz fininha e o hexafluoreto de enxofre deixa a voz grossona. Se há perigo de fazermos isso? Bem, devemos lembrar que precisamos do oxigênio e ficar respirando hélio e SF6 nos impede de inalar oxigênio, que não irá para a hemoglobina e não será carregado para as células, famintas pelo gás amigo da vizinhança. Então, sim, há um risco: o risco de sufocamento, mas quem seria burro o suficiente para isso (não precisam responder, eu conheço o prêmio Darwin).

Ainda assim, é divertido, alegra, instrui e mostra que Ciência pode muito bem ser divertida, desde que ensinemos o que está acontecendo e não fiquemos só no WEEEE, OLHA QUE VOZ ESCROTA!

É uma pena que isso não seja vendido em farmácias. A última vez que fui em uma, só consegui comprar plutônio, e isso foi em 1985!

2 comentários em “O gás que parece líquido e deixa sua voz mais sexy

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s