Os filhotes de dinossauros estão por aqui há milhões de anos. São descendentes daqueles que dominaram o planeta, mas, por causa de um pedregulho, perderam tudo. Morcegos são mamíferos, apesar de não serem tão esquisitos quanto um ornitorrinco. Ambos voam, mas não da mesma maneira. Qual seria a diferença? Qual dos dois é mais eficiente? A resposta é clara se pararmos para pensar em termos de morfologia, mas se você está com preguiça, que tal um videozinho?
O pessoal do canal youtubiano Smarter Every Day fez um vídeo demonstrando que os filhotes de Batman dão de mil a zero nos colegas penosos. E isso por causa da eficiência adquirida por causa da morfologia que Jesus o processo evolutivo os conferiu.
NANANANANANANANANANA!
O efeito da inércia sobre os morcegos é diferente do que acontece sobre as aves. A morfologia é diferente, já que morcegos são quirópodes (não confunda com quilópode), isto é, pertencem à ordem Chiroptera, nas quais as asas nada mais são que as mãos dos morcegudos (lembrando que é mito essa história que morcegos são cegos como morcegos). Quando mapearam o vórtex formado por fluidos passando pelas asas dos morcegos, em comparação com as aves, os morcegos se mostraram mais eficientes no voo.
O mesmo canal já tinha explicado antes como e por que as aves voavam, mas infelizmente, os penosos perderam em eficiência para os mamíferos.coisas do mundo natural, onde nada disso é verdade. Só seria se a Evolução existisse.
A eficiência dos morcegos é tanta, que o pessoal da Universidade Brown, nos EUA, está trabalhando em modelar asas robóticas imitando os morcegos, já que só alguém bem idiota ignoraria 4 bilhões de anos de evolução para tentar inventar algo que já existe e funciona muito bem. O artigo foi publicado no periódico indexado (vocês sabem… aquilo que vivemos implorando pros idiotas mandarem e só fazem ficar chafurdando ao invés de mostrar as provas) Bioinspiration and Biomimetics.
PS. Sim, eu também tenho uma camisa do Batman e já fui dar aula com ela.
Os mamíferos são soda(digdin digdin), com apenas um exemplar conseguem ser mais eficientes, que milhares de aves adaptadas ao voo.
CurtirCurtir